Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros

"Um livro, chimarrão, e a solidão. Pensamentos em expansão"

Existe mais de uma maneira de queimar um livro. E o mundo está cheio de pessoas carregando fósforos acesos.

Ray Bradbury
Fahrenheit 451. São Paulo: Globo, 2012.

Está escrevendo com um cara que você amava, e o livro é sobre o relacionamento com sua namorada morta. Acha que será simples?

O homem livre se envolve com livros.

E hoje percebi que as pessoas são como livros, alguns cheios de magia e encanto, outros vazios. Uns te enganam pela capa, enquanto outros surpreendem pelo conteúdo.

A leitura é importante para aprimorar nossas próprias ideias.

As vezes eu penso que os meus melhores amigos sao os livros, pois quando voce esta sozinho, eles sempre teram historias pra te animar.

Acredite, os livros são como papeis pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas.

Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.

“Metade da minha vida está escrita em páginas de livros.”

"Você deveria escrever um livro", Ron disse Hermione, "traduzindo as coisas loucas que as meninas fazem para que os meninos possam entendê-las".

Um livro é um sonho que você segura com as mãos.

Não leia! A leitura gera o conhecimento, o conhecimento gera o pensamento e este gera o questionamento. Ler torna o cidadão criador de idéias revolucionárias propenso a mudar a realidade a sua volta. Então, não leia! O Governo não quer cidadãos que pensem.

Nunca releio meus livros, porque me dá medo.

Antes, todos os caminhos iam.
Agora todos os caminhos vêm.
A casa é acolhedora, os livros poucos.
E eu mesmo preparo o chá para os fantasmas.

Mario Quintana
Antologia poética. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

Nota: Poema Envelhecer.

...Mais

O grande livro que sempre me valeu e que aconselho aos jovens, um dicionário. Ele é o pai, é tio, é avô, é amigo e é um mestre. Ensina, ajuda, corrige, melhora, protege. Dá origem da gramática e o antigo das palavras. A pronúncia correta, a vulgar e a gíria.

Cora Coralina
Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. São Paulo: Global Editora, 2012.

Nota: Trecho do poema Voltei.

...Mais

Sentei-me para fazer o meu livro. Escrevi e escrevi sem parar. Um dia, olhei no espelho e a barba estava lá. Gostei, sobretudo, porque desvia a atenção. Deixaram de apontar-me como 'aquele careca' e passei a ser 'aquele barbudo'.

Aquele que destrói um bom livro, mata a própria razão.

Ninguém está sozinho se tiver Deus e a companhia de bons livros.

Um livro não se torna real até as pessoas o lerem. E ele se torna real de novo cada vez que alguém o lê.