Frases de Frei Leonardo Boff
Aprender com os erros dos outros é mais prudente e sábio do que aprender com os próprios erros. Isso evitará que você prejudique o relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.
Enquanto o sábio pondera cada atitude, pensamento e ação, o insensato age precipitadamente, sem buscar conhecimento e sabedoria, e isso se tornará sua própria ruína.
Entendemos que nos tornamos sábios, maduros e experientes quando passamos a dedicar mais tempo buscando o crescimento nas virtudes que emanam de Deus, ao invés de nos apegarmos à nossa condição humana que tem pouco a oferecer.
Quando compreendermos, pela fé, que viver em santidade nos proporcionará o bem mais precioso, a paz conosco mesmos, com Deus e com as pessoas, então deixaremos de criar discórdia e viveremos em unidade, cientes de que o amor sempre cobrirá uma multidão de transgressões.
Os relacionamentos interpessoais só deixarão de ser um fardo quando aprendermos que o amor é o vínculo da perfeição e que, por meio dele e de suas virtudes, podemos alcançar harmonia em tudo o que fazemos.
O poder curador do amor de Deus, quando compreendido pela fé e através das virtudes da graça de Deus, pode nos curar e libertar internamente muito mais do que uma vida inteira de esforços religiosos sem entendimento.
Quando compreender que Jesus tem a verdadeira vida, o caminho para a felicidade e a plenitude em nossa caminhada diária, e as verdades que podem mudar completamente nossas vidas. Deixaremos de implorar pelas migalhas que vêm das pessoas a nossa volta.
O segredo para a felicidade e o pleno contentamento não está no que temos, mas sim no que somos. Não está no que fazemos, e sim no que Deus faz em nosso interior através da sua imensurável graça.
Viver por fé, é aprender a compreender a voz de Deus, e segui-lá, deixando que Ele nos conduza pelos caminhos do seu amor, sabedoria e graça em todo tempo.
Nos sabotamos diariamente, quando deixamos os nossos medos, ansiedade e a preocupação tomar conta do lugar, onde Deus através do Espírito Santo poderia nos conduzir para uma vida plena e abundante.
Não podemos receber a salvação pela nossa própria condição humana, pois ela é um dom Deus dado gratuitamente, através da sua imensurável graça. Por ser, uma dádiva, ela só pode ser conquistada mediante a fé, e a nossa íntima dependência e comunhão com Deus.
A empatia é a habilidade que nos permite compreender e sentir a realidade de outra pessoa, promovendo conexões genuínas e criando um mundo mais compassivo e cooperativo.
É melhor sofrermos por falar a verdade e por manter em nosso interior uma personalidade e caráter autêntico, do que vivermos os enganos e ilusões da mentira, que só nos levarão à depressão e ao isolamento social.
Descobriremos o quanto de amor e perdão existem em nós quando formos confrontados pelo desprezo, a indiferença e o ódio das pessoas ao nosso redor. E assim, ao perdoarmos sinceramente, desejando sempre o bem, e não o mal.
Quando aprendermos a perdoar e a viver em paz com as pessoas ao nosso redor, experimentaremos uma paz e uma alegria tão plenas que ninguém poderá nos tirar.
As vozes sombrias do arrependimento ecoam nas margens da minha memória como sombras que se recusam a desaparecer.
Deus nos ama de tal maneira que nos concede o livre arbítrio para escolhermos viver um relacionamento com Ele, por meio do amor mútuo. Assim, desenvolveremos a salvação e a redenção não por força ou violência, mas pelo poder do Espírito Santo que habita em nós.
A justificação pela fé e através da graça é o único caminho por onde encontraremos a paz, a alegria e a plena redenção para vivermos cada vez mais distantes do pecado e cada vez mais próximos da vontade e dos propósitos de Deus.
Devemos perdoar e amar incansavelmente, pois através do fluir do perdão e do amor, Deus manifestará em cada decisão nossa o fluxo da Sua graça em nosso interior, curando nossa mente, alma e espírito.
Nós só amamos a Deus, pois Ele no amou primeiro. Nesse fluxo contínuo de amor, e graça vemos o mover soberano do Espírito Santo, tirando-nos gradativamente dos pecados, e nos levando nos seus caminhos de santidade.
