Frases sobre Democracia: a importância da participação cidadã
As células da democracia são corrompidas pelo vírus do autoritarismo abjeto que conduzem a ruptura do Estado Democrático de Direito
Acreditar que o Brasil será de fato uma democracia voltada para o bem de seu povo, é o mesmo que acreditar que um prédio se sustentará em pé, utilizando-se de quantidade insuficiente de concreto.
É frequente a repetição, também, da expressão "democracia coroada", para definir o regime. Sem falar nos imoderados elogios ao imperador, cidadão sábio e virtuoso, contra o qual se cometeu a suprema ignomínia de uma deposição apressada
A REPÚBLICA, pág. 11
Discurso em nação livre tem erros e acertos, do tamanho que toda democracia livre e desempecida é capaz de suportar. Através dela, o poder que emana do povo se solidifica mais e mais…
Lembrando o óbvio: Democracia não é Teocracia - governo de Deus. Democracia é - governo do povo. E se não houve manipulação eleitoral, a democracia ganhou, mesmo que no futuro todos possam perder.
Uma democracia ampla implica em respeito e sujeição à constituição federal, com sensibilidade às necessidades prioritárias da população, que consiste no direito amplo e irrestrito de ir e vir, pensar e se expressar.
Democracia não é governo de crente ou descrente. Também não é teocracia - governo de Deus. É governo do povo. Da maioria simples ou representada.
Sempre é bom lembrar, que a democracia, em qualquer parte pode sofrer ataque, tanto da esquerda quanto da direita. Cabe ao povo o dever de preservar este grande patrimônio.
Democracia-sim. Violência -não. Os debates políticos não devem produzir combates, ódio e vingança. O episódio que envolveu o ex-presidente Donald Trump,
deve ter o repúdio de toda a sociedade humana em toda parte.
Democracia ampla é ter o direito de falar sobre tudo em qualquer tempo, sem censura; mas, sem acusar ninguém sem a devida prova legal.
Democracia que defende a censura, o livre pensar e opinar do povo, esconde nos bastidores a intenção de enganar, para poder estabelecer a autocracia.
A sobrevivência da democracia depende da renúncia à violência e do desenvolvimento de meios não violentos de combater o mal e promover o bem.
Precisamos repensar a democracia que temos no Brasil. Uma democracia onde o povo entra apenas com o voto e depois é ignorado pelos eleitos não é democracia.
A democracia não se caracteriza no momento em que se deposita o voto na urna, mas sim na transparência da apuração do mesmo.
