A HUMANIDADE APRENDEU A PENSAR. MAS... Carloseduardobalcarse

A HUMANIDADE APRENDEU A PENSAR. MAS AINDA PRECISA APRENDER A DISCERNIR O QUE MERECE CONTINUAR PENSANDO.

SIGMUND FREUD INVESTIGOU O INCONSCIENTE. EDMUND HUSSERL EXAMINOU A CONSCIÊNCIA. ORTEGA Y GASSET QUESTIONOU O HOMEM-MASSA. SIMONE WEIL REFLETIU SOBRE A ATENÇÃO. MAS QUEM DECIDE QUAIS PENSAMENTOS MERECEM NOSSA OBEDIÊNCIA?

A humanidade acumulou séculos de filosofia, ciência e educação. Aprendemos a investigar a natureza, compreender mecanismos psicológicos, produzir conhecimento e desenvolver tecnologias capazes de responder, em segundos, a perguntas que anteriormente exigiam anos de investigação.

Entretanto, continuamos vulneráveis às mentiras que desejamos acreditar, às emoções que confundimos com verdades e às convicções que defendemos sem conhecer seus fundamentos.

O maior problema humano talvez não seja a incapacidade de pensar, mas a incapacidade de reconhecer quando o próprio pensamento deixou de merecer confiança.

Sigmund Freud investigou os processos inconscientes, os conflitos psíquicos e os mecanismos de defesa, demonstrando que a consciência não possui acesso transparente a todas as determinações da vida mental.

Edmund Husserl, fundador da fenomenologia, desenvolveu investigações sobre a consciência e a intencionalidade, propondo o exame rigoroso de como os fenômenos se apresentam à experiência.

José Ortega y Gasset analisou o homem-massa e os riscos da autossuficiência intelectual, especialmente quando indivíduos passam a considerar suas opiniões suficientes e dispensam o esforço de justificá-las.

Simone Weil atribuiu à atenção uma importância filosófica, ética e espiritual fundamental, compreendendo-a como uma disposição que exige abertura à realidade, em vez de submissão imediata aos próprios desejos.

Theodor Adorno investigou as relações entre cultura, dominação e formação da consciência, defendendo uma educação comprometida com a reflexão crítica e a resistência à barbárie.

Emmanuel Levinas colocou a responsabilidade diante do outro no centro de sua filosofia, questionando a pretensão de reduzir a realidade àquilo que nossos próprios esquemas conseguem compreender.

Ludwig Wittgenstein examinou as relações entre linguagem, significado e formas de vida, contribuindo para demonstrar que muitos problemas surgem da maneira como utilizamos e interpretamos as palavras.

Esses pensadores não formularam respostas equivalentes. Suas obras pertencem a tradições distintas e, em diversos aspectos, incompatíveis.

Mas permitem reconhecer uma questão que atravessa a filosofia, a psicologia e a educação:

Se não dominamos inteiramente a origem de nossos pensamentos, se interpretamos a realidade por meio da linguagem e se nossas convicções podem ser influenciadas por interesses, emoções e condicionamentos, o que nos autoriza a considerar verdadeiro aquilo em que acreditamos?

É nesse território que situo minhas seis pesquisas científicas.

No METADISCERN, investigo o discernimento como operação de segunda ordem: examinar os critérios pelos quais pensamentos, crenças e interpretações recebem autoridade funcional.

Na Pedagogia do Discernimento, proponho uma formação educacional que não se limite à transmissão de conhecimentos, mas desenvolva a capacidade de questionar, justificar e revisar os fundamentos daquilo que se aprende.

Na Alfabetização do Discernimento Consciente (EADC), essa exigência alcança a formação de competências para reconhecer fake news, enfrentar a desinformação, avaliar evidências e identificar mecanismos de manipulação.

Na pesquisa sobre evocação e desautorização, examino a necessidade de retirar a autoridade de conteúdos recuperados da memória quando suas justificativas já não sustentam sua aceitação.

No estudo sobre discernimento na regulação da relação entre emoção e ação, investigo a distinção entre experimentar intensamente uma emoção e conceder a ela autoridade para determinar comportamentos.

No Método PROTAGONISTA, desenvolvo uma proposta centrada na consciência, na responsabilidade pelas escolhas e na autoria da própria trajetória.

Não reivindico a descoberta do pensamento crítico, da metacognição ou da autonomia humana. A história do conhecimento seria desrespeitada por semelhante pretensão.

Minha proposta científica procura explicitar e articular uma questão específica: como pensamentos, emoções, lembranças e informações adquirem autoridade sobre nossas interpretações e decisões, e sob quais critérios essa autoridade deve ser mantida, calibrada ou retirada?

Essa distinção torna-se decisiva diante dos problemas contemporâneos.

Por que pessoas instruídas acreditam em fake news?

Por que indivíduos que denunciam a manipulação continuam reproduzindo desinformação?

Por que alguém reconhece seus pensamentos automáticos e ainda os trata como ordens?

Por que a consciência de um erro nem sempre produz sua correção?

E, principalmente, o que acontece com a autonomia intelectual quando a inteligência artificial passa a produzir respostas que o próprio indivíduo já não consegue avaliar?

Uma resposta correta não comprova compreensão. Uma convicção intensa não comprova verdade. Uma lembrança nítida não comprova fidelidade aos fatos. Uma informação repetida milhões de vezes não se transforma, por isso, em evidência.

“A mente mente e o discernimento desmente.”

A alienação não exige necessariamente ignorância. Pode existir em pessoas altamente escolarizadas, tecnologicamente conectadas e absolutamente convencidas de sua independência intelectual.

A libertação mental, portanto, não consiste em abandonar todas as influências, eliminar pensamentos indesejados ou alcançar uma consciência infalível.

Consiste em desenvolver condições para reconhecer que nem tudo o que surge na consciência merece receber autoridade sobre a existência.

“Preste atenção na atenção que você está prestando.”

Porque podemos examinar o mundo inteiro e permanecer incapazes de examinar os critérios pelos quais acreditamos compreendê-lo.

“A educação não tem segredo, mas o segredo está na educação.”

E uma educação verdadeiramente emancipadora precisa formar não apenas pessoas capazes de pensar, mas sujeitos dispostos a reconhecer quando seus próprios pensamentos precisam ser contrariados.

Discernimento é criar distância entre o que pensamos e o que decidimos continuar pensando.

A consciência percebe.
O conhecimento informa.
A reflexão questiona.
O discernimento examina a autoridade que concedemos às nossas conclusões.

Não são operações necessariamente isoladas ou exclusivas. Sua articulação, porém, permite formular uma exigência fundamental: nenhuma convicção deve ser considerada imune à avaliação apenas porque pertence a quem a defende.

A maior conquista intelectual não é possuir uma mente repleta de respostas. É desenvolver a capacidade de reconhecer quando uma resposta, por mais confortável que seja, precisa perder sua autoridade.

“O senso comum comumente mente.”

“Pensar por si mesmo não é pensar em si mesmo.”

E talvez a expressão mais profunda da liberdade intelectual esteja justamente nisso: não permitir que aquilo que um dia aprendemos a acreditar nos impeça de reconhecer aquilo que agora temos razões para compreender.

“Se penso, resisto; se resisto, existo.”

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse

Carlos Eduardo Balcarse

Psicanalista, Escritor e Pesquisador

19 de outubro de 2026