NIETZSCHE QUESTIONOU AS VERDADES.... Carloseduardobalcarse

NIETZSCHE QUESTIONOU AS VERDADES. FOUCAULT INVESTIGOU O PODER. VYGOTSKY EXAMINOU A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO. MAS COMO SABER QUANDO NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA ESTÁ NOS ENGANANDO?

A humanidade aprendeu a produzir conhecimento em uma velocidade extraordinária. Entretanto, continua enfrentando uma dificuldade elementar: distinguir aquilo que sabe daquilo que apenas acredita saber.

Friedrich Nietzsche questionou os valores estabelecidos e investigou as condições históricas, morais e psicológicas que sustentam nossas convicções. Sua filosofia nos desafia a desconfiar das verdades que parecem evidentes justamente porque raramente são examinadas.

Michel Foucault demonstrou como saber e poder se relacionam na produção de discursos, práticas e regimes de verdade. Sua contribuição ajuda a compreender por que determinadas interpretações conquistam legitimidade social enquanto outras são marginalizadas.

Lev Vygotsky investigou o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e o papel da linguagem e das relações sociais na formação do pensamento. Sua obra evidencia que a consciência não se desenvolve isoladamente das condições culturais e históricas.

Hannah Arendt examinou as relações entre pensamento, julgamento e responsabilidade, mostrando os perigos da ausência de reflexão diante de estruturas de autoridade e obediência.

Jean Piaget estudou a construção do conhecimento e o desenvolvimento das estruturas cognitivas, demonstrando que compreender não equivale simplesmente a receber informações.

Edgar Morin defendeu a necessidade de um pensamento capaz de reconhecer a complexidade, enfrentar incertezas e identificar erros e ilusões do conhecimento.

Albert Bandura investigou a aprendizagem social, a autorregulação e a agência humana, contribuindo para explicar como crenças sobre a própria capacidade influenciam escolhas e comportamentos.

Esses pensadores desenvolveram teorias distintas, com fundamentos e objetivos próprios. Mas suas contribuições permitem formular uma pergunta que permanece decisiva:

Se nossos pensamentos são influenciados pela cultura, pelas emoções, pela memória, pela linguagem e pelas relações de poder, como distinguir uma decisão verdadeiramente examinada de uma convicção apenas reproduzida?

É nessa intersecção que situo minhas pesquisas científicas.

No METADISCERN, proponho investigar os critérios pelos quais um pensamento recebe autoridade funcional. Não basta reconhecer a existência de uma crença; é necessário examinar o que justifica sua permanência.

Na Pedagogia do Discernimento, a formação educacional é compreendida também como desenvolvimento da capacidade de questionar, justificar e revisar interpretações, em vez de apenas reproduzir conteúdos.

Na Alfabetização do Discernimento Consciente (EADC), essa exigência alcança problemas contemporâneos como fake news, desinformação, manipulação ideológica e dificuldade de distinguir evidências de opiniões.

Na pesquisa sobre evocação e desautorização, examino por que uma lembrança, mesmo recuperada com convicção, não deve receber automaticamente autoridade para sustentar uma conclusão.

No estudo sobre discernimento na regulação da relação entre emoção e ação, investigo a diferença entre experimentar uma emoção e autorizar que ela determine uma decisão.

No Método PROTAGONISTA, abordo a consciência e a responsabilidade do sujeito diante das escolhas que constituem sua trajetória.

A aproximação com esses autores não significa equivalência entre suas teorias e minhas propostas. Tampouco significa que a revisão de crenças, a metacognição ou a autorregulação sejam problemas inéditos.

A diferença que procuro desenvolver está na articulação entre três operações: reconhecer o conteúdo mental, avaliar os critérios que sustentam sua autoridade e decidir se essa autoridade deve ser mantida, calibrada ou retirada.

Nietzsche nos convida a investigar a origem dos valores. Foucault, as relações entre saber e poder. Vygotsky, a formação social do pensamento. Arendt, a responsabilidade do julgamento. Piaget, a construção do conhecimento. Morin, os limites de nossa compreensão. Bandura, os mecanismos da agência humana.

Minha investigação concentra-se em uma questão transversal a esses debates: o que autoriza aquilo que pensamos a continuar determinando aquilo que acreditamos e fazemos?

Uma pessoa pode estar informada e permanecer alienada. Pode ser instruída e continuar manipulável. Pode possuir consciência de uma injustiça e interpretar equivocadamente suas causas.

A inteligência artificial torna essa questão ainda mais urgente. Hoje, alguém pode produzir respostas sofisticadas sem desenvolver compreensão equivalente. Pode multiplicar informações e reduzir o exercício independente do próprio julgamento.

“A ampliação do conhecimento não assegura, por si só, a ampliação da consciência.”

“O senso comum comumente mente.”

A liberdade intelectual não começa quando deixamos de receber influências. Começa quando desenvolvemos critérios para decidir quanta autoridade cada influência merece.

Porque não basta pensar sobre o mundo. É preciso discernir o que, dentro de nós, está autorizado a explicá-lo.

“A mente mente e o discernimento desmente.”

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse

Carlos Eduardo Balcarse

Psicanalista, Escritor e Pesquisador

19 de outubro de 2026