Ainda Estamos Aqui com O Agente Secreto... Demétrio Pereira Sena

Ainda Estamos Aqui com O Agente Secreto

Demétrio Sena - Magé

Quem torce por esportistas, por seleções e atletas em mundiais, Pan-americanos e olimpíadas, deveria entender quem torce por artistas em disputas internacionais. Os esportes, as ciências e as artes de nosso país nos representam no mundo; logo, é justo nos orgulharmos de seus desempenhos bem sucedidos e suas vitórias. Está no sangue, no cerne, na composição da alma e das emoções humanas. Quem diz que "não ganha nada com isso", e que os agraciados diretamente é que estão "cheios de grana", só o faz por questões partidárias ou despeito. É amargo/amarga por natureza e só fica feliz com o que lhe favorece ou dá alguma vantagem.

Fiquei feliz há pouco tempo, pelas vitórias internacionais do filme Ainda Estou Aqui, as vitórias de Fernanda Torres e o Walter Salles, e agora estou feliz pelas vitórias do filme também brasileiro O Agente Secreto e do Wagner Moura. Por que não ficaria? Por acaso torço contra o sucesso da cultura brasileira? Torço pelo meu país em todos os campos positivos e honestos de suas atuações no mundo. "Ah; mas é dinheiro da Lei Rouanet!". Não, seu bisonho; a Lei Rouanet não contempla longas-metragens; mas contempla, sim, curtas e médias-metragens e outras forrmas de cultura; sabe como? O artista ou a produção faz o projeto, apresenta ao governo via canais oficiais da cultura e, se o projeto for aprovado, o artista ou a produção sai com ele embaixo do braço batendo de porta em porta, para que empresários banquem a produçõe e tenham pequenos incentivos fiscais. Pequenos, mesmo. Em resumo, a Lei Rouanet não mete a mão nos cofres públicos.

Agora; como você, que baba e espuma contra a legítima cultura brasileira é bolsonarista e na maioria das vezes membro de igreja evangélica, vou lhe dar uma aulinha: Sabe de onde saem as grandes fortunas pagas individualmente aos pseudo sertanejos e gospéis (plural de gospel) que berram nos palcos das pequenas e grandes cidades país afora? Diretamente dos cofres públicos. Fortunas que chegam aos municípios onde a Saúde, o Saneamento, a Educação e outros serviços essenciais são precários (moro em uma dessas cidades), e a cultura poderia ser bem mais relevante, legítima e justa economicamente. Sabe como? Com maior contemplação dos artistas locais e de alguns famosos com os quais não haja esquema de rachadinha ou nota superfaturada.

Mas você não pensa nisso; estou certo? Sua "onda", mesmo, é xingar quem não gosta de seus entes queridos Bolsonaro e filhos, que pedem bombas contra o Brasil. É mostrar que é macho, enfrenta até um chinelo de dedos... ao mesmo tempo, como patriota meia-boca, derrete-se de amores pelo bufão norte-americano, que só quer usurpar o seu, o nosso país; mais meu do que seu, porque você não o merece. Parabéns, Wagner Moura! Parabéns, autor, direção, produção e toda a equipe, desde os trabalhadores mais simples, pelo sucesso de O Agente Secreto! Parabéns à cultura brasileira! Os que torcem contra estão de luto... e nós, continuamos na luta!
... ... ...

Respeite autorias. É lei