⁠Algo de errado com as religiões:... Argos Arruda Pinto

⁠Algo de errado com as religiões: ⁠Existem e existiram muitas religiões e crenças em todos os tempos e lugares do mundo. Todas se consideram absolutas, verdadei... Frase de Argos Arruda Pinto.

⁠Algo de errado com as religiões:

⁠Existem e existiram muitas religiões e crenças em todos os tempos e lugares do mundo.

Todas se consideram absolutas, verdadeiras, sendo as outras falsas. Mas qual seria a verdadeira? Não é possível existir uma resposta certa. E o mesmo acontece hoje e as práticas religiosas decorrentes dos valores religiosos de cada uma foram e são benéficas aos adeptos de todas, proporcionando um bem-estar único, psicológico, emocional, etc., sendo da própria vida; mas então haveria deuses diferentes ao mesmo tempo?

Isso é impossível, mas ninguém pode dizer que outras religiões não são benéficas para seus próprios seguidores.

O que acontece? Algo está errado aí e é por isso que sugiro a seguinte hipótese: os valores religiosos são ensinados aos filhos pelos pais, parentes, amigos, nas escolas, etc., fixando-se nas memórias, em áreas do cérebro, e tendo muita força quando evocados, e aqui eu reforço o argumento "muito forte" em orações, pensamentos, cultos, rituais, etc., liberando produtos químicos, promovendo mudanças microscópicas nos cérebros dos seguidores - a neuroplasticidade - e, assim, modificando comportamentos, atitudes, reações emocionais, estados mentais, etc., sendo estes os componentes do nosso bem-estar, esperança, felicidade, etc.

Tudo isso significaria que Deus e todos os deuses de outras religiões não existiriam de fato. Eles seriam invenções dos cérebros humanos.

Para entender este pequeno texto, é necessário mudar o referencial do que você pensa, achando que só a sua religião é benéfica para as pessoas, que as outras estão erradas, aceitando que as outras também são saudáveis ​​para seus seguidores.