Zeu Silva: O SIGNIFICADO DAS COISAS É bem verdade...

O SIGNIFICADO DAS COISAS É bem verdade que a Gramática Normativa não encontra muito espaço para sua manifestação no meio das expressões da língua viva⁠. O dinam... Frase de Zeu Silva.

O SIGNIFICADO DAS COISAS

É bem verdade que a Gramática Normativa não encontra muito espaço para sua manifestação no meio das expressões da língua viva⁠. O dinamismo das interações sociais, a força do contexto, onde se manifestam as variantes da língua, inclusive a padrão e, principalmente, os falantes reais, são determinantes para trazerem, democraticamente, a força viva do povo. "Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil", como bem poetizou Manuel Bandeira.

Todavia, não obstante "a plasticidade da língua", é a norma culta que devemos recorrer, quando precisamos dar um caráter de lei às críticas que estudam as nossas manifestações linguísticas. Nunca necessitamos tanto da sintaxe formal, das pontuações, regências e concordâncias consagradas, senão quando estamos analisando um texto científico ou filosófico. A norma jurídica seria um festival de vexames e injustiças se não fizesse uso do rigor da Gramatica Normativa para interpretar a lei. E o que dizer dos cientistas que se debruçam em busca da verdade do conhecimento ontológico das coisas? Seria um caos o "desavanço" da medicina.

Portanto, embora a lingua carregue consigo a potência e a energia dos espaços sociais da sua criação e manifestação, sendo a cultura sua instância maior, devemos ao conhecimento das pesquisas científicas a sobrevivência e desenvolvimento da espécie humana. A pandemia, que ora grassa o mundo, é um exemplo de que somente está sendo combatida com eficácia, graças ao conhecimento da ciência, registrado na literatura rigorosa da linguagem formal. " Às palavras faltam as gradações da experiência", mas são elas no seu mais alto rigor do registro que contribui para o esclarecimento das coisas novas ou as invisíveis. É a segurança da forma, como classificou Charles Peirce, ao lado da intuição e da experiência.

Inserida por zeu_silva_1