Francês
Eu o amo de verdade. Ele não é nenhum terreno vazio. É coberto por trepadeiras e tem um cheiro doce. É simplesmente lindo na primavera e no verão, quando a carqueja, a giesta e a urze estão em floração. Cheira a mel e há muito ar fresco, o céu parece tão alto, e as abelhas e cotovias fazem um barulho muito bonito quando sussurram e cantam.
Essa vida não é como as roupas. Não podemos vesti-la hoje e tirá-la amanhã. Mesmo que tivéssemos terras, ninguém nos chamaria de fazendeiros. Continuaríamos sendo cangaceiros. Pior: cangaceiros que desertaram. Vargas continuaria querendo a nossa cabeça (...). Não há escapatória para gente como nós.
Como bons criados, os moradores da caatinga aprendiam a escutar o patrão, a antecipar as suas mudanças de humor, a saber que uma carreira de formigas fora do formigueiro significava chuva; que uma gameleira com folhas verdes, crescendo na fenda de um rochedo, indicava a presença de uma fonte; que grandes cupinzeiros eram sinais de seca e de sede. Se aprendessem a interpretar corretamente esse patrão cruel durante os meses de estiagem, sobreviveriam para lidar com um amo bem mais generoso assim que as chuvas chegassem.
Aprendera com Antônio que a indecisão leva sempre a um mau resultado. O que ele não tinha lhe ensinado, porém, foi que decisões erradas quase sempre deixam remorsos e remorsos não têm cura.
Os homens de verdade assumem a responsabilidade pelo que fazem. Não ficam botando a culpa na sorte. Ou nas mulheres.
A sua vida e a sua virtude dependiam da clemência daqueles homens e esta era uma ideia que a moça não podia tolerar. Afinal de contas, a clemência era divina. Aqueles homens, não.
Lá no alto, o céu era uma imensidão escura. Luzia se sentiu pequena diante dele, e teve medo. Mas se lembrou daqueles passarinhos que libertava, tanto tempo atrás. Lembrou que, depois que ela abria a portinhola, eles sempre ficavam parados, hesitando, na beirada da gaiola. E, então, saíam voando.
Seis meses antes, Mary não teria nem notado como o mundo estava despertando, mas agora ela não perdia nada.
Se eu puder evitar, não respondo. Quando estão insultando a gente, a melhor resposta é não dar uma palavra, só olhar e pensar. […] Quando a gente não perde a calma, as pessoas sabem que a gente é mais forte que elas, porque consegue se controlar e elas ficam dizendo coisas estúpidas, de que depois se arrependem. Não existe nada tão forte como a raiva – a não ser o que faz você controlar a raiva, que é mais forte. É muito bom não responder nunca aos inimigos. Eu quase não respondo.
Uma das coisas estranhas de se viver no mundo é que só de vez em quando a gente tem certeza de que vai viver para sempre.
Talvez eu não tenha bom gênio, mas como posso saber, se eu tenho tudo que eu quero e todos me tratam bem? Pode ser que eu seja um horror, insuportável, mas ninguém saiba, porque nunca passei por nada que me fizesse sofrer.
Quando as coisas estão horríveis – simplesmente horríveis – concentro-me com toda força na ideia de que sou uma princesa. Digo a mim mesma: “Sou uma princesa.” Vocês não imaginam como isso ajuda a superar os obstáculos da vida
Vocês são tudo coisado. Tiririca
Não se pode
confortar o
afligido sem
afligir os
confortáveis.
Sim eu toco
nas pessoas.
Acredito
que todos
precisam
disso. Gostaria
que as pessoas
pensassem
em mim
como alguém
que se importa
(importou)
com elas.
Procure esculpir na mente de teu semelhante,tua boa imagem,pois vida é uma leve corrente de ar,e não se sabe quando deixará de soprar.
Gasp vierge Phoenix
Aimer!
Parmi arc-en-ciel cendres
Splendeur!
En vivant les vœux
Pour satisfaire l'ego mortel ...
Peu de chose
étincelle divine
des cendres
où avez-ruine
Oiseau blessé
Aujourd'hui c'est le paradis ...
Lumière de ma vie
alchimie en pierre
Tout ce que je voulais
Renaître de ses cendres ...
