Fim de Curso de Economia
A Executiva Nacional dos Estudantes de Ciências Econômicas me dirigia, ainda em janeiro, convite para conferência e diálogo com os calouros de todas as Faculdades de Ciências Econômicas de São Paulo; o tema ficaria à minha escolha, mas sugeriam, entre outros, os seguintes: "A realidade brasileira", "Perspectiva de emancipação", "Amazônia". Não me foi possível, por motivos óbvios, aceitar esse convite
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 225
"Trabalhar para construir nossa emancipação econômica é uma felicidade, encontrar uma atividade que ao mesmo tempo promova além de si, também o elevar do próximo, devolvendo-lhe alguma medida de dignidade e justiça, aí está um verdadeiro júbilo da alma."
Estude sempre. Trabalhe muito. Cuide de tua saúde. Faça o máximo para economizar. Guarde e invista com sabedoria. O futuro irá te recompensar
A história econômica é um extenso registro de políticas governamentais que falharam, pois foram projetadas com um extremo desprezo pelas leis da economia.
Economize cada centavo. Nos dias maus (todos nós passaremos por eles) eles lhe farão falta e você se lembrará deste conselho. Evite isto"
É inerente à natureza da economia capitalista que, em última análise, o emprego dos fatores de produção visa apenas a servir os desejos dos consumidores.
"A crise econômica não é motivo para deixar de PAGAR ÀS CONTAS. Esforça-te, seja otimista, levante cedo e vá pra luta; lembre-se de Maquiavel: "Deus não faz tudo por você, para não nós tirar o livre arbítrio e a parte da glória que nos cabe"
Talvez a resposta seja que é necessário desacelerar, desistindo finalmente do fanatismo econômico e repensando coletivamente o verdadeiro significado da palavra "riqueza". "Riqueza" não significa que uma pessoa possui muito, mas se refere a alguém que tem tempo suficiente para apreciar o que a natureza e a colaboração humana colocam ao alcance de todos.
Qualquer presidente da Caixa Econômica Federal do Brasil, que goste de passar a mão na poupança alheia, não deve ser muito rigososo por seguir códigos.
(2022/06/30)
"Lixo não é mais só lixo, é resíduo sólido urbano e tem grande valor econômico dentro de uma cadeia de produção global."
Financiar carro, casa, apartamento não é errado, só não é inteligente e econômico. Fazer um consórcio é investimento.
O fomento à economia criativa formará um país mais rico, sustentável, vivo, inteligente, e que valoriza sua cultura.