Filosofo Socrates Homenagem
Em tempos de revolução tecnológica como os nossos, tenho o mesmo medo que o filósofo Martin Heidegger tinha lá pelos anos de 1950, que é o de perder a essência mais humana, nosso pensamento meditativo, sendo este o pensamento mais alinhado na morada da Filosofia.
"O grande filósofo não é aquele que, de per si, escreveu vários livros ou produziu uma grande obra, mas aquele que foi tempestivo e resoluto para os problemas mundiais do seu tempo e para adiante dele".
Um dia eu disse ao meu melhor amigo, o futuro filósofo Cauã Sanches, de que todos somos esponjas em um oceano repleto de conhecimento, cabe a nós absorver esses conhecimentos ou não até porque, conhecimento nunca é demais e também como meu pai me disse uma vez:
"O conhecimento é a única coisa que ninguém consegue roubar de nós."
Morais, Valdomiro.
Hoje venho frisar um pensamento do grande filósofo alemão Schopenhauer, no qual ele dizia: "A cada trinta anos, desponta no mundo uma nova geração, pessoas que não sabem de nada e agora devoram os resultados do saber humano acumulado durante milênios, de modo sumário e apressado, depois querem ser mais espertas do que todo o passado.", E como eu já dizia em outro pensamento: "Nossa existência, não é nada mais do que um curto circuito de luz, entre duas eternidades de escuridão." Não sabemos de onde viemos nem para onde iremos, não somos nada e jamais seremos melhor do que outras pessoas, somos todos seres iguais, no qual a única certeza será o fim.
O filósofo Karl Popper vai dizer que a "tolerância ilimitada culminará no desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada até para aqueles que são intolerantes [...], então os tolerantes serão destruídos, e junto com eles a tolerância." Ou seja, não dá para tolerar a intolerância, pois tolerar a intolerância é tolerar o ódio, o preconceito, a injustiça e a morte.
“O papel do filósofo, teólogo ou pensador dentro de uma sociedade profundamente massificada é semelhante ao de um pequeno comprimido de tranqüilizante no corpo de um neurastênico: não vai curá-lo, mas vai lhe dar um breve momento de calma e lucidez no qual ele poderá tomar decisões que mudem sua vida. Se a sociedade souber aproveitar sua presença, melhor para ela. Se não, o pensador, sem recriminar ninguém, irá calmamente para o seu canto ensinar a si mesmo o que os outros não quiseram aprender”
Lembrem se que foi um filósofo que instruiu Alexandre o grande para que ele conquistasse quase todo velho mundo, não um político.
O filósofo e sua experiência;
seus ensinamentos e suas ideias.
O jovem e sua perspicácia;
suas dúvidas e seus questiomentos.
Duas pessoas diferentes;
dois mundo que se encontram.
O ensinar e o aprender;
compartilhando conhecimentos.
O mestre e o discípulo;
dialogando e debatendo;
as relações interpessoais;
tão difíceis neste mundo.
Teoria e prática que se confrontam.
um argumento de uma ideia;
uma tese a ser comprovada;
aceitar ou não aceitá-la?
A verdade sendo questionada.
As pessoas e suas diferenças;
igualdade ou equidade?
o que é justo nesta sociedade?
Respeitar e ser respeitado;
colocar-se no lugar do outro;
compreender e ser compreendido;
a convergência de um entendimento.
Filósofo e jovem;
Um filósofo disse: A vida é sopro!
Um músico respondeu: A vida é composição de acordes!
A moça ponderou: A vida é uma brisa suave que toca delicada canção, audível apenas aos sensíveis de coração.
Sempre me perguntam: Por que o filósofo é ateu? Respondo: Claro que não! Não questionamos a existência de Deus; questionamos a existência de Seres Humanos!
Ser filósofo é surpreender-se com o habitual. Tal como uma criança, que constantemente vê-se encantada com as coisas mais simples.
"Seja inspirado...mude o mundo! Melhor ter a loucura pelo pensar feito um poeta ou um filósofo, do que ter a loucura de um covarde, ou ser inspirado num VAGABUNDO!".
(Rodrigo Juquinha).
A Filosofia é a ciência que têm como método o questionamento, pois o filósofo só conhece mais sobre algo se olhar além das aparências.
As perguntas que fazem até o filósofo ou psicólogo sentir um frio na espinha, são as de uma criança que bate de frente com o mundo pela primeira vez
Ayrton Senna foi piloto de autos de corrida, sem saber também foi filósofo.
O legado filosófico que Ayrton Senna nos deixou é pequeno, mas é tão forte e determinado, que ele já é imortal.
"so sei que nada sei mais eis de saber"
essa frase é de um filosofo mais conhecido como socrates ele destacava a importancia da humildade intelectual reconhecendo que não sabia tudo e nem poderia saber e encorajava os outros a fazer o mesmo que ele fez
REFLEXÃO COM FILÓSOFO
Eu não sou um sonhador. Só devaneio para alcançar a realidade, sabendo da complexidade, não vendo ilusão, no mínimo quero mais daquilo que é maior do que eu.
Nas longínquas caminhadas da vida, temos que ter a consciência de que se faz necessário, as vezes ter de voltar, no sentido de uma introspecção e avaliação do o quanto progredimos na vida. Por isso, toda caminhada, deve ter como partida os referênciais fixos de valores, para que não caiamos na cilada da ilusão, achando que progredimos e que, na verdade, estamos andando em círculos.
A distância da caminhada não é aritmética, representa antes de tudo, as somas das quantidades do cair e levantar. A soma dessas atitudes leva- se o nome de maturidade.
Muitas vezes viajamos no tempo e no espaço, e não se damos conta das infinitas vezes que mergulhamos nos vazios existenciais. È que no íntimo do nosso ser, versejamos sobre as linhas da nossa alma, sempre a procura da paz e do amor, da felicidade permanente.
Na vida, existem ciladas comportamentais, sempre pautadas por relações superficiais de vivências e convivências imaturas, fortalecendo cada vez mais o elo de dependêntes emocionais.
Afinal, o futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido, o que aprendemos com os erros e decepções do passado.
A dor nesse aspecto é pedagógica.
Portanto, quebre as crendices e medos, tenha coragem para vencer na vida. Mova-se, pois se você não tiver sucesso na vida, a culpa é sua. Enfim, os bons resultados surgem segundo o que você estiver fazendo para ganhar aquilo que você merece, pois o trabalho devolve à você o valor que você merece.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Sócrates para refletir e inspirar
- Pensamentos de Sócrates
- Textos em homenagem às mães para expressar carinho, amor e gratidão
- Mensagens para todas as mães (homenagens emocionantes)
- Frases do filósofo Soren Kierkegaard
- Pai é quem cria: homenagem aos pais de coração
- Feliz Dia da Mulher para namorada: mensagens de homenagem e admiração