Fazendo a coisa Certa
Deus sabe como e quando, e, sempre que for necessário, Ele agirá na hora certa a seu favor. Nunca vire as costas para Ele, jamais deixe de orar e tenha muita fé. Ele nunca abandona quem o busca. Não há ninguém como Ele: fiel, bondoso, poderoso e sempre disposto a ajudar você a ser alguém melhor e mais feliz. (Código 2605)
(Nelson Locatelli, escritor de Foz do Iguaçu)
Silêncios falam
Ele gosta de ir dormir cedo.
Ela sempre quer mais do dia.
Certa noite, ela o chamou para deitar antes do combinado.
Ele nem tinha respondido e ela, lá do outro cômodo, sentiu a alegria dele.
Nunca dantes fora tão feliz.
Não por estar indo deitar mais cedo.
Mas porque, finalmente, alguém entendeu que a necessidade dele não era de sono.
Era de silêncio.
Nunca dantes fora tão feliz.
Não porque tinha sido visto em sua necessidade mais profunda.
Mas por, finalmente, poder se perdoar de sua indescritível vontade de se isolar em si mesmo.
Só as vezes.
Só pra respirar.
Agora, eles deitam mais cedo todo dia.
E ficam no escuro em silêncio de mãos dadas, até dormir.
Sozinhos, mas sozinhos juntos.
Com a palavra,
Alice Coragem.
Já me disseram "Ele(a) era a pessoa certa, mas no momento errado" eu disse: "Se fosse a pessoa certa, não haveria momento errado"
Não brigue com Deus, há propósito e viés. A hora certa virá,
como o caçador e a presa ao revés.
Elogie, corrija com carinho e maestria,
valorize quem está ao seu lado,
com amor e harmonia.
Livro: O respiro da inspiração
UMA CERTA ANA CLARA
Havia ali pelos corredores da casa, uma figura formosa, de coração bondoso, calma, castidade e pureza a rodeavam, inquieta nos serviços, que de dia e de noite emanava beleza, pudor e carisma espiritual, batizada pelo nome composto Ana Clara, para os forasteiros era Ana e para os de casa era simplesmente Clara, mas para o avô João era carinhosamente a neta Clarinha, cuidava no que deveria ser feito, seja engomando as roupas dos componentes da casa ou ajudando a avó Lindete no encaminhamento do almoço. Era uma bela moça, noviça de média estatura, sua pele era da cor do bronze da Mesopotâmia, brilhava formalmente bem cuidada, mesmo descabelada de dia, e arrumada depois do almoço, tinha um pouco de grau de vaidade com o rosto e os lindos lisos cabelos dourados, como uma veste de ceda. Usava belos vestidos, lindo batom nos lábios e uma discreta maquiagem. Dotada de conhecimentos não só básicos, como autoconhecimento, religiosos e anatômicos, havia já conhecido três países. Dava-se para Ana Clara dezenove anos completos, era ariana, de alma lavada e feliz.
Ana Clara era uma joia rara no meio da família, mulher de princípios éticos e dogmas religiosos praticantes, sabia perdoar o mal, seguir em frente estudando a ciência humana numa escola particular para ter um futuro digno e aprendendo com a vida, com os ensinamentos dos avós e com o que viveu, marcas do que se foi. Ana Clara era madura, sábia, sabia o que era para ela e o que não era, um simbolismo inteiro cabia na sua linda alma composta por uma estrutura de cânticos e conceitos bíblicos. Despertava paixão em qualquer homem, sua beleza e sedução arrebatava um alabastro de sentimentos, seu perfume espiritual era um bálsamo para quem a admirava, um incenso suave nas narinas até do celestial. Ana vivia se desviando desses incidentes apaixonantes que são ilusões passageiras, fazia o certo, pois uma moça jovem e solteira, tinha que viver a vida como era para ser vivida por inteira, buscando sempre na paz e no que aconteceu, o amor próprio e interior.
Luiz Felipe Amil
AMIL. LUIZ FELIPE
Trechos. 2025
É melhor andar sozinho na direcção certa do que seguir a manada rumo ao abismo, só porque toda a gente vai.
Nem todo barulho é progresso. Às vezes, é só gente perdida em grupo.
No amor, encontrar a pessoa certa não é sobre escolher a melhor pessoa do mundo.
Mas é também sobre a sua aptidão para assumir e cumprir com as tuas responsabilidades com ela.
Amar também é um compromisso e não apenas um sentimento.
A pessoa certa,
nunca vem pronta de mala,
e cuia.
Alguns ajustes são feitos,
Através do sorriso e do tempo.
Para o ser humano a gente agindo de maneira certa, no final das contas_ ainda saimos como errados.
Descobre as descobertas, o frio não tem hora certa.
O calor é de veneta, meu chorar é sutileza não fraqueza.
Meu tempo usa moletas,
faço bolos sem receitas.
As caretas são para o teu sorriso, tristeza.
Leio as bordas das canecas, meu café não tira sono me da soneca.
Não sei bem as horas certas, mas, me acerto com o tempo quando ele passar de bicicleta.
Eu poderia!
Eu poderia ter sido a pessoa! É! Aquela que você, de certa forma, desejava encontrar. O problema é que encontrando você não pensou no passo seguinte, não soube muito bem o que fazer. O plano era encontrar, mas e depois? Não se preparou para o que podia dar certo! Fato é que é mais fácil lidar com problemas, com críticas e com desagrados do que com o contrário disso.
E quando depositam confiança demasiada? Como a pessoa pode confiar em mim, sendo que a minha vida inteira fui desacreditado? Mesmo quando dizia a verdade absoluta? Foram tantas desconfianças que deixou de importar se alguém acredita em algo além... E quando nos dizem que podemos mais? Tentam nos motivar a sermos pessoas melhores! Devíamos apenas agradecer por ter alguém resgatando a confiança em nós e sendo tão otimista por nós. Mas não é assim. Apenas que o plano era não dar certo, como sempre foi. Mas deu certo e agora? O que eu faço?
Não perguntou onde foi, nem com quem, não pegou no pé, não cobrou, não brigou, simplesmente confiou? Como isso é possível? A primeira reação é: Ah! Não me quer tanto assim, não tem ciúmes, não cobra nada! Tem algo errado aí! O desejo de que seja diferente não é tão grande quando se torna o que almeja, pois não sabe como agir. E só pode acreditar que está errado. Eu poderia, ser o desejo mais profundo, a vontade mais explícita, a coragem mais arrebatadora, a confiança mais fiel. Esperar sem questionar e acreditar. Verdade! Sabe por quê? Acredito que devemos quebrar o conformismo com o que desagrada e torná-lo exatamente como é, o contrário do que é conhecido. O costume de que o ruim é o certo e o bom é errado, já deu! Vamos? Eu transformo seus desejos em realidade e você acredita que é possível. Quebrando os paradigmas do fluxo da maré. Quebrar a rotina. Consegue imaginar o que é isso?
Eu poderia mostrar como é se estivesse disponível para isso. Para conseguir é necessário deixar as contas do passado com quem as fez e não trazer para que outro pague. Já conheci muita gente que disse que ficaria e que foi embora sem dizer o motivo, deixaram vazios, lembranças ruins, colocaram em dúvida quem eu era e o que fiz de errado e de certo. Mas, todo problema, toda situação esconde uma utilidade e uma oportunidade. Espero não ser a única que está disposta a ver além.
Já pensou que louco? Você encontrar a pessoa que vai confiar em você até debaixo d'água, não vai brigar porque saiu sozinho, não vai desconfiar. Não vai brigar dizendo que traiu. Pensou que louco? Alguém que espera de verdade, que vive e, ainda por cima, quer ficar! Talvez seja uma sonhadora, que confia e acredita nas pessoas de forma inocente e no fim das contas, esse mundo não exista. (Mentira, no fundo eu acredito sim!)
Vamos refazer os planos? Você acredita que é assim e o passo seguinte é só continuar e, quem sabe, escrever uma nova história. Eu poderia e você?
*Lacuna*
Existe uma lacuna entre o sonho e a vontade de realizá-lo. Falta uma certa coragem para deixar o conhecido pelo desconhecido, a zona de conforto pelo desejo incontrolável de sentir aquilo tudo que se pode sentir. Mas, se é incontrolável, o que realmente falta?
Onde está o motivo que impede de sentir, ter e viver o que está à sua frente? Medo? Rejeição? Permissão? Validação? Exposição? A lacuna que falo é aquela que deixamos de lado, a vontade de viver de verdade, algo real e promissor. Todos temos nossos valores, qualidades, defeitos, manias, mas, de alguma forma, valemos a pena. Seja para ensinar algo ou para aprender algo com alguém.
Tenho em mim um sentimento puro e real para entregar àquele que me dará a segurança de que posso ser quem sou, com todas as minhas qualidades e defeitos. Que posso falar bobagens e assuntos sérios, que posso beijar apaixonadamente e dar apenas um “selinho". Que posso ser a louca insaciável ou receber só um colo e um beijo na testa. Posso ficar sozinha na minha caverna ouvindo MPB, rock, reggae, clássicas, líricas… Tudo ao mesmo tempo, sem me julgar pela falta de uma escolha… Comer uma salada e uma caixa de chocolate… Ser o extremo da emoção e a clareza do racional…
Existem pessoas que, ao longo da vida, registraram referências em mim. Dentre elas, tive registros de mágoas, perdas, feridas que demoraram anos para serem resolvidas, pois queremos pertencer, ser importante e sentir-se prioridade para outras pessoas. Queremos criar um vínculo real e verdadeiro… Esses sentimentos estão relacionados à rejeição e ser importante para alguém.
Ninguém gosta ou quer ser rejeitado por transparecer quem realmente é, então, criamos uma redoma e mostramos aos outros somente o que eles querem ver de nós para sermos aceitos. Porém, com o tempo, paramos de esperar sermos aceitos, falamos o que pensamos e queremos e, quando não temos o retorno esperado, seguimos em frente. Ou, pelo menos, tentamos. Não existe uma fórmula correta e certa para a geral, existem ajustes e contornos. Alinhamentos, acordos claros e sinceros. Eu quero amar alguém com toda intensidade que existe em mim, mas esse alguém tem que estar disposto e ter coragem de viver isso intensamente.
Repare que, em nenhum momento, o material, o financeiro, a casa onde mora ou a vida que vive é importante. Sabe por quê? Porque tudo isso é conquistado quando existem duas pessoas dispostas a ter isso tudo junto. Um apoia o outro, um vive com o outro… É aquela parceria forte, que move montanhas, que ampara e dá energia, fé e motivação para ser o seu melhor todos os dias. Existe uma cumplicidade, uma vontade de não decepcionar e sabe que todos os degraus escalados tem um apoio incondicional e, se nada der certo, não será condenado e sim motivado a continuar.
Precisamos ter em nossas vidas a pessoa que fecha com a gente, que nos leva da terra aos céus, que sabe a diferença de quando dar a mão e o corpo, que sabe que qualidade e quantidade não são as mesmas coisas… E que confiança não é um modo de aprisionar e, sim, que independente do que fizer, não será condenado. A compreensão vai desde o “terminamos nossa caminhada aqui” ou “então seguimos até o fim seja como for”…
Tenho referências claras de como quero acabar com essa lacuna, preencher de forma admirável, poder sorrir com os olhos… Sentir o coração pulsando e transcender cada sensação, cada momento, cada segundo e deixar tudo acontecer sem redoma, sem qualquer vergonha… Ser tão real e verdadeiro que o maior risco que pode existir nesse preenchimento é o desejo que ele nunca termine e, se tiver uma pausa, que seja breve, para poder fazer tudo de novo!
Topa? Vem comigo, sem armadura que, no caminho, eu te explico!
Ana Cláudia Oliver
27/04/2024
Deus me livre ser feliz!!!
ser feliz hoje em dia custa caro.
existe uma certa obsessão em produzir lazer,
produzir diversão, pagam um preço alto para ser feliz.
melhore sua saúde mental, felicidade nao esta em produzir,
(tenho que produzir a felicidade).
felicidade esta em ser (ser você mesmo) com dinheiro ou sem dinheiro,
com pessoas ou sem pessoas, com lazer ou sem lazer, ser você mesmo.
melhore sua saúde mental para não precisar mais produzir a tal felicidade.
Quem disse que o amor tem uma forma certa de ser expressada?
O amor está no olhar, no toque, nos gestos, na sinceridade, no abraço, no cuidado.
O coração sempre encontrará mil formas, de se declarar.
Sabedoria por usufruto da experiência.
Certa vez, o passado perguntou:
- Você aceitaria vivenciar todos os momentos de tortura da sua alma, novamente?
O presente respondeu:
- Não. Tenho muito medo daquele passado.
Então, o passado não convencido da resposta do presente, continuou com as perguntas e inserindo algumas outras propostas para o presente, desejos egoístas, carnais, financeiros, materiais, e assim em diante. Não sendo satisfatória a resposta, continuou, só que dessa vez inserindo a abordagem do sentimento de medo.
Foi assim que o presente resolveu conversar com o seu Deus, repassando para ele a informação do quanto estava amando o seu presente, o quanto foi doloroso o seu passado e que não o viveria novamente porque já tinha passado nessa lição, fechou os olhos e disse:
- Deus, eu quero que faças o que for justo e perfeito para mim, peço -lhe perdão pelos erros, mas eu espero ser feliz e continuar caminhando nos teus planos para minha vida e para as leis de evolução do plano Terra. Desejo também que o passado se cure, encontre algo que o faça feliz de verdade.
E foi assim que o passado ficou no passado, e o momento presente caminhou rumo ao seu futuro.
