Falei
Não muda comigo como se a gente não tivesse passado por coisas piores. Eu já falei demais, escrevi demais, chorei demais. Para ouvir um simples acabou, de alguém que dizia que sempre me amou.
O álcool pode atrapalhar muito na hora de uma ereção. Eu não sei quantas vezes eu já falei: "Isso nunca me aconteceu!
Eu já te falei que você é bonito? Já te falei que não consigo dormir sem ver as mensagens que você me mandava quando a gente estava juntos? Já te falei que te perdoaria milhões de vezes? Ontem a noite me lembrei de todos os momentos que tivemos. Tanto os bons, quanto os ruins. Todos foram importantes pra mim. Lembra aquele dia que você colocou uma borboleta no meu cabelo? Lembra como fiquei irritada? Você me fazia parecer tão boba, eu gostava daquilo só não assumia pra mim mesma. E se você voltasse seria bem diferente, eu seria outra pessoa, agiria de outra forma. Sou romântica sim, só nunca tive o interesse de ser com você. Sabe o que realmente me dói? É o fato de como só agora me dei conta, do quanto és importante pra mim, só agora me dei conta do quanto me protege. Você era fofo, cuidadoso, liberal e muito paciente. Eu era fria, besta e chata. Você merecia uma garota maravilhosa do seu lado. Eu merecia um grosso, só pra dar mais valor as pessoas. Mas não esquenta, eu gravei bem aquela frase que você me falou:
”Você me judia demais enquanto eu estou aqui. Tonto, idiota e totalmente apaixonado por você. Até minha namorada deixei. E você não me quer? Tô vendo que as mulheres são muito complicadas. Falam que os homens são assim, desse jeito outro. Mal sabem que basta fazer um se apaixonar por elas e verá que também somos altamente românticos. Vá, meu amor, só dê valor quando perder.” Tanto gravei como a profecia aconteceu. Te perdi, deixei você partir. Depois notei que você era um dos 10% dos homens românticos, de verdade e carinhoso. Desculpe, mas já tentei de tudo. Essa dor de arrepender-se é mais dolorosa do qualquer outra.
Pra não dizer que não falei das flores
Sim. Você que resolveu ler esse texto não se confundiu. O título é cópia fiel e descarada do nome da música do Geraldo Vandré. Essas mal traçadas linhas, porém, não tem nada a ver com a canção que se tornou um hino de protesto na luta contra a ditadura militar. São apenas impressões despretensiosas.
Nove em cada dez pessoas já deve ter perguntado “o que fazer para uma relação dar certo?”. Se você, caro leitor, espera que eu responda a pergunta, pode parar de ler esse texto por aqui. Eu não tenho a resposta. Como eu disse ali em cima, tratam-se apenas de impressões despretensiosas, mas com algum conhecimento de causa, lembrando que o que sai da cabeça desse escriba jamais pode ser encarado como regra, talvez até exceção.
Ouvi inúmeras vezes da boca de um ex-governador um ditado valioso: “conversa franca faz bons amigos”. Se eu fosse apostar meu dinheiro na resposta para a pergunta seria nisso: diálogo. Já li em outros textos que, para a relação dar certo, não basta Amor, assim, com letra maiúscula. É preciso mais, dizem alguns. Não que eu discorde, mas pra mim Amor é boa parte da razão do sucesso, assim como a falta dele para o fracasso. Diálogo, porém, é fundamental.
Você, homem ou mulher que está a ler esse amontoado de palavras, acredite, nunca deixe de conversar com seu parceiro. Converse sobre tudo: a noite bem ou mal dormida, o sonho que teve, o dia de trabalho, as frustrações com o seu chefe, a lição dos seus filhos, o capítulo da novela, o resultado do futebol, as desavenças na casa daquela tia, as fofocas na casa daquele primo, os planos para o dia seguinte, os eventos do final de semana, as lembranças do passado, as histórias de faculdade, enfim, converse. Não apenas fale. Ouça, nunca é demais prestar atenção ao que seu parceiro tem a dizer.
Não confie na percepção do seu parceiro. Muitas vezes, uma relação começa a ruir porque você acredita que o companheiro, ou companheira, tem obrigação de saber o que está lhe incomodando. Isso só vai acontecer com muitos anos de convivência e cumplicidade. Se seu parceiro fez algo que não te agradou, reclame. Exponha diretamente e claramente o problema. Dê oportunidade ao diálogo. Não se feche. Para se pedir perdão é preciso saber onde se errou. É nessas horas que o Amor alcança seu peso maior. Na capacidade de perdoar.
Orgulho é algo que muitas vezes não entendo para que existe. Seguramente, num relacionamento, não vejo utilidade alguma. Pedir perdão é saudável. Só não pede aquele que não tem capacidade de admitir que errou. Errar é humano. A expressão já está inserida no nosso cotidiano há séculos. No mundo moderno, contudo, parece que aquele que erra não merece perdão. Relacionamentos terminam pela falta de capacidade de perdoar. Evidentemente, há erros imperdoáveis e que impedem a continuidade da relação. Há erros, porém, que são superestimados. Não somos donos da razão. Podemos, e até devemos, ficar magoados e entristecidos mas, quando amamos, não devemos negar ao parceiro o direito à defesa. Saber ouvir, desprovidos de pré julgamentos, é o segredo. Defendo que jamais devemos dormir magoados com a pessoa amada. Com uma boa conversa, tudo pode ser resolvido antes de se botar a cabeça no travesseiro. Mas vamos e venhamos, não há mal nenhum em uma noite no sofá, desde que a manhã reserve a solução para os problemas.
Não tenho, como já havia adiantado, a fórmula para o sucesso de uma relação. Mas acredito que o diálogo é um excelente caminho, assim como a dedicação. Só se aprende isso, porém, na prática, convivendo, caindo e levantando, ganhando e, infelizmente, também perdendo. O sucesso de um relacionamento depende de dois, jamais de um. Quem tem um não tem nenhum. Jamais gostei de números ímpares. Só se aprende errando. O segredo é consertar os erros antes que o relacionamento termine. Não repetir os erros é redundante falar. Entretanto, enquanto houver amor e o diálogo imperar, o relacionamento tem tudo para prosperar. Então meu amigo leitor, converse, sempre. Uma boa relação não se sustenta em adivinhações, em suposições, em imaginar que ele ou ela tem obrigação de saber o que lhe incomoda. Uma tia postiça me ensinou que quando se gosta, encara-se. “Por que você fez isso?” é um bom começo para resolver os problemas. “Não gostei da sua atitude”, “O que você falou me magoou”, enfim, teria inúmeros exemplos. O mais certo, sem dúvida, é conversar. Não deixe passar uma oportunidade para uma conversa franca, pois ela pode ser valiosa demais.
Faço Versos como quem Ama
Choro, como quem perdeu
Peço a Deus, como quem deseja
E sempre falei como quem pensa
Faço versos como quem chora,
Cai, gota a gota do meu coração
Fecho meus pensamentos, só se for agora!
Pois, poucos versos que ai vão
Em lugar de outro é que os ponho,
Tu que me lê, deixa aos teus sonhos,
Imaginar como serão !!
"Falei besteira e ela sorriu pra mim, ela se virou e foi embora, aliás é o que ela sempre faz. Ela já se acostumou com as minhas grosserias, mais um dia ela vai se cansar, ela vai embora e não vai voltar mais. Por que ela sempre está se decidindo e eu não tenho paciência para esperar, ela sempre gosta de analisar direito as coisas, ela tem medo de se decepcionar... Eu não partiria seu coração em pedaços como fizeram a maioria daqueles idiotas por quem ela se apaixonou. Não deixarei ela sozinha nem um segundo sequer, e só iria embora quando ela me pedisse. Eu sei que tudo tem seu tempo, mais já passou tempo de mais. Eu sei que tudo tem seu momento exato, mais na realidade deixamos esse único momento que tínhamos de lado. E desperdiçamos a maior parte do tempo falando besteiras, e não dizendo o que realmente importava naquela hora tão especial. Ela vai continuar indecisa, mais eu espero, apesar do amor não saber esperar, eu vou esperar por que no final...Talvez valerá a pena."
Quantas coisas queria eu ter feito e não fiz, ter falado e não falei, ter conhecido e não conheci, pensado e não pensei, deixado e não deixei;agora só me resta pensar menos e fazer mais.
Tirei da boca de Drummond as palavras que ele não conseguiu dizer, e falei de uma forma que ele jamais pensaria em falar.
Um dia virei pra alguém que chorava e perguntei o que tinha acontecido.
Não falei nada após isso, mas ela simplesmente parou de chorar depois de me contar.
É que muitas vezes estamos tão pedidos que não confiamos nem mesmo em nossos amigos pra contar as coisas e desconhecidos acabam se tornando os mais confiáveis.
Falei com Deus
e ele me disse que estava triste
e eu perguntei-lhe:
porque?
e ele disse-me que tinha saudades de um anjinho que tinha decidido vir a Terra para escolher um amigo...
só não percebi a minha sorte por teres escolhido a mim.
Olhei para o céu, dei uma piscadinha pra Deus e falei: ''Tomara que minhas vontades sejam as mesmas que as suas, Mais se nao coincidir que seja feita a Sua Senhor''
'Não estou acostumada a sair assim, com quem não conheço'. Falei apressada. Ele girou o pé na areia, fazendo um círculo meio torto. 'Sobra tanta incerteza... parece que ás vezes me perco nesse abismo de tentar ou não tentar. Mas quer saber? Não vi olhos mais sinceros que os seus nessa praia. Acho que dá pra arriscar...' Ele sorrio acanhado, e tocou de leve minha mão. Ele percebeu que havia me deixado arrepiada com um só toque, mas foi discreto. 'Esse vento do fim de tarde te dá frio?' e me puxou para perto num abraço que mesmo desconhecido tinha o poder de me proteger contra tudo. Algumas pessoas simplesmente nasceram para se tornarem nossas. Quando nos acham, se encaixam – é só ir testando nos abraços: logo um te faz presa num laço, te faz esquecer o mundo.
Eu falei pra você acreditar em meus sentimentos, mas você não deu credibilidade e lhe restou compaixão;
Eu lhe falei para não ter piedade ou inveja dos meus talentos, porém tenha-me admiração;
Na minha cabeça confusa vive em uma vida tão estranha que é capaz de surpreender-me;
Sua beleza
No dia em que ti conheci não tinha sol;
No dia em que falei com você não tinha lua;
No dia que adimirei seu sorriso não tinha estrelas no céu;
Hoje percebi,
Que o sol era seu corpo caloroso
Que a lua sua beleza;
E as estrelas estavam no brilho de seu sorriso ...
— Pode me prometer uma coisa? — falei apreensiva. Ele não respondeu de imediato.
— Qualquer coisa. — sua voz ainda me fazia tremer… Havia tempo que não ouvia aquela linda música… Sua voz perfeita.
— Prometa que… Mesmo acontecendo qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo, você nunca vai me deixar… Nunca mais! — então, ele sorriu, senti sua respiração em meu ouvido esquerdo.
— Nunca… Jamais! Estarei sempre com você! Sempre! — tudo o que havia dito, era como um sussurro. Um sussurro que só eu ouviria.
Sou poeta!
Quando nasci, abri os olhos!
Falei e toquei corações!
Senti, e marquei meu espaço!
A vida, reservou decisões!
Niguém pode escolher por mim!
Sou poeta! faço cantigos por onde ando!
escuto meus passos e tomo a direção.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp