Falar sobre Amigos

Cerca de 33046 frases e pensamentos: Falar sobre Amigos

⁠Acordar com a vontade de falar, de escrever tantas coisas de um sonho feliz - tão feliz que embaralha e enrosca, sem saber por onde começar, tamanha felicidade. Parece que a mente dá um nó, com o objetivo de guardar só para si, com absoluta exclusividade, um momento tão mágico e iluminado. Mas, pelo privilégio, com digno registro.

Inserida por giuliocesare

⁠Falar sobre a dor dói porque ela sempre estará acompanhada por uma história de tristeza ou machucados.

Inserida por Pensamentosempre

⁠Falar, muitas vezes, se constitui pelo hálito que se sente em função da proximidade dos olhares e dos lábios.

Inserida por Pensamentosempre

⁠Podemos falar muitas línguas, separar pessoas por meio delas... distinguir condições... para incluir basta que sorria pois esse é um gesto, uma linguagem universal.

Inserida por Pensamentosempre

⁠No mais, não se precipite em falar; sempre se disponha a ouvir. Contudo, é preciso ouvir, escutar e oscultar.

Inserida por Pensamentosempre

⁠Quando não souber o que falar, apenas abrace! A vida precisa de carinho para ser mantida.

Inserida por Pensamentosempre

AMOR GUARDADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Fico aqui me dizendo pra falar depois,
quando a minha palavra encontrar teus ouvidos,
que o que sinto é "tão" puro; tão água potável,
e nós dois transcendemos afetos palpáveis...
Redecoro pra sempre o meu texto suave,
minha clave de sol, de manhã musical
cujo encanto não corta meus nervos e a carne;
só eu sei como corta, mas calo a sangria...
É tamanho desejo amarrado ao temor
deste amor que não sabe se terá resposta;
um edema, um tumor, um câncer de sentidos...
Amo além do que a lei de te amar se permite
no país inseguro do meu coração,
na visão indecisa do que pode ser...

Inserida por demetriosena

VOZ VISUAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Para quem sabe a hora
de dizer sem falar,
silêncio é voz ocular...

Inserida por demetriosena

CIÊNCIA E FÉ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Falar bem é ciência.
Discernir o que está
do que é.
calar e ter paciência
na hora certa...
é fé.

Inserida por demetriosena

MÁGOA DE PAPEL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Faço todo silêncio a que tenho direito,
pra falar sem palavras e nenhum temor,
sobre a mágoa que trago no sótão do peito;
amordaço e não deixo escapar o clamor...

Isso cabe ao papel; nele posso compor
uma prosa, um poema para dar meu jeito
e pintar de magia os contornos da dor;
só chorar solitário, nos braços do leito...

Aprendi esta forma de fluir lamentos;
minha escrita se adorna dos breves momentos
dessa doce utopia de só ser escrita...

Estes versos endossam a minha missão;
dou às pautas os males do meu coração;
suavizo com letras o que sangra e grita...

Inserida por demetriosena

FACEBOOK

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Você pode xingar, bater,
ou desprezar e trair,
falar mal, constranger, oprimir,
gritar, sacudir, ficar mudo,
caluniar, rir, expor...
debochar do look...
Você pode fazer quase tudo,
mas por favor:
não bloqueie ninguém no Facebook...

Inserida por demetriosena

SILÊNCIO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

... e por falar em falar,
eu aprendi a calar...
conter arroubos e apelos.
Hoje ouço pelos olhos;
deixo a resposta no ar...
... e calo pelos cotovelos.

Inserida por demetriosena

LIVRE

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Inventei um olhar expressivo e contido
pra falar o que sinto e também desdizer,
desfazer o sentido na moldura insossa
deste mesmo silêncio, quando necessário...
É preciso saber deixar marcas na estrada
pra voltar do prenúncio de fim da ilusão,
quando a porta fechada se fecha pra chave
que se perde na mão do momento inseguro...
Aprendi a trazer o sentimento ao rosto
e deixa-lo disposto ao querer gradativo
de quem logo depois poderá desquerer...
Venha livre de medos ou me aguarde assim,
será sempre sem fim o que for de bom tom
para todos os dons que a natureza flui...

Inserida por demetriosena

E POR FALAR EM QUEM FALA...

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Lido com as pessoas de meus relacionamentos, dentro de suas condições pessoais de conviver comigo. Sempre acho, embora muitas vezes equivocado, que tenho bem mais elasticidade para recebê-las, com suas variações de comportamentos, do que elas a mim.
Com algumas pessoas me permito ser essencialmente quem sou, em todas as minhas esquisitices, manias e charadas. isso tem muito a ver com a confiança de ambos os lados. E acredite; para lidar comigo, há que se ter muita confiança; tanto em mim, quanto em si próprio.
Com outras pessoas, para seu próprio bem, já me permito podar um pouco, se houver algum compromisso de convivência. E com outras mais, externamente nem sou quem sou, pelo quanto me adéquo, me ambiento e me aparo, no caso de ser especificamente necessário conviver.
Não sou falso. Ser falso é fingir para ter vantagem, trair ou prejudicar alguém em determinado momento, como jamais será meu caso. Apenas reconheço que não sou de fácil compreensão. Nem aceitação. Nem discernimento. A depender de com quem convivo, é necessário eu mesmo proteger essa pessoa de minhas nuances; minha liberdade; minha integralidade vivencial. Preciso estar menos eu, naqueles momentos que me põem próximo de quem não tem condições de conviver com as minhas verdades.
Então às vezes mudo. Não a identidade, mas a forma de apresentação. Isso acontece quando concluo, depois de muita convivência e observação, que a pessoa em quem confiei ao ponto extremo de não ter segredos, formalidades, e assim estabelecer uma entrega honesta e desarmada, não entendeu o contexto e o tamanho do afeto. Não houve qualquer entendimento de minha falta de noção.
É aí que acerto o compasso. Passo a ser para tal pessoa, o que ela pede que seja, desde que isso não me descaracterize para mim mesmo, ao que seria melhor o rompimento definitivo. Pense bem. Pense muito bem, antes de se permitir conviver com alguém tão cru. Tão sem cozimento, confeitos e aparatos.

Inserida por demetriosena

POR FALAR EM VENCER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Pessoas idôneas que tenham quaisquer questões com pessoas de mau caráter terão chances enormes de perder, por estarem sempre um passo atrás. É que as pessoas de mau caráter são capazes de atos e truques baixos que a ética e a boa índole das pessoas de bom caráter jamais revidarão das mesmas formas. E de formas limpas, convenhamos que nunca será fácil vencer nesses embates.
Mesmo assim, tenho a grande loucura de afirmar que não gostaria de ser nenhum desses malditos vencedores, para não enfrentar, num tempo inesperado, a grande carga negativa de uma existência infeliz, pela caminhada cheia de sucessos infames. Uma história repleta de vitórias piratas. Uma consciência frustrada pelo fato de só eu saber que, no fundo, jamais venci nada e ninguém.
Não posso negar que durante algum tempo de minha juventude, cheguei a ter certos ímpetos de práticas incorretas, visando alcançar mais rápido meus objetivos. Por me faltar talento neste quesito, sempre me dei mal. Ainda bem. Ao recobrar o bom senso, louvei as derrotas que me livraram de grandes arrependimentos; de pesos irremediáveis na consciência que certamente me derrotaria.
O que meu coração mais deseja é que nas muitas questões mundo afora, minhas eventuais vitórias sejam sempre legítimas, por serem conquistadas com dignidade. Quero ser sempre derrotado em qualquer nova peleja que por um segundo exija uma fraude; um desvio de caráter que me leve ao golpe sujo. Sinto-me realizado por sentir que venci os impulsos de vencer a qualquer custo.

Inserida por demetriosena

BERRANTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Julgam brega falar da natureza,
pois revendem conceitos do poder;
põem mesa pros donos do pensar;
deles nutrem a própria ignorância...
Viralizam verdades de festim
nas quais sempre combatem a verdade,
dão ao fim suas caras de começo
e abraçam no caos o paraíso...
É ação do poder tanger a massa
onde as traças a tornam velho pano,
rumo ao dano vendido como bem...
Povo é gado que segue o som distante
do berrante que o chama brejo adentro,
sem saber que o destino é matadouro...

Inserida por demetriosena

O PESO DA LETRA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Perderá seus afetos quem falar da vida,
porque todo vivente se verá no espelho,
saberá que a ferida pode ser a sua
e ninguém deveria pôr o dedo nela...
Já perdi muita gente, por compor meus versos,
minhas prosas de mundo, sociedade, anseios,
esperanças e meios de sonhar e ser
ou estilos, verdades e comportamentos...
Um olhar sobre tudo pode custar caro,
pode até nos render a solidão e a pira,
quando a ira da massa quer nos ver queimar...
Têm as letras as forças que desnudam medos,
flagram dores, angústias, mazelas e ranços,
dão à luz os segredos que ninguém confessa...

Inserida por demetriosena

⁠NÃO CHEGA DE FALAR DE RACISMO

Demétrio Sena - Magé

São expressões contundentes do racismo neste país, frases como: "não existe racismo", "também não é tanto assim", "acho que já estão exagerando" e... inexplicavelmente, "não me sinto vítima de racismo"... esta última, dita por vítimas do racismo estrutural, mas que, por terem alcançado alguma posição na sociedade, não passam por situações mais explícitas ou agressivas, cotidianamente. Assim sendo, não se importam com os outros pardos/pretos que todos os dias sofrem agressões racistas ou injúrias raciais, como é o caso dos motociclistas que fazem entregas e clientes pretos/pardos que entram em lojas com trajes simples... para os atendentes e seguranças, com trajes e traços "de quem não vai comprar nada".

Não podemos dar apoio nem justificar o mais disfarçado entre os atos racistas que fazem tantas vítimas neste país. Todas as formas de preconceito são abomináveis; do machismo à homofobia; do preconceito religioso ao de classe e todos os outros... mas o racismo é mais doentio dos preconceitos; o mais raivoso e insistente, além de ser tolerado por muitos que o sofrem. Vamos registrar o preconceito expresso nas ruas, nas lojas, nos templos, até nos tribunais, e denunciar; fazer protestos; prestar queixas; ajudar os que passam por situações que naquele momento não sofremos e nunca deixar para lá nem "entregar nas Mãos de Deus". Tornar o país melhor está em nossa disposição de tomar atitudes.
... ... ...
#respeiteautorias É lei

Inserida por demetriosena

⁠CAIPIRESCO AUTENTICADO

Demétrio Sena - Magé

Quero falar de quintais. Não das construções que ocupam os quintais. Nem do quanto eles valem por seus muros, portões, piscinas, câmeras e jardinagem contida (que não suja o chão pavimentado e quente ao redor) ou das peças decorativas orientadas. Falarei das árvores livres e dos pássaros que as frequentam. De flores selvagens e borboletas; ramagens e camaleões... dos mini-córregos que duram dias e dias, depois de chuvas intensas, constantes e férteis.

Sou do tipo que se vangloria das plantas diferentes; dos insetos raros que descobre ou do silêncio com o qual conversa, quando não com pessoas. Todo garboso ao falar do ritmo da chuva; metido a não temer os relâmpagos... besta como só eu sou, quando me vanglorio das luzes que os vagalumes ofertam... das orquestras que os passarinhos, grilos, folhas e sapos montam para mim.

Já tem muita gente para falar de glamour; de brilhos, extravagâncias e gostos obrigatórios... de coisas que não têm o toque pessoal da inspiração. A cara de quem as têm. Embora entenda e respeite o contrário, quero sentir a grandeza da modéstia; o glamour da simplicidade; a riqueza de ser quem sou porque sou; não porque tenho que ser, depois de fundido e modelado.
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

Todo sentimento merece uma oportunidade, todo coração merece uma chance de falar através de olhares.

Inserida por ironpaulo