Êxodo
Cada um define conquista valores o ser o valor só que vive o propósito alcançar êxodo de valor .. se um grande ser humano .... Diogo Aleixo
Explicando Êxodo 9.12
Êxodo 9.12: "Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó”...
Quanto ao endurecimento do coração de Faraó, fica claro, à luz da sinoticidade bíblica e o contexto de Êxodo que esse endurecimento se deu em razão do próprio Faraó ter se firmado cada vez mais em seu pecado, a cada praga enviada ao Egito e a presciência de Deus.
Provérbios 29.1: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura”.
Antes de todo o episódio, vamos pontuar que no início do contexto é dito; Ex 3.19: “EU SEI (presciência), porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte”.
Então o texto bíblico deixa claríssimo que faraó já era obstinado, já era incrédulo, e continuaria obstinado e incrédulo seja qual fossem as manifestações e pedidos de Deus.
Deus já sabia de antemão que Faraó não iria libertar o povo, a cogitação de Faraó em libertar o povo foi posterior às manifestações do poder divino, no caso, as pragas; Êxodo 4 deixa isso claro.
Portanto, Deus reforçou a obstinação do coração de Faraó porque este escolheu opor-se à vontade do Senhor, mesmo ante as suas repreensões. Na versão original do texto não diz que Deus endureceu o coração de faraó, como uma ação PRIMÁRIA, mas Ele apenas reforçou o desejo PRIMÁRIO do Faraó.
Portanto, considerando que o termo hebraico usado para “endurecer” denota “fortalecer ou reforçar”, Deus apenas “fortaleceu ou reforçou” o desejo que já estava no coração de Faraó. Não foi Ele quem desejou que Faraó fosse obstinado, mas apenas o abandonou às suas paixões infames e o entregou a um sentimento perverso (Êx 8.15), posto que ele não se importou em ter conhecimento de Deus (Jo 12.37-50). Seria mais ou menos como é dito em Rm 1.24: "Por causa disso, também Deus os abandonou (dentro das concupiscências dos seus próprios corações) para dentro de imundícia[...]. E em Romanos 2.5, onde o apóstolo Paulo faz menção a essa dureza de coração ocasionada pelo próprio pecador, e não por Deus: “segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus”.
É inegável o fato de o Senhor ter dotado o homem de intelecto, sentimento e vontade, a fim de que ele receba ou não pelo livre-arbítrio, a salvação (Jo 3.16-36; Rm 10.9-10; Ap 22.17, etc.).
Se Faraó iria fazer "algo bom", no caso, libertar o povo, seria por intervenção divina, não por arrependimento, mas trégua, a fim de cessar o sofrimento causado por sua própria obstinação em não libertar o povo.
Seja qual fossem as ações de Deus, os sinais enviados, os pedidos a Faraó para deixar o povo ir, mais cedo ou mais tarde Faraó voltaria ao seu estado de obstinação, e isso ficou evidenciado quando Faraó deixa o povo sair e logo em seguida volta a persegui-lo no deserto. Faraó como conhecido de antemão por Deus continuaria com o coração obstinado seja qual fossem as manifestações e pedidos de Deus!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, que deseja que todos sejam salvos (1ª Tm 2.4) Marcelo Rissma.
Em Êxodo 13.17-18 diz que Deus fez o Seu povo passar pelo caminho mais longo com o objetivo de preservá-lo da guerra. Às vezes o caminho longo é o mais seguro e de paz.
Em tudo que você for fazer, faça como Moisés, só vá se a Presença de Deus for contigo (Êxodo 33.15).
O mesmo capitão de mil é tão importante como o capitão de 10 (Êxodo 18.19-26). Assim como o que tem um dom é tão importante como o que tem cinco (Mateus 25.14-30). Portanto, é um erro gravíssimo comparar o seu ministério com o de outra pessoa. Entenda: a questão não é o tamanho ou a quantidade, a questão é se você está fazendo o que foi chamado para fazer dentro da vocação que Deus te concedeu para fazer, seja capitão de mil ou capitão de cinquenta, seja com um talento ou cinco talentos; nenhuma tarefa é mais importante que outra. Todas foram dadas por Deus e serão igualmente recompensadas e cobradas. Assegure-se de servir a Deus no lugar em que Ele te colocou. Isto tem muito valor para Deus.
Deus te oferece o êxodo e anda com você no deserto, mas você tem a escolha de continuar escravo ou sair do seu Egito.
Êxodo 4.10: Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.
Nossas limitações não servem de argumento para deixarmos de cumprir a chamada de Deus! Marcelo Rissma
Êxodo 20:13
Você como tantos; já ouviram o Quinto Mandamento "Não matarás" quando ouvimos o alerta "Não matarás, na voz de Deus não está só alertando a humanidade de não tirar a vida um do outro com tiro, facada, paulada. O que reflito sobre este mandamento é o seguinte: Você não mata o outro só lhe tirando a vida. Se mata o outro também com palavras; palavras que feri, que apunhala, que diminui.
Portanto, vigiai!
A Educação precisa do êxodo das ideológicas extremistas de Lados A ou B, necessita ser uma Política de Estado verdadeiramente, não apenas uma ação de Gestão Pública momentânea.
O Caminho do Amadurecimento
Êxodo 13.17: Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto...
Deus escolheu o caminho que o povo deveria andar e não o caminho que parecia mais fácil. Muitas vezes desejamos os atalhos ou caminhos fáceis, mas Deus sabe qual é o caminho pelo qual precisamos passar para amadurecer.
Nem sempre o caminho que planejamos para nossas vidas será o caminho que Deus escolheu para nós.
O profeta Isaías declara: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR... Isaías 55.8.
Não desista no processo, pois ele é fundamental para seu amadurecimento; pois sem amadurecimento ninguém poderá receber a herança que Deus preparou para seus filhos:
Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Gálatas 4:1-2 ACF.
Quem recebe uma herança ou promessa fora tempo, desperdiça tudo, como ensinado por Jesus na parábola do filho pródigo. Lucas 15. 11-32.
No amor do Abba, Marcelo Rissma.
Êxodo urbano...
O planetinha Chan retomará à origem, é tempo de mudanças.
AQUÁRIO, o arqueiro justiceiro colocando as coisas no lugar
para que a Terra possa se redesenhar. Gaya é um espirito vivo, é preciso viver com ela em um relacionamento harmonioso de coexistência.
A natureza nos recebe na terra, nos dá tudo o que precisamos para viver bem. Ela nos convida gentilmente a ficar, frutificar e desenvolver nossa historia antes de definitivamente partirmos...
É chegada a hora de calar a razão e aprender a ouvir o coração para receber a inspiração de como viver os novos tempos que se iniciam......
1 - Deus manda fazer imagens
Pediu para construir uma arca de esculpir imagens de anjos.
Êxodo 25, 18 Farás (dois querubins) de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa,
2 - Deus manda fazer imagens
Êxodo 26, 1 “Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido de púrpura violeta, púrpura escarlate e de carmesim, sobre as quais alguns (querubins) serão artisticamente bordados.
3 - Deus mandou fazer imagens de anjos!
Êxodo 26, 31 Farás um véu de púrpura violeta, de púrpura escarlate, de carmesim e de linho retorcido, sobre o qual serão artisticamente bordados (querubins.)
4 - Deus manda fazer imagens de anjos!
Êxodo 37,7Fez (dois querubins) de ouro, feitos de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, Êxodo 37,9Esses (querubins), com as faces voltadas um para o outro, tinham as asas estendidas para o alto...
O que Deus nos fala de traição?
Êxodo 20:14 (Os Dez Mandamentos):
"Não cometerás adultério."
Provérbios 6:32-33:
"Mas o que comete adultério; só destrói a si mesmo quem assim procede. A sua vergonha não será apagada."
Hebreus 13:4:
"Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição, aos adúlteros Deus os julgará."
ÊXODO
Vou-me embora… vou-me embora…
Já cansei de ser semente.
Vou tentar buscar saída,
Vou partir contra a corrente.
Com roupagem de esperança
Visto meu corpo dormente,
Renuncio ao meu passado
E parto tão de repente,
Que nem mesmo a minha sombra
Há de ver-me pela frente.
Quero andar pelo infinito
Por caminho diferente;
Quero andar por uma estrada
Onde não possa ver gente,
Sem ter fim, sem ter começo,
Sem ter nada que me oriente,
Só sentindo em meus cabelos
Esta chuva persistente…
Esta chuva que ora cai
Sobre meu corpo indolente
Refrescando os pensamentos,
Ordenando minha mente,
Carregando na enxurrada
Toda a tristeza insistente
Que se apoderou de mim,
Que em mim se fez presente
Desde o momento em que a terra
Num soluço penitente,
Vacilou sob os meus pés
Tragando a emoção tão quente,
Tão pura, tão generosa,
Tão viva, tão eloquente,
Que bailava no meu peito,
No meu peito bem-querente…
Vendo Deus
Quem me vê, vê o pai. - João 14: 9
Escritura de hoje : Êxodo 24: 1-8
Jesus disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5: 8). No entanto, o apóstolo Paulo falou de Deus como Aquele "a quem ninguém viu ou pode ver" (1 Timóteo 6: 15-16). Eu sempre pensei sobre essa aparente contradição. Como podemos reconciliar a declaração de nosso Senhor com as palavras de Paulo?
Creio que devemos primeiro reconhecer que Deus em Seu ser essencial é puro Espírito (João 4:24) e, portanto, está invisivelmente presente em toda parte em Sua vasta criação (Salmo 139: 7-12). Mas lemos na Bíblia que, em várias ocasiões, Deus apareceu às pessoas de maneira visível (Gênesis 18: 1-3). Ele criou uma sarça ardente a partir da qual desafiar Moisés (Êxodo 3: 2). E na leitura das Escrituras de hoje, a glória de Sua presença foi revelada, e “havia debaixo de seus pés uma obra pavimentada de pedra de safira” (Êxodo 24: 9-10). Deus pode aparecer de qualquer forma que Ele desejar, mesmo enquanto Ele permanece invisivelmente presente em todo o universo.
Um dia no céu, Deus invisível e infinito graciosamente se fará visível para nós. Mas, mesmo assim, seremos incapazes de olhar para Sua glória completa. Em vez disso, veremos Jesus e viveremos à Sua luz (Apocalipse 21:23). Mas vê-Lo estará vendo Deus, pois Ele é Deus. Que perspectiva abençoada! —HVL
Refletir e orar
Nenhum mortal pode ver Deus e viver;
Seu brilho destruiria toda a vista;
mas a glória de Jesus veremos,
pois Ele como Deus é verdade e luz. -D. De Haan
Para ver Deus, olhe para Jesus. Herbert Vander Lugt
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp