Êxodo

Cerca de 93 frases e pensamentos: êxodo

⁠O futuro das C. Humanas não será humanizar robôs, ao meu ver será promover o êxodo tecnológico.

Inserida por Bruno_S_Barbosa

AS LEIS DE MURPHY

Não terás outros deuses diante de mim. — Êxodo 20:3

As Leis de Murphy são observações a respeito da vida que parecem carregar o peso da experiência. Você provavelmente já ouviu esta máxima: “Se alguma coisa pode dar errado, dará.” Outra que diz: “Você não pode simplesmente fazer algo por fazer; tudo tem suas conseqüências.”
Minha própria experiência parece confirmar muitas Leis de Murphy, mas é esta segunda que eu gostaria de colocar num quadro e pendurar na parede como um lema. Escolhas erradas têm suas conseqüências. Por exemplo: se escolhemos viver apenas por prazer, isto afetará nossos filhos, netos e bisnetos (Êxodo 20:4-5). Se nos afastamos de Deus, podemos descobrir que nossos filhos podem nos acompanhar nessa viagem. Mais tarde, mesmo que nos voltemos para Deus, eles talvez não voltem mais.
Mas há boas notícias também. A dedicação a Deus também tem conseqüências. Homens e mulheres que vivem em fé diante de Deus, podem ter forte influência em seus filhos e nos filhos dos seus filhos. Se viverem por muito tempo, testemunharão os impactos de sua fé em diversas gerações. Que satisfação para as pessoas idosas ver que seus descedentes vivem para Cristo!
Murphy e a Bíblia concordam neste ponto: “Tudo tem suas conseqüências.” —HWR

Pessoas que seguem a Cristo conduzem outros na direção certa. Haddon W. Robinson

Inserida por pao_diario

PARA OS PÁSSAROS

Não cobiçarás... coisa alguma que pertença ao teu próximo. —Êxodo 20:17

O alimentador de pássaros, colocado na janela do meu escritório, está fora do alcance dos esquilos. Mas um esquilo achou que sua missão era tirar as sementes deixadas para os pássaros. Depois de ter visto como seus pequeninos vizinhos beliscavam ruidosamente o abundante suprimento, o esquilo estava decidido a ter o mesmo prazer. Ele tentou chegar até o alimentador por todas as direções, mas sem sucesso. Agarrou-se ao parapeito de madeira, tentando subir na janela, segurando-se a milímetros do alimentador, mas deslizou pelo vidro escorregadio. Subiu nos galhos finos de uma planta, então se estendeu de tal forma que caiu no chão.
As incansáveis tentativas do esquilo para conseguir o que não era seu, trazem à memória um homem e uma mulher que comeram de um fruto que não deveriam comer. Eles também sofreram uma queda — tão severa que feriu toda a raça humana. Devido à desobediência e por se apossarem de uma comida que Deus havia proibido, Ele os colocou num lugar onde já não conseguiam mais alcançá-la. Como resultado da desobediência, eles e seus descendentes agora precisam trabalhar muito para ter o que Deus originalmente havia dado como um presente: comida (veja Gênesis 2-3).
Que nosso desejo de ter o que Deus não planejou para nós não nos prive de desfrutar o que Ele nos deu (Hebreus 13:5). —JAL

De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. —1 Timóteo 6:6 Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

Suporte Invisível

Então, quando Moisés ergueu a mão, Israel prevaleceu. - Êxodo 17:11

Os guardas da prisão não conseguiam entender como Irina Ratushinskaya podia ser tão alegre. Ela estava com frio, doente e com fome em um campo de prisioneiros soviético cruel. Mas Irina diz que entende como: as pessoas estavam orando por ela.

Irina está convencida de que ela e outros prisioneiros experimentaram a presença de Deus como "a sensação de calor delicioso em uma terra gelada", porque os cristãos de todo o mundo estavam pedindo a Deus para ajudá-los. Depois que ela foi libertada, Irina escreveu um poema para expressar sua gratidão a Deus e aos irmãos. Ela incluiu as palavras: "Meus queridos, obrigado a todos."

Em nossa lição das Escrituras, vemos que os israelitas prevaleceram sobre o exército superior de Amaleque quando Moisés levantou seu cajado para o céu - um símbolo de oração de intercessão. Sua oração na colina, possivelmente não vista pelos israelitas, deu-lhes o apoio invisível de que precisavam.

Pessoas doentes, sofredoras e tristes não podem ver seus irmãos que estão orando por elas. Mas muitas pessoas me disseram que estão impressionadas com a sensação da presença de Deus em sua aflição, e sabem que isso é resultado das orações de seus amigos.

Que possamos interceder fielmente por aqueles que estão lutando. Vamos ser uma fonte de apoio invisível.

Apoio para pessoas que estão em necessidade
Vem quando oramos e intercedemos;
A força de Deus é dada à Sua própria
Quando vamos ao trono do Pai. —Sesper

A intervenção de Deus é frequentemente o resultado de nossa intercessão. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Deuses Dourados

Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20: 3

Deus chamou a atenção do faraó e dos egípcios com uma série de pragas. Agora eles estavam morrendo de vontade de se livrar de seus escravos hebreus. Mas Deus não queria que os israelitas deixassem o Egito de mãos vazias. Afinal, eles tinham 400 anos de salário devido a eles. Então pediram a seus antigos mestres por artigos de prata, ouro e roupas, e eles os pegaram. Êxodo 12:36 diz que os israelitas “saquearam os egípcios”.

Não demorou muito até que o povo de Deus caísse na idolatria. Eles usaram seu ouro para fazer um bezerro de ouro, que eles adoraram enquanto Moisés estava no Monte Sinai recebendo a lei (32: 1-4).

Esta trágica experiência destaca a tensão que os cristãos são obrigados a manter em relação às suas posses. Há muito em nossa sociedade que podemos desfrutar. Mas coisas materiais também podem representar perigos graves quando as usamos sem crítica. Os Guinness diz que somos "livres para utilizar", mas "proibido idolatrar". Somos "estrangeiros e peregrinos na terra" (Hebreus 11:13), e não devemos ficar tão enamorados com "as riquezas do Egito". que nos tornamos complacentes e nos esquecemos do nosso verdadeiro chamado.

Estamos usando nossas bênçãos materiais para servir ao Senhor - ou nos tornamos escravos deles?

Eu tenho uma natureza antiga que clama ruidosamente
Para satisfazer o desejo vazio;
Mas Deus, em Sua bondade, enviou-me um Ajudante
que sussurra: “Teu chamado é maior.” —Gustafson

O brilho do ouro do mundo nunca pode servir de lâmpada para nossos pés. Haddon W. Robinson

Inserida por 2019paodiario

Mandamento 1 - Adorar somente a Deus

Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20: 3

O estadista britânico WE Gladstone (1809-98) visitou o Christ Church College e falou com otimismo sobre a melhoria da sociedade inglesa durante sua vida. Sua visão era tão positiva que um estudante o desafiou: “Senhor, não há sinais adversos?” Gladstone refletiu: “Sim, há uma coisa que me assusta - o medo de que Deus parece estar morrendo das mentes dos homens. "

Obedecer ao primeiro mandamento impediria que isso acontecesse. No entanto, o homem tenta fazer deuses sem dinheiro, posses materiais, prazer, conhecimento, pessoas e, ao fazê-lo, esquece o verdadeiro Deus. Mas nenhuma coisa criada pode preencher o lugar em nosso coração que Deus pretende para Si mesmo.

Perguntaram a uma criança: “Quantos deuses existem?” “Apenas um”, ele respondeu. “Como você sabe?” “Porque,” ​​ele disse, “Deus preenche o céu e a terra, então há espaço para apenas um.”

Nossa adoração a Deus se concentra quando recebemos Jesus como nosso Salvador pessoal, pois Ele é Deus na carne (João 1:14). Mas por que Deus nos manda amar e adorar somente a Ele? Porque n'Ele vivemos e nos movemos e temos o nosso ser (Atos 17:28), e dEle recebemos a vida eterna (Col. 1: 13-18). Ele tem todo o direito de dizer: "Nenhum outro deus!", Porque só Ele é o Deus vivo e verdadeiro, que nos criou e nos redimiu.

Para Estudo Adicional e Reflexão
Mateus 10: 34-39; Mateus 22: 34-40;
Marcos 12: 28-34; Lucas 10: 25-28

Somente Deus que preenche o universo pode preencher o coração humano. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Mandamento 2 - Recusar Idolatria

Você não deve fazer para si mesmo uma imagem esculpida. - Êxodo 20: 4

Anos atrás, a revista Life carregava em sua capa a representação de Deus de um artista como um homem velho de longos cabelos brancos e feições faciais severas.

Charles Hodge disse: “A idolatria consiste não apenas na adoração de falsos deuses, mas também na adoração do verdadeiro Deus por imagens”.

Qualquer retrato visual da divindade pode ser perigoso. Nenhuma coisa criada pode transmitir o caráter verdadeiro e completo de Deus. É por isso que Deus ordenou a Israel que não fizesse nenhuma imagem ou semelhança de qualquer coisa no céu ou na terra como objeto de adoração. Tais imagens desonram a Deus porque distorcem a Sua glória, e isso pode levar ao pecado.

O teólogo JI Packer sugere que o povo de Israel pretendia adorar a Jeová quando Arão fez o bezerro de ouro. Ele diz que eles estavam usando a imagem de touro como um lembrete do grande poder de Deus ao libertá-los do Egito. Mas a força é apenas um aspecto do seu caráter. O bezerro não mostrou nada da Sua santidade. Assim, o povo transformou a “festa ao Senhor” em uma festa selvagem e sensual (Êxodo 32: 5-8).

Adorar uma imagem ou imagem de qualquer Pessoa da Trindade é idolatria e oculta a glória de Deus. Isso nos leva ao erro. "Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e verdade" (João 4:24).

Grande Pai de glória, puro Pai da luz,
Teus anjos te adoram, todos velando a vista;
Todos os louvores que renderíamos - nos ajude a ver que
só o esplendor da luz te esconde! —Smith

Deus nos fez à sua imagem, mas não podemos fazê-lo no nosso. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Mandamento 3 - Respeite o nome de Deus

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. - Êxodo 20: 7

O terceiro mandamento foi levado tão a sério por Israel que, certa vez, os escribas nem mesmo escreveram o nome Yahweh (Jeová) até que primeiro tomassem banho e trocassem de roupa. Então, depois de escreverem, tomariam outro banho e trocariam de roupa novamente.

Seu foco na palavra em si, no entanto, muitas vezes negligenciava as implicações mais amplas do mandamento. JI Packer diz: “O que é proibido é qualquer uso ou envolvimento do nome de Deus que seja vazio, frívolo ou insincero”. Isso inclui qualquer tipo de irreverência, porque não leva a sério o caráter e a reputação de Deus que é representado por Seu nome. Nem devemos usar o nome de Deus ou de Jesus Cristo como profanação, porque isso não expressa louvor, adoração nem fé.

O mandamento também se refere a quebrar uma promessa quando o nome de Deus é usado para apoiar a palavra. Mas mesmo quando nenhuma referência é feita a Deus, toda promessa que fazemos a outra é feita na presença de Deus e, portanto, é tão obrigatória quanto se tivéssemos invocado o nome Dele.

Como o terceiro mandamento nos condena a todos! Mas agradeça a Deus pelo nome de Jesus, que significa Salvador. Ele fornece o perdão e ajuda que precisamos para manter o terceiro mandamento e tornar-se homens e mulheres conhecidos por serem fiéis à sua palavra.

• De que maneiras eu ouço as pessoas usando mal o nome de Deus?
• Como eu sou culpado de quebrar este comando?

Se você se importa com Deus, lide com o nome dele com cuidado. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Mandamento 6 - Valorizar a vida humana

Você não deve matar. - Êxodo 20:13

Os judeus entenderam claramente que o sexto mandamento se refere ao assassinato - a captura maliciosa da vida humana. Não proíbe os governos de usar a pena de morte ou de guerrear. Este mandamento trata apenas da moralidade privada.

Êxodo 20:13 é baseado na verdade divina de que a vida humana é sagrada e que devemos protegê-la e preservá-la. Todo ser humano tem a imagem de Deus. Até mesmo um embrião é marcado por uma identidade única desde o momento da concepção. A vida é o presente mais precioso de Deus e só Ele tem o direito de aceitá-la. O aborto, a eutanásia e o suicídio assistido por médicos devem todos ser vistos à luz do direito de Deus à nossa vida.

Jesus trouxe o sexto mandamento à porta de todos quando Ele disse que ficar zangado com alguém sem causa nos faz culpado de assassinato (Mateus 5: 21-22). E João escreveu: “Quem odeia a seu irmão é homicida” (1 Jo 3:15). Isso faz de nós todos assassinos em desesperada necessidade do perdão e da misericórdia de Deus.

Obrigado Senhor por seu amor e perdão. Ajude-nos pelo Seu Espírito Santo a amar os outros como você nos amou, e ao fazê-lo para valorizar a vida, proteger a vida e enriquecer a vida como um presente de você.

Pontos a Ponderar
O que John quis dizer quando disse que, se odiamos
alguém, somos assassinos? (1 João 3:15) Como
essa verdade nos ajuda a perdoar aqueles que nos magoam?

A raiva é apenas uma letra curta de perigo. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Mandamento 7 - Mantenha-se puro

Não cometerás adultério. - Êxodo 20:14 Fuja da imoralidade sexual. - 1 Coríntios 6:18

A Bíblia está atualizada em questões sexuais. Há muito tempo, Deus advertiu contra o adultério e a fornicação. Com efeito, Ele disse: “Diga não!” Agora, no século 20, com a terrível ameaça da AIDS, muitos legisladores, educadores e médicos estão concordando com o Todo-Poderoso.

A Grand Rapids Press publicou um artigo intitulado “A abstinência: a nova ênfase na educação sexual”. Falou de Will Heiss, de 16 anos, um “educador de pares” que desafia crianças mais novas a dizer não à atividade sexual - e elas estão ouvindo .

O autor e palestrante do campus Josh McDowell lembrou ao público da faculdade que o sétimo mandamento é uma provisão graciosa de Deus, dada para nossa proteção. Josh contou sobre um homem que teve vários relacionamentos sexuais. O homem mais tarde recebeu a Cristo e conheceu uma mulher maravilhosa com quem se casou. "Ela é preciosa", confidenciou o homem, "mas na intimidade do nosso casamento eu sou assombrado pelos 'fantasmas' daqueles assuntos anteriores".

A abstinência até o casamento é uma salvaguarda certa. Ele protege o dom da intimidade sexual que deve ser desfrutada dentro de um relacionamento duradouro de compromisso e confiança. Deus odeia a imoralidade sexual porque tem o maior bem de homens e mulheres no coração.

Senhor, conceda-me força do dia a dia -
Como eu estou propenso a me perder!
As paixões da minha carne são fortes;
Sê tu, meu Deus, um escudo do mal. —DJD

Os mandamentos de Deus não foram dados para nos frustrar, mas para nos satisfazer. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Mandamento 8 - Mantenha as mãos afastadas

Você não deve roubar. - Êxodo 20:15

Tom e Pauline Nichter eram um casal sem teto e desempregado que morava no carro ou com parentes há meses. Então, a carteira que encontraram contendo notas de US $ 100 parecia um golpe inesperado. Mas eles devolveram tudo ao turista que o perdeu. "Poderíamos ter usado esse dinheiro", disse Pauline. "Mas não fomos educados dessa forma, e não queríamos que nosso filho fosse educado dessa maneira."

Se todos praticassem a honestidade assim, isso revolucionaria a sociedade. Empregado roubo de bens e tempo iria parar. Roubar ficaria fora de moda. A sobrecarga de bens e serviços terminaria. Os preços podem ser reduzidos. E todos nós teríamos mais do que é nosso por direito.

O oitavo mandamento revela o desejo de Deus por esse tipo de sociedade. Baseia-se no princípio de que tudo pertence a Deus e que, quando enganamos uma instituição ou uma pessoa, estamos roubando do Senhor. Também protege o direito de todos de serem proprietários de propriedade no único sentido que Deus permite - não acumular mais e mais para ganho pessoal, mas administrar sabiamente o que é Dele para o bem dos outros.

Um relacionamento vivo com Cristo pode nos impedir de ser ladrões. À medida que esse relacionamento cresce, Ele nos ensina como ser doadores - não tomadores.

Tirar dos outros o que é deles
está roubando do Senhor;
Tudo o que eles têm é da Sua mão -
é deles pela Sua própria palavra. —DJD

Os cristãos não possuem sua riqueza - eles devem isso. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Mandamento 9 - Diga a verdade

Você não deve levantar falso testemunho contra seu vizinho. - Êxodo 20:16

Como estamos propensos a mentir! Com um golpe de exagero aqui, um detalhe omitido ali, ou um silêncio enganoso, distorcemos a verdade. No entanto, a verdade é o alicerce e a superestrutura de todos os relacionamentos. Remova as vigas da verdade e a sociedade se desfaz em si mesma. Este absoluto moral é tão evidente que até os criminosos punem os seus que mentem para eles.

O nono mandamento proíbe o engano intencional contra o próximo e ressalta a santidade da verdade em todas as nossas ações. As duas palavras hebraicas usadas para "falso" em Êxodo 20:16 e em Deuteronômio 5:20 significam "falso" e "insincero". Qualquer expressão de insinceridade e falsidade, portanto, está dando falso testemunho contra o nosso próximo.

Este mandamento também expõe dois motivos subjacentes que Deus odeia - malícia e orgulho. Quando mentimos, geralmente é para lançar uma pessoa em uma luz ruim ou para nos colocar em uma boa luz. O primeiro surge da malícia, o segundo do orgulho.

Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14: 6). Quanto mais nos aproximamos Dele, mais verdadeiros nos tornaremos com nós mesmos e com os outros. A questão é: "Somos seguidores dAquele que é a verdade?"

Senhor, purifica meu coração de todo engano
E ensina-me o que é verdadeiro;
Ajude-me a ter integridade
Em tudo que eu digo e faço. —Sesper

Nada enfraquece mais a verdade do que esticá-la. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

O trabalho é seu Deus?

Você não terá outros deuses diante de mim. -
Êxodo 20: 3

Escritura de hoje : Êxodo 20: 1-6

A capacidade de trabalhar é um presente maravilhoso, mas estamos levando isso longe demais? No passado, as pessoas deixavam seus empregos no escritório, mas agora voltam para casa por e-mail e telefone.

Dr. Dave Arnott, professor associado de administração da Universidade Batista de Dallas, diz: “Não sei se o trabalho está assumindo a família e a comunidade, ou se a família e a comunidade estão abrindo mão de seu lugar para trabalhar. Mas eu sei que o movimento está acontecendo. O trabalho de todos parece ser quem eles são. ”Tendemos a equiparar nossa identidade com o que fazemos para viver.

O presidente do Instituto Famílias e Trabalho diz: “O quão ocupado você está se tornou o distintivo vermelho da coragem. . . . Tornou-se um símbolo de status ”, mesmo que as pessoas se queixem disso.

Fazer um deus sair do trabalho não é um problema novo. No primeiro mandamento, Deus disse: "Não terás outros deuses diante de mim" ( Êxodo 20: 3 ). Isso inclui nossos trabalhos. Através do dom de trabalho de Deus, podemos honrá-Lo, cuidar de nossa família e ajudar as pessoas necessitadas. O trabalho não deve ser nossa principal fonte de realização; isso deve vir do próprio Deus.

Não importa qual seja a nossa ocupação, devemos manter o trabalho em perspectiva. Deus e a família são mais importantes que a dedicação ao trabalho. O trabalho é um presente, não um deus.

Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
Ver Eclesiastes 2: 17-26 .
Leia Como posso encontrar satisfação no meu trabalho?

Não são as horas que você dedica, mas o que você dedica nas horas que conta. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

O LIVRO - ÊXODO


DEUS LIBERTA E FORMA SEU POVO



A palavra êxodo significa saída. O livro tem esse nome porque começa narrando como os hebreus saíram da terra do Egito, onde eram escravos. O acontecimento se deu por volta do ano 1250 a.C.

Quem desconhece a mensagem do Êxodo jamais entenderá o sentido de toda a Bíblia, pois está fundamentada nesse livro a idéia que se tem de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento. De fato, a mensagem central do Êxodo é a revelação do nome do Deus verdadeiro: JAVÉ. Embora de origem discutida, esse nome no Êxodo está intimamente ligado à libertação do povo hebreu. Javé é o único Deus que ouve o clamor do povo oprimido e o liberta, para estabelecer com ele uma aliança e lhe dar leis que transformem as relações entre as pessoas. Daí surge uma comunidade em que são asseguradas vida, liberdade e dignidade. Essa aliança é afirmada em duas formas: princípios de vida (Decálogo) que orientam o povo para um ideal de sociedade, e leis (Código da Aliança) que têm por finalidade conduzir o povo a uma prática desse ideal nos vários contextos históricos. Desse modo, o homem só é capaz de nomear o verdadeiro Deus quando o considera de fato como o libertador de qualquer forma de escravidão, e quando o mesmo homem se põe a serviço da libertação em todos os níveis da própria vida. Somente Javé é digno de adoração. Qualquer outro deus é ídolo, e deve ser rejeitado. Percebemos aí um convite a escolher entre o Deus verdadeiro e os ídolos. Tal escolha é decisiva: ou viver na liberdade, ou cultuar e servir à opressão e exploração.

Os capítulos 25-31 e 35-40 foram acrescentados por sacerdotes após o exílio na Babilônia. Eles procuravam com isso dar uma identidade religiosa ao povo que não tinha identidade política nenhuma durante a dominação persa.

A pergunta fundamental do Êxodo é: «Qual é o verdadeiro Deus?» A resposta que aí encontramos é a mesma que reaparece em toda a Bíblia, e principalmente na pregação, atividade e pessoa de Jesus. Por isso, o livro do Êxodo é de suma importância para entendermos o que significa Jesus como Filho de Deus e para sabermos o que é o Reino de Deus. Sem o êxodo a Bíblia perderia o seu ponto de partida, que nos leva a Jesus Cristo, a fim de construirmos com ele o Reino e sua justiça.

Inserida por pensandogrande

Crime

Autor: Elias Torres

No livro de Êxodo no capitulo 2 dos versos 11 aos 15 está escrito o seguinte:Certo dia, sendo Moises já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus.

Correu o olhar por todos os lados, e não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia. No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “por que você está espancando o seu companheiro?”

O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?” Moises teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto!”

Quando faraó soube disso procurou matar Moises, mas este fugiu e foi morar na terra de Mídia. Ali assentou-se à beira de um pouco.


Comentários: Sempre ouvir dizer que o crime não compensa e que não há crime perfeito. Cada vez mais creio nisso. A ciência criminalista está tão avançada que é possível descobrir um criminoso por um simples fio de cabelo ou até mesmo pela saliva – é o desenvolvimento tecnológico a favor da punição dos que violam as leis. Muitos não são punidos por falta de interesse na investigação ou outros problemas, mas ficou muito mais difícil cometer um crime sem ser descoberto.

No texto que você acabou de ler, Moises pensou ter cometido um crime perfeito, sem testemunhas. Enganou-se. No dia seguinte, ao tentar separar dois indivíduos que brigavam, descobriu que um deles sabia do crime. Alem do mais, Deus vê todas as coisas – ele sabia. Ameaçado de morte, Moises teve de fugir – seu crime só lhe trouxe problemas.

O assassinato não agrada a Deus e foi proibido por ele (Ex 20.13). Precisamos pedir sabedoria a Deus e domínio próprio ao Senhor para não nos deixarmos levar pela ira – sentimento que antecede esses atos criminosos. No caso de Moises, o egípcio espancava um hebreu e sua morte parecer “justa”, mas tudo seria diferente se ele controlasse sua raiva e conversasse com aquele homem. Faltou sabedoria. O diálogo ainda é a melhor maneira de buscar a paz.

Quem não busca a sabedoria deixa-se levar pela violência e pelos maus sentimentos, demonstrando que não teme a Deus, pois “O temor ao Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas (Provérbios 19.23). Quem deseja obedecer a Deus valoriza cada vida criada por ele e busca controlar seus sentimentos para que estes não firam os outros. Isto só se tornará natural pela intervenção divina em sua vida: o Espírito santo lhe mostra como ser sábio e desenvolve as características de Jesus em você. Você já teve esta experiência?

“Não abandone a sabedoria e ela o protegerá; ame-a e ela cuidará de você”. Provérbios 4.6.

Texto extraído do livro devocional o Pão diário 13.

Inserida por EliasTorres

"Peregrinos

Êxodo de nós mesmos para Deus, no qual nos adentramos em terra estranha, despojados dos suportes usuais da existência, desprovidos de todo amparo que não seja o da caridade...”

Tellechea Idógoras

Inserida por ajmesquita

LEMBRE-SE DO MANÁ

Leia: 'Êxodo 16" Pegue uma vasilha, ponha nela dois litros de maná e coloque-a na presença de Deus, o Senhor, a fim de ser guardada para os nossos descendentes ( v.33)

Examine: Êxodo 12:24-27 ; Eclesiastes 11:7-9 ; 1 Coríntios 11:23-26

Considere: Que momentos marcantes com Deus você mais precisa recordar ? Que atitudes práticas você precisa tomar para mantê-los vivos na memória ?

Fazia apenas um ano que tínhamos mudado de nossa cidade, no entanto, nossos filhos já estavam começando a esquecer. Há alguns dias viajamos para nossa antiga cidade, circulamos por o nosso antigo bairro e vimos o morro íngreme que eles desciam de bicicleta, gritando por todo o trajeto. Revimos o lugar onde sempre parávamos para apreciar as madressilvas durante os passeios na primavera.ps meninos, com olhos arregalados, diziam o tempo todo: " Oh, me lembro ! Eu me lembro disso ! "
Creio que como seres humanos, recordar é uma das coisas mais importantes que fazemos. Para nos lembrarmos de quem somos, precisamos nos lembrar de onde viemos e o que vivenciamos até agora.
Para Israel, a sua identidade nacional estava repleta de histórias de como o seu Deus os libertara, resgatara e sustentara ( e também julgara ). A narrativa no livro de Êxodo descreve como Deus arrancou o povo das mãos do Faraó e os tirou do Egito. Deus abriu o mar, guiou o povo com uma coluna de fogo ( Êxodo 14 ) e transformou a água amarga em doce ( Êxodo 15 ). E, talvez o mais impressionante: "...fez chover pão do céu" ( Êxodo 16:4 ). Eles o chamaram de maná.
Apesar dos milagres de Deus, o povo muitas vezes duvidou que Ele pudesse prover o que precisavam. Quando o povo estava faminto, eles reclamaram. E Deus então, de modo misericordioso, enviou-lhes o alimento que caía do céu. Todos os dias eles recebiam o necessário ( v.12 ).
Porém, Deus insistiu para que eles guardassem uma porção de maná como parte dos itens sagrados. Ele estava preocupado com as futuras gerações pudessem se esquecer da provisão que haviam recebido. Quando seus netos perguntassem o que eram aqueles estranhos biscoitos no pote, eles poderiam dizer com gratidão e esperança: "Ah, eu me lembro." - Winn Coller

Inserida por pao_diario

O SACRIFICIO DAS OVELHAS

Leia: Êxodo 12:1-14
O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês... ( v.13 ).

Examine: De fato, de acordo com a lei, quase tudo é purificado com sangue. E, não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados ( Hebreus 9-22 ).

Considere: Por que o pecado é uma coisa tão séria para Deus ? Como você age em relação ao pecado em sua vida ?

Se alguém me dissesse para sacrificar uma ovelha e espirrar seu sangue nos caixilhos da porta de minha casa, eu ficaria aterrorizado. Não gostaria de fazer isto por duas razões: devido à perda da vida de um animal e a desfiguração de minha propriedade. Por que então Deus falaria a toda uma nação de mais ou menos dois milhões de pessoas para fazê-lo ? Veja:
Deus pedira repetidamente ao Faraó do Egito para libertar os israelitas para que eles pudessem adorá-lo no deserto ( Êxodo 5:1; 8:1; 10:3 ). Apesar de ter sofrido nove pragas ( 7-10 ), o Faraó recusou-se a libertá-los. E Deus trouxe a décima e última praga ( 11 ).
Nas nove anteriores, Deus agiu através de Moisés e usou a Sua criação ( rãs, mosquitos, saraiva, etc. ) como agentes de julgamento. Agora, o próprio Deus executou a décima praga. Ele foi por toda a terra do Egito e abateu todos os primogênitos masculinos - tanto humanos como animais ( 12:12 ). Mas o Senhor também providenciou um escape deste golpe de morte ( vv.3-7,12-13 ).
A Páscoa nos lembra que lidar com o pecado requer um sacrifício significativo ( Hebreus 9:22 ). Sacrificar um cordeirinho perfeito e espalhar seu sangue no caixilho de sua porta é um ato brutal. Este é exatamente o ponto - o pecado tem consequências horríveis.
A Páscoa também é um lembrete da espantosa profundidade do amor de Deus. E revela-se em Sua provisão para salvar o Seu povo da morte.
Israel fez como Deus ordenou ( v.28 ) e Ele manteve Sua promessa: " ...eu verei o sangue e então passarei por vocês " ( v.13 ). Os judeus foram poupados, mas não por causa da sua bondade. Não, eles continuaram vivendo devido a provisão de Deus, e à sua obediência em seguir as instruções divinas.
Como você, por obediência ao seu amoroso Deus, lida com o seu pecado nos dias de hoje ? - K. t. Sim

Inserida por pao_diario

DOAR

Leia: Êxodo 35:20-35
...e todos os que, de fato, queriam voltaram trazendo uma oferta para o Senhor [...] Vieram homens e mulheres, todos com muita boa vontade... ( vv. 21-22 ).

Examine: Marcos 12:41-44
Atos 3:1-7

Considere: Como você poderia usar seus talentos para suprir uma necessidade ? Quais mudanças você fará em seu estilo de vida para poder dar mais generosamente aos outros ?

Na economia imprevisível de hoje, os responsáveis por organizações de caridade estão preocupados com o "cansaço do doador". Esse termo descreve o que acontece quando as pessoas se cansam de ouvir repetidos pedidos para contribuições. Traduzindo, eles param de doar !
Com tantas necessidades urgentes no mundo, é fácil nos sentirmos sobrecarregados por nossa própria imperfeição. Ainda assim, é um mandamento bíblico dar generosamente àqueles que estão em necessidade ( Deuteronômio 24:19-22 e Mateus 5:41-42 ), como também sustentar os servos de Deus.
Duas perguntas vêm à mente:
- Como distinguimos aqueles que têm uma genuína necessidade daqueles que são "esponjas" ou vigaristas ?
- E se não tivermos nada para dar ?
Interessante notar que não temos registro de Jesus ter dado alguma coisa de seu próprio bolso para qualquer pessoa enquanto Ele andou pela terra. De fato, Jesus confiou na bondade dos outros. Ele tinha uma forma única e divina de tomar aquilo que outros estavam dispostos a dar e multiplicá-lo milagrosa ( Marcos 6:31-44; 8:1-9 ).
Em Êxodo 35, compreendermos o conceito de dar que agrada a Deus. Era o tempo de construir o tabernáculo do Senhor. Somente aqueles "...que, de fato, queriam..." doaram ( v.21 ). Deus não exigiu que todos contribuíssem. Somente aqueles que estavam dispostos a se engajaram. E eles não somente contribuíram financeiramente. Artesãos habilidosos e artífícies deram seus talentos e tempo.
Se operarmos segundo a premissa de que tudo que temos é de Deus, teremos menos probabilidade de nos agarrarmos aos nossos poucos bens quando alguém precisa, genuinamente, de nossa ajuda. A questão é, todos que têm "um coração disposto" podem dar cargo de valor. dê boa vontade do que você tem. Depois deixe os resultados milagrosos para Deus. - Tim Gustafson

Inserida por pao_diario

OUÇA

Leia: Êxodo 6:11-13
Porém Moisés respondeu ao Senhor: Se até os israelitas não querem me dar atenção, o rei também não vai querer. Eu não tenho facilidade para falar ( v.12 ).

Examine: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem ( João 10:27 ).

Considere: Como você se tornará um melhor ouvinte ? De que maneira você pode ouvir melhor a Deus ?

Desde o início dos tempos, o anseio de ser ouvido por Deus e pelos outros é um desejo que está no coração do homem e da mulher. Como o salmista escreveu: "Ó Deus, defensor dos meus direitos, respondeu-me quando eu te chamar ! Eu estava em dificuldades, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração !" ( Salmo 4:1 ).
Moisés ansiava por um público acolhedor - pessoas que ouvissem. Moisés era um orador inseguro e ele reclamou com Deus: "Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar..." ( Êxodo 4:1 ).
De volta aos Salmos, o rei Davi muitas vezes também ansiava por um bom ouvinte. "Ouve ó Deus, a minha oração !" clamou. "...Escuta as minhas palavras" ( Salmo 54:2 ).
Um livro muito útil sobre este tema é Conversation Peace ( Conversa sobre Paz ) da autora e palestrante canadense Mary A. Kassian. Em seu livro, Kassian sugere que existem diversos tipos de obstáculos que nos impedem de ouvir e sermos ouvidos. Estas barreiras incluem:
- Adiantar-se: pensar sobre o que vai dizer a seguir; planejando uma réplica.
- " Viajar: "estar preocupado, pensando sobre assuntos pessoais ou deixar o pensamento ir longe.
- Intrometer-se: interromper o raciocínio da outra pessoa para interpor os seus.
- Desconsiderar: classificar mentalmente os pensamentos do interlocutor como sem importância ou insignificantes sem refletir adequadamente, ou achar que já compreendeu a perspectiva dele.
- Bloquear: recusar-se a reconhecer o tópico que a outra pessoa está tratando, filtrando seletivamente a mensagem para bloquear alguns trechos.
Da mesma maneira que desejamos ser ouvidos e compreendidos importante evitar as práticas listadas e ouvir atentamente a Deus e aos outros. Agindo assim, não seremos tolos, mas sábios ( Provérbios 12:15 ). - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp