Eu Queria Saber Coisas que Rima com Lais
Que eu tenha no olhar, a sutileza que a vida pede, para enxergar nos detalhes do que me cerca, toda a beleza Deus criou.
O que eu enxergo dentro de mim vai ser sempre mais importante que aquilo que os outros pretenciosamente acham que vêem.
Que a arte traga para a minha vida toda a poesia que eu preciso. Que a fé traga para a minha vida, a força, a coragem e esperança em dias melhores.
Que a família traga para a minha vida, o cuidado, o acolhimento e a proteção necessária para manter minhas raízes saudáveis.
Que o amor traga para a minha vida, a humanidade, a paciência e toda a ternura que eu espero dele.
Que os amigos tragam para a minha vida, o companheirismo, a fidelidade e a cumplicidade.
E por fim, que o universo traga para a minha vida toda luz, energia positiva e boas vibrações que couber nela.
Tem dias que está tudo tão bagunçado aqui dentro de mim que eu não consigo arrumar nem o meu cabelo, imagina o resto da minha vida. E está tudo bem por isso, amanhã é outro dia e eu sei que as coisas vão se ajeitar.
Eu cresci ouvindo minha mãe dizer que o amor tudo suporta e, por um tempo eu até acreditei nessa falácia. Mas quando eu me amei de verdade, descobri que isso não era verdade, que amor não suporta tudo, como dizia Maiakóvski "onde tudo é aceito, eu desconfio que haja falta de amor", principalmente amor-próprio. Amor é canteiro e canteiro que não é cuidado, erva daninha se alastra e vai matando aos poucos qualquer forma de vida que exista ali, até que só sobre ela.
O dia de hoje vai lindo, leve, harmonioso e tranquilo. Porque eu quero, eu posso, eu consigo fazê-lo assim. E do início ao fim é assim que ele vai ser.
Eu não sou ingênua ao ponto de esperar sempre o melhor das pessoas, nem maliciosa o suficiente para esperar sempre o pior. Sou apenas realista, sei que da mesma forma que posso me decepcionar com elas, também posso me surpreender.
Tratar os seres que dividem o planeta Terra conosco com gentileza é o jeito mais bonito que eu conheço de rezar.
No mundo que eu vivo também vive minha alma
Ela chora, ri e exala
Exausta ela disfarça
Calada ela ezala
Não é flor mas ezala
Não é visível mas tem uma cara
Um rosto
Sofre porque ama
Acredita porque vê
Sente porque têm sentimento
Se alguns pedaços já não lhe são tão bons
Realizo a poda
Se pétalas estão caindo outras novas estão nascendo
Minha alma vive
Minha alma respira.
O valor que eu considero é o valor do abraço
Esse é o mais caro, o mais cobrado
O pouco exibido
O mais desejado
O de menos valor rentável
De grande valor inestimável
Nenhuma herança o supera
Nemhum poder o ultrapassa
Pois o próprio poder o criou
O propio poder o tornou de valor
Deus o criou
E o deu valor
O enchendo de significado
Tambem o resignificou
Como uma galinha que acolhe os filhotes nos braços
Assim ele diz nos acolher no seu abraço
Com ternura e amor
O amor nos abraçou
Quem dera eu deveras quisesse ser a brisa, leve como uma pena suave como uma respiração.
Quem dera eu deveras fosse a nuvem, macia como um algodão, e distante de solidão.
(Perto do que é eterno " Deus")
Quem dera eu fosse uma parede , dura na queda e firme em sua estrutura.
Mas sou só a natureza mesmo uma mistura de terra com um pouco de aventura.
Indecifrável como o vento, carregada como uma nuvem e grossa como uma parede densa e dura.
É para eles que eu tiro o chapéu
Eu tiro o meu chapéu para os homens que tem atitude e não só palavras;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que nos tiram sorrisos e não lágrimas;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que nos acham lindas ao acordar e não só quanto estamos arrumadas para passear;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que passam a mão em nosso cabelo e não nas nossas coxas;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que olham em nossos olhos e não no decote;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que desenham o caminho do riso em nosso rosto e não o da lágrima;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que borram o nosso batom e não o sorriso;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que nos fazem ficar com a barriga doendo de rir e não com a alma;
Eu tiro o chapéu para os homens que quebram a barreira do medo, da distância, do silêncio e não o nosso coração;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que nos prendem dentro de um abraço e não nas amarras do ciúme deles;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que colocam flores em nosso pensamento e não grilo em nossa cabeça;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que nos chamam de amor e não de gostosa;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que escolhem a mulher pelo caráter e não pelo tamanho do bumbum;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que dividem as tarefas domésticas conosco ao invés de só dar uma mãozinha;
Eu tiro o meu chapéu para os homens que partilham as responsabilidades na criação dos filhos e não a cama;
Eu tiro o chapéu para os homens de verdade e não para os moleques;
Tiro o meu chapéu para esses super homens que além de despertar o melhor que há em nós, ainda nos lembram a todo instante que somos nós e não a popozuda da revista o seu mulherão da porra.
Com o tempo eu passei a me dar ao luxo de hierarquizar as emoções e, nessa escala de importância o que as pessoas fazem passou a ter muito mais valor para mim que o que dizem.
Adoro as manhãs em que teu beijo me desperta e eu ainda de olhos fechados me aconchego nos teus braços com ar de menina indefesa.
A tua vida diz respeito a você e a minha a mim, logo, você pode fazer o que quiser, mas eu só aceito o que mereço e o mínimo que eu mereço é respeito.
Mesmo que eu quisesse não conseguiria agradar a todos, mas tenho plena convicção de que todas as pessoas me agradam: algumas me agradam perto, outras me agradam bem longe.
Parodiando Gilberto Gil
Andah café eu vou
Café não costuma faiah!
Uma xícara de café quente faz verdadeiro milagre.
Às vezes, as pessoas me perguntam de onde vem toda essa garra, o alento, o estímulo com o qual eu enfrento as lutas diárias sem nunca perder a fé.
Minha resposta é simples e exata: minha força vem do alto, vem de Deus. É nele que busco e encontro ânimo cada vez que o cansaço me assola; é nele que busco e encontro colo cada vez que o chão que piso me falta; é nele que busco e encontro coragem cada vez que o medo me toma; é nele que busco e encontro esperança cada vez que a dúvida me invade. É nele que busco e encontro razões para continuar, para não desistir, para perseverar e seguir confiante de que tudo vai dar certo, tudo vai passar, porque sei que é ele, sempre ele que segue pela estrada da vida segurando firme em minha mão.
É melhor a solidão do que meias companhias. Na verdade eu nunca gostei de nada mais ou menos, metades, talvez, quem sabe. Gosto mesmo de exagero, de intensidade, de profundidade, de me jogar de cabeça na abundância de tudo que é inteiro.