Eu Aprendi que ser Boazinha
Goste ou não. Aprendi uma coisa na vida: "A melhor viagem é aquela que a gente não precisa arrumar as malas
O que se salva?
Confiava cegamente neles. Aí aprendi o Braille.
“De tanto ver triunfar as nulidades”, exclamou Ruy Barbosa por volta de 1914, “...o homem chega a desanimar da virtude”. Naquela época, como hoje, o desânimo se justificava, dizem. Será? Para quem a tarefa de endireitar o mundo parece excessivamente aborrecida, resta o consolo de entender que o que puder ser salvo, um dia, o será. Dito de outra maneira: Se estiver confuso, confunda os demais e ganhe tempo. Sobretudo, jamais interpele os impostores. Para quê? A credulidade substitui a contestação; o fraco andará a reboque de conceitos que não entende, sempre disposto a amaldiçoar uma verdade em conflito com a crença que acabaram de lhe instilar. O ingênuo contemplará boquiaberto o espetáculo que lhe é oferecido. Existe justificativa melhor para os chamados showmícios? Nada como a estridência de um espetáculo para determinar uma opção política. Um espetáculo de ópera-bufa protagonizado por um candidato comunicador e pronto, muda o destino de um país. A tal consciência política tira férias remuneradas, para em seguida se indignar com uma escolha desastrada.
Isso só acontece na Namíbia, aquele país tão limpinho que não parece África, já que por aqui, os showmícios foram eliminados.
Exigir algo de meros títeres subordinados aos próprios instintos, é um pensamento utópico e, sobretudo, indigesto, já que a injustiça jamais se limitou a gerar um filho único. Quanto à justiça, ela é cega por definição.
Importante é deixar sempre um espaço para um recuo, que permita contemplar o todo hostil com um sorriso, mesmo com o risco de saber que a qualquer momento, poderá virar um ricto. O segredo, se é que existe, é tocar sempre com a ponta dos dedos, roçar sem o compromisso de aprofundar-se, sem provocar a alergia à verdade daqueles que dela se proclamam donos. Ressaltar o mal, que se esconde atrás de argumentos traiçoeiros, é, seguramente, uma armadilha ao nosso comodismo, a ser cuidadosamente evitada.
Visto assim, tudo passa a ser mero objeto de escárnio. Não há mais o risco de tombar empunhando a bandeira de um ideal com seu prazo de validade vencido. Aos que imaginam ser esse um caminho para a superficialidade, para a alienação, termo abusivamente presente em debates acalorados, Pascal retrucaria ser importante ter um pouco de tudo e não tudo de alguma coisa. Não é uma receita de vida nem um convite ao alheamento e sim, uma forma menos tensa de examinar o palco da existência, no qual um detalhe irrelevante pode arruinar o mais ambicioso projeto, um toque inoportuno de celular consegue dissipar a aura de um momento mágico, onde, finalmente, ídolos adquirem essa condição, enquanto iluminados pelo jogo de luzes de um diretor experiente, para se desintegrar quando baixa a cortina. O “para sempre” dura no máximo até o fenecer da estéril paixão.
Indiferente a reflexões desse jaez, a sociedade se encarrega de ignorar a imagem tétrica do relógio sem ponteiros de “Morangos silvestres”, soterrada pelo advento de inexpressivos relógios digitais. O diálogo encontrou substituto digno no discurso vazio, sem contestação possível, a arenga insossa do “vender o peixe”. Tão compacta é a fala que rege a sociedade, que não há espaço para discussão. Aforismos sem valor, e não vale a pena enumerá-los, passam a governar as mentes. Contestar? Por acaso existe a certeza – e se existe, onde é que ela fixou residência? Deve estar perdida entre a teia de Penélope e o vão esforço de Sísifo, entre o ardil e a sentença.
Levar a sério a realidade? Melhor dirigir-lhe um olhar zombeteiro. Será essa a desforra. A pretexto de estarmos vivendo intensamente determinado momento, não faz sentido afirmar ser determinado instante mais importante do que outro. Não há mais nada de excepcional, inexistem encruzilhadas históricas, a não ser para nós mesmos. Se houver alguma perspectiva inebriante, bastará um olhar irônico para demolir qualquer arcabouço ou dogma, para transformar em bagatela ao invés de sofrer por conta de males, cuja cura teima em fugir à sabedoria. O caniço pensante precisa, com urgência, aprender a dar de ombros.
Nossa jornada é apenas o atalho para descobrir, algo tardiamente, a inutilidade de ser sério. Os mais nobres sentimentos abdicam da sua solidão majestática ao chocarem-se com o trivial. Entre sermos inconsoláveis cassandras, ou torcer pelo fracasso das nulidades, manter o sorriso é uma medida de sobrevivência. Saída poética, talvez, já que sem sermos poetas, saberemos ser fingidores. Ante a falta de pudor do político, o sorriso do sábio. Isso não irá mudar algo, mas se não é a solução, proporcionará pelo menos um agradável fim de semana, sabendo que o Febeapá do saudoso Ruy Porto possui ainda várias páginas em branco.
E as nulidades? Bem, quantos têm na ponta da língua o nome de quem derrotou Ruy Barbosa, nas urnas? Eis a resposta definitiva, ainda que disfarçada de pergunta.
Para mim viver hoje
é enfrentar os problemas com coragem , fé.
Aprendi comigo
e sem pressa, sem hora de chegar.
Olhar as coisas com amor,
Sentir e,
Ouvir e ter compaixão das pessoas,
ouvir seus problemas...ajudar.
Sou sincera, tenho um coração grande de mãe,
de avó, de tia, de sogra, de amiga, compartilho
o pão, o vinho, a cerveja, com os vivos, como faziam os meus antepassados.
Lembro-me o que me dizia meus avós, com muito orgulho e como lição
Não temer as ameaças, porque todos nós temos inimigos, vivos e mortos.
Nunca permitir que nos humilhem, nem nos enganem,
e não contestar, se dizer sim, que seja o sim, se dizer não,
que seja o não.
Viver é saber ficar sozinha, para aprender estar em companhia.
É saber envelhecer, sim,
sem rótulos.
Viver é se, se explicar..
e não se questionar, não se culpar.
é sorrir, é cantar, é chorar..é deixar rolar..!
é também dançar na chuva, caminhar descalço,
de saldo, é tropeçar, cair e se levantar.
Viver é saber ficar, e se for preciso voltar...!!
+sonia solange da silveira Ssolsevilha
Não vou dizer que não me desespero com os problemas ,mas posso dizer que aprendi a não mais sofrer antecipadamente além de não resolver desgasta o emocional , já vi o fim do mundo várias vezes e na manhã seguinte ainda estava em pé , nada como um dia após o outro. O pior derrotado é aquele que não se levanta após as quedas , as outras pessoas sempre terão algo a falar e criticar ,muitos de nossos amigos irmãos vão nos dar as costas quando mais precisarmos, aquela pessoa que era o amor a sua vida pode de uma hora para outra mostrar que não era tão amor assim , mas a vida continua sigamos em frente com um sorriso na cara e certeza de que somos capazes de vencer a nós mesmos e a todos os problemas , ainda que a felicidade não seja desse mundo perseguí-la é a lei
Aprendi a usar meus bons momentos pra me expressar, e vi que você nunca mais vai estar em primeiro lugar
Com o tempo aprendi
A ouvir o que me dizia
O silêncio das estrelas
O cheiro da terra
e perceber o quanto custava
cada lágrima que reprimi
Naquelas bravas horas de tristeza
Que a ninguém mostrei
A vida sempre envia sinais
Mas tem horas
Que é inútil procurar respostas
Longe de mim
Quando parece que simplesmente
O mundo me vira as costas
Há momentos em que é tarde
Muito tarde
E só teu coração poderá te responder
Se nesse momento
Brilha a Lua
Cai a chuva
Ou arde o Sol
Esse momento existe em você
E não no Universo
Há coisas que estão longe
Há coisas ao teu lado
E há coisas
Que não estão longe e nem perto
Estas coisas estão em nós
São o que somos
Estão antes, estão após
São o durante
São o agora
São e não são
Assim como estamos juntos
e eternamente sós
Vivemos, choramos e rimos
sem nunca saber de verdade
Se realmente existimos.
Um fim de ano iluminado para você e, novamente, muito obrigado. Ao longo desse ano também aprendi e evoluí muito com você.
Aprendi a guardar minhas criticas , escuto olho pro lado e mudo de assunto , assim evito 90% de problemas de convívio .
Aprendi ali que ninguém é substituível. Alguns se tornam substituíveis ao se deixar reduzir a apertador de parafusos da máquina do mundo. Alienam-se do seu mistério, esquecem-se de que cada um é arranjo único e irrepetível na vastidão do universo. Quando a alma estala fingem não saber de onde vem a dor. Então engolem a última droga da indústria farmacêutica para silenciar suas porções ainda vivas. Teriam mais chance se ousassem se apropriar de sua singularidade. E se tornassem o que são. Para se perder logo adiante e se buscar mais uma vez, já que ser é também a experiência de não ser.
Aprendi uma coisa que os nossos inimigos são aqueles que nos invejam! A eles desejo sucesso e que Deus dê uma oportunidade para reconhecer que a inveja é o câncer do egoísmo!
A vida ensina: aprendi que saudade é um prato amargo, dói...
Saudade é querer que o tempo volte e pare onde se deseja está.
Com o sofrimento,
Aos tropeços...
aprendi a ficar calada
meus olhos expressando tudo
e a minha boca fechada
Por que fiquei assim?
porque fui mal interpretada
maltratada
porque de mim
poucos entendiam e
outros quase nada
passei a refletir mais,
comecei a medir e a pesar
tudo o que eu deveria ou não falar,
em busca da paz...
Do silêncio fiz-me
boa ouvinte,
aprendi a prestar mais atenção
a discernir com calma
e a não agir com a emoção
as relações se tornaram leves
os sofrimentos breves
Enfim...
A experiência me mostrou
que eu também estava errada,
que julguei e fui julgada
A vida se abrandou e hoje
Assim estou,
tranquila
em minha jornada.
Com as recentes experiências aprendi, que as pessoas desprezam o que é gratuito, de acordo com o que pensam, o que é dado por nada, nada vale. Penso que os que assim pensam, só pensam em apreços materiais donde visam seus anseios lucrativos. Vambor
Lições que aprendi esse ano
Se alguma situação está te incomodando, fale, se não conseguir resolver e não se sentir mais bem em determinado lugar simplesmente saia de lá e procure um lugar mais saudável pra você. Discussões e brigas não levam ninguém a lugar nenhum, se puder evitar, evite, abaixe seu tom de voz e ignore certas coisas, releve as coisas ditas no calor de uma discussão, pois são impensadas e ditas com intenção de magoar mas nem sempre são palavras sinceras então não vale a pena viver em função delas. Esqueça aquilo que te faz mal, aquilo que faz seu coração doer, apague da sua mente aquilo que te tira o seu sono. Lance fora os sentimentos ruins. Perdoe até mesmo aquelas pessoas, que aos seus olhos parecem não merecer o seu perdão, mesmo que elas não te peçam desculpas, vá lá e desculpe-se, ter o coração limpo vale mais do que o seu orgulho, acredite. Tenha misericórdia, ajude a todos que você puder, mesmo que não te peçam ajuda. Seja humilde independente de em que posição você esteja, nunca se considere melhor do que ninguém, pois somos todos iguais diante de Deus e ninguém tem o direito de julgar ninguém. Respeite os outros independente de sua opinião, ao invés de discriminar acolha. Tente entender o outro, se coloque no lugar, muitas das atitudes que uma pessoa tem, são em função das situações difíceis que aquelas pessoa está vivendo e você nem imagina. Então se ver alguém mal humorado ao invés de tratá-lo da mesma forma, tente descobrir o que está motivando aquele estado e tente modificá-lo. Acorde sorrindo, ria das pequenas coisas do dia a dia, ria de si mesmo, ria dos outros, antes de dizer um oi abra um sorriso, sorrir abre portas e muda as situações, torna tudo mais leve. Seja sempre sincero, a mentira acaba com a confiança e uma vez sem confiança são destruídas as relações humanas e depois é muito difícil reconstruí-las. Mesmo que a verdade seja difícil mais difícil será depois ter que explicar o motivo da mentira. Pense muito antes de dizer algo, pense se você gostaria de ouvir aquilo, se não gostaria não diga, engula suas palavras ruins e transforme-as em palavras boas. Aproveite cada minuto da vida, viva com intensidade, pois não sabemos quando vai ser o último dia. Todos os dias pessoas morrem e vai ter dias que vamos perder aqueles que mais amamos, então viva sem arrependimentos, sem medos, se tiver que abraçar abrace, se tiver vontade de dizer que ama diga, se for convidado pra fazer uma viagem vá e curta cada instante, tire muitas fotos e aprecie cada instante perto de quem você ama. Viva a vida pelo simples prazer de viver, não ligue pra o que vão dizer, seja feliz do seu jeito, brinque, zoe, faça aquilo que tem vontade, se sentir vontade de cantar, cante, se sentir vontade de dançar, dance, não tenha medo de passar por ridículo, pois muitos dos que vão rir de você, queriam ter metade da coragem que você tem. Ame muito as pessoas a sua volta, ame elas de graça sem esperar nada em troca, demonstre seu carinho com pequenos gestos, surpreenda, dê presentes, diga que se importa, elogie mais, critique menos, quando criticar faça críticas construtivas, saiba falar pois não é o que se diz é como se diz. Tudo que fizer faça com toda a força, não deixe que digam que você podia ter feito algo melhor, se esforce sempre, até mesmo nas pequenas coisas. Faça tudo com entusiasmo, tenha responsabilidade mas ao tempo não leve a vida tão a sério. Seja você mesmo, pois você é maravilhoso com seu jeitinho, então se valorize, se ame muito. Seja sempre honesto, plante coisas boas e você com certeza vai colher coisas melhores ainda nas sua vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp