Eu Amo Minha Família
Quando o tempo esbranquiçar nossos cabelos, emudecer nossas vozes, baquear nossos passos, devemos dizer com a mesma emoção de hoje, meu pai, minha mãe, somos-lhes gratos!
Uma mulher que perdeu o marido é chamada de viúva. Um homem que perdeu a esposa é chamado de viúvo. E uma criança que perdeu os pais é chamada de órfã. Mas não há um termo para uma mãe ou um pai que perdeu o filho.
MUITAS VOZES (HOMENAGEM FERREIRA GULLAR)
Que vozes são essas?
Que até no silencio fala comigo?
Procuro dizer sem saber
O sentimento fala em meu ser
Dos poemas lidos
Dos amores esquecidos
Dos amigos perdidos
A voz presa na garganta
São manifestos?
São esperanças?
As vozes são tudo que carregamos
Do pai
Da mãe
De anos
O tom que temos
O tom que sabemos
É herança do que já esquecemos
Muitas vozes ao mesmo tempo falando
Eu aqui em silencio
Apenas observando
O tempo cria em nossas vidas inúmeras expectativas, planos, sonhos, dores, sofrimentos, alegrias, lágrimas e sorrisos. Buscamos ideias que nos transformam em escravos de nos mesmo. Fazemos planos, juras de amor e promessas. Construímos um reinado que com o tempo passa a ser vazio. Não temos moradores dentro deste reino, apenas vazios que antes eram preenchidos por sonhos, ideias e metas. Colocamos objetivos com a falsa promessa que nos fará felizes e completos. Abrimos mãos do tempo junto com a família, do lado de uma pessoa que possa ser um grande amor, de pessoas que queremos bem, compramos do bom e do melhor, fazemos dividas estendidas dentro de carnês e boletos bancários para nos dar status e nos afogamos em trabalho e nos bem materiais com o objetivo de tampar aquele vazio e deixamos de vivenciar a nossa essência.
Transformamos o nosso Eu em uma máquina, onde os sentimentos são deixados de lado, a razão e a emoção são desligadas. Neste espaço fica apenas um vácuo, alimentado no passado por inúmeras vezes de mentiras, de sonhos apagados, de amores deixados de lado e conquistas egocêntricas. Quando vemos que toda a miragem se apagou, estamos sós. O encanto, o prazer, o sorriso e alegria de viver estão soterrados em casamentos frustrados, em empregos infelizes, em momentos de prazeres sem real significados e com ilusões mortas.
Ficamos presos a estas correntes devido a inúmeros tabus, com máscaras sem expressões e mentiras. Somos obrigados a se comprometer com regras para fazer o papel de bom pai ou boa mãe. Somos tachados de exemplos, mas que na verdade gostaríamos de ser esquecidos e quebrar as regras da vida. Jogar tudo para o alto e deixar a responsabilidade de lado, mergulhar em amores proibidos, se arriscar mais em um novo emprego e que nos realize, nos transforme em pessoas desejadas. Queremos mostrar que estamos vivos, com o sangue quente correndo nas veias e sentir a alma gritar de alegria por estar se sentindo vivo novamente. Queremos esquecer as responsabilidades, prazos, metas e voltar viver com o sorriso nos lábios e chegar ao final do dia sabendo que valeu a pena viver cada minuto mesmo que sem nada, mas com todo amor sendo tudo.
Sorria, faça brincadeiras, dance, cante, dê abraços, beijos, diga eu te amo, estou com saudades, eu preciso de você...
Seja feliz, agradeça a Deus pela vida, pois ela é um sopro.
Pais são o suporte para vida, é onde
as coisas dão errado, você tem com quem contar, é quando você precisa de um conselho, tem alguém para te aconselhar,
é quando você precisa de ajuda, eles estão ali prontos para te ajudar,
é quando você está perdido no caminho, eles estão prontos pra te abrigar,
é quando voa alto e perde as as asas, eles têm o ninho pra você voltar.
Que Saudade!
Saudade dos que já foram
Saudade dos que nem chegaram
Pois sei que irão partir
Saudade de brincar
Saudade de sorrir
Saudade das coisas que aqui estão
Saudade dos amores que virão
Saudade de todos que amei com paixão
Que saudade!
Saudade da minha avó, do meu pai, da minha mãe
Saudade dos meus tios, saudades do meu avô
Saudades de todos que o tempo levou
A vida é assim, chegada e partida
Mas só existe saudade,
Se a vida foi bem vivida
Do livro Turbilhão de Emoções
“Tanto faz o dia em que estamos, mamãe me pergunta o tempo todo que dia é esse. Ela está vivendo em um tempo fora do tempo, em um espaço quase sem lembranças.
Por mais que procure algo familiar aqui na minha casa, ela não o encontra, quer as amigas, o cheiro de fumaça de caminhão, o barulho do escapamento, este lugar não cabe no coração dela.
É como se flutuasse acima do mundo real e se protegesse de tudo com esse manto de insanidade.
Ela tenta se agarrar às lembranças das avós, dos irmãos quando eram crianças, na tentativa de resgatar a mulher que ela está perdendo.”
Meus pais pediam insistentemente, para eu leva-los de volta para casa.
Papai nunca saiu de sua casa, mas a casa saiu dele; mamãe morava comigo, mas nunca saiu daquela casa, que ela sonhava retornar.
Aos poucos eu fui entendendo o que significava “voltar para casa”. Eles querem resgatar a casa que um dia abrigou Felicidade, na verdade eles queriam voltar para aquela Felicidade.
Não era a casa de tijolos e portas, janelas e piso rangendo.
Era a casa que abrigava o barulho das crianças brincando; o cheiro de café e o gosto de bolo de fubá; o perfume do travesseiro, que guardava seus segredos; o cheiro do bife que só mamãe sabia preparar; o perfume do dia de limpeza e o cheiro da pipoca.
A casa era a maçaneta da porta rangendo, quando papai voltava do trabalho; ou o pano de chão sobre o tapete, que mamãe insistia em colocar para manter o tapete limpo.
A casa para onde eles querem voltar é feita dos detalhes da torneira pingando, que papai adorava consertar; do batente arranhado pelas escaladas das crianças inquietas; é a casa que abrigou o sonho de família, de felicidade, de prosperidade; a casa paga em muitas prestações, e cada uma delas tinha um gosto de vitória…
Eles querem morar naquela felicidade, e eu também”
E nos abençoe para que alguém nos adote logo e que a mamãe e o papai sejam bonzinhos e tenham um unicórnio de estimação.
Nossos pais são os chatos de hoje que se tornarão os heróis de amanhã.
Afinal, quem vai nos falar ou proibir para não fazer alguma coisa?
E nós sentiremos falta disso.
Não é porque seus pais não sabem "mexer no celular" que você sabe mais que eles.
Está por fora! [risos]
Ter-se alistado não te faz um soldado.
Ter um instrumento não te faz um musicista.
Ter um filho não te faz um(a) pai/mãe.
Ter dinheiro não te faz próspero.
Mas ter a boca grande te faz um imbecil.
Um reprodutor é aquele homem que simplesmente engravida uma mulher e vira as costas para ela e para o bebê.
Um pai é aquele homem que engravida uma mulher, assume seu papel de homem, participa da gestação e cria seu filho com presença, amor, carinho e muito afeto.
Ser pai vai muito além de postar fotos no Facebook ou pagar uma pensão, contrariado, de poucos reais, e achar que está de bom tamanho para o filho.
Quem recebe nesta vida um inimigo de vida passada como filho, se assemelha ao herói que foi prejudicado no passado por aquele ser, e hoje aceita a nobre missão de buscar a harmonização da questão pelas vias do amor. Não por acaso existe o mandamento que recomenda honrarmos pai e mãe. Quem engole o ego e aceita ser genitor nessas condições, é digno de muita honra. E se consegue realizar a tarefa de transformar em amor o que antes era ódio, avança mais um degrau na escala evolutiva.
*AVÓS*
Não poucas vezes paro no tempo e me pego a recordar
dos bons tempos em que eu ouvia os meus avós a me contar.
As histórias de como tudo começou e de como pouco a pouco,
tudo tudo se ajeitou.
Avós tem cheiro de alegria, de amor, de diversão.
Às vezes uma bronca ali e logo um pedido de perdão,
que vinha com aquele prato preferido, muito bem escolhido para voltar a comunhão.
Ser avô ou avó, algo espantoso, curioso,fenomenal,
pois é ver o fruto do fruto trazendo esperança afinal,
de que um dia a sua lembrança será verdadeiramente imortal.
Que amor é esse que faz os seus netos se sentirem tão amados? Respondia minha avó: "Tudo isso meu filho é porque eu amo dobrado."
Pr.Nilton Sodré.
- Relacionados
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de irmãos unidos para aqueles que são unha e carne
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Mensagens para Filhos
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- Poemas sobre irmão
