Ética e Cidadania
Em política, tal como na moral, é um grande mal não fazer bem, e todo o cidadão inútil deve ser considerado um homem pernicioso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do WhatsappNo mundo das tecnologias, o papel do professor será mais valorizado, como formador na ética e na cidadania, o que nenhuma máquina pode fazer.
“Para ser útil à sociedade, não precisa ser um DeMolay. Mas para ser um DeMolay, é preciso ser útil à sociedade.”
Não há respeito dos cidadãos, para com os agentes públicos que perderam a vergonha , moral e ética!#ToninhoCarlos
Enquanto a nossa classe política desconhece os conceitos de ética, moral e vergonha - nós cidadãos perdemos o respeito!#ToninhoCarlos
O cidadão ético é aquele que respeita o meio em que vive sem excluir a quebra de regras, desde que a sua ação não cause danos a terceiros.
Consciência política é: a capacidade do exercício da cidadania usando o que lhe confere a Constituição Federal, na plenitude dos seus direitos e deveres, moldados no comportamento ético e moral, com compromisso social e democrático.
Acima dos direitos e dos deveres, estão as pessoas, porque há coisas que são legais mas não são justas. São imorais.
A democracia não é apenas um arranjo institucional de governo, mas um pacto moral entre cidadãos.
Sua beleza está em exigir que a vida pública seja sustentada pela honestidade, pela consciência ética e pela fidelidade à verdade.
Quando esses fundamentos se corrompem, não é a democracia que fracassa em si mesma, mas a ausência dessas virtudes que a esvazia e a transforma em ilusão.
Que papel ou função tem a família e a escola na construção de cidadãos éticos e morais?
Considero que a formação ética e morais dos alunos e, por conseguinte cidadãos são atribuições justas e solidárias entre a família e a escola. Entretanto destaco ser a família a principal responsabilidade, pois sem formação primordial no lar dificultará a eficaz da escola neste processo.
Apesar de considerar a escola como papel complementar não significa que se houver falha na primeira socialização, a segunda não terá êxito.
Se por um lado, não podemos projetar uma estruturação escolar separada da familiar, contudo, é preciso independentemente da família desempenhar seu papel, a escola necessita educar seus alunos para a vivência em uma sociedade democrática e contemporânea.
Enfim a formação moral e ética do(ã) cidadão(ã) é no geral responsabilidade da interação entre escola e família, onde cada um faça sua parte em seu âmbito de
EM NOME DA ÉTICA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Há um grande número de cidadãos focados especificamente no que a lei permite, proíbe ou manda. Isso é bom, porque muitos crimes, delitos e contravenções deixam de ser praticados, pela mera existência do temor da lei. Por existirem, ainda bem, essas pessoas temerosas das consequências diretas de seus atos, mesmo que lhes falte caráter para, no fundo, não desejarem praticar tais atos.
A realidade se complica, e muito, quando a ética está em jogo. Sendo ela o conjunto de posturas e atitudes que a lei não manda nem proíbe, muita gente boa, em princípio, porque não comete crime, abusa do atentado impune ao ser humano. Constrange, prejudica, passa para trás, engana, falta com a palavra, faz fofoca, dedura e até ganha pontos com quem lhe convém ou interessa agradar, mesmo que prejudique aquelas pessoas que não oferecem retorno, vantagem, promessa, ou das quais apenas não gosta.
Falta-se muito com a ética nos ambientes de trabalho, nas igrejas, agremiações e outros grupos, em troca de promoções, prestígio, atribuições, privilégios e cargos que pertencem a outros. Muitas vezes tão só para ficar bem aos olhos do líder, e ter a honra questionável de se tornar mais íntimo.
Também se falta muito com a ética em nome de um destaque na família... da disputa pela preferência geral. Nos dissídios e nas intrigas envolvendo proles. Algumas vezes, pela simples curiosidade ou desejo de cutucar desafetos do outro lado, por intermédio de alguém mais frágil, dependente ou ingênuo, que no fim das contas é igualmente prejudicado sem nem saber a razão.
São muitas as crueldades. Os atos perniciosos não previstos em lei. E a ética, intocável para o jugo da lei, em nome da graça, do arbítrio e da liberdade responsável do ser humano, fica seriamente comprometida. Uma sociedade sem lei é truculenta; brutal... sem ética, é hipócrita e nojenta.
O voto é o direito mais precioso de cada cidadão, e temos a obrigação moral de garantir a integridade do nosso processo de votação.
DUPLO CIDADÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Há muitas coisas que a lei permite, mas a ética não recomenda. Se você já não é um fora-da-lei, meus parabéns... mas tente, ainda, não ser um fora-da-ética.
- Relacionados
- Poemas sobre Cidadania
- Frases sobre Ética e Cidadania
- Frases sobre cidadania para ampliar sua visão sobre direitos e deveres
- Frases sobre Democracia e Cidadania
- Pensamentos sobre ética
- Moral e Ética de Kant
- Valores e Ética frases
-
9 frases de Luis Fernando Verissimo sobre a política e o Brasil
-
Fábula A Raposa e as Uvas de La Fontaine (com moral da história)
-
Fábula O Cão e a Máscara (com moral da história)
-
Fábula As Moscas e o Pote de Mel (com moral da história)
