Estav Contando as Estrelas no Ceu
Quando passamos por algum colapso emocional, sabemos que precisamos de tempo e conforto para processarmos alguns sentimentos.
Quanto mais estudo a língua portuguesa, mais percebo que nada sei. E é justamente isso que a torna tão interessante, instigante, viciante e apaixonante.
é na voragem do tempo que me perco e me encontro, ora lírio desmaiado, ora estrela em céu dourado...
Sabe quando você vê alguma coisa e acha que nunca vai conseguir fazer? Experimente, tente... no seu tempo. Você pode se surpreender. Mesmo que não saia perfeito. Foi o seu perfeito e isso tem um valor enorme.
De vez em quando (ou de vez em sempre) fico me questionando sobre a enxurrada de informações a que somos submetidos no nosso dia a dia. Tenho a sensação de que deveríamos ser programados para dar conta de tudo o que lemos. São tantas notícias inúteis e bizarras que aparecem na nossa tela.
E o pior é que querem que acreditemos em tudo o que escrevem e falam. Dá vontade de gritar: Chega! Não sou um robô à mercê dessa mídia que anda a duzentos por hora. Quero ter a minha opinião. Vocês não vão me persuadir com suas falácias. Deixe-me decidir o caminho a seguir. Sim, eu sou capaz disso!
Não se desgaste tentando entender o hoje, o amanhã e o depois. Viva-os simplesmente e o entendimento se fará presente naturalmente.
Já parou para pensar na importância da língua portuguesa na sua vida?
Parece uma pergunta simples, mas tem a sua complexidade. Seu uso é tão habitual que, às vezes, não nos damos conta da dependência que estabelecemos com a nossa língua materna. As palavras nos movem o tempo inteiro e estamos sempre nos revelando, seja por meio da linguagem verbal ou não verbal.
O mais curioso é que, ao mesmo tempo que a língua portuguesa nos é tão íntima, ela também nos é desconhecida. Um paradoxo que a torna muito especial. Não tem como se desvincular dela. Somos exigidos a estudar para esclarecermos dúvidas que surgem a todo momento.
Quem estuda a língua portuguesa sabe que é uma tarefa incessante e apaixonante. Já dizia Olavo Bilac: “Amo-te assim, desconhecida e obscura. Amo-te, ó rude e doloroso idioma.”
Nossa evolução não é linear, por isso não nos assustemos com os desvios e as curvas que surgirem no caminho. Eles fazem parte do nosso crescimento.
Estudar é importante, mas nada adianta se você não fizer exercícios, ou seja, nada adianta se você não colocar em prática tudo o que aprendeu.
Um dia após o outro com alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, dores e alívios. As antíteses da vida tornam a caminhada mais leve.
Olá, diário! Coloquei o alarme do celular para tocar às 8h, mas acordei alguns minutos antes. Quase nunca acordo com despertador, assim era chamado na minha época, mas hoje eu tinha uma consulta médica que não podia deixar de ir. Acho uma agressão ao corpo acordar com um barulho no ouvido. Às vezes, estamos no melhor do sono e somos despertados para a vida. Será que eu quero ser despertada para a vida naquela hora? Não! Deixe-me dormir e decidir a que horas devo começar. Uma vez me perguntaram o que era luxo para mim. Respondi exatamente assim: ter saúde e acordar naturalmente todos os dias, sem imposições extras. Por mais que digam que não devamos ser escravos do tempo, a vida não nos deixa livre do tique-taque que movimenta o mundo. Ilusão acharmos que não somos reféns do tempo e da vida. Mostre-me um caminho diferente para que eu possa definitivamente me desalarmar.
Querida amiga, ando pensando em como estamos mergulhados em um mundo artificial. Sinto falta da essência humana, da verdade da vida, da transparência das nossas emoções. Encontramos causas ligadas ao meio ambiente, ao preconceito linguístico, ao racismo, à homofobia, à religião... Por que não existe uma causa em que as pessoas defendam a vida real, a vida como ela é? Parafraseando Nelson Rodrigues. Essa vida de mentira que as pessoas defendem é cruel, é mais grave do que se imagina. Isso causa transtornos psicológicos inimagináveis. Saudade de uma época em que o ser humano podia ser humano e não robotizado e idealizado por uma sociedade doentia. Salvemos a vida!
Por que o coração materno só fica tranquilo, quando sabe que os filhos estão bem? Cada vez me convenço mais que o maior ato de coragem de uma mulher é a decisão de ser mãe.
Não entendo a preocupação que os brasileiros têm de aprender o idioma dos estrangeiros que vêm aqui para o Brasil. Se são estes que estão vindo, por que eles não aprendem a língua portuguesa?
Estuda para teres tuas próprias opiniões e argumentos válidos. Só assim não deixarás que te manipulem. Sê livre por meio do teu conhecimento.