Essência
Podemos mudar tudo em nós (quase tudo), nossos pensamentos, comportamentos, convicções, a maneira como olhamos o outro e à nós mesmos. Podemos mudar as cores e energias que exalam de nós, mas nunca conseguiremos mudar nossa ESSÊNCIA.
Flávia Abib
Somos preciosos aos olhos de Deus - do jeito que somos.
Não mude para se adequar ao mundo dos outros.
Seja você o teu mundo - do jeito que é.
Seja você a tua própria essência - do jeito que for.
Não podemos confundir o que fazemos com o que somos, pois o que fazemos: cargos, profissões, empregos são temporais mas, o que você é, a sua consciência de quem você é, nunca morrerá, é para sempre.
Por isso, é sempre bom visitar a si mesmo de vez em quando para descobrir/redescobrir quem você é e isso será a extensão do que você faz.
Quem você é? Se a resposta for: eu faço, você não sabe quem verdadeiramente é.
É terrível admitir que escolhemos uns aos outros pela aparência (pelo menos num primeiro momento), mas somos o que não se pode ver, frutos de uma argamassa elaborada com emoções e sentimentos. A nossa essência vai muito além da aparência, essa é capaz de encantar e fascinar, mas, sozinha, não tem como se sustentar.
As vezes vive-se uma vida buscando um apoio que muitas vezes vem de pessoas erradas. As pessoas costumam apoiar o que são comuns a elas, que se assemelham ao seu modo de vida. Exemplo: os justos se apoiam pois entendem as suas razões e o modo de agir assim como os ímpios apoiam os ímpios por entenderem também as suas razões e modo como agem.
Um justo não terá (facilmente) o apoio de um ímpio pois existe um abismo entre eles, por serem diferentes, é mais fácil atirar pedras.
Com tudo que tenho visto, é certo que, se Jesus Cristo viesse a terra como homem, novamente seria crucificado. Infelizmente!
Não precisamos forçosamente mudar por nada e nem por ninguém, mas se o nosso modo de SER interfere negativamente em algo importante em nossa vida, cabe a nós refletir e avaliar a necessidade de ajustes, sem com isso negar a nossa própria ESSÊNCIA.
Se aceitarmos que Deus é infinito em sua bondade, amor e sabedoria, e que tais virtudes fazem parte de seu Ser, consequentemente aceitaremos que O referido deseja o bem para seus filhos, pois é algo natural e imanente. Logo, para absolutamente todos os seres humanos, em algum momento, o Senhor oferta o caminho correto, a luz, a oportunidade, o bem.
Agora, caso aceitemos que Deus de alguma forma se mantém inerte, impassível diante de sua natureza, podemos concluir, impreterivelmente, que sim, é possível existir algum ser que não tenha tido contato com o bem, o bom, que não saiba o que é exercer um julgamento bom, pois lhe falta o referente, a oportunidade, o bem. Mas isso não seria contra intuitivo, caso consideremos que o homem, como um Ser dotado de razão, espírito e alma, tenha ciência do bem e do mal de forma natural? Afinal qualquer criança consegue fazer essa diferenciação. Ora, uma vez tendo ciência da luz e trevas, bem e mal, o referido, logicamente, irá preferir que o bem seja feito para sua pessoa. O cerne aqui discutido é basicamente este: há alguma forma de comprovar que a Sociedade, o Estado, mutatio mutandis, o meio no qual o homem é criado o condiciona para o mal, retirando completamente essa ciência natural de certo e errado e o vitimizando perante suas ações?
Perceba. No fim. Todos nós somos responsáveis por nossos atos. Nossas falhas. Nossos vícios. Nossas idiossincrasias e mediocridades. O vitimismo narrativo moderno tenta retirar essa responsabilidade. Limita nosso ser. Cria indivíduos fracos e sedentos por uma figura salvadora e provedora, que impreterivelmente é preenchida pelo Estado, o novo messias mundano. Não seria esse o carimbo do passaporte para a tirania?
julho das pretas
Não deveria ser necessário separar um mês do ano para celebrar um determinado grupo da sociedade devido a sua cor, a sua raça, a sua etnia mas, como uma boa parcela da humanidade (se é que podemos chamar assim "humanos"), ainda tem dificuldade de entender que somos diferentes ao mesmo tempo que somos iguais, de direitos comuns a todos e que somos todos da mesma raça, a raça humana!
Pela intolerância de alguns, tornou-se necessária a criação da Lei n°12.987/2014 instituída pelo governo brasileiro, onde preconiza o dia da Mulher Negra no dia 25/07. Essa data retoma as lutas para a negra alcançar o seu lugar, remodelando e reconstruindo um novo cenário social e político, mulheres que mostram a sua capacidade de ser o que quiserem ser, mulheres guerreiras que enfrentam o preconceito levantando as suas cabeças e seguindo em frente, fazendo acontecer...
Como anteriormente foi citado, somos todos iguais em direitos e somos diferentes uns dos outros, cada um com as suas características e idiossincrasias, onde, mesmo irmãos gêmeos, ainda assim, são indivíduos diferentes. No que tange a isso, sermos diferentes, nos tornam iguais e é algo inerente a raça humana, por isso, devermos ser cada vez mais tolerantes com a "diferença" do outro e isso deve incluir todo tipo de diferença.
Raidalva de Castro
A calmaria do Iracema me faz refletir sobre a vida; logo vem a convicção do dever cumprido, cuja essência sempre foi a profunda dedicação laboral e amor às causas sociais.
A vaidade tem seu preço na vitrine. Ela é a amiga útil do encanto, faz magia para atrair os elogios e os olhos de alguém que se quer tanto, mas se alguém te quis vestida em aparatos não quererá quando souber quem és de fato.
Eu creio que, o amor precisamos, sentimos, todas as horas; não podemos descartá-lo ou dispensá-lo ao nosso bel-prazer. Amor é a essência intrínseca do nosso viver seja acompanhado ou não, como não podemos deixar de respirar por nossa livre vontade.
Procuro minha
melhor versão
dentro de mim
navego entre mundos
deslizo em águas
cristalinas
em busca da completude
as vezes encontro
águas turvas
perco a direção
Incompreensão
Invade meu âmago
delírios
persistem em mim
preciso soltar a âncora
voltar a navegar
em outros mares
devanear
em águas cristalinas
@zeni.poeta
A Alma
A alma tem que ser livre
Se libertar
Quando
A conceituamos,
Ela perde ALMA o seu significado
A sua liberdade...
E no silêncio de Deus ela é livre:
Pura consciência...
É onde se funde com o amor!...
De onde nasceu,
Jesus!...
Para poder sair do chão
Soltar suas amarras
E entrar no seu novo mundo
Novas vidas
Navegar em outras dimensões.
E quando conceituamos a liberdade
Da alma
Deixamos ela
Novamente ALMA Reprimida,
Sem esperanças: na prisão.
Com sofrimentos e desesperanças...
Porque não tem como conceituar
O que é infinito
O que nasceu para iluminar o universo
Com a sua expansão de consciência:
Germes de Deus...
Deus é indescritível
E a alma, imensurável...
Nasceu para a expansão
Não só do universo
Mas para dar vida
A todas as dimensões
Onde Deus semeia o seu amor
Para que nós
Em nossa evolução moral
E espiritual
Vamos desvendando os seus
Aromas...
E perfumando às nossas essências...
Paz ❤️
A vida é uma bifurcação; prefiro trilhar pelo caminho da retidão; esse espaço é reduzido; nesse lugar encontraremos valiosos sentimentos: leveza; conforto espiritual; essência do amor; paz infinita e parâmetros sociais.
O cultivo da rosa
No mundo dos espinhos,
as rosas plantadas ao longo do caminho...
Teve as suas pétalas arrancadas,
O vento as espalhou.
e cada dia que passou
O rastro da essência mágica da rosa ficou.
Perfumou a vida até de quem com violência as arrancou.
Refaça o lugar que pisou.
Cultive as boas sementes que plantou.
O amor vai transbordar
em tudo que tocar
Sua essência vai ficar.
A sua paz vai encontrar.
Adriana C.Benedito
