Espiritual
ENSAIO SOBRE NOÇÃO DE ACUSAÇÃO E PERDÃO NA ESFERA ESPIRITUAL
Não é que Jesus aprovava o que o bandido fazia, o que o prostituto fazia, o que o falso discípulo fazia, mas que ele amava cada um por sua essência como gente. A concepção do amor de Deus vai contra o “instinto” do homem.
Porque não entendiam seu pensamento, suas ações e reações, tinham-no por revolucionário em meio a uma sociedade cujos conceitos abrangiam sentimentos de ódio, vingança, justiça com as próprias mãos, revelando a falta de amor “interior” que inundava a alma contra a qual ele se pronunciava porque Deus é amor.
Esse amor de Deus é incondicional, imparcial, i.e., sem acepção de pessoas, mas o problema jaz no interior do homem. Por isso, Jesus pediu a Deus para que perdoasse aqueles que o injuriavam porque não sabiam o que faziam. Quem poderia compreender tal amor?!
Todavia, o sistema ao qual a humanidade se adaptou é o que aplica a lei mosaica “Olho por olho, dente por dente: assim como feriu será ferido” em detrimento da graça revelada por Jesus “Amarás o teu próximo como a ti mesmo “.
Esse sistema que invade mentes e corações, proclamando punições — diga-se, en passant, “devidas” conforme o delito cometido por cada delinquente — não esclarece que a punição é tão somente para o malfeitor, e não para suas vítimas, pois se a vítima manifesta sentimentos contrários à doutrina do amor cristão, ela está se corrompendo interiormente.
Por isso, está escrito: “Irai-vos e não pequeis”, ou seja, a ira que clama por justiça não é pecaminosa; pecaminosa é a reação interior que culmina na destruição da pureza do ser porque elimina, destrói, erradica toda a possibilidade da manifestação do perdão, motivo pelo qual Jesus veio a nós como homem, como nós, para que soubéssemos que assim como ele perdoou aqueles que o injustiçaram, nós devemos fazer o mesmo. Nisso está a pureza da alma que não se contamina.
O mal não tem poder para corroer e corromper o amor, a não ser que a pessoa permita. Se ela permite, ela é responsável pelo mal que ela coloca sobre ela mesma e dentro de si mesma. O mal não estava nela, mas entrou com a sua permissão. Da mesma forma que Jesus bate na porta do coração pedindo permissão para entrar. É a pessoa quem abre a porta do coração, para o mal ou para o bem, e, depois disso, cada um responde segundo suas obras.
Por isso que depois a pessoa não compreende porque está passando por isso por aquilo, porque não lembra dos pecados cometidos, pois acreditava que não era pecado, mas senso de justiça. No entanto, é preciso compreender o que é senso de justiça para não a confundir com as diversas faces da vingança. É aí que entra a razão da vinda de Jesus: perdão para salvação.
Muitos, porém, confundem o amor de Jesus com rebelião ou afronta às autoridades ou imbecilidade por estarem com os ouvidos tapados e os olhos vendados para não compreenderem a verdade que liberta, pois se encontram nessa condição por serem eles os verdadeiros rebeldes à causa de Cristo.
A verdadeira justiça não extingue a manifestação do amor pelo próximo — um ser igual com suas respectivas diferenças. É mister que o indivíduo permaneça incólume em sua constituição trinitária de corpo, alma e espírito a fim de corresponder às instruções dadas por Jesus, se é que é um seguidor fiel, e não de carteirinha ou por status social ou da boca para fora! Essas últimas manifestações não refletem o amor de Cristo, mas um fim amargoso. Jesus jamais os conhecerá.
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt 24:12,13).
A melhor maneira de nos definirmos como pessoa e ser espiritual, é olharmos para dentro de nós e vermos quais são as impressões que carregamos na alma.
Viva a vida todos os dias em sua totalidade o lado material com o espiritual, não deixe para vivenciar a espiritual apenas nos sábados e domingos.
O Merecimento Espiritual é conquistado através do Bom Caráter, da Bondade e Justiça praticadas e pela Gratidão a Deus!
Esvaziamento espiritual...
Sim! Teologia não esvazia ninguém. O que esvazia é a falta de oração aliada à soberba do coração!
Pense nisso...
Pr. Valdemar Fontoura
Um líder espiritual NÃO TEM o direito de se omitir e não se posicionar em casos extremos de risco e comprometimento do Estado Democrático de Direito, do Estado Laico, das políticas publicas de seguridade social, dos direitos humanos e da banalização da vida.
Se você não tem tempo para cuidar da sua saúde espiritual, terá que conseguir tempo para cuidar das doenças espirituais (pecados).
Levantamento Espiritual
Invocarei o Senhor, que é digno de louvor. - 2 Samuel 22: 4
Escritura de hoje : 2 Samuel 22: 1-7
Eu conheci Noel quando ele estava nos estágios iniciais de superação da dependência de drogas. Ele havia confiado em Cristo e estava se tornando um discípulo bem estabelecido. Um dia, ele admitiu: “Quando confiei no Senhor, senti-me impotente e precisava depender dEle para tudo. Mas agora que Ele me fortaleceu, temo não depender tanto dele.
Eu acreditava que Noel ainda dependia do Senhor, mas precisava tranquilizá-lo de alguma forma. Então eu disse: “Noel, quando alguém começa a levantar pesos, quais pesos devem ser usados primeiro?” Noel respondeu: “Os mais leves”.
Então eu disse: “Embora os pesos sejam difíceis de levantar, eles ficam mais leves quando os músculos aumentam. Então, o que devemos fazer a seguir? ”Com um sorriso conhecedor, Noel respondeu:“ Aumente o peso! ”“ É isso que o Senhor está fazendo com você ”, raciocinei. “As cargas que você carregou pela primeira vez parecem mais leves agora, pois você é espiritualmente mais forte. Mas não fique confiante demais. O Senhor continuará aumentando sua carga para lembrá-lo de sua força limitada. Você nunca superará sua necessidade de depender dEle!
E se você? Você está ficando mais forte como cristão? Você ainda sente sua necessidade de invocar o Senhor e depender de Sua força? (2 Samuel 22: 2-4). —JEY
Refletir e orar
Cada vez que dependemos de Deus
Para atender às nossas necessidades diárias,
nossa força Nele aumentará,
como árvores poderosas a partir de sementes. —Sper
Nós crescemos mais fortes à medida que dependemos da força de Deus. Joanie Yoder
A inteligencia emocional transparece a vontade de vencer mas a inteligencia espiritual fortalece e encontra meios pessoais e particulares para se ter. Cada caminho se torna diferente, diante a cada novo caminhante que trafega a primeira vez, por ele. Os resultados aos olhos distantes parecem semelhantes mas como cada qual, dentro de sua própria historia de vida de muitas perguntas e poucas respostas, sabe o quanto foi difícil, conseguir por seguirem confiantes.
Quase sempre estamos tão envolvidos, com a ilusão matéria, que esquecemos nossa realidade espiritual e até mesmo chegamos a nega-la.
À custo da perdição e da ignorância espiritual o homem sofre por controlar a sua ambição pela matéria, em vez de fortalecer e cuidar da sua família.
Por vezes precisamos de uma faxina espiritual.
Nossos sentimentos ficam confusos, igual ao mar revolto esperando a última onda passar.
Aí falará nosso silêncio interior, que tudo é uma questão de paciência e fé.
Esperar que uma única intervenção espiritual, energética ou terapeutica resolva nossa vida para sempre e de forma definitiva, é o mesmo que esperar que um único banho mantenha o corpo físico limpo para o resto da existência. Equilíbrio, estabilidade e bem estar exigem cuidados permanentes e constantes.
Silêncio Espiritual
A solidão não existia
A fome o acompanhava
A única solidão que residia:
A do céu, quando
A Deus clamava.
''Se você está passando por alguma turbulência espiritual na sua vida, dê tempo ao tempo . Pois tudo voltará ao seu estado normal ,é só uma questão de tempo, fé e de muita paciência.''
---Olívia Profeta---
EVOLUÇAO ESPIRITUAL
Cada empecilho que surge em nossas vidas é um nível a ser superado para a nossa evolução espiritual. Não devemos ficar presos aos impedimentos que nos limitaram no passado. Estamos, agora, frente à frente com novas experiências. Dediquemo-nos, pois a elas, vigorosamente, e com os espíritos renovados. Só assim, seremos vencedores nesta caminhada rumo à evolução espiritual.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp