Escrever uma carta a uma Criança
Não nasci para falar,tenho hoje à certeza que a minha melhor música é quando escrevo e faço disso um instrumento para ver corações afagados.
Isso é um dom o qual julgam autismo .Na minha solidão ,se torna uma projeção onde pude encontrar minha melhor forma de se expressar com apenas lápis e papel ou dígitos aplicados na internet que se interligam,levando para casa de cada um o que precisam naquele exato momento.
Tive medo de errar, errei.
Almejei acertar, errei de novo.
Sonhei em conquistar, um novo erro.
Quis muito saber, errada novamente.
Persegui as vontades, mais um erro.
Escrevi entrelinhas, errata, equívoco, mal entendido.
Falei claramente, precipitada, grossa, sem filtro.
No fim, ficou claro que certo mesmo é o erro, de resto, o que vier dessa vida é lucro.
Inspiração....
Um poeta sem inspiração
Um Deus sem dom da criação
Palavras falsas de um verdadeiro coração
Uma rima estranha, sem emoção
Estou perdido na escuridão
Vejo algo que parece a solução
Uma luz, um coração
Algo que desperta minha sedução
Algo estranho para mim
Afinal estou onde achava ser o fim
Junto a aquele coração
encontrei o que procurava, encontrei inspiração
Encontrei amizade e talvez... uma paixão.
Queria ser a caneta que toca seus dedos.
Queria ser o pedaço de papel onde você deslisa sua mão.
Queria ser a palavra que ganha toda sua atenção.
Ou até ser o motivo do seu poema.
Queria ser o o sentimento escondido em seu coração.
Poderia ser,
Até quem sabe um pedacinho da madeira,
Daquela mesa com poeira
Aonde você senta pra escrever
Palavras confusas que só eu posso entender
Mas talvez eu até queira ser
Um pedaço branco da folha
Um pouco de luz na encolha
O botãozinho de ascender
Pra ficar pertinho
Só pra você me querer.
“Por que a mim não escreves? {2}
-
Por que a mim não escreves?
Por que, por que não escreves?
Nesta essência não te inseres?
Sentes que sou-me o nada?
E tal nada não alimenta o que queres?
Queres a vida de forma vasta?
Por que a mim não escreves?
Por quê? Por quê? Por quê?
Tens inspiração em falta?
Que falta somente a mim,
Que dás aos outros, completa,
Como se fossem dignos de ti.
Por que a mim não escreves?
Por que, tais letras, sufocas?
Uma carta como outrora
Sílaba esmagada pelo tempo
Que descreve uma maldita história
Que frágil como uma brisa do vento;
Eu não quero que me escrevas
Como quero… Como quero…
Algo que transforme esta treva
Em teu conto dramático eterno;
Eu não quero que me escrevas
Só quero… Somente quero…
Ser a protagonista que inventas
A sofrer em cada trecho mero.”
“Por que a mim não escreves? {1}
-
Por que a mim não escreves
Se te escreves ao respirares?
Se te respiras então escreves
A cada segundo em que vives
E se não vives tão vorazmente
Escreves à solidão e à tristura
No silêncio que lhe persegue
Em meio ao sono que amargura
Escreves quando pensas
Em alimentares teus vícios
E se escreves para todos eles
Para que o existir seja longínquo
Por que a mim não escreves?
Se não lhe sou tão precipício
Se não lhe causo um sentir abismo
Não me escreves por sentires
Sobre mim o mais puro vazio
Sobre esta lacuna, inda assim
Tu poderias escrever-me
Ou contando-me os teus motivos
Do por quê a mim não escreves.”
O POETA
A poesia é sempre um exercício curativo que a nossa alma usa para lutar. De algum modo o nosso subconsciente desenvolve nas palavras um mecanismo de defesa como se fosse a arma da nossa consciência e assim na poesia usa como sendo contra, clichês, frases ocas fórmulas, apenas pode ser tudo isso ou pode não ser nada.
Pode ser, agora mais do que nunca, um exercício de liberdade de expressão e imaginação. Mas não olhe tão profundo para dentro da minha imaginação, lá você não encontrará nada. Eu disse apenas que era um mecanismo da consciência, entenda isso. Contudo, é sentimento e onde fica isso em nós? Queria poder arrancá-lo de dentro de mim. Extirpar e não ser assim.
O poema afrouxa as palavras e imagens para estabelecer um elo capaz de metaforizar a nossa presença sensível da consciência e estabelecer o que procede daquilo que o coração diz sobre a nossa relação com nós mesmos, dos outros e do mundo. Há um peso enorme sobre o poeta que lida com esse dom. Ele se faz a pergunta; quem se importa? E como ele “o poeta “pode ser a oficina imaginária do mundo? Precisa alguém dizer que não é necessário, muito mais que isso, alguém que diga que de nada vale, mas o peso não alivia. Pois o Poeta não sabe, ele apenas sente daí a sua originalidade privilegiada não é uma obrigação escrever, é uma vontade louca de expressar sua liberdade que encontra-se na sensibilidade, a capacidade de expressar ideias de maneira forte e bonita. Que poeta não almeja expressar suas emoções, para dizer o que ele tem de proclamar a todos o que está em seu coração. Eu pensei em um plano que como os sentimentos são expressos em poemas alcançaria vencer a solidão.
Solidão, essa é palavra que como uma tonelada espreme o coração do poeta. Pode alcançar o mundo a suas palavras, porem nunca entrará no coração à que ele próprio dedica. Eu tentei uma reformulação: Já rasguei a poesia, no tempo moderno a raiva de não atingir ou ter sido desmerecido pelos motivos que em tempos de caneta e papel eu rasguei também já deletei. Ódio e a raiva na verdade pertencem apenas na intensidade das mesmas realidades que convive o amor e o afeto. Da mesma linha da consciência subtrai esses sentimentos.
Porque você nunca viu assim? Pelo caminho do amor na linguagem da alma, você quase matou. É Verdade! Eu sei que a poesia não é algo que transborda tudo o que nos move e nos chama a amar; mas é o elo mágico. Quem não queria? Ou quer viver nesse sonho.
Pois eu sei e você também sabe que realidade é diferente, mas não, não e não. Eu não posso calar. A poesia é uma coisa acima de tudo o que se viveu, é vivida intensamente e que é gerada na maioria das vezes com dor. Como agora, sim, exatamente agora.
É este murmúrio vindo das profundezas do meu íntimo já se vencendo pela idade, mas que ainda vive, desde que nós temos uma alma, e não é o poeta que quer isso. Veja a nossa linha do tempo? Analise tudo sem racionalizar, pois das emoções não há razões. Tudo já vivido não te diz algo? Como pode não ver? Seria obvio, pois o amor é cego. Seria por obrigação enxergar apenas pelo amor. Haja visto que da visão só nos perderíamos nos enganos. Mas do pobre e cego amor e nada além do amor, é daí que nasce a essência do poeta. Escrevo para você e sei e bem sei que muitos dedicarão à outra, essa poesia. Pois lá no começo disse que falo por mim e também pelo mundo ou de quem lê e Assim como eu, sente.
DIAMANTE POEMA PARA OS AMANTES DO POEMA.
Na guerra inflamada das palavras de cor preta, luta o poeta em inserir sentidos sobre a branca folha estendida. Mostra-se branca, mas não simbolizando a paz, pelo contrario, afronta com rispidez à inovação do escritor que expira no papel toda a sua inspiração. Tece sentidos com fios de conhecimentos, tracejando emoções violentas para dar sentido nas palavras de cor preta grifada na branca folha. Construir um poema é como lapidar o diamante mais puro. Apesar de duro, por certo, o cuidado da preciosidade que tem em suas mãos é muito, e ele ainda faz da peça mais preciosa ainda com as inúmeras facetas que reluz por toda a parte o valor acrescido da matéria, contudo o Diamante bruto ainda guarda em si valores, já o papel e a tinta da caneta do escritor nada valem e não dão sentido a suas atribuições se estiverem separadas. No entanto ainda resta ao escritor dar o valor que nem mil diamantes pagariam o preço do pensamento carregado de sentimentos. Fruto da mente que não mente. Pois verdadeira é a sua criação, por que guarda em sua essência a originalidade do seu dono. Antes de processar as palavras em seu cérebro, elas fluem da fonte inesgotável de criação e afloram na pele que aguça os sentidos e as sensações. De fato apreciar o escrito que é tão precioso e original que sua química é única que faz da obra ser mais rara do que o diamante. Muitas são as perolas já escritas que se torna cada vez mais difícil elaborar aquela que irá superar todas.
Tantos são os escritores que invejo suas preciosidades, mas de fato não vou superá-los por que suas criações são únicas, assim como as minhas. E perduram milhares de anos e só agregam valor, não em dinheiro isso seria muito supérfluo, seu valor consiste no reconhecimento daqueles que lêem sua obra e gostam tanto que queriam que fossem deles próprios a idéia prima de ter produzido tal “diamante”. Custoso e tão natural que sobrevém de modo que brotam as palavras e afloram as emoções no ato de que tudo nasce sem de nada antes ter. Dom? Talvez! Mas para todo talento é necessário ação para ser manifestado. Tão hábil o escritor ou o ourives que esculpe versos de ouro e faz relevos da figura que se desenha usando o sentido figurado das palavras e assim se sobre saem o diamante contido na pureza da bela arte da escrita, romântica, abrasiva e cingida pelas mãos do poeta que assim foi descrita.
A algum tempo já não escrevo
Falta de inspiração talvez
O trabalho que sufoca, também
Os problemas do dia-a-dia
Coisas que aos poucos estão se acabando
Mas não posso deixar de lado aquilo que sempre amei, expressar através das letras
Aquilo que com os lábios eu não consigo dizer
Por isso papel e caneta então, ou dedos que digitam no teclado, seja pelo celular ou pelo o computador, que aos poucos vão dando forma a letras que se transformam em palavras, que por sua vez se transformam em em frases, e que por sua vez se transformam em pensamentos, que por sua vez expressam aquilo que se passa aqui dentro de mim...
Pronto, já está quase pronto mais um novo pensamento, formado inicialmente por palavras desconexas, e que pra você talvez não tenha sentido algum, mas é isso que se passa em minha mente nesse momento.
Na mesa
Chaves,
moedas
diversas...
Prata
dourada
e
cobre.
Diploma
de
'mestre',
CD
bala
sobre
a
mesa,
remédio
para
gripe,
telefone
que
nunca
toca,
paciência
que
nunca
acaba,
e
sono
que
nunca
chega.
Efeito
bumerangue...
Muitas vezes, permanecemos no mesmo lugar, sem rompermos barreiras, pq os nossos olhos estão pregados sempre no impossível. Ainda é possível, mas nos prendemos ao tamanho do problema de tal maneira, que já o transformamos no impossível. Mas de uma coisa é certa, se Deus ainda não agiu, é pq ainda é possível pra vc.
Aliás, não deveríamos ter medo de semear no impossível, pq não é território humano, é dimensão de Deus. E se o terreno é dEle, significa que não é mais comigo, nem com vc... É com Ele, só com Ele... O que podemos eu e vc temer? É no impossível que vc perde o controle do que vai acontecer, torna-se o menor de todas as crianças, o mais dependente... E é só aí que conseguimos contemplar o milagre. Enquanto vc puder, enquanto existir uma maneira de recorrermos ao “natural”, não vamos experimentar do sobrenatural. Pq falar de impossível, é falar de fé num Deus que pode TODAS as coisas... Que tem TODO poder. Então, movimente-se, dê teu jeito, chegue ao teu limite, pq Deus só tem prazer em agir na dimensão que vc não pode mais, no campo em que os seus recursos se esgotaram. Talvez, vc se sinta sem forças, sem vontade, sem esperança, mas se ainda houver um caminho no plano “natural”, vc só vai continuar parada, se não se movimentar, vai continuar onde está... Pq Ele só age no sobrenatural, no impossível, numa dimensão que vc e eu não alcançamos.
Então, se ainda é possível... Levante-se, movimente-se. E se não existir mais recursos no natural, descanse, pq o controle não é mais seu... Deus tem prazer de fazer as coisas se tornarem impossíveis pra Ele fazer. Deus adora agir quando tudo se torna impossível. Não tenha medo do impossível, pq Ele é especialista em milagres.
Existe um Ponto de Partida...
Pra que um transporte público ou privado cumpra um itinerário, ele precisa, necessariamente, de um Ponto de Partida. Durante o trajeto, por outros motivos, ele pode até mudar o percurso, mas ele não pode mudar o Ponto de Partida. Pq existe um Ponto de Chegada que, mesmo com a mudança no caminho percorrido, não pode ser alterado. Pq cada Ponto de Partida vai nos levar a um Ponto de Chegada.
Na vida não é diferente... Enquanto vc não encontrar o Ponto de Partida pra sua vida, vc não terá o Ponto de Chegada, e o seu trajeto será em círculos. Por isso que muitas vezes, os anos passam e nos vemos no mesmo lugar... Pq se andamos, ou se percorremos algum caminho, era sem um alvo, e assim não passamos de longas voltas. Gastamos apenas combustível, perdemos tempo, nos desgastamos, nos frustramos.
Até nos jogos vc precisa ter um Ponto de Partida... O objetivo é vencer, mas se vc não começa, vc não passa às fases necessárias. Mas tudo começa do começo. Redundante, não? Pois é, a redundância nesse caso nos leva ao óbvio, ao simples... Ao começo.
Se o caminho não parece fazer sentido, talvez vc nem tenha partido. A vida não é feita só de linhas retas, o caminho pode ter muitas curvas, mas existe o nascimento e a morte, e tbm existe um princípio e um fim pra caminhada. Encontre primeiro o seu Ponto de Partida. Muitos já conseguiram percorrer o seu itinerário, e ali passaram pra uma nova etapa... Com outro Ponto de Partida, e com outros desafios até alcançarem o seu próximo Ponto de Chegada.
Andar em círculos é como viver num barco à deriva, é como ir sem saber pra onde, é como jogar sem querer vencer as fases, é como ignorar a importância dos próprios sonhos, dos objetivos e das metas na vida, é como ir sem nunca ter começado. Se vc se sente assim... Pare tudo. E com todo respeito a escritora “Cora Coralina”, que da ênfase pra caminhada, peça a Deus que revele o Ponto de Partida do itinerário da tua vida, e em toda tua caminhada poderá contar com Ele.
Eu não sou e nunca vou ser contra conquistar o melhor desta terra. Aliás, eu acho, de verdade, que gente feliz e realizada é mais legal mesmo – rss! Mas sem demagogia, estamos vivendo um tempo de verdadeiro “horror” na sociedade. Desde que o mundo é mundo sempre vai existir a classe mais favorecida levando vantagem sobre a menos favorecida. Caso não houvesse isso, todos seriam patrões, e quem faria então os serviços que nem todos querem fazer, não é mesmo?
Mas falo de algo muito mais profundo que isso. Me refiro a aparência. Quanto mais o tempo passa, as pessoas têm querido viver de forma que não podem, e quando podem exageram. É um tempo exacerbado do egocentrismo: primeiro eu, segundo eu, terceiro eu. E digo mais, é difícil até se ver mãe se sacrificando por filho, filho por mãe, mulher por marido, marido por mulher... Irmãos então, irmãos não querem mais se sacrificar por irmãos. Quando falo de sacrifício falo de amor incondicional. Hoje, ninguém quer fazer o outro feliz primeiro, ninguém tem mais prazer em ceder pra que uma relação melhore. A preocupação atual é individual. “Se eu me der bem, eu te ajudo, fique tranquilo.” Querido, não julgo esse pensamento, mas não chame de amor genuíno isso, pq não é. Qual é o mérito ver o outro feliz, só quando vc for? Que inversão de valores é essa? E muitas mães têm ensinado seus filhos a irem pelo mesmo caminho. Resultado: uma sociedade que se preocupada cada vez mais em si mesmo. Pessoas que vão à tarde tomar ‘champagne baby’ com as amigas, enquanto crianças comem um dia, sem saber se vão ter o que comer no outro. Pessoas gastando de forma exagerada em noitadas, enquanto crianças não têm nem cobertor pra se esquentarem debaixo das marquises.
Por favor, não me leve a mal, não sou nenhuma moralista, muito menos a ‘madre Teresa de Calcutá, mas tbm não sou nenhuma insensível a ponto de observar cada vez mais isso e fechar meus olhos pra tudo o que tem acontecido. E digo mais, ajudar o próximo, se preocupar com o outro, estender a mão, ter ações traz muito crescimento do que qualquer “viagem inesquecível”. Cada dia que passa, quero que Deus desenvolva em mim, o amor de verdade por quem precisar de mim, por quem meus olhos enxergarem. “Pq a questão fundamental da vida é aprender a amar. O amor não é algo natural para nós. A natureza humana nos faz pensar em nós mesmos primeiro. Fazemos o que é melhor para os nossos interesses, sem prestar atenção em como isso afeta os outros. Mas o verdadeiro amor coloca as necessidades dos outros antes das suas próprias. Faz do problema do outro um problema seu. Dá aos outros o que precisam e não o que merecem.” Difícil amar assim? Se fosse fácil Deus não precisaria ter entregue seu único filho por vc e por mim. Não teria nos amado incondicionalmente. Se vc amar de forma genuína alguém, terá tbm alguém amando vc assim... Não é algo individual, é coletivo, entende isso?
Sim. Já existe muita gente desenvolvendo na prática, nas ações esse amor por aí. Mas se eu não estiver dentro disso, do que me adianta? Tenho pedido a Deus pra me ajudar a desenvolver esse amor a cada dia. Meu Deus do céu, não é possível que o propósito de Deus para as nossas vidas seja apenas conquistar coisas materiais, concorda? Não é possível que seja pra andar de helicóptero até Angra e durante o trajeto ainda olhar do alto como a cidade é linda. Não acho que seja entrar nas melhores grifes e comprar bolsas e mais bolsas. Trocarmos de aparelho celular cada vez que um modelo mais atual sai. Eu não sou contra nada disso, e nem to aqui fazendo apologia à pobreza, longe de mim. Até pq eu acredito num Deus que é dono do ouro e da prata, mas tbm acredito num Deus que tem se entristecido cada vez que nos vê preocupados com o nosso bem estar o tempo todo. Pessoas morrendo de frio nas ruas. Familias inteiras sendo destruídas pelas drogas. Pessoas sendo consumidas pela depressão. E por incrível que pareça, quem se preocupa mais e mais com si próprio é o mais infeliz. É o que mais sofre com o mal desse século: a depressão. E acho que depois do pouquinho que escrevi acima, nem preciso dizer pq, ne?
Bem, vim aqui apenas pra dizer que o maior de todos é o AMOR! E que Deus nos ajude a AMAR de verdade! ;)
"Há tempo para todo propósito debaixo do céu. Tempo de chorar, tempo de rir. Tempo de plantar, tempo de colher o que se plantou. Tudo Ele fez formoso a seu tempo."
Saber esperar é o que há de mais inteligente nessa vida. Quem entende o segredo da espera, descobre uma preciosidade e evita viver decepções, fracassos e muitas tragédias. Mas mais importante que saber esperar, é saber por quem se espera... Espere por quem resolve o problema, tenha expectativa por um Deus que não conhece o impossível. Ele é o Alfa e o Ômega... O Princípio e o Fim! ;)
Eu sei que, às vezes, dói, mas eu nunca esperei nada diferente disso. Pq nada é fácil sem antes ter sido difícil mesmo - pra ninguém! E pra ser mais clara, nunca tive nada de mão beijada tbm. E isso não foi e nem tem sido tão ruim assim.
As adversidades produzem algo em meu favor, mas depende da maneira como a encaro, e prefiro crescer do que empacar. Achei o ponto de retorno e agora os meus olhos estão focados no que é bom, no que vale a pena, no que me faz prosseguir. Simplesmente, não miro mais os fracos, não dou mais nenhuma importância aos maus exemplos, pq não são esses que me levantam, então, das minhas vistas quero distância o que me prende, o que me seca, o que me paralisa.
Não culpo ninguém pelas minhas negligências, nem pelo que não deu certo, pq eu, somente eu sou a responsável por tudo que vivi até aqui, e como eu tenho a gerência da minha própria vida, assim vai continuar sendo. Hoje, eu rompi com os laços que ainda me prendiam e de muitos eu nem me dava conta... Não disse que desatei o nó, eu disse que rompi com eles, e isso faz toda diferença, pode acreditar. Os planos que Deus tem pra mim, dependem que eu esteja viva, de pé e de cabeça erguida. E que assim seja, pq eu confio nos caminhos que Ele traçou pra mim. Ciclo fechado... Pronta para o próximo! ;)
A verdade, é que acreditar no fracasso é mais fácil. Acreditar que não pode dar certo é mais conveniente. É melhor pensar no "não". É difícil acostumar com a felicidade. Mas se eu posso sorrir, pq vou escolher chorar? Se posso ser alegre? Pq vou ser triste?
Eu decido seguir em frente, eu faço as pazes com a coragem e recomeço sempre que for necessário. Mas não abro mão de ser uma pessoa feliz! ;)
Sim. Eu tenho muito orgulho do meu diploma, da minha maneira de falar, da imposição da minha voz, da facilidade nas relações interpessoais... Mas muito mais que tudo isso, tenho orgulho do melhor de mim: a minha generosidade, a minha disposição em me doar. De ajudar quem nunca pensou ser ajudado. Tenho um baita orgulho da minha melhor qualidade: gratidão. Sou capaz de cumprir uma aliança e promessa com alguém que hoje virou meu inimigo, mas se um dia fiz, eu cumpro e sou incapaz de jogar no lixo o bem que alguém me fez, mesmo que hoje a pessoa me faça a mal. A decepção realmente tem o poder de nos cegar, mas sempre peço a Deus pra não me deixar jamais ser ingrata, tão pouco egoísta, egocêntrica.
Sempre digo que tenho mais defeitos que qualidades, e eu acho mesmo que eu tenha. Sabe aquelas dinâmicas: três qualidades, três defeitos? Falo fácil os meus defeitos. E sempre foi assim. Mas o melhor de mim eu não abro mão, não dou a ninguém, pq tenho qualidades que, na minha opinião, superam muitos dos meus defeitos.
Ser Generosa e Grata fazem de mim quem sou. E nem sempre faz bem pra gente ser generoso, ou grato. Às vezes, temos que dispor de tempo, e isso não é fácil. Vencer o cansaço físico e mental por alguém, não é a tarefa mais agradável do mundo... Mas ainda assim, eu não banalizo uma aliança, um compromisso. Eu vejo como oportunidade estender a mão. Eu sei que pago um preço por isso, mas o preço de negar ajuda é muito maior. Me perdoe, mas poder ajudar e não fazê-lo é cruel demais.
As pessoas têm procurado sua própria felicidade, ninguém mais quer ser importunado na sua individualidade, não têm mais disposição pra ceder em prol da felicidade do outro, ainda mais se o outro for desconhecido. Estão secas de bondade. Secas do que se pode fazer e não faz. Só fazem se o retorno for mais lucrativo. Pois te digo que recompensa maior que a de Deus, você não vai encontrar em ser humano algum. Muitas vezes, você pode resolver o problema de alguém e se omite. Tem gente que só precisa de um abraço, mas você é incapaz de se dispor de um tempo pra tentar reerguer alguém.
As pessoas só pensam em si próprias, só se interessam em resolver seu próprio problema. E com isso a felicidade tem indo embora. Querido, não se engane, pq não há multiplicação sem divisão.
As pessoas não querem compromisso com o próximo. Preferem não se comprometer. Quantos precisam de emprego e quando conseguem, são incapazes de retribuir e assim ajudar a outros. Quantos vc conhece assim? Pessoas que podem ajudar financeiramente e vivem com suas mentes engessadas, fazendo da sua conta bancária o seu braço forte. Pois eu te digo: pra mim, dinheiro só tem sentido se for pra abençoar alguém, caso contrário, prefiro morrer tendo o suficiente e já está bom demais. Qual a vantagem de ter dinheiro, se vc não for capaz de usá-lo, também, em prol de alguém, me diz? E muitos não alcançam o que poderiam, pq não são generosas na sua vida financeira. Querido, quem não tem o que comer, tem fome... Daí, vc que tem o dinheiro, prefere apenas dizer que tudo vai passar. Querido, deixe a palavra amiga, pra quem não pode solucionar o problema com recursos financeiros. Se vc pode ajudar com o dinheiro, o faça! Fácil, nessas horas, é ser generoso sem mexer no bolso. Porventura, vc virou escravo do seu dinheiro? A generosidade está em você suprir a necessidade do outro, seja ela qual for. Cuidado, pq na vida nós não vamos ser cobrados apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.
Deixe o egoísmo ir embora. Pare de achar que o seu problema é o emergencial. E se vc pensa assim, se lave dessa sujeira mental.
Tem uma canção linda que diz: “Como sou feliz eu quero ver feliz quem andar comigo.” Se deixe ser mudado. Se lance ao novo. Deixe a visão egocêntrica que te domina há anos, sair da tua vida, troque seus hábitos. Renove a sua forma de pensar sobre a vida e sobre o outro. Existe um caminho novo pra você e melhor. Seja um sobrevivente do egoísmo, que tem aprisionado centenas de pessoas. E eu vou repetir: sem divisão não há multiplicação.
Viva... Mas não viva apenas pra você! ;)
Todo mundo sabe que o Metrô Rio não funciona como deveria, que as composições têm intervalos de 5/6min - isso não existe. Se a imprensa começar a vasculhar diversos setores das prefeituras, assim como do governo vai achar uma falcatrua atrás da outra. Todo mundo está cansado de saber que a saúde pública é um caos, que as escolas públicas são péssimas. Todo mundo está cansado de saber que não há segurança pelas ruas da cidade, todo mundo tem conhecimento de políticos corruptos, de favores trocados dentro da política. Todos estão carecas de saber que a cidade de Friburgo não foi reconstruída, que ainda existem dezenas de pessoas até hoje sem casas depois da tragédia no morro do bumba. Todo mundo tem conhecimento das estradas com ‘crateras’, mas cheias de pedágios caríssimos. Todos já sabem que nem maluco consegue se tratar nos hospitais psiquiátricos, e que o crack tem devastado crianças e adultos. Todos estão cansados de saber que ainda estão soltos vários responsáveis por tragédias e assassinatos no nosso País.
Mas o que mais me impressiona, hoje em dia, é a omissão do povo, principalmente de universitários, estudantes, jovens que não lutam mais por um ideal... Aconteça o que acontecer, pras pessoas tanto faz no que vai dar. Jovens mornos, criados em redomas, sem ideologia, sem garra pra melhorar, e lutar pelos seus direitos. Direitos? Nem sabem o que é isso. Pais que desistiram de ensinar seus filhos a pescar, e se acostumaram a dar o peixe. Jovens que não se interessam por política, por economia, por livros, por programas que realmente acrescentam, jovens que não têm mais conhecimento de nada, que nem sabem o que é comprar um jornal numa banca... Jovens omissos, que entram e saem de suas escolas, muitas vezes, caríssimas, sem saber o que aconteceu na rua ao lado em que estudam, ou residem. Por outro lado, jovens que só vivem na rua, soltando pipa, ouvindo funk, que só se interessam por games de máquinas caras, parcelados em 10x por seus próprios pais. Que tipo de adultos nos tornamos, mesmo sabendo que o futuro está nas mãos dos nossos filhos? Meu Deus, até quando vamos viver adormecidos diante de tantas tragédias. Quando a imprensa mostra os verdadeiros responsáveis, cumpre o seu papel, e tudo se “acalma na TV”, apagamos a luz, ligamos o ar condicionado, nos cobrimos com um bom edredon, e dormimos como crianças. E no dia seguinte, preparamos o Nescau dos nossos filhos, afinal de contas, nada como uma omissão atrás da outra, ops! – nada como um dia após o outro.
Parece que a população tomou um chá com ‘dramin’ e só vive 'grog', e no dia das eleições toma uma dose dupla do chá e ainda reelege esses safados e bandidos que não fazem absolutamente nada pela população. Cara, é de cansar ver ano, após ano e nada ser feito. As coisas só pioraram. Não sei mesmo o que vai ser dos jovens de hoje, dos meus sobrinhos, dos filhos das minhas amigas... Não, eu não sei de mais nada.
Garçom, por favor, mais uma dose de Chá de Camomila bem caprichado no Dramin, pq me deu uma dor de cabeça e uma náusea e, assim como eles, eu também preciso dormir.
Somos a imagem e semelhança de Deus, mas não somos Deus, não somos generosos por nós mesmos, não fazemos o que devemos fazer sem a ajuda de Deus. E por tudo isso precisamos dEle nos detalhes da nossa vida. Pensamos primeiro em nós sempre, pensamos primeiro em tudo que é ‘nosso’. E de fato isso não é egoísmo, a bíblia fala que quem não cuida dos seus familiares nega a sua própria fé, é pior que o infiel. O ser humano deve pensar nos seus e isso ser estendido ao próximo, e não o contrário. A nossa vida deve ser uma extensão do nosso lar, do nosso cotidiano, da nossa essência, caso contrário, seremos eternamente duas pessoas. Uma em casa e outra do portão pra fora.
Pra mim, o ano de 2012 foi um ano de aprendizado, um ano de tirar as pedrinhas do caminho, um ano que fui surpreendida... Essa é exatamente a palavra que resume bem o meu ano. Passei por momentos em que pensei não haver saída, e não demorou muito, Deus chegou e me tirou com mão forte do abismo. Fui surpreendida com a bondade e o amor de Deus muitas vezes esse ano, e que só de lembrar me traz uma alegria interna sem fim. Foi tbm um ano em que vi muita gente do bem ir embora desse mundo. Mas tbm vi muita gente nascer. Pq o que é a vida senão um ir e vir sem fim, não é? Se você cumpre a sua missão, o que mais pode ter pra fazer aqui? E se vc ainda está aqui, cumpra da melhor maneira possível a sua missão, aproveite a oportunidade de fazer de 2013 o seu ano.
Eu sou eternamente grata aos meus familiares, a minha mãe que já se foi e nem pude dar adeus, ao meu pai que mesmo com bem mais de 80 anos tem muita saúde, lucidez e uma disposição que nem eu tenho – rss! Grata aos amigos de perto, e de longe, e mais ainda aqueles poucos amigos, com quem posso realmente contar a qualquer hora.
Mas o meu agradecimento maior vai pra Deus. Ao Deus que eu sirvo, ao meu Melhor Amigo. Aquele que me acolhe quando estou bem, ou quando estou mal, sorrindo ou chorando. Agradeço a esse Deus que, ainda que a minha mãe tivesse me abandonado, jamais me deixaria só.
Agradeço a Deus pela pessoa que eu sou. Pelas portas abertas, e pelas portas fechadas. Pelas faculdades que tenho, pela minha paixão por livros, pela compreensão que eu tenho sobre a vida. Agradeço a Deus por nunca ter fumado um cigarro se quer, assim como pela falta de curiosidade sobre as drogas e bebidas alcoólicas. Agradeço pela minha saúde física e mental. Sou muito agradecida a Deus pela transformação que Ele tem feito na minha vida, dia após dia e, assim, me feito um ser humano melhor.
Agradeço a Deus pelas bondades que consegui fazer, pela minha generosidade, pelos perdões que liberei esse ano. Agradeço a Deus pelo por do sol que contemplei, pelos dias em que passei com os meus sobrinhos, pelo amor que os filhos das minhas amigas têm por mim, e pelo chamego de cada criança que eu recebi. Agradeço a Deus pelo trabalho que sempre veio. E até por ter conseguido parar de tomar refrigerante. Agradeço a Deus pela oportunidade de fazer umas das coisas que eu mais amo, que é viajar. Assim como Deus cuida de mim nos detalhes, da mesma maneira eu só tenho a agradecer , pq eu não sou merecedora de tanto amor.
Não cesso de agradecer e nem de pedir o que eu precisar a esse Deus, pq é dEle que vem o meu socorro sempre. Quando preciso tomar alguma decisão, é a Ele que peço orientação. Então, peço a Deus que conserve o que é bom da minha essência. E me molde conforme os seus princípios. O que pode ser mais importante na vida do homem senão a sua saúde, a sua família, as crianças e a amizade genuína? Dinheiro é bom, é consequência do trabalho, é herança, eu sei bem o que o dinheiro pode me proporcionar no âmbito material. Mas, na minha idade, eu descobri que ter mais do que se precisa, não é sinal de vida boa. E vamos combinar, tem coisa mais incrível que gargalhadas com os amigos? A risada de uma criança? O abraço de um pai e o colo de mãe? Paz interior e harmonia no lar? Por do sol e arco-íris? Cheiro de terra molhada e banho de chuva? A cama da gente, viajar e ter pra onde voltar? Me perdoem, mas essas coisas não têm preço, não tem dinheiro que pague. A nossa vida é uma questão de escolhas, e é com essas coisas que eu escolho e decido viver.
Eu tive momentos difíceis esse ano, sim, eu tive. Mas nada é fácil sem antes ter sido difícil mesmo, e todos os desafios desse ano serviram pra eu agradecer as vitórias que recebi tbm esse ano e não foram poucas – Graças a Deus! Eu termino 2012 com saldo positivo. E começo 2013 com toda expectativa, pq tenho em mim todos os sonhos criados por Deus pra eu sonhar... E que Deus nos abençoe e nos proteja sempre, pq até aqui me ajudou o Senhor. Venha logo 2013, pq eu te espero de braços abertos e cheia de coragem! ;)
Eu tbm acho que discutir religião, futebol ou política não seja dos assuntos mais agradáveis. Até pq, eu parto do princípio de que pessoas na minha idade já aprenderam, faz tempo, que respeitar a opinião alheia é fundamental pra viver em sociedade – rss! Mas como eu escrevo pra mim, então me dou o direito de expor as minhas opiniões.
Eu acho muito curioso que alguém se diga ATEU. Sério mesmo, pq mesmo não tendo resposta para todas as perguntas nesse mundo, eu realmente fico surpresa em ouvir que alguém seja ATEU. Mas, talvez, seja mesmo fácil ser um ATEÍSTA quando se tem saúde, quando se tem uma ótima profissão, um excelente emprego, um salário maravilhoso, casa própria, carro maneiro, contas pagas sem dificuldades, uma família que não dá problema... Acho que deva ser um tanto mais fácil mesmo. Mas a minha vontade é de juntar todos os que se dizem ATEUS e encher um “boeing” deles e quando passar das nuvens desligar o motor. Aí é que eu quero ver quem vai praticar o ateísmo. Quero encontrar um ATEU quando ele estiver com um filho entre a vida e a morte. Quero bater um papo com um ATEU quando ele estiver cara a cara com um fuzil. Quero conhecer um ATEU desempregado, cheio de dívidas durante anos. Bem, das duas uma: ou o ATEU vai se suicidar ou vai pedir arrego pra Deus, meu camarada! Não existe meio termo na guerra, no desespero, no caminho da morte... Ou é Deus, ou é Deus! E como esse texto é meu, digo e afirmo: pare de palhaçada, pq Deus é Deus, mesmo vc se dizendo ateu. E é graças a Ele que vc, senhor ateu, tem o fôlego da vida! ;)
- Relacionados
- Carta de mãe para filha emocionante que fortalece a conexão
- Mensagens para criança especial que celebram a diversidade com amor
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Mensagens de declaração de amor para filha
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
