Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Epígrafes para Monografias Psicologia

Cerca de 5209 epígrafes para Monografias Psicologia

O amor próprio é algo terrível.

Por exemplo, os fanáticos do materialismo não aceitam as dimensões superiores do espaço por amor próprio. Gostam muito de si mesmos e como é natural exigem que as dimensões superiores do espaço, do cosmos e de toda a vida ultrassensível se submetam aos seus caprichos pessoais.

Não são capazes de ir além de seu estreito critério e de suas teorias, além de seu querido Ego e de seus preceitos mentais.

A morte não resolve o fatal problema do Ego. Só a morte do eu pode resolver o problema da dor humana, porém o eu ama demais a si mesmo e não quer morrer de forma alguma. Enquanto o eu existir, girará a roda do Samsara, a roda fatal da tragédia humana.

Samael Aun Weor
A Revolução da Dialética. Porto Alegre: Gnose, 1987.
Inserida por viviane_maia

O Ser é o Ser e a razão de ser do Ser é o próprio Ser.

Distingamos claramente entre o que é a expressão e o que é a autoexpressão. O Ego pode se expressar, mas nunca terá autoexpressão.

O Ego expressa-se através da personalidade e suas expressões são subjetivas. Repete
o que outros disseram, narra o que outros contaram, explica o que outros explicaram… não tem a autoexpressão evidente do Ser.

A autoexpressão objetiva e real do Ser é o que conta. Quando o Ser se expressa através de nós, o faz de forma perfeita e lacônica.

Há que se desintegrar o Ego à base de psicanálise íntima para que o Verbo, a palavra do Ser, se expresse através de nós.

Samael Aun Weor
A Revolução da Dialética. Porto Alegre: Gnose, 1987.
Inserida por viviane_maia

⁠Todo mundo está com problemas, todo mundo vive em conflito. Observei cuidadosamente as mesas de debates de muitas organizações, escolas, etc.

Não se respeitam uns aos outros... Por quê? Porque não respeitam a si mesmos.

Observe-se um senado, uma câmara de deputados ou simplesmente uma reunião de escola. Se alguém diz alguma coisa, já o outro se sente atingido, se ofende, e diz algo pior. Brigam entre si e a reunião da junta diretora termina num grande caos. Isto porque a mente de cada um reage contra os impactos que vêm do mundo exterior, o que é gravíssimo.

Samael Aun Weor
A Revolução da Dialética. Porto Alegre: Gnose, 1987.
Inserida por viviane_maia

⁠A vida prática como escola é formidável, porém tomá-la como um fim em si mesma, é manifestamente absurdo.

Aqueles que tomam a vida em si mesma, tal como se vive diariamente, não compreenderam a necessidade de trabalhar sobre si mesmos para lograr uma “Transformação Radical”.

Samael Aun Weor
Psicologia Revolucionária⁠. Curitiba: EDISAW, 2009.
Inserida por viviane_maia

Não devemos esquecer jamais que a hipocrisia e as tontas vaidades da falsa personalidade fazem de nós pessoas torpes, rançosas, retardatárias, reacionárias, incapazes de ver o novo...

A morte tem muitos significados, tanto positivos como negativos. Consideremos aquela magnífica observação do “Grande KABIR Jesus, o Cristo”: “Que os mortos sepultem seus mortos”.

Muitas pessoas, ainda que vivam, estão de fato mortas para todo possível trabalho sobre si mesmas e, portanto, para qualquer transformação íntima.

São pessoas engarrafadas nos seus dogmas e crenças; pessoas petrificadas nas recordações de muitos ontens; indivíduos cheios de preconceitos ancestrais; pessoas escravas do que dirão, espantosamente mornas, indiferentes, às vezes “sabichonas” convencidas de estar na verdade porque assim o disseram, etc., etc., etc.

Samael Aun Weor
Psicologia Revolucionária⁠. Curitiba: EDISAW, 2009.
Inserida por viviane_maia

⁠Vivemos fugindo de nós mesmas/os, tentando nos encontrar nas outras pessoas... até que percebemos que, enquanto não nos voltamos a nós, apenas andamos em círculos.

Inserida por lavinialins

⁠⁠É impossível convencer alguém com a verdade, quando ela já aceitou a mentira como verdade. E entendo que sempre se estará em desvantagem em relação a percepção de outra pessoa e para aceitação de qualquer coisa que se fale a ela, pois uma pessoa só consegue enxergar uma outra como sendo igual ou inferior a si mesma. Então enquanto o sistema disser que um especialista disse uma verdade, mesmo que seja mentira e não se sustente na realidade dos fatos, ela irá preferir essa fonte a você.

Inserida por WerickSOliveira

⁠A gente põe a culpa no coração, nas estrelas, no signo, no mercúrio retrógrado... tudo para não admitir a única verdade: que a gente deveria ter começado a análise/psicoterapia há tempos.

Inserida por lavinialins

⁠Quando atendemos atletas, não estamos cuidando somente da saúde dele, mas do sonho dele e de uma nação.

Inserida por PatriciaCassEickhoff

⁠Eu não deveria ter nascido. Suspirou a alma da menina, dentro da mulher que se tornara, e que outrora era doce e gentil, mas que foi brutalmente modificada pela vida que tivera. Ela chorara a dor da sensação de que havia algo faltando e algo, que precisava ainda ser mudado... Ela não queria ser dramática, nem sensivelmente frágil, nem se quer, se reconhecida por chamar a atenção. Tudo o que ela mais queria, era que as coisas mudassem pra melhor. Ela não queria ser vista como uma vítima, mas, como criadora da sua própria vida.

Inserida por Elizabeth1984

⁠Uma pessoa dizer que sempre fala com Deus, é próprio de um comportamento religioso normal. Agora, sair por aí dizendo que Deus sempre fala com ela, é psicose.

Inserida por mirandagomes

⁠Se me olho de maneira mais gentil, mais acolhedora, mais compreensiva, fica bem mais fácil fazê-lo em prol de quem me cerca. É uma dança, um vai-e-bem do bem...

Inserida por lavinialins

⁠É preciso a bagunça pra sentir que é hora de faxinar...
É preciso perder-se pra buscar se encontrar...

Inserida por lavinialins

⁠O ser humano, ainda tem grande dificuldade em só ser, ser-humano.

Inserida por Lisa_souza_8

⁠Felicidade não é um lugar ou uma constante... mas, o movimento, a caminhada, um querer ir adiante.

Inserida por lavinialins

⁠O tempo hoje é escasso, vivemos atribulados, imersos nos nossos afazeres e justificados para tudo e todos, alegando que "não temos tempo". Muitos estão vivendo desta maneira. E eu te pergunto: é esta a vida que você quer viver? É desta forma que você quer envelhecer? É assim que passa seus dias? Responda pra mim: há quanto tempo você não faz algo que realmente gosta? Quanto tempo que não almoça com aquele amigo especial? Ah, não tem tempo? Concordo que falta tempo para tudo que queremos viver, mas muitas vezes, falta uma atitude para priorizar o que realmente nos faz bem. Escolhas felizes tornam nosso dia mais leve. Pulverize suas responsabilidades com algo muito especial e sinta os efeitos que isso fará em sua vida.
Angela C Brand

Inserida por Angelacristinabrand

⁠A vida que dói e nos corrói,
Vai lua vem sóis,
Tudo na mesma,
pressionado em nossas cabeças
Sofrimento por felicidade,
Sem saber ao certo a verdade,
Pois tudo é vão
Quando a paz não está ao alcance das mãos.
Felicidade planejada,
Mente e mãos calejadas,
A troco de nada,
Pois no final tudo acaba,
Em consultório com a cabeça "zuada"
Sem ânimo para nada,
Apenas olhando a cor da tarja na caixa.

Inserida por JLB

⁠Empatia é ouvir para compreender; é colocar-se no lugar do outro; é reservar-lhe um espaço em nosso coração; é amar a presença daquele que concedemos parcela de nosso tempo.

Inserida por JonatasdeLara

⁠Lutar contra o que você sente pode não ser o melhor caminho para o seu autoconhecimento.

Inserida por adrianamatos_psi

⁠As perdas sempre vêm para nos ensinar como deveríamos nos comportar antes delas. De quantas você precisa?

Inserida por jane_felipe