Epigrafes para Monografia Psicologia
O processo de conhecimento da nossa verdadeira essência é algo que pode ocasionar um forte sentimento de medo, desencadeando em nosso mundo interior uma suposta situação de perigo, paralisando a criação de estratégias emocionais para o necessário enfrentamento de nossas fragilidades.
Superar o “desconhecido” e tolerar a pessoa que habita em nós, com todas as suas peculiaridades, viabiliza a compreensão e o aprimoramento da natureza humana da vida, permitindo a harmonia da nossa liberdade de pensamento e escolha; de fruição de nossos valores, sentimentos e desejos.
Podemos entender o medo como um estado afetivo subjetivo fomentado por meio de nossa percepção de perigo ou ameaça, seja essa percepção consciente ou inconsciente, despertando em nosso íntimo um sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, a uma situação ou a um objeto.
Antes de iniciar a psicoterapia, eu pensava que tinha que dizer coisas à/ao psicóloga/o.
Hoje, eu sei que vou lá para dizer coisas a mim mesma/o...
Nós psicólogos somos os alquimistas da contemporaneidade, pois possuímos a fórmula alquímica de transformar o chumbo em ouro.
A questão da FÉ é semelhante ao sistema de Wi-Fi, pois mesmo que nada consigamos ver, a conexão se estabelece e promove comunicação e ação.
Cada sujeito é um microcosmo parcialmente ciente de si mesmo, pois é detentor de um complexo de forças inconscientes.
Somos parte da Natureza e dela dependemos para ser, então sejamos conscientes de nossos atos antes que mais nada tenhamos a fazer.
O que sabemos sobre as pessoas não passam de sombras diante do que elas são de fato, por isso é perigoso e pode ser injusto julgá-las.
Desprezo e ironizo as críticas que recebo sem fundamentação do contraditório e congratulo às que me promovem reflexão e revisão.
