Epigrafe para Tcc História
Deus é o autor da nossa história. Quando confiamos n’Ele, entendemos que cada página virada nos leva ao propósito perfeito.
A história cita o preço de ser um grande líder: José foi invejado e odiado. Paulo como lixo e escória. Jesus foi ferido, moído e castigado.
José Guaracir
Não interrompa sua jornada no meio do caminho. A história que você deseja construir depende da sua persistência até o fim.
Quem não tem memória, não tem culpa nem gratidão. Preservemos nossa memória, patromônio inestimável!
A jornada para descobrir quem somos vai além do consciente; ela esbarra em limites que frequentemente evitamos, porque são complicados e, por vezes, dolorosos. Nossa história pessoal, nossos traumas e alegrias imersas no inconsciente moldam a relação que temos com o mundo e com nós mesmos.
No ontem, aprendemos; no amanhã, encontramos esperança, mas é no hoje que temos o poder de transformar nossa história.
Experimente criar outras narrativas sobre você, sob perspectivas diferentes da sua própria história. Mude o ângulo, o foco, a interpretação, a forma de falar. Esse reposicionamento é potente.
Sobre a história, podemos defini-la como uma ciência da área de humanas que estuda o ser humano no tempo, passado e presente, e no espaço geográfico, locais onde ocorrem as interações e transformações na sociedade.
Fontes históricas são as provas dos eventos ocorridos no passado. Ela é a matéria-prima que serve de base no ofício do historiador.
A filosofia é movida por interrogações, a busca incansável pelas respostas. Assim funciona a mãe de todos os saberes.
Filosofia, amor a sabedoria. Como a relação entre Sócrates e seus discípulos, nenhum escrito, mas não podemos deixar os pensamentos do mestre morrer com ele. Assim fizeram, discípulos como Aristócles e Xenofonte escreveram sobre o velho Sócrates.
Existe diferença entre conhecimento e sabedoria?
O primeiro se obtém por meio do ensino e o segundo por meio da experiência.
História e passado são sinônimos?
História é uma área do conhecimento, buscando uma analogia, o passado é um deserto em expansão e a história é um minúsculo grão dessa areia. A eterna briga do cão (passado), gato (presente) e rato (futuro).
Cada historiografia é um fragmento do passado com significados diferentes para cada sujeito histórico.
