Epígrafe para TCC de Psicologia
Se por um acaso vc descobrir que seu crush se dá ao trabalho de enrolar sacolinhas de supermercado e dar novinhos nelas como se fossem rosquinhas, pra só depois guardá-las no puxa-saco, caia fora dele o mais rápido possível, pq algum problema tem, e pode ser até psiquiátrico. Num mundo corrido de hj, isso não pode ser uma coisa normal.
Deveriam aqueles indivíduos que se definem como pensadores simétricos, criar alianças, dando vida justa a seu próprio senso de justiça a ser aplicada, e, mais importante, aplicando-a somente uns aos outros, sem que suas concordâncias jamais incorram em repressão dos indivíduos dissimétricos localizados fora desta aliança criada.
Um ato de intervenção em nome da justiça é um ato de corroer uma liberdade; a ruptura de uma liberdade infere, em primeiro instante, no medo mais moderado, discreto, quase que inconsciente; onde há medo, o amor se dissipa; e onde o amor é ausente, cortam-se boas cabeças em nome de uma boa justiça.
"Repreender uma pessoa no momento de uma ofensa é prejudicial tanto para o ofendido como para o ofensor. Nesse momento, as ânimos estão acirrados e só vão piorar a situação. Espere que a tensão emocional de quem o agrediu diminua. Deixe-o pensar, para que possa refletir sobre sua conduta".
"Cumpra o que promete para evitar dissabores. Aprenda a dizer "não " caso seja impossível atender aquilo que lhe é solicitado. Seja honesto e autêntico para não criar expectativas falsas. Lembre-se: A confiança é uma edificação difícil de ser erguida, fácil de ser demolida e muito difícil de ser reconstruída".
A gente foge. Foge porque não suporta encarar o real. Não suporta porque suportar tem a ver sustentar, conviver com ele, e dar corpo ao que, antes, parecia não existir. As sombras que povoam o outro e a nós mesmos/as são presença constante. Não dá pra fugir delas. Só não vê quem não "quer". Cada um/a no seu tempo...
"Procure ser uma pessoa que promove a paz, a união e a concórdia. Procure ser luz para aqueles que precisam do seu apoio e da sua compreensão. Lembre-se das palavras que Jesus proferiu no sermão da montanha: "Felizes os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus "(Mateus 5,9).
“Participe do teatro da vida,
Porém, não seja...
Um mero figurante.
Torne-se o protagonista de sua história.
Não tenha medo de atuar.
– Vaias? – Passarão!
– Aplausos? – Passarão!
E o último ato você já conhece:
– Os véus da vida se cerrarão!”
(Rogério Pacheco – 05/02/2024)
Teófilo Otoni/MG
"A vida lá fora continua a mesma.
Volúvel, descontinua e incompleta.
Em cada esquina corpos armados se cruzam.
(A paz será sempre duvidada.)
E no tráfego, buzinas velozes
Antecipam a morte."
Rogério Pacheco
Poema: Miragens da vida
Livro: Vermelho Navalha - 2023
Teófilo Otoni/MG
"Meu ego não se expõe
Pois contém desprezo e amor!
E mesmo assim
Tu queres meu coração!
Meu amor é minúsculo. . . Mas sincero!
‒ E não ir-se-á exterminar em tuas mãos!"
Rogério Pacheco
Poema: Não sou voz. . . Não sou hino
Livro: Vermelho Navalha - 2023
Teófilo Otoni/MG
"Plante, no solo do seu coração, boas sementes. Uma vez germinadas, vão produzir bons frutos: paz, segurança, paciência, generosidade, humildade, solidariedade, respeito e ética. Colhendo esses frutos, você não só se transforma, como também ajuda as pessoas a viverem felizes".
"Cuidado com suas emoções, pois elas podem traí-lo no calor das tensões. Nesses momentos, procure agir com calma , com serenidade, com paciência e com sabedoria. Saiba administrar os problemas que surgem em sua vida. Assim agindo, você vai gerar um clima de paz, de alegria e de harmonia ".
O raciocínio é fator decisivo para intercalar fatos e elaborar ideias. Porém é necessário uma construção intelectual prévia para que haja um vasto repertório capaz de dar ao raciocínio o material para o seu pleno funcionamento.
Baseie-se em fatos, não em narrativas ideológicas.
Raciocínio quando apurado se torna pensamento crítico.
Há pessoas que estão sempre querendo tirar o que é seu, tentando passar na sua frente, mesmo quando você está fazendo algo que não é de interesse delas. Essas pessoas insistem em se meter na sua vida apenas para ter o prazer de pensar que vão te "superar". Como diria a personagem de humor Filó: "Ooohh, Coitado(a)!".
"Ninguém se entristece ao ver grandes pedras quebradas, transformando-se em fragmentos menores.
Devemos regozijar-nos ao perceber que, mesmo com pedras simples, somos capazes de erguer fortalezas majestosas. Cada pequeno fragmento é uma peça valiosa na construção de grandes conquistas."
É através da terapia que promovemos um reconhecimento e aceite de nossa essência maior, e nela descobrimos que nem sempre somos de fato o que acreditamos ou idealizamos ser, e mesmo que tenhamos uma certa consciência de nossa essência, também descobrimos no setting terapêutico que somos muito mais do que já tínhamos conhecimento sobre nós.
Somos o outro na vida do outro. Negamos em nós aquilo que não queremos ver — ou aquilo que ainda não tivemos coragem de transformar. E então, projetamos. Acusamos no outro o que silenciosamente nos fere, nos incomoda e nos espelha. No fundo, não é o outro que nos prejudica — é a recusa de olhar para dentro.
"Antes de apontar defeitos nos outros, saiba que seu "telhado é de vidro ". Você pode estar cometendo, também, os mesmos erros. Não julgue, pois todos têm falhas e estamos sujeitos aos mesmos erros. Não condene ninguém. Aproveite a oportunidade para pregar a palavra de Deus e ensinar o caminho certo a trilhar ".
CONSCIENTE/SUBCONSCIENTE
*
*
*
O espirito esta' para a paz, assim como a gravidade para o centro da terra.
O espirito para a consciência, assim como a alma para o subconsciente.
*
*
O homem planta na mente. O Criador na alma;
E' fonte direta! sementes...
O homem?!.. Planta... colhe?! talvez.
Não super valorize ou deprecie tua vida baseado no carro que você tem, na roupa que você veste, na tua aparência física, ou nos bens que você acredita que possui. O destino de todos os seres vivos nesse mundo é o mesmo, independente do que acreditamos. O único bem que possuímos é nossa vida e não temos controle sobre o tempo que a teremos...
