Ensinar

Cerca de 3325 frases e pensamentos: Ensinar

⁠"Quem quer aprender, não espera alguém ensinar."

Sob a fé como escudo austral
e a florada da Caroba branca,
Não desisti de ensinar a olhar
para o céu a qualquer hora,
Pois a tranquilidade de outrora
faz muito tempo que escorreu
entre os meus e o seus dedos,
sei quem desejam que colapsemos,
-- e nem amanhã acordemos.


Promessas e superioridade
alheia não salvam ninguém,
Não cultive o amor ao nosso
chão só quando convém,
Porque eles só fazem algo
somente vendo a quem,
Alguns precisam entender
que eles ignoram o nosso bem.


A asfixia da cápsula do tempo
se repete implacavelmente,
estamos no revival do século XIX
por quem prega que pertence
o Hemisfério Ocidental,
sem pudor de repetir a fórmula
atroz em Fort Snelling,
não sei o que se passa com
os três presos da Oglala Sioux.


Mesmo que tentem apagar
a graça de olhar a Via Láctea,
nada me impede de ler
a progressão que me leva
do visível ao invisível,
e do tátil ao espiritual - enleva,
o amor divinal que pode ser
dito em letras, verbos e silêncios.

Ensinar cultura é contar uma história. Ensinar religião é você apresentar a crença e a afirmação como orientação absoluta. História não é axioma e axioma não é história.

Os escândalos dos artistas são necessários para ensinar a sociedade discutir a própria sociedade.


Escândalos políticos não agregam em nada.


Os políticos são os nossos resolvedores de problemas apenas, e não para fazer com que nos habituemos com os problemas que eles criam.

Um programador verifica o hardware antes de começar a instalar o software; antes de ensinar, é preciso aprender: por isso, quando você ensina, ninguém aprende.

⁠Todas as artes existem para trazer paz, conforto, alegria e sonho para as pessoas. Ensinar a Humanidade os caminhos do amor é a missão da poesia.

“Toda educação que entrega respostas antes de ensinar a duvidar não forma consciências; fabrica convicções.”

FILOSOFIA BALCARSE (PARTE) — A DÚVIDA COMO DESPERTAR

Minha filosofia não pretende ensinar você a pensar como eu.

Pretende provocar algo mais incômodo:

Fazer você duvidar daquilo que pensa quando acredita que já pensou o suficiente.

Porque pensar não é repetir pensamentos. Pensar é investigar quem está pensando dentro de nós.

Quantas das nossas certezas são realmente nossas?

Quantas são heranças, hábitos, medos, convenções e repetições que, de tão repetidas, passaram a receber o nome de verdade?

O senso comum comumente mente.
A mente mente.
E aquilo que não questionamos pode terminar nos governando.

Talvez liberdade não seja fazer tudo aquilo que queremos.

Talvez seja descobrir por que queremos aquilo que queremos.

Passamos a vida procurando respostas, quando algumas respostas são justamente aquilo que nos impede de continuar perguntando.

Por isso digo:

“Para PENSAR não basta PENSAR, é necessário DUVIDAR do que PENSAMOS…”

Veja a própria vida.

Literalmente vendemos nosso tempo para ganhar dinheiro para sobreviver.

Trabalhamos para ganhar a vida enquanto entregamos, em horas, pedaços da própria vida.

Precisamos do dinheiro.

Mas existe um paradoxo que não deveria passar despercebido:

Vendemos tempo para ganhar dinheiro, embora nem todo dinheiro do mundo possa comprar de volta o tempo vendido.

Talvez por isso eu diga que tempo é vida.

Dinheiro perdido pode ser recuperado.

Tempo perdido só pode ser compreendido.

E quase sempre o compreendemos depois que passou.

Vivemos dizendo que estamos “ganhando”.

Ganhando dinheiro.
Ganhando experiência.
Ganhando espaço.
Ganhando reconhecimento.

Mas toda vez que ganhamos alguma coisa, deveríamos perguntar:

Quanto de mim custou aquilo que ganhei?

Há ganhos que nos acrescentam.

Há ganhos que nos subtraem.

E há pessoas que passam a vida inteira ganhando sem perceber o quanto estão perdendo.

É por isso que não acredito em pensamento sem discernimento.

Informação pode ocupar a mente sem ampliar a consciência.

Conhecer não significa compreender.

Olhar não significa enxergar.

Existir não significa necessariamente viver.

E ter certeza não significa estar certo.

Talvez o maior perigo não seja a ignorância.

É uma ignorância tão convencida de si mesma que já se apresenta como conhecimento.

Minha filosofia nasce desse desconforto.

Não quero destruir certezas por prazer.

Quero interrogá-las por necessidade.

Não quero oferecer pensamentos prontos.

Quero provocar pensamentos próprios.

Não quero que você concorde comigo.

Quero que minha pergunta continue dentro de você depois que minha resposta terminar.

Porque uma frase verdadeiramente reflexiva não termina no ponto-final.

Ela começa nele.

A Filosofia Balcarse, se precisar ser resumida, talvez caiba justamente nesta provocação:

Não pense como eu penso; pense no seu próprio pensamento.

Questione inclusive aquilo que acabou de ler.

Questione a mim.

Questione você.

Porque consciência não é possuir todas as respostas.

É não permitir que uma resposta se torne tão confortável a ponto de proibir novas perguntas.

No final, talvez pensar seja exatamente isso:

Desconfiar da mente para não passar a vida inteira acreditando em tudo aquilo que ela nos fez acreditar.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

“A nova alfabetização precisa ensinar a conversar com máquinas sem ajoelhar diante delas.”

A educação deseducadora acumula respostas sem ensinar a formular perguntas, transmite conteúdos sem desenvolver critérios, e celebra a repetição como se isso fosse aprender.

“Pedagogia do Discernimento: educar não é ensinar o que pensar”

Nunca tivemos tanto acesso à informação. Isso não significa que aprendemos a discernir.

A educação pode transmitir conhecimento, desenvolver habilidades e ampliar repertórios. Mas permanece uma pergunta anterior a todas essas tarefas: como alguém aprende a decidir quanto peso aquilo que recebe, pensa, sente ou acredita merece ter sobre sua compreensão, suas decisões e suas ações?

É nesse problema que se situa a Pedagogia do Discernimento.

Discernir não é desconfiar de tudo. Não é rejeitar autoridades, emoções, tecnologias ou conhecimentos anteriores. É aprender a perceber, distinguir, regular e reconstruir. É examinar não apenas o objeto — uma informação, uma fonte, uma ideia —, mas também o sujeito diante dele: suas crenças, memórias, emoções, interesses e interpretações.

Por isso, desaprender não significa apagar o que foi aprendido. Significa reconhecer quando determinado modelo perdeu sustentação suficiente para continuar exercendo a mesma autoridade sobre nós. Reaprender é reconstruir sem transformar a nova conclusão em dogma.

Em tempos de inteligência artificial, desinformação, excesso de conteúdo e disputas por atenção, talvez uma das funções mais importantes da educação seja justamente esta: não determinar o que merece ser pensado, mas ensinar a examinar quanto do que pensamos merece continuar nos governando.

A Pedagogia do Discernimento, proposta por Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse (Carlos Eduardo Balcarse), apresenta o discernimento como capacidade educável, multidimensional e situada, articulando educação, pensamento crítico, metacognição, autonomia epistêmica, autoridade epistêmica, consciência e aprendizagem reconstrutiva.

Artigo científico: Pedagogia do Discernimento
Autor: Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse — Carlos Eduardo Balcarse
Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2026, v. 9, n. 21, e093789.
DOI: 10.55892/jrg.v9i21.3789
ARK: 57118/JRG.v9i21.3789

Carlos Eduardo Balcarse
“Educar para pensar é importante. Educar para discernir é ensinar a não entregar ao próprio pensamento uma autoridade que ele ainda precisa justificar.”

Educar para pensar é importante. Educar para discernir é ensinar a não entregar ao próprio pensamento uma autoridade que ele ainda precisa justificar.

Carlos Eduardo Balcarse

COMO ENSINAR ALGUÉM A PENSAR SEM ENSINAR O QUE ELA DEVE PENSAR?

Existe uma contradição silenciosa em parte da educação.

Dizemos que queremos formar pessoas autônomas. Depois avaliamos autonomia pela capacidade de repetir corretamente aquilo que ensinamos.

Ensinar conteúdos é indispensável. Não existe pensamento complexo sem repertório.

Mas existe uma diferença entre oferecer instrumentos para pensar e entregar conclusões que não podem ser examinadas.

Uma educação voltada à autonomia precisa suportar uma possibilidade desconfortável: o aluno pode aprender a pensar e chegar a uma conclusão diferente da nossa.

Isso não significa que toda conclusão tenha a mesma qualidade. Autonomia não elimina critérios. Ao contrário.

Exige aprender a justificar, comparar evidências, reconhecer limites, revisar interpretações e atribuir pesos diferentes às fontes disponíveis.

É nesse sentido que tenho trabalhado uma Pedagogia do Discernimento.

Não como educação para ensinar pessoas a concordarem com determinadas respostas, mas como investigação sobre condições educacionais capazes de melhorar a maneira pela qual avaliamos aquilo que participa de nossas decisões.

O professor não desaparece. Sua autoridade muda de função.

Em vez de ser apenas fornecedor de respostas, torna-se também alguém capaz de ensinar o estudante a perguntar por que determinada resposta merece confiança.

Existe uma diferença profunda entre formar seguidores de ideias e formar autores de julgamento.

Educar alguém para pensar não é ensinar em que acreditar. É ajudá-lo a compreender por que acredita, quanto deveria acreditar e o que poderia fazê-lo revisar aquilo em que acredita.

Talvez a educação não tenha segredo.

Talvez o segredo continue estando na educação.

Carlos Eduardo Balcarse
Psicanalista, Educador, Escritor e Pesquisador

Uma escola que ensina conteúdos sem ensinar critérios pode formar pessoas informadas e intelectualmente desARMADAS.

Carlos Eduardo Balcarse

Ensinar a pensar não basta; é preciso ensinar a desconfiar do pensamento sem transformar a dúvida em paralisia.

Carlos Eduardo Balcarse

O professor que entrega apenas respostas pode ensinar a matéria e, sem perceber, desENSINAR a investigação.

Carlos Eduardo Balcarse

Ensinar é oferecer caminhos; educar para o discernimento é também ensinar quando abandonar o caminho que deixou de levar à verdade.

Carlos Eduardo Balcarse

Ensinar a responder ou ensinar a decidir?

Eis aqui uma questão a ser analisada minimamente.

Um aluno tira dez na prova.

Outro sabe repetir a definição exatamente como aparece no livro.

Um terceiro resolve todos os exercícios depois de memorizar o procedimento apresentado pelo professor.

Qual deles aprendeu?

A resposta parece simples até mudarmos ligeiramente a situação.

Retire o modelo.

Mude o problema.

Apresente uma informação contraditória.

Peça que explique por que escolheu aquela resposta.

Mostre uma evidência nova.

Pergunte o que seria necessário para fazê-lo mudar de opinião.

Agora talvez estejamos avaliando outra coisa.

A escola aprendeu a medir respostas. O desafio contemporâneo é descobrir quanto do pensamento continua funcionando quando a resposta conhecida deixa de estar disponível.

Saber a resposta e saber decidir não são a mesma competência

Durante grande parte da escolarização, premiamos aquilo que pode ser demonstrado.

Acertar.

Recordar.

Definir.

Resolver.

Reproduzir.

Essas capacidades são importantes. O problema começa quando tomamos sua presença como evidência suficiente de autonomia intelectual.

Um estudante pode memorizar uma resposta sem compreender os critérios que a tornam adequada.

Pode executar um procedimento sem reconhecer quando ele deixa de funcionar.

Pode repetir um argumento sem conseguir compará-lo com outro.

Pode conhecer uma informação verdadeira e não saber avaliar sua relevância.

Pode acertar e não saber por que deveria confiar no próprio acerto.

É justamente aí que a educação encontra um problema mais profundo que a memorização.

Não basta perguntar o que o aluno sabe.

Precisamos investigar o que ele consegue fazer com aquilo que sabe quando precisa julgar.

O erro que ensina mais que o acerto

Há respostas erradas que revelam pensamento.

E há respostas corretas que escondem sua ausência.

Isso acontece porque o resultado final não revela necessariamente o processo que o produziu.

Quando perguntamos ao estudante por que escolheu determinada alternativa, que evidência considerou mais importante, qual informação descartou, o que o faria rever sua conclusão ou quanto de confiança atribui à própria resposta, deixamos de observar apenas o produto.

Começamos a observar critérios.

Essa mudança é decisiva.

Porque uma pessoa intelectualmente autônoma não é aquela que nunca erra.

É aquela que desenvolve condições melhores para perceber por que acredita, quanto acredita e quando deveria reconsiderar aquilo em que acredita.

Pensamento crítico não deveria terminar na crítica

A expressão “pensamento crítico” tornou-se central na educação contemporânea.

Com razão.

Mas existe uma pergunta posterior à crítica.

Depois de analisar argumentos, identificar inconsistências, comparar fontes e examinar evidências, o estudante ainda precisa decidir.

Qual evidência merece maior peso?

Que informação é relevante para este problema?

Quanto de confiança esta conclusão merece?

Uma evidência nova é suficientemente importante para modificar minha posição?

Estou mantendo uma ideia porque as evidências continuam sustentando-a ou porque já me comprometi com ela?

Pensar criticamente ajuda a desmontar.

Mas formar autonomia também exige aprender a reconstruir.

Aprender também é conseguir desaprender.

A educação costuma tratar a aprendizagem como aquisição.

Aprender seria acrescentar algo: uma informação, uma habilidade, uma fórmula, um conceito, uma explicação.

Mas há momentos em que aprender exige operação inversa.

Uma explicação antiga deixa de ser suficiente.

Uma evidência contradiz aquilo que sabíamos.

Um procedimento funciona em determinada situação e fracassa em outra.

Uma convicção precisa ser revista.

Nesses casos, o problema educacional deixa de ser apenas como incorporar conhecimento.

Passa a ser também:

como retirar autoridade de uma resposta que já aprendemos sem precisar apagar aquilo que aprendemos?

Essa distinção é fundamental.

Desaprender não precisa significar esquecer.

Pode significar reorganizar o peso atribuído ao que sabemos.

Uma ideia pode continuar na memória sem continuar governando o julgamento.

É aqui que entra o discernimento.

Nos trabalhos que venho desenvolvendo, tenho procurado examinar o discernimento para além de seu significado cotidiano de prudência ou bom senso.

A hipótese de trabalho é mais exigente: investigar se determinadas operações envolvidas em avaliar, ponderar, revisar e decidir podem ser descritas de maneira suficientemente precisa para se tornarem ensináveis, operacionalizáveis e testáveis.

Foi desse problema que emergiram diferentes frentes de investigação: METADISCERN, Pedagogia do Discernimento, Alfabetização do Discernimento Consciente, calibração discernitiva e estudos sobre a relação entre conteúdo recuperado, emoção, julgamento e ação.

Essas propostas não deveriam ser tratadas como resultados definitivamente estabelecidos. Elas compõem uma agenda que precisa enfrentar comparação teórica, operacionalização, mensuração, replicação e teste empírico.

Isso não diminui a proposta.

Define exatamente onde começa o trabalho científico.

Uma escola que também ensine a mudar de ideia.

Talvez uma das competências mais difíceis de ensinar seja justamente aquela que raramente aparece no boletim:

Mudar de posição pelas razões certas.

Não porque o professor mandou.

Não porque a maioria pensa diferente.

Não porque uma autoridade afirmou.

Não porque uma resposta apareceu primeiro no Google.

Não porque uma inteligência artificial escreveu com segurança.

Mas porque novas evidências alteraram justificadamente o peso das alternativas disponíveis.

Uma educação orientada para a autonomia não deveria formar pessoas incapazes de serem influenciadas.

Deveria formar pessoas cada vez mais capazes de avaliar suas influências.

Isso muda inclusive a maneira como compreendemos o professor.

Professor não é apenas aquele que transmite respostas.

É também aquele que pode criar situações nas quais o estudante precisa justificar escolhas, comparar evidências, reconhecer limites, revisar conclusões e reconstruir aquilo que julgava saber.

A prova decisiva talvez aconteça depois da prova.

Uma avaliação consegue mostrar parte do que o estudante aprendeu.

Mas existe outra prova que começa quando ele deixa a sala de aula.

Quando encontra uma informação que contradiz o que estudou.

Quando alguém tenta convencê-lo.

Quando precisa tomar uma decisão sem professor por perto.

Quando percebe que estava errado.

Quando uma resposta pronta aparece antes que tenha formulado a própria pergunta.

Quando aquilo que aprendeu deixa de funcionar.

É nesse momento que conhecimento e autonomia finalmente se encontram.

A educação não deveria preparar alguém apenas para encontrar a resposta certa.

Deveria ajudá-lo a reconhecer por que uma resposta merece ser aceita, quando precisa ser questionada e em que momento deve ser abandonada.

Porque o objetivo final da educação não pode ser fazer o aluno depender eternamente de quem o ensinou.

Ensinar também é preparar alguém para o momento em que já não precisará que decidamos por ele.

Carlos Eduardo Balcarse
Psicanalista, Educador, Autor e Pesquisador

O maior legado de um bom pai é ensinar, pelo exemplo, o valor de um bom caráter ao seu filho.

Ensinar a Palavra de Deus com grosseria e maltratar os outros é anular completamente o próprio ensinamento.