Emmanuel Marinho Pao Velho

Cerca de 9354 frases e pensamentos: Emmanuel Marinho Pao Velho

BARREIRA DE LINGUA

leia> lucas 6:43-45
a pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. pois a boca fala do que o coração está cheio (v.45).

examine>
salmo 141:3
provérbios 16:23
tiago 3:10

considere>
suas palavras se alinham com a palavra de deus? medite sobre algo especifico que precisa mudar em sua conversação.

na maioria dos dias, gosto muito da minha minivan. entretanto, quando o tapete parece imundo de farelos e itens diversos, minha afeição por ela diminui. durante uma visita ao lava-car, comecei a conversar com a mulher que estava enxugando a janela do meu carro. logo percebi que ela quase não sabia falar inglês. frustrada com a barreira da lingua, procurei palavras para compartilhar a verdade do amor de deus. sentindo-me profundamente indequada, decidi voltar outro dia para lhe trazer uma cópia da versão em espanhol de um livro que eu havia escrito. minha experiência me fez pensar sobre como é frequente termos uma barreira de lingua entre nós e deus. negatividade, dúvida e mexericos são apenas algumas das barreiras que prejudicam nossa comunicação com o senhor. falar a mesma lingua não só nos permite trocar ideias e informações, mas também revela nosso entendimento de uma cultura em particular. no reino de deus o cenceito é o mesmo. não deveriamos dizer uma coisa e ser outra. falamos a sua lingua? ou queremos continuar falando a lingua deste mundo enquanto ainda esperamos entender as coisas de deus? nossa linguagem revelará de onde somos. demonstrando o poder das palavras, deus, através delas, trouxe o mundo á existência. deus falou e o mundo começou a existir. ele trata nossas palavras seriamente porque sabe que: • a palavra de deus é nossa arma de guerra. há grande poder em suas palavras! (1 samuel 2:1; salmo 149:6). • nossas palavras revelam o que está em nossos corações. o que dizemos reflete quem somos por dentro (deuteronômio 30:14). o amor de deus por nós requer que nosso falar seja consistente com o que professamos crer. o que dizemos não é uma questão sem importância (mateus 12:36). -regina franklin

Inserida por pao_diario

O PULSAR DO CORAÇÃO

Leia: "Lucas 15:11-31" ...Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou ( v.20 )

Examine: O meu povo teima em se revoltar contra mim [...] o meu coração está comovido, e tenho muita compaixão de você ( Oséias 11:7-8 )

Considere: Como você mostra o amor de Deus aos outros ? De que maneiras você pode ser Seu embaixador de reconciliação ?

Se pudéssemos escutar as batidas do coração de Deus, o que ouviríamos ? Ho-mem, ho-mem, ho-mem... Essa realidade maravilha anjos e mortais. O salmista pergunta, "...que é um simples ser humano, para que penses nele ? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele ?" ( Salmo 8:4 ). E anjos observaram em santa admiração o desenrolar do plano da redenção para a humanidade ( 1 Pedro 1:12 ).
O amor de Deus pelas pessoas é surpreendente - especialmente se considerarmos que ajudar as pessoas é muitas vezes difícil, cansativo e cheio de inquietações. As pessoas são instáveis - boas, uma hora, e más, em outra. Olhe para o rei Davi, para o apóstolo Pedro, para mim. Somos consistentemente inconsistentes !
No entanto, na Palavra de Deus encontramos histórias semelhantes às de Lucas 15:11-31. Veja o padrão:
- O homem desobedece a Deus - o filho mais novo desobedeceu ao pai. O filho mais velho aparentava obedecer ao seu pai, mas por dentro, estava descontente com ele ( vv.13,29-30 ).
- Deus inicía a reconciliação - O pai saiu para encontrar os dois filhos ( vv.20,28 ). Seu coração estava "com muita pena" ( v.20 ). E ele se humilhou e insistiu ( v.28 ) com seu filho mais velho para se alegrar com ele na reunião familiar.
- Duas reações - O filho mais novo se arrependeu, enquanto o mais velho recusou-se a se alegrar com sua família a despeito dos pedidos de seu pai.
O amor de Deus pelas pessoas deveria ser exemplo nítido para nós. Ao compreendermos o pulsar de Seu coração, somos impulsionados a amar as outras pessoas. O apóstolo Paulo captou o coração de Deus e o ministério que Ele nos deu ao escrever: "Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. [...] deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele" ( 2 Coríntios 5:20 ). - Poh Fang Chia

Inserida por pao_diario

DISCÓRDIA NA FAMILIA

o servo do senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. deve ser um mestre bom e paciente (2 timóteo 2:24).

examine> romanos 16:17-20
2 timóteo 2:23-25
tito 3:10-11

considere>
como você deveria lidar com uma pessoa que causa divisões em sua igreja ou grupo de comunhão? o que deveria dizer-lhe?

um estudo feito em 2009 comprovou que homens e mulheres pecam de maneira diferente. constatou-se que o principal pecado dos homens é a luxúria, seguido de gula, preguiça, ira, orgulho, inveja e avareza, das mulheres, a lista de pecados por ordem de frequência é orgulho, inveja, ira, luxúria, gula, avareza e preguiça. esses sete pecados foram formulados por gregório, o grande, nos anos 600 d.c. porém, é errado dizer que há somente sete pecados mortais, pois todos eles são mortais (romanos 6:23; tiago 1:15). o rei salomão listou sete pecados detestáveis para deus deus (provérbios 6:17-19). contrário ao entendimento popular, ele não afirma que existem somente sete pecados especificos que deus detesta, pois todos lhe são detestáveis! na biblia, o padrão númerico " seis [...] sete" (jó 5:19; provérbios 30:15-16, 18-19,21-31) não fornece uma lista completa. em vez disso, esses padrões expõem todos os itens por igual, apontando para o item final - "a pessoa que provoca brigas entre amigos" (6:19)- como o ponto culminante dos itens anteriores. em provérbios 6, a passagem está agrupada em mentirosos que " espalham confusão por toda parte" e os que "provoca[m] brigas entre amigos" (vv.12,14,19) e descreve as atitudes e ações daquele que causa divisões. a pessoa que causa divisões é má (v.12), enganosa (v.13), perversa (v.14). orgulhosa (v.17) e tem um coração ruim (v.18). semeia discórdia através de ações hipócritas e palavras enganosas (vv.12,13,17,19). tal pessoa não tem valor para a comunidade e será severamente punida (vv.12,15), pois atrai sobre si a ira de deus (v.16). um encrenqueiro pode destruir a unidade da igreja. somos lembrados: "mande embora a pessoa orgulhosa e acabarão os desentendimentos, as discussões e os xingamentos" (provérbios 22:10). - k.t. sim

Inserida por pao_diario

VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

Leia: "Jeremias 26:18-19" Ezequias temeu o Senhor e procurou ganhar o seu favor ( v.19 )

Examine: Salmo 51:1-12 ; 1 João 1:9

Considere: Por que você seria tentado a ser evasivo ao invés de simplesmente se arrepender ? O que precisa trazer a Deus em arrependimento verdadeiro ?

Hoje meu filho mentiu pra mim. Os detalhes não eram muito importantes, mas suas tentativas de escapar da infração sem confessar tudo me deixaram preocupado. Certa autora, escrevendo sobre "confissões" vagas, disse que imagina "Deus como um professor astuto ( debruçado ) sobre a mesa e ( dizendo ), nada gentil, 'Poderia ter o trabalho de me dizer o que você quer dizer ?'
Os profetas são personagens bíblicos que parecem sempre estar no centro da briga, censurando o povo de Deus severamente por seus pecados, citando nomes - fazendo quase todos se sentirem desconfortáveis. Todos gostavam do profeta, conquanto ele ou ela anunciassem bênçãos e bons dias pela frente. O verdadeiro profeta, entretanto, era o porta-voz de Deus. - e Deus está sempre ocupado em descobrir lugares escondidos de rebelião, desonestidade e idolatria.
Certa ocasião Deus fez Miqueias anunciar ao povo de Israel que, devido à sua teimosia recusa em obedecer, seria "...arado como um campo" ( Miqueias 3:12 ). Terríveis palavras.
Como reagimos quando Deus aponta nossos caminhos voluntariosos ? Esquivamo-nos, nos contorcemos e damos explicações por temos agido tão mal ? Nos escondemos ou nos livramos de nossa responsabilidade, recusando-nos a confessar francamente o nosso pecado ?
O rei Ezequias e Israel escolheram o caminho mais difícil e correto, aquele que leva à humildade e ao arrependimento. "Ezequiel temeu o Senhor e procurou ganhar o seu favor" ( Jeremias 26:19 ). Sem barganhas, sem disputa. Só um direito: "Eu estava errado, sinto muito."
A antiga confissão da igreja exprime acertadamente: "Deus misericordioso, confessamos que pecamos contra Ti [...] Realmente sentimos muito e humildemente nos arrependemos." - Winn Collier

Inserida por pao_diario

PERMANECER SENTADOS

Leia: "2 Coríntios 6:14-17" Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles ( v.14 )

Examine: Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos ( Provérbios 4:23 )

Considere: Se você é solteiro, que mudanças Deus está lhe pedindo em seus hábitos de namoro ? Por que o casamento entre cristãos é importante ? Se você é casado, que conselhos matrimoniais pode dar aos solteiros ?

O vagão do trem estava abarrotado de pessoas irritadas. Devíamos ter chegado à nossa estação há quatro horas, mas a máquina do trem estava parada numa cidade distante. Exasperado, meu marido e eu planejamos sair do trem, alugar um carro e dirigir o restante do caminho para casa. Queríamos fazer alguma coisa, que não significasse permanecer em nosso assentos e esperar.
A espera às vezes nos leva a tomar atitudes impulsivas - especialmente em questões de namoro e casamento. O perigo está em abaixarmos nossos padrões em vez de "permanecer sentados" e esperar pelo melhor que Deus tem para nós.
A advertência de Paulo pode evitar muito sofrimento se a aplicarmos ao namoro. Ele disse, "Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles" ( 2 Coríntios 6:14 ).
Se você for como eu, talvez conheça pessoas muito boas que pensam que Jesus é só mais um dos caminhos para o céu. Deus nos chama, no entanto, dizendo "...Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles" ( v.17 ). Portanto, considerar o casamento com alguém que não conhece Jesus é sinal de que devemos definitivamente permanecer sentados.
Quando se trata de namoro, precisamos evitar os que se chamam de cristãos e agem como pessoas sem nenhum consciência espiritual. Paulo nos advertiu para não nos envolvermos com "...ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão" ( 1 Coríntios 5:11 ). Por mais difícil que possa ser, precisamos evitar o envolvimento romântico com pessoas que não estão no caminho de Cristo.
Embora ninguém goste de esperar, vale a pena honrar os padrões de Deus para o casamento. Fazendo isso, você poderá saltar de seu assento e correr para o altar, se Deus estiver conduzindo para lá. - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

SOU ACEITÁVEL, NÃO SOU?

Leia: " 1 João 3:1-5 "
Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato [ ... ]. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus ( v.1 ).

Examine: Romanos 8:15-16 ; Gálatas 4:4-7

Considere: A que ponto você interage com Deus como seu Pai, que compartilha Sua herança com você ? Enquanto cuida dos afazeres diários, como fará para se lembrar que é filho querido de seu Pai ?

Estava viajando no ônibus certa manhã, quando uma mulher mais velha, usando um vestido florido desbotado, entrou mancando no ônibus e sentou-se ao meu lado. Viajamos por algum tempo de silêncio, até a senhora fazer algo muito extraordinário. Virou-se, esticando a cabeça em direção ao meu rosto, e com seus olhos castanhos saltando e seus dentes manchados à mostra gritou, " Sou aceitável, não sou ? "
Dei um pulo.
" Bem, é claro que é ", eu disse, mentindo.
" Algumas pessoas me acham um pouco estranha " ela replicou.
" Ora, por que pensariam isso ? " perguntei.
Ela disse que não sabia, e silenciou novamente.
Após alguns minutos, cruzou o corredor e se sentou ao lado da outra única pessoa que estava no ônibus. Virou-se para ela e disse: " Sou aceitável, não sou ? "
Fiquei imaginando quantas vezes aquela pergunta seria feita aquele dia. Ela ansiava tão desesperadamente por afirmação, que buscava de qualquer estranho que encontrasse em seu caminho.
Estou bem ? Sou aceitável ? Inspiro amor ? Todos nós fazemos perguntas como estas. O evangelho dia a todos os que aceitam a Jesus, que aceitam o Seu sacrifício por seus pecados, que Ele lhes dará o direito de se tronarem filhos de Deus ( João 1:12-13 ). " Vejam como é grande o amor do Pai por nós ", o apóstolo João exclama, " ...somos chamados de filhos de Deus " ( 1 João 3:1 ).
Você tem a mais completa identidade em Jesus. Deus o Pai o adotou ( Efésios 1:5 ), deu lhe Seu Espírito e o tornou um herdeiro de Sua herança ( Gálatas 4:6 ). Você pode até ser ridicularizado e rejeitado, pode não ser muito aos olhos do mundo, porém Deus olha para você e diz: " Meu filho. "
" Sou aceitável, não sou ? " perguntamos apreensivos.
" Em mim, sim, você é ", o Pai responde.
E Ele não está mentindo. - Sheridan Voysey

Inserida por pao_diario

ELE AINDA CURA

Leia: "Tiago 5:13-18" Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor ( v.14 )

Examine: Ó Senhor, meu Deus, eu gritei pedindo ajuda, e tu me curaste ( Salmo 30:2 )

Considere: Antes de ler esta passagem, qual era sua crença em relação à cura ? De que maneira a soberania de Deus afeta a maneira como você irá orar pelas pessoas enfermas ?

Há muitos anos, certa mulher de nossa igreja recebeu a notícia que nenhuma mãe grávida quer ouvir: "Seu bebê tem a síndrome de Down". O diagnóstico era inquietante e o prognóstico sombrio. A família chamou os presbíteros para orar por cura. Tivemos o privilégio de ungir a mãe e orar para que Deus interviesse de maneira sobrenatural. Vários meses mais tarde a mãe teve o bebê, e embora ele estivesse nascido com a síndrome, muitas das doenças previstas pelos médicos não se concretizaram.
O livro de Tiago 5:14-16 é claro em seu ensino sobre a oração e a unção dos doentes. Tiago forneceu alguns princípios valiosos para orientar os pensamentos, o debate e a prática cristã de orar pelos doentes.
- Eles podiam e deviam orar por cura. Tiago encorajou aqueles que estivessem doentes a buscar oração e unção. As pessoas deveriam orar com confiança por uma cura completa até que se tornasse óbvio que Deus estava agindo conforme a Sua vontade.
- Os presbíteros, de maneira limitada, receberam autoridade para serem agentes de Jesus. Isso não quer dizer que os presbíteros na igreja sejam excepcionalmente justos ou tenham poderes especiais de cura. Significa que têm o privilégio e a responsabilidade de orar pelos doentes em nome de Jesus.
- O óleo não tinha nenhum poder especial. Era apenas um sinal para auxiliar a fé ou um símbolo da presença do Espírito Santo - aquele que proporciona cura, conforto e confiança.
- A soberania de Deus. Tiago queria que os seus ouvintes entendessem que Deus não é obrigado a curar ninguém.
Deus ainda cura sobrenaturalmente ( e através de meios naturais - usando os médicos e a medicina ). É nossa responsabilidade sermos obedientes às escrituras e orarmos por cura com fé e humildade. - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

UMA TRAGÉDIA EVITÁVEL

Leia: "2 Pedro 1:3-11" O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver que agrada a ele ( v.3 )

Examine: Lucas 7:36-47 ; 1 Coríntios 15:1-11 ; Efésios 4:32

Considere: É o pecado ou a falta de fé que o impede de aceitar a graça de Jesus e passá-la adiante ? O que você precisa crer, e o que precisa fazer para se deleitar no perdão de Deus ?

Marvin Schur congelou até a morte em sua própria casa. O homem de 93 anos devia muito dinheiro à companhia de eletricidade. Por falta de pagamentos, a companhia restringiu o seu uso de eletricidade, e quatro dias após isso, o seu corpo foi encontrado congelado. Duas semanas mais tarde, um procurador leu o testamento de Marvin, informando que ele deixara seiscentas vezes mais o valor de sua dívida para o centro médico local.
A morte de Marvin foi duplamente trágica. É horrível um senhor de idade congelar até a morte porque a companhia de energia elétrica cortou seu aquecimento. Dói mais ainda saber que ele poderia facilmente ter quitado a conta.
Assim como ele, muitas pessoas sofrem desnecessariamente pela falta de poder espiritual. A vida, a morte e a ressurreição de Jesus forneceram tudo o que é preciso "...para viver uma vida que agrada a ele", no entanto nunca usam sua fé para ter acesso a tal recurso.
Alguns gemem sob ondas de culpa, incapazes de aceitar o perdão divino e prosseguir com as suas vidas. Outros se chafurdam em abusos e sofrimentos, e se identificam com seu status de vítima, que se recusam a estender o perdão de Deus àqueles que os feriram.
Como o servo miserável na parábola de Jesus, nenhuma das partes tem consciência de que foi perdoada "...milhões de moedas de prata", e se agitam em autocomiseração agredindo qualquer um que lhes deva "...cem moedas de prata" ( Mateus 18:23-35 ).
Uma vida desprovida de graça como essa é uma fuga da realidade ( 2 Pedro 1:9 ). A verdade é que Jesus veio ao nosso mundo e tornou Sua graça disponível a todos que a queiram aceitar.
Paremos de fingir e voltemos ao mundo real. Há graça suficiente no banco. Suficiente para pagar as sua dívidas e as dívidas das pessoas que pecaram contra você. - Mike Witmer

Inserida por pao_diario

A VISTA

Leia: " Jó 38: 1-18 "
Onde é que você estava quando criei o mundo ? Se você é tão inteligente, explique isso ( v.4 ).

Examine: Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem , o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam ( Matheus 6:8 ).

Considere: Você já sentiu como se Deus não o visse ? Por que precisamos olhar além do nosso campo de visão para encontrar a Sua perspectiva em nossas circunstâncias ?

Olho de Londres, que completou sua rotação inicial em março de 2000, proporciona aos visitantes uma extensa visão da capital da Inglaterra. Talvez por se parecer muito com uma enorme roda gigante, o Olho é o assunto de resenhas conflitantes. A moderna construção contrasta com a arquitetura histórica que a cerca. Lembra-me da grandeza e clareza da visão que Deus tem dos eventos deste mundo, comparado às nossas finitas perspectivas. Porque em nossa natureza caída tendemos a nos preocupar somente com nós mesmos, facilmente nos absorvemos inteiramente no que vemos com nossos olhos. Em meio ao seu sofrimento, Jó ansiava por um contexto no qual pudesse colocar a profunda dor que experimentava. Confuso com o aparente silêncio de Deus, ele exclamou, " Ó Deus, eu clamo pedindo a tua ajuda, e não me respondes; eu oro a ti, e não te importas comigo " ( Jó 30:20 ). A pergunta ecoa através dos séculos: Deus vê ?
As Escrituras respondem claramente. Ele não só vê além do que conseguimos compreender, mas nada acontece em nossas vidas sem o Seu olhar atento ( Jó 34:21, Salmo 34:15 ). A resposta de Deus para Jó não foi mostrar os porquês de seu sofrimento. Em vez disso, Ele chamou atenção à grandeza de Sua soberania. Embora Deus fosse mais do que capaz de deixar Jó permanecer nas cinzas, em vergonha e dor, Seu propósito era maior do que fazê-lo sentir sua pequenez. Se Deus é tão poderoso para conter os limites dos oceanos ( 38:8-11 ), então Ele tem a força necessária para nos sustentar em tudo - inclusive nas dores que convulsionam o nosso viver.
Somos a menina de Seus olhos ( Deuteronômio 32:10 NVI; Zacarias 2:8 ). Sua perspectiva, entretanto, abrange respostas além da nossa compreensão. A paz vem em saber que Ele vê perfeitamente e antevê nossa necessidade ( 2 Coríntios 9:8-11 ). - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

PONTO DE DEUS

Leia: "Gálatas 1:11-24'' Eu não o recebi de ninguém, e ninguém o ensinou a mim, mas foi Jesus Cristo que o revelou para mim (v.12).

Examine: O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito ( João3:8 ).

Considere: O que o Espírito Santo vem fazendo em sua vida ? Como a presença do Espírito Santo afeta sua fé ?

Recentemente, os cientistas anunciaram a identificação de pelo menos três "pontos de Deus" no cérebro humano. Eles creem que os mesmos segmentos em nossos lóbulos que nos permitem interpretar os estados de ânimo e as intenções das pessoas, nos ajudam a lidar com nossa "religiosidade". Isso nos faz pensar que os cientistas estão mais uma vez tentando minimizar a vida espiritual, como se esta fosse um fenômeno biológico ( o cientista ateu Richard Dawkins crê que a religião é um vírus, passado de cérebro para cérebro ).
O apóstolo Paulo não entendia nada sobre " pontos de Deus ", mas sabia como reconhecer Deus trabalhando! No livro de Gálatas 1, reconheceu sua antiga vida de implacável perseguidor dos cristãos ( v.13 ). Porém, algo incrível aconteceu. Através da intervenção divina, Paulo foi transformado de dentro para fora, ao receber Jesus como seu Salvador ( vv. 15-16 ).
A profunda mudança espiritual que Paulo experimentou foi a obra do Espírito Santo ( João3:5 ). Paulo revelou mais tarde a origem de seus ensinos e escritos sobre Jesus, quando afirmou: "... Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus " ( 1 Coríntios 2:10 ). Em outro relato ele observou que os planos de Deus eram revelados a ele " por meio do Espírito " ( Efésios 3:5 ).
" Pontos de cérebro " não podem explicar a extraordinária mudança que Deus fez em você e em mim. Somente a obra do Espírito pode explicar isso ( João 14:16; 16:8 ).
Mesmo que muitos cientistas continuem uasar a pesquisa para reunir explicações naturais para nossa crença em Deus, a realidade da obra sobrenatural do Espírito Santo em nossas vidas é prova de Sua existência. Quando " avistar " o Espírito trabalhando em você e em outras pessoas, anime-se! - Tom Felten

Inserida por pao_diario

ORGULHOSO DEMAIS PARA RECEBER

Leia: " Atos 20:32-35 "
Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas ( Matheus 5:3 ).

Examine: Levítico 19:9-10 ; Provérbios 22:9; 28:27 ; Efésios 2:1-10

Considere: Como o orgulho pode estar impedindo que você receba bondade de outra pessoa ? Você está deixando o orgulho impedi-lo de receber o dom da vida eterna ?

Em sua igreja, Shaina frequenta o culto dos jovens adultos. Durante os últimos anos, o grupo procurou se comunicar com a comunidade de maneiras inovadoras.
Quando cerca de 30 pessoas na igreja perderam seus empregos, ela e seus amigos recolheram donativos de alimentos entre as pessoas e estabelecimentos comerciais.
Espantaram-se com a generosidade. Muito rápido encheram um cômodo com mantimentos e marcaram hora para os desempregados "comprarem" de graça. No entanto, muitos não quiseram vir, embora tivéssemos necessidades financeiras.
"Sentimo-nos mal", disse Shaina. "Fizemos algo para ajudar as pessoas que realmente precisavam, e nosso sentimento era ótimo, mas alguns tiraram-nos algo especial, por serem orgulhosos demais para aceitar ajuda."
Quando Paulo, o apóstolo, foi a Jerusalém pela última vez, parou para encorajar os cristãos em Éfeso. Mencionou que nunca cobiçara a fortuna de outra pessoa e que sempre havia trabalhado muito. Porém, ao citar Jesus dizendo, "É mais feliz quem dá do que quem recebe" ( Atos 20:35 ), sua declaração subentendia que realmente é bom receber. Se ninguém recebe, ninguém tem a bênção de dar. Deus usa os nossos tempos de necessidade para nos tornar humildes. - e para permitir que outros gozem da bênção de dar.
Estamos todos necessitados de livramento espiritual. Sem Jesus, somos incapazes de nos salvar. Em carta aos Efésios, Paulo escreveu, "...quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo" ( 2:5 ). "...pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé [em seu filho] ..." ( v.8 ).
No entanto, a maioria das pessoas é orgulhosa demais para receber o dom mais generoso de todos os tempos. Imagine como Jesus deve se sentir com isso. - Tim Gustafson

Inserida por pao_diario

ORAÇÃO PERSISTENTES

Leia: "Lucas 18:1-8" Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar. ( v.1 )

Examine: Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus ( Efésios 6:18 )

Considere: Que itens você tirou de sua lista de oração que deveriam ser colocados lá de volta ? Como a nossa persistência revela devoção a Deus ?

Uma pessoa anônima escreveu: "Ajoelhei-me para orar, mas por pouco tempo, pois tinha tanto o que fazer. Então ao ajoelhar-me, fiz uma oração apressada e levantei-me. Meu dever cristão estava feito; minha alma podia ficar em paz."
Vamos contrastar essa concepção de oração com as ações da viúva persistente, no livro de Lucas 18. São dramaticamente diferentes. A viúva não parava para fazer uma visita ao juiz apenas uma vez ou outra. Ela vinha até ele repetidamente ( v.3 ). Sua alma não teria descanso até que seu caso fosse ouvido. Por quê ? Porque ela não estava pedindo por algum favor especial, estava simplesmente buscando justiça.
Naqueles dias, era prática comum subornar um atendente para que sua disputa na corte fosse ouvida pelo juiz. A viúva era provavelmente muito pobre para isso. E mais, o juiz para quem ela estava fazendo a petição não temia a Deus, nem se importava com as pessoas ( v.4 ). Então ela tinha todos os motivos para desanimar. Devido à sua persistência, porém, recebeu justiça ( v.5 ).
Ora, antes de começarmos a pensar que Deus precisa ser importunado, convencido e subornado para que nossas orações sejam respondidas, importante, é compreender que esta parábola contrasta em juiz injusto com o Juiz que é verdadeiramente justo. Deus está ancioso para responder as orações de Seus filhos. Na verdade, Ele "...julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa !" ( v.8; Mateus 7:11 ).
Frequentemente perdemos o ânimo quando oramos, por não compreendermos o tempo ou o propósito de Deus. Há, porém, um caminho melhor. Um escritor expressa bem isso: "Oração persistente é a demonstração de fé em Deus que , embora às vezes atrase em Suas respostas, agirá sempre com firmeza e justiça em respeito ao Seu povo." Continue orando ! - Poh Fang Chia

Inserida por pao_diario

O CINDERELLA MAN

Leia: "1 Samuel 16:1-13" Elas ( pessoas ) olham para a aparência, mas eu vejo o coração ( v.7 )

Examine: José ficou na prisão até que se cumpriu o que ele tinha dito. A palavra do Senhor Deus provou que José estava certo ( Salmo 105:19 )

Considere: Como Deus usou um pequeno incidente em sua vida como área de treinamento para algo maior ? Por que é importante aceitar a Palavra de Deus como autoridade suprema ?

Na década de 1930, época em que os Estados Unidos entraram na Grande Depressão, o pugilista James Braddock sofreu um acidente com sua mão direita que o forçou a sair do boxe profissional. Estava difícil de ganhar dinheiro, Braddock exerceu trabalhos humildes para poder pagar suas despesas.
Por fim, graças a desistência de um pugilista na última hora, Braddock teve uma nova oportunidade de lutar com o 2°. competidor do mundo. Ninguém acreditava que ele teria qualquer chance, mas Braddock chocou o mundo do boxe com uma vitória por nocaute no terceiro assalto.
A assombrosa vitória do Braddock ressucitou sua carreira. Apelidado de Cinderella Man, Braddock conseguiu realizar uma das maiores viradas da história do pugilismo ao derrotar viradas da história do pugilismo ao derrotar Max Baer pelo título mundial de pesos pesados.
O Antigo Testamento conta a história de outro Cinderella Man. Após ter informado Saul de que Deus o tinha rejeitado como rei de Israel, Deus enviou Samuel para Belém para ungir um dos filhos de Jessé como próximo governante ( 1 Samuel 16:1 ). Quando Samuel avistou o filho mais velho de Jessé, pensou que esse fosse, sem dúvida, o escolhido ( 1 Samuel 16:6 ). Deus, porém, disse a Samuel, "Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração" ( 1 Samuel 16:7 ).
Por fim, Deus guiou Samuel até o filho mais moço de Jessé, que havia sigo relegado à tarefa de cuidar de ovelhas. Exteriormente não tinha aparência de rei, mas Davi viu algo se desenvolvendo no interior do coração desse jovem pastor que ninguém havia visto.
Às vezes, você se sente como se estivesse na posição do homem Cinderella ? Anime-se e esteja pronto para aprender. Deus pode estar lhe dando tarefas menores como área de treinamento em sua preparação para uma posição muito maior. - Jeff Olson

Inserida por pao_diario

AQUELE QUE CURA

Leia: " Número 21:4-9 "
...Faça uma cobra de metal e pregue num poste. Quem for mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado ( v.8 )

Examine: Isaías 61:1-3, 10-11 ; Lucas 4:14-19 ; João 3:14-15

Considere: Você sente-se mais tentado a olhar para si mesmo quando precisa de ajuda ? O que aconteceria se, um vez disso, você olhasse para Jesus ?

Abre meus olhos, Senhor, para que eu veja.
Abre meus ouvidos, Senhor, para que eu ouça
Abre Senhor, meu coração e minha mente para que eu compreenda.
E assim me voltarei ao Senhor e serei curado. -oração tradicional

Todos os anos na época da Páscoa, minha esposa e eu escolhemos algo que o outro deve abandonar. Ano passado, ela desistiu do chocolate, mas para mim ela escolheu ...o medo. A escolha foi difícil - não é assim, como se pudéssemos nos livrar do medo que está no armário. Descobri que meu temor é uma maneira ( dentre outras ) de ficar obcecado comigo mesmo, perdendo-me em meu mundo interior, decifrando todos os meu sentimentos válidos ( ou inválidos ). Minha introspecção me impede de olhar para Jesus, o único que é capaz de curar minha aflição.
Durante os anos de peregrinação de Israel, o povo reclamava de Deus, crendo que eles iriam " morrer [...] no deserto ( Números 21:5 ). Como de custume, tentavam tomar a situação em suas própias mãos, estabelecer uma aliança proibida ou construir um deus falso e armar planos para o retorno ao Egito.
Mas Deus, em santa ira, usou serpentes venenosas para trazer Seu povo à razão. Deus fez Moisés construir uma serpente de bronze e suspendê-la no alto de uma vara. Depois de ser mordido por cobras, o povo simplesmente " olhava para a cobra de bronze e ficava curado " ( v.9 ). Se olhassem para si mesmos, seus vizinhos - ou até mesmo Moisés - morreriam. Mas se o povo apenas levantasse os olhos para o presente de seu Deus, ganhariam vida.
Olhar para o interior é atraente. Faz-nos sentir como se estivéssemos no controle. Esse caminho sedutor sabota nossa humildade postura de nos apresentarmos - humilhados e necessitados de misericórdia - ao nosso Redentor. Jesus veio porque estamos falidos, não porque estamos nos virando bem sozinhos. - Winn Collier

Inserida por pao_diario

QUENTE DEMAIS

Leia: "Juízes 15:1-8" Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem ( Romanos 12:21 )

Examine: Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame aos outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor. ( Levítico 19:18 )

Considere: A vingança pode ocorrer de pequenas ou grande maneiras. No passado, como você se vingava ? Por que é tão difícil permitir que Deus acerte as contas ?

É difícil imaginar que alguém pudesse decidir detonar seu apartamento até os cacos. Entretanto, isso aconteceu em Lisboa, Portugal, pois um homem fez exatamente isso - arruinou parte de um edifício de cinco andares onde vivia.
O maluco incendiário tinha sido recentemente despejado, e, de acordo com um bombeiro que atendeu ao incêndio que se seguiu, "Ele ameaçara os vizinhos que explodiria o lugar caso fosse despejado."
Não se deve brincar nem com vingança nem com fogo - é quente demais para manejarmos - Por esse motivo, Deus nos diz: "...Eu me vingarei, eu acertarei conta com eles, diz o Senhor" ( Romanos 12:19 ).
Quando sentimos o desejo de retaliar, apresentamos o mal que nos foi feito como desculpa para ferir outras pessoas. Sansão fez isso quando seu sogro filisteu entregou sua mulher a outro homem. Enfurecido, declarou, "...Desta vez eu não sou responsável pelo que fizer com os filisteus" ( Juízes 15:3 ).
Sansão teve um pequeno ataque de piromania. Ajuntou 300 raposas, amarrou suas caudas de duas em duas, atou uma tocha a cada par de carnívoros e os soltou nos campos de cereais dos filisteus.
Infelizmente, a vingança produz mais vingança. Em retaliação, os filisteus "...queimaram viva a mulher de Sansão e a família dela" ( v.6 ).
Quando Sansão descobriu isso, afirmou, "...eu juro que não descansarei até que [os filisteus] paguem por isso !" ( v.7 ). Ele os atacou mais uma vez, antes de se tornar um solteirão cujo endereço era uma caverna.
Quando tentamos acertar as contas, frequentemente nos ferimos, e ferimos também quem amamos, com as pessoas que queremos atingir. Por essa razão os cristãos nunca devem pagar a ninguém "...o mal com o mal" ( Romanos 12:17 ). É muito perigoso. Em vez disso, devemos deixar as brasas quentes da vingança nas mãos do nosso justo Deus. - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

CRISTÃOS SUBVERSIVOS

Leia: "Romanos 10:5-13" Se você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo ( v.9 )

Examine: O Senhor, que criou os céus, é o único Deus. Ele fez a terra, [...], e a colocou no seu lugar.[...] O Senhor Deus diz: "Eu sou o Senhor, e não há outro deus..."

Considere: Por que a mensagem "Jesus é o Senhor" era vista como ameaça ? Sem minimizar as alegações de Jesus, o que fazer para comunicar a beleza do evangelho ?

Os antigos romanos eram pessoas muito boas. É certo que suas responsabilidades exigiam certa demonstração de poder, mas dado o grande território que governavam, era de seu interesse manter todos felizes.
Uma maneira de fazer isso era honrar os deuses de cada um deles em seu reino. Roma construiu o panteão, que significa literalmente "todos os deuses", de maneira que todos os grupos sentiriam que seu deus era respeitado.
Todos se sentiam bem com esse arranjo, exceto os judeus, a quem os romanos mantinham na Palestina, e os cristãos, que se estenderam para além das fronteiras de Israel e se tornaram internacionais. Os cristãos insistiram que somente eles adoravam o único verdadeiro Deus.
Coloque-se nas sandálias do imperador. O que você faz com pessoas assim ? Você os persegue. Você não quer fazer isso, e pensa, "Por que eles simplesmente não se ajustam ?" Mas você também sabe que, se deixar a mensagem divisora dos cristãos continuar, não demorará muito até o frágil tecido de seu império multicultural ser destruído. Então, por amor ao seu reino, os cristãos devem ir.
Os cristãos de hoje têm a mesma mensagem: "Jesus é Senhor". Estamos vivendo, também, na mesma espécie de mundo multicultural e variado. Recebemos muitos benefícios de nossa aldeia global que cada dia torna-se menor. Gostamos de encontrar pessoas diferentes, aprender seus costumes, e comer sua comida.
Mas o que não nos permitem dizer - e que perigosamente parece causar divisão em nosso mundo pluralístico - é que Jesus é o único caminho para Deus ( João 14:6 ; Atos 4:12 ). Os cristãos do primeiro século não desistiam deste direito, mas humilde e agressivamente anunciavam que Jesus, não César, é o único Senhor do mundo. Agora é a nossa vez. - Mike Wittmer

Inserida por pao_diario

JESUS ARMA UM TUMULTO

Leia: " João 2:12-17 "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo ( v.17 )

Examine: Lucas 11:37-46 ; Lucas 13:14-16

Considere: Qual a diferença entre a ira de Jesus e a ira de muitas vezes você tem em si mesmo ? Com o que Ele se ira ? Como você deveria refletir o mesmo espírito ?

O som pesado dos cascos batendo ecoam na praça. Espirais de poeira sobem pelo ar. Ovelhas balem, pombas ruflam as asas, e comerciantes falam em voz alta. Ele ordena: " Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado ! " O Príncipe da Paz está armando um tumulto.
Ele brande as cordas e vira as mesas ( Matheus 21:12 ); a multidão se divide como o Mar Vermelho. As mães agarram suas crianças em choro. Uma gaiola vira e as pombas saem voando - uma oferta enviada aos céus por um Salvador empunhando um chicote.
Às vezes entendemos Jesus mal; Pensamos em um Salvador sereno e doce " um Menino que acorda ", um meigo e manso nazareno " e que Ele não chora ", e nos esquecemos que alguns no tempo de Jesus pensavam ser Ele João Batista ou Elias ressuscitado ( Marcos 8:28 ). Não pensavam que o Filho de Deus fosse algum manso guru de amor, paz e harmonia. Ele era comparado a um profeta selvagem, trovejante, comedor de gafanhotos.
Com certeza, Jesus era um mestre de amor. A limpeza que fez no Templo não foi nenhum protesto contra o comércio. Os cambistas haviam se estabelecido no Átrio Exterior do Templo - o único lugar onde as mulheres e os gentios tementes a Deus podiam adorar. Edde ato desrespeitava tanto a Deus como o adorador. A reação de Jesus foi uma ardente demonstração de amor por ambos. E Jesus era certamente um profeta de paz - ensinando a dar a face e a amar os inimigos. Mas isso não contradizia Sua feroz confrontação do erro. Como Dorothy Sayers disse: " Seja qual fosse a sua paz, não era a paz que demonstrava aceitação cordial. "
Jesus então, seria portador de uma personalidade poderosa, indignada e apaixonada - a única espécie digna de nossa total lealdade e confiança. Pois que Salvador faria de conta que não vê a ganância e a injustiça ? E que Deus poderia ser adorado se tivesse mostrado " indiferença cordial " aos injustiçados ? - Sheridan Voysey

Inserida por pao_diario

MUITO AMADO

Leia: "1 Coríntios 13:3-13" Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. ( v.6 )

Examine: Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. ( Efésios 4:15 )

Considere: Por que a verdade é necessária ? Em que ocasião você ouviu palavras duras preferidas por um amigo ? Como você reagiu ?

"O verdadeiro amigo não duvida, mas espera."
Apesar de vários filmes baseados em livros deixarem muito a desejar, a produção de Emma, de Douglas McGrath, em 1996, retrata vividamente os adoráveis personagens de Jane Austen, Emma e seu amado sr. Knightly. A força do relacionamento, entretanto, vem dos escritos de Austen ao revelar os desejos de cada coração - de não apenas ser amado, mas ser verdadeiramente amado. Sendo um homem de convicções, o sr. Knightly assegura à Emma que sua severa crítica ao comportamento inaceitável dela não significa rejeição, mas a convicção de que existem coisas melhores em seu interior.
O crescimento espiritual não acontece sem um confronto com a verdade. Em João 14:6, Jesus disse, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar a té o Pai a não ser por mim." Muito mais do que informação verdadeira, a verdade divina é inseparável de amor de Deus. Exigiu o sacrifício da cruz; e tornou o amor possível.
Jesus nos ama o suficiente para falar diretamente conosco. E Ele assim o faz para que nossos pés sejam firmados na rocha sólida de Sua Palavra. Em retribuição, devemos estar dispostos a amar as outras pessoas e verdade.
A verdade não é fácil de ouvir, e as palavras duras ferem. No entanto, o amor subiste aos detalhes. "O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado !" ( Provérbios 27:6 ). O amor anseia pela retidão e trilha o difícil caminho de falar a verdade encontrada na Palavra de Deus. Cometemos grande injustiça ao corpo de Cristo quando fingimos que o pecado não existe ( Efésios 4:25 ).
A força de Deus torna-se atuante em nossas vidas quando praticamos o Seu chamado à verdade de suas maneiras. Devemos estar dispostos a anunciar ( Provérbios 27:17 ) e receber ( Salmo 141:5 ). O amor de Deus conduz-se de verdade. Menos que isso não é realmente amor. - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

SALTO ALTO RELIGIOSO

Leia: "Mateus 15:1-11" Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe ( Isaías 64:6 )

Examine: Leia Isaías 64:1-65:1-6 para entender a observação do profeta sobre seu povo "religioso" e como Deus agiu com eles. Leia Romanos 4:4-5 para ver o que Deus considera ser verdadeiramente justo.

Considere: Com que você conta para justificar-se diante de Deus ? Como o seu comportamento pode impedir outras pessoas de crer em Jesus ?

A estudante de letras deixou o professor impressionado com sua aplicação nos estudos. Quando, porém, a turma excursionou para um treinamento cultural, ele nem mesmo a reconheceu. O motivo ? Na sala de aula, ela escondia os saltos de 13 centímetros sob suas calças compridas. Em suas botas confortáveis, não media nem mesmo um metro e meio. "Meus saltos são como quero ser", ela riu. "Mas minhas botas são como realmente sou."
Felizmente, estatura física não significa como somos realmente. Se estivermos mascarando o que achamos ser uma falha física, pode ser perigoso ou não. Porém, ao tentarmos esconder nossas falhas espirituais, as consequências são eternamente fatais.
Jesus tinha palavras dura para os mestres do disfarce - os líderes religiosos obcecados pelas aparências, mas negligentes em seus corações. Um dia, alguns deles lhe perguntaram por que Seus discípulos não lavavam as mãos antes de comer, como as tradições religiosas impunham. Jesus respondeu com uma pergunta: "...por que é que vocês desobedecem ao mandamento de Deus e seguem os seus próprios ensinamentos ?" ( Mateus 15:3 ). Citando Isaías, Jesus disse, "...Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos ( vv.-9 ).
O profeta Isaías compreendeu como até mesmo "...nossas boas ações são como trapos sujos" ( 64:6 ). O problema daquele tempo e do nosso, é que pessoas que parecem seguir Deus podem, na realidade, ser as que estão mais longe dele. E aqueles que parecem menos religiosos podem ser os que estão mais próximos do Seu coração.
Somente Deus através da justiça do Seu filho, pode nos dar um coração limpo que corta infinitamente mais profundo do que todas as nossas aparências. Encontraremos a Sua ajuda ao admitirmos que dela necessitamos. - Tim Gustafson

Inserida por pao_diario

TEMPLO DE TOLERÂNCIA

Leia: "1 Pedro 3:13-17" ...Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. Porém, façam isso com educação e respeito ( vv.15-16 )

Examine: Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu ( Mateus 5:16 )

Considere: Como a nossa cultura vê a tolerância ? Nessa cultura, como ser sal e luz para Cristo ?

Um noticiário apresentou a situação de uma escola cristã forçada a se mudar porque um grupo de cidadãos sentia que era "proselitista". Como os alunos e a equipe estavam impondo sua fé a outros ? Eles louvavam e oravam em voz alta dentro da propriedade escolar. As pessoas que provocaram a mudança da escola parecem bem intolerantes, hein ?
Hoje em dia parece que há intolerância a todas as ideias e práticas concebíveis, exceto as que têm um toque de cristianismo. É verdade entretanto, que a mensagem de Jesus não se mistura bem com a definição moderna de tolerância, porque Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim" ( João 14:6 ).
Então, como expressamos a nossa fé em Jesus numa sociedade que cultua no templo da tolerância ? Pedro nos dá uma fórmula útil: Faça o bem: Talvez você sofrerá por sua crença, mas sua vida exemplar dirá muito a outras pessoas ( 1 Pedro 3:13-17 ); Esteja preparado: Prepare-se para compartilhar sua fé, sabendo em que crê ( v.15 ); Seja respeitoso: Não retribua mal com mal, mas seja gentil e cortês ao defender sua fé ( v.16 ).
Pedro viveu durante um tempo de pluralismo e tolerância. Mas, devido às afirmações de Jesus, ele e outros Cristãos foram perseguidos. Quando a receita do apóstolo não foi acolhida com entusiasmo, ele prosseguiu com esperança em dias futuros, pois escreveu: "...se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome" ( 4:16 ).
Não podemos contar com uma cultura que defina tolerância como: tudo é permitido, desde que não vá contra minhas crenças. No entanto, podemos nos esforçar para respeitosamente, apresentar a nossa fé em Jesus para outras pessoas. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp