Educar e Cuidar
Como educar...
Todos os métodos usados em comum, costumam falhar, talvez seja melhor educar de acordo com a personalidade de cada criança, dessa forma, os pais deveriam conhecer a si próprios mas mesmo assim, sabemos que falham porque muitas famílias, são desajustadas.
A psicologia é falha porque é baseada no pré-estabelecido. As pessoas mudam e os livros com teorias em desacordo como o momento, não podem ser uma base certa para tentar entender o outro.
A Igreja não possui um conhecimento profundo sobre o ser humano, falha por imposições e por julgar-se capaz de resolver problemas que não condizem com a realidade de uma situação.
Pedagogos, falham porque os pais delegam a responsabilidade total para eles que não possuem uma formação para cada criança que é diferente da outra e assim vai.
Não acredito em um método que funcione 100% afinal, educar é amar, compreender e ouvir, ouvir e ouvir a criança e juntos, sem condenação, cheguem a uma solução razoável para que ela, a criança ou eles, os pais por si, acabem compreendendo aquilo que gerou o impasse.
Críticas não funcionam, ao contrário, geram uma insegurança muitas vezes capaz de levar a extremos o que era apenas uma situação de momento.
É dessa forma que entendo e compreendo, não há uma receita mágica para comportamentos, o exemplo pode não ser o suficiente quando os pais são autoritários e intransigentes.
by/erotildes vittoria
Educar é não ter medo de errar, pois o erro é o caminho para o acerto, assim como só "erra", aquele que se propôs a fazer mesmo que de forma diferente do que era esperado. Somos tão singulares em ensinar e aprender.
"Não pretendo fazer falta, pretendo sim torna-me dispensável. Educar é isso, dar autonomia e contribuir para que cada um siga da melhor forma o seu caminho."
Educar é uma obra distinta e nobre, necessária e desafiadora, urgente e complexa. Educar requer determinação e clareza, disposição para acolher diferenças, potencialidades e fragilidades. Implica respeito por tradições e expressões culturais particulares e regionais
Educar um filho, moldar o caráter é a tarefa mais difícil que existe. Não há manual, cada ser humano é único... e na base da tentativa, nem sempre se acerta... O importante é manter a cabeça erguida e seguir. Se os acertos superarem os erros, eis que formou-se um cidadão!
Para Ensinar... É preciso TER uma habilidade profissional. Para Educar... É preciso SER uma pessoa ética
A melhor forma de educar um filho, é educando. De uma forma: que ele possa se responsabilizar pelos seus atos. "Prefeito Rico"
Loira ou morena, grande ou pequena, todas lindas e seguem uma missão: educar e ensinar a quem precisa de educação para um Brasil melhor e pela grandeza de uma Nação. Parabéns professoras. Beijos.
As vezes você quer fazer tudo, dar o melhor,
fazer o melhor, tentar o impossível,
tentar educar da melhor forma, tentar vencer,
mudar para viver com quem você ama,
cuidar-se para viver mais tempo com quem você ama também.
No final a gente aprende que é bobeira.
Infelizmente é mais fácil pedir para viver “doente”do que lhe dar a mão para que você continue dando o seu melhor por mais difícil que seja.
Educar o homem hoje é uma das mais difíceis tarefas da humanidade. A verdadeira educação consiste na organização da família, ou seja, na família organizada; na sua capacidade de gerar filhos responsavelmente e dar-lhes a devida assistência educacional, com os bons exemplos dos pais. Hoje, infelizmente, são poucas as famílias ainda devidamente organizadas e tementes a Deus, que se preocupam com a educação dos filhos. Além disso, o mundo evoluiu bastante, no que concerne ao aumento populacional, a tal ponto, que as nações não conseguem mais acompanhar a sua evolução. Por outro lado, para completar o retrocesso, a anarquia e a deteoração das famílias, temos hoje os modernos meios de comunicação: a televisão e a internet, que infernizam os nossos lares. Os nossos filhos hoje educam-se mais por esses meios de comunicação. Verdadeiras escolas de prostituição e de criminalidade dentro dos nossos lares.
"SE A GENTE QUISER MODIFICAR ALGUMA COISA, É PELAS CRIANÇAS QUE DEVEMOS RESPEITAR E EDUCAR NOSSAS CRIANÇAS PARA QUE O FUTURO DAS NAÇÕES E DO PLANETA SEJA DIGNO".
Eu instruo com poucas palavras, mas educo com os meus atos. Educar dói. É como um parto. Instruir é a coisa mais simples, porém não é tão essencial como educar. O melhor método de educação é o exemplo. Não quero andar na frente de ninguém, ande ao meu lado e sejamos arautos da Educação.
Precisamos educar nossos filhos para que aos poucos nos tornemos dispensáveis.
Que gradativamente tenham autonomia para cuidar de si mesmos e de seus bens. Compreendam a importância da organização e do conhecimento. Da necessidade de constante evolução.
Que ofereçamos todas as ferramentas e explicações necessárias sobre o mundo, a vida e as possíveis consequências de cada ato. De que para toda decisão há uma consequência. E para toda consequência indesejada há necessidade de reparação, embora essa nem sempre possa acontecer da maneira que desejamos. E que há consequências praticamente irreparáveis.
E diante disso possamos lhes dar liberdade para experimentarem a vida. Para aprenderem com seus erros e seus acertos. Para descobrirem a fórmula do equilíbrio. Para tornarem-se capazes de cuidar de si mesmos.
Mesmo diante das violências do mundo. Mesmo diante do nosso medo de que algo de ruim lhes aconteça. Afinal, não sabemos até quando estaremos ao lado deles. Eles precisam saber cuidar de si mesmos antes que seja tarde demais.
Afinal, esse é o papel da educação.
Capacitar alguém a ser, existir e se relacionar, sem depender de ninguém.
Que possamos lhes dar um voto de confiança.
É primordial entendermos que não podemos evitar que nossos filhos sofram. O sofrimento também faz parte da existência. E é com ele que nossos filhos crescem, evoluem e aprendem as lições da vida.
É essencial que encontrem em nós, seus pais, um ombro para chorar, uma palavra de consolo e de ânimo e o reforço da fé.
Eles só estarão preparados se tiverem a oportunidade de experimentar. De acertar, de errar, de reparar e assumir suas falhas.
E serão pessoas muito melhores se tiverem a chance de ver nosso exemplo.
De saberem que não somos perfeitos. Mas que tentamos e damos o nosso melhor.
Que mesmo se eles errarem ou seguirem por caminhos completamente diferentes do que lhes ensinamos, mesmo assim ofereceremos nosso apoio e nosso amor.
Afinal, estamos todos caminhando juntos em busca de um objetivo em comum, que é sermos felizes.
E para isso o perdão, o consolo, a aceitação, o exemplo, o equilíbrio e o amor são essenciais.
E com certeza no campo dos sentimentos nunca seremos dispensáveis.
Que eles possam nos querer sempre por perto simplesmente porque gostam da nossa companhia. Porque nos amam e sentem-se amados.
Priscilla de Carvalho Fev/2016
Priscilladecarvalhoar.blogspot.com
Que bom seria se todos os pais aprendessem a educar realmente seus filhos, de modo que eles crescessem sabendo respeitar seus semelhantes.
Bom mesmo é tirar tempo para educar meus olhos.
Ensino-os a se aquietarem e esmiuçar o mundo
atrás de beleza e poesia.
Isso faz de mim um grande otimista, ou um grande tolo,
mas sendo de um jeito ou do outro, faz de mim um grande algo.
