Dúvida
Raios de sol
Mais uma vez o meu despertador toca às 5:00 da manhã, uma das poucas coisas que me deixa melhor é ver o nascer do sol, os primeiros raios de sol me trás uma esperança de vida novamente. Me encontro sentado naquela velha cadeira de balanço, a madrugada ainda persiste e antes do céu se tornar laranja mil coisas ainda passam pela minha mente, e meus vícios já estão ao meu lado, meu café forte e o cigarro que já me acompanham a anos, e os rimeiros raios tão esperados não aparecem, já são quase 6:30, e ainda tenho fé de ver o sol nascendo e trazendo esperança para minha vida… mas nem tudo é como queremos o tempo nubla, o céu está cinza, não tem resquício do maldito sol que eu usava para iluminar minha vida e com sorte minha o meu dia, estou no quinto cigarro, meus pensamentos continuam obscuros e sinto que pode piorar, ainda me pergunto por que não desisti de tudo isso, por que não parei de me iludir com malditos pensamentos positivos, por que continuo pensando que o sol irá me trazer algum tipo de melhora, todos os dias são igual com ele ou sem ele, seja noite ou dia meus pensamentos continuam os mesmo… sempre os mesmo… sinceramente me sinto em um cemitério e todas as covas e túmulos são sonhos perdidos, e eu sou o maldito coveiro, enterrando todos os meus sonhos…
apago meu cigarro e volto a dormir….
É melhor "sobreviver livre e aos pedaços" com a certeza do NÃO, do que "viver inteiro e asfixiado" com a dúvida de um possível SIM.
Para preservarmos nossa esperança e nosso desejo de superação diante de desafios urgentes devemos nos libertar da carência de respostas imediatas aos nossos porquês.
ESTADOS UNIDOS E UNIÃO SOVIÉTICA
Por vezes ouvi rumores de uma futura guerra; tão pouco acreditei, mas percebo na movimentação dos ponteiros de meu relógio, que a guerra já iniciou-se a tempos. Contudo, não me avisaram que ela ocorreria dentro de mim, e que séria fria...
Se tornou difícil distinguir o certo do errado; e talvez você não saiba ou não acredite, mas na vida é impossível seguir dois lados; a não ser que você queira viver um belo caos.
As lágrimas já se esgotaram, agora a minha dor se reproduz em sorrisos, e nessa ocasião percebo que as pessoas vivem de aparência.
Se você não sabe para onde ir, não vá! Agora se você resolver permanecer onde está não se incomode, porém se você se incomodar, então vá adiante.
Meio a meio sigo meu caminho,
Meio a meio penso comigo,
Meio a meio sigo dividido,
Meio a meio talvez o destino,
Meio a meio meu tempo,
Meio a meio uma decisão,
Meio a meio?
Meio a meio não.
Quem sou eu?
Quem sou eu para julgar quem está a me guiar
Quem sou eu a quem está a me amar sem eu deixar
Quem sou eu viver do achar sem o nada afirmar
Quem sou eu a amar quem está a me deixar a ver em alto mar
Quem sou eu que vivo a amar sem nada esperar
Você pode duvidar da existência de Deus.
Mas Ele também pode duvidar da sua.
Você pode não reconhecê-lo em seus caminhos.
Se Ele fizer o mesmo, pobre te ti.
Quando não se sabe o que fazer, o melhor a fazer é não fazer nada e esperar até que o vazio das decisões se conclua e a direção a tomar se apresente.
A fé é o instrumento mais antigo e eficiente contra a tal "procrastinação", pois a confiança leva a ação, enquanto a dúvida, a paralização.
“Pior do que a cegueira é a miopia da consciência de quem abdica da capacidade de pensar, em favor da mera repetição do que escuta”
Ney P. Batista
Mar/31/2022
As vezes a incerteza é a coisa mais certa que temos em mãos para acreditar; e nesses momentos a fé pode ser fundamental para seguir em frente.
"Se possível, afaste-se da maioria, não entre em aglomerações e nem siga ideologia de rebanho. Existe uma dúvida moral no que é unânime."
Será que eu te amo?
Porquanto senti dentro do peito
alguma coisa assim roendo
que os meus olhos paralisaram
a uma distância de quilômetros
E o coração esmaeceu triste
por medo de te perder...
Porque procurei entender sobre a dor
Descobri, que para cada pergunta,
a resposta seria amor...
Porquanto, depois de perceber:
o Amor é belo para com ele viver
Fruto inesquecível que não apodrece
Porque me calo se você erra comigo?
Teus insultos me pisam em meus ciúmes
Mas te perdoo e te aceito,
Meu grande Amor,
Meu melhor amigo!
Sim, eu te amo!
Só agora descobri o que é amor
Que nem o ar, jamais quero te perder
Nosso amor é como flores
que desabrocharam dentro de mim
Eu só preciso cultivá-las
para renovar os frutos de você em mim
(MONTEIRO, A. L. Eu te amo?. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 29).
Se desperdiçamos uma pergunta, ou não ficarmos satisfeitos com ela, façamos uma outra logo em seguida, mas se a pergunta seguinte também não for primorosa, não se desaponte. Há momentos que devemos recolher o que aprendemos e refletir sobre o que ouvimos, para realmente estabelecermos empatia com quem nos ensina, respondendo às nossas dúvidas, como pode.
Achei que descobrir algo novo me traria o alívio do cobertor do conhecimento... mas me trouxe mais dúvidas e perguntas. Fiquei ainda mais curioso.
Quando se é jovem, tem-se a absoluta certeza de quase tudo. À medida em que envelhecemos, passamos a não ter a certeza absoluta de mais nada!
