Doutrina
A Lei do Auxílio na doutrina não se resume do jaguar para o paciente, mas estende-se do jaguar para o jaguar incondicionalmente!" (1122)
Quando uma doutrina passa a ser inquestionável, indiscutível e cegamente confiável, é preciso que se apure sua essência mitológica.
Não basta combater todas as heresias, com base na sã doutrina das Escrituras, para que sejamos conforme Deus deseja. Apontar os erros não nos faz automaticamente certos. Por isso, toda teologia que não gera um coração em chamas no Espírito, pode virar só letra que mata.
Despretensioso é o pensamento subalterno,que passeia de mãos dada com a palavra.doutrina, ensinamento, mandamento, disciplina, matéria.
A infalibilidade papal, em questão de doutrina, é uma heresia que clama aos céus. O primeiro pilar da igreja lembraria aos desavisados seus equívocos quando contestava os argumentos de Paulo
sobre a doutrina da salvação.
Eu sou o osso que trinca da mão do pugilista. Para o detetive uma pista. Minha doutrina é alquimista. Vivo entro sorrisos e vistas, acasos e sinas, você pode até chamar de loucura esse desapego a vida dura. É porque eu fortifico a estrutura, reintegro o que nos funda, avalio o que circunda, conecto o que semeia, é tipo saber que o ouro vale menos que o mel de uma abelha. Seres viciados no prazer, mas se não fosse isso qual o incentivo para viver? Estou cansado dessa parafernália. Esgoto a céu aberto, torres de concreto que nos tornam objetos. Francamente, é tudo uma questão de plantar e regar a cemente, quebrar as correntes que nos prendem e reatar os laços que nos rendem. Na sociedade, o lema é cada um com os seus problemas, cá estou eu com meus dilemas. Pintando o céu cinzento com as cores de safira, olhares se cruzam na vida. Sonhos e suas expectativas. Vale o lema: “também morre quem atira”. Aceno a bandeira branca em missão de paz. E se não houver acordo, utilizo utilizo armas que provocam perfurações e cortes profundos. Lutar pela vida é saber como viver. Aprender com cada ato que nos faz entender. É assim que resolvemos: uma conversa entre eu e você nos fará entender. Não tem briga quando a humildade habita. Procuro em sílabas maneiras de curar feridas.
Da Doutrina Sobrenaturalista
Definirei como aquela em que, via de regra, só acontece ou acontecerá algo de sobreexelente no ministério de alguém, após um evento PRETERNATURAL de intensidade até então nunca conhecida, vista, sentida ou presenciada, num nível completamente incomum. Ou se se preferir, numa manifestação à nível Bíblico, na vida de um indivíduo. Caso contrário, sou peremptoriamente do parecer que, em não havendo tais manifestações em tal nível, ter-se-á um ministério abaixo da média ou ao que se possa comparar com algo insatisfatoriamente MEDÍOCRE! Não é sem razão que os grandes e incomuns, isto é, que os grandes ministérios acima da média popular, só tiveram aquele brilhantismo monumental ou seu devido preciosismo, após uma aparição indizível do Eterno!
Moisés, depois do episódio da sarça! Jó, quando através de um sobrenatural redemoinho, O Todo-Poderoso lhe apareceu, e conferindo-lhe porção dobrada de tudo quanto antes possuía, ao final. Saulo transformado em Paulo, quando recebeu uma visitação esplêndida do Senhor. Eliseu, quando recebeu porção dobrada do espírito do Profeta Elias, depois que o viu subiu estando encima de uma carruagem de fogo através de um redemoinho. O poderoso Rei Salomão, após o Senhor lhe ter aparecido através de um sonho e tantos outros... Por que, tais ministérios tiveram tamanha proporção, exatamente após manifestações Divinas, naquela intensidade?
Porque, penso, é a única forma de se ter um ministério acima da média, e de proporção extremamente Bíblica.
Às 12h16 in 16.07.2024
A mais moderna prática de abuso de poder reconhecido pela doutrina pátria, é o abuso do poder religioso; todos unidos pelo elemento volitivo de angariar favores escusos com o dinheiro do pagador de impostos.
"A Doutrina Racionalista Cristã é do espaço, e não serão os homens, com suas inferioridades que a farão sossobrar."
"Esta Doutrina ensina, esclarece, e aquele que estuda e assimila os seus Princípios sofre neste mundo, porque o sofrimento faz parte do viver do espírito encarnado, mas não é porque sofre que vai-se deixar abater."
"A Doutrina Racionalista Cristã não pertence aos homens. Estes são apenas seus instrumentos para divulgá-la na Terra. Ela pertence ao Astral Superior, e é de lá que os espíritos de Luz comandam, ensinam, instruem e orientam as criaturas de boa vontade, para que saibam como devem agir e proceder nos momentos oportunos. Portando, convicção permanente em todos os momentos, lealdade e conhecimento de causa é o que todos vós deveis ter, para manterdes um ritmo de vida normal, equilibrado e feliz."
"A finalidade da Doutrina é preparar a humanidade para que ela saiba cumprir o seu dever rigorosamente, porque se os seres vêm a este mundo é para resgatar faltas e falhas, e aqueles que tiverem que resgatá-las que o façam com coragem, com valor e muita dignidade."
Quando eu aplico a doutrina da Depravação Total em minha vida, eu passo a enxergar que o problema nunca é os outros, o problema sou eu mesmo.
É a doutrina liberal! É a doutrina que o mercado e a democracia vão juntos e são inseparáveis; isto é uma praga!
Fora das obras fundamentais da
Doutrina Espírita,existe um grande número de livros, tanto antigos quanto
modernos,úteis ao complemento desses estudos,e que são ignorados,ou sobre os
quais faltam informações necessárias para obtê-los. É visando preencher esta
lacuna que a Livraria Espírita foi fundada."
Allan Kardec
Nem todos os líderes religiosos vivem o que pregam e, nem sempre representam a doutrina da fé cristã, expressa por Jesus Cristo e seus apóstolos. Você cristão, não se decepcione c/ o comportamento de mentiras, cobiça, aliciamento, perseguição. Lembrando: o ungido rei Saul também foi atormentado por maus espíritos.
ESPIRITISMO E ANJO DA GUARDA
Há uma doutrina que deveria converter os mais incrédulos, por seu encanto e por sua doçura: a dos anjos da guarda. Pensar que tendes sempre ao vosso lado seres que vos são superiores, que estão sempre ali para vos aconselhar, vos sustentar, vos ajudar a escalar a montanha escarpada do bem, que são amigos mais firmes e mais devotados que as mais íntimas ligações que se possam contrair na Terra, não é essa uma ideia bastante consoladora? Esses seres ali estão por ordem de seu Deus, que os colocou ao vosso lado; ali estão por seu amor, e cumprem junto a vos todos uma bela mas penosa missão. Sim, onde quer que estiverdes, vosso anjo estará convosco: nos cárceres, nos hospitais, nos antros do vício, na solidão, nada vos separa desse amigo que não podeis ver, mas do qual vossa alma recebe os mais doces impulsos e ouve os mais sábios conselhos.
Ah!, por que não conheceis melhor esta verdade? Quantas vezes ela vos ajudaria nos momentos de crise; quantas vezes ela vos salvaria dos maus Espíritos! Mas no dia decisivo este anjo de bondade terá muitas vezes de vos dizer: “Não te avisei disso? E não afizeste! Não te mostrei o abismo? E nele te precipitaste! Não fiz soar na tua consciência a voz da verdade, e não seguiste os conselhos da mentira?”. Ah!, interpelai vossos anjos da guarda, estabelecei entre vós e eles essa terna intimidade que reina entre os melhores amigos! Não penseis em lhes ocultar nada, pois eles são os olhos de Deus e não os podeis enganar! Considerai o futuro; procurai avançar nesta vida, e vossas provas serão mais curtas, vossas existências mais felizes. Vamos, homens, coragem! Afastai para longe de vós, de uma vez por todas, preconceitos e segundas intenções! Entrai na nova via que se abre diante de vós, marchai,marchai! Tendes guias, segui-os; a meta não vos pode faltar porque essa meta é o próprio Deus.
Aos que pensassem que é impossível a Espíritos verdadeiramente elevados se restringirem a uma tarefa tão laboriosa e de todos os instantes, diremos que influenciamos as vossas almas, embora estando a milhões de léguas de distância: para nós o espaço não existe, e mesmo vivendo em outro mundo os nossos Espíritos, conservam sua ligação convosco. Gozamos de faculdades que não podeis compreender, mas estais certos de que Deus não vos impôs uma tarefa acima de vossas forças, nem vos abandonou sozinhos sobre a Terra, sem amigos e sem amparo.
Cada anjo da guarda tem o seu protegido e vela por ele como um pai vela pelo filho. Sente-se feliz quando o vê no bom caminho; chora quando os seus conselhos são desprezados.
Não temais fatigar-nos com as vossas perguntas; permanecei, pelo contrário, sempre em contato conosco: sereis então mais forte e mais felizes. São essas comunicações de cada homem com seu Espírito familiar que fazem médiuns a todos os homens, médiuns hoje ignorados, mas que mais tarde se manifestarão, derramando-se como um oceano sem bordas para fazer refluir a incredulidade e a ignorância. Homens instruídos, instruí; homens de talento, educai vossos irmãos. Não sabeis que a obra assim realizais: é a do Cristo, a que Deus vos impõe. Por que Deus vos concedeu a inteligência e a ciência, senão para as repartirdes com vossos irmãos, para os adiantar na senda da ventura e da eterna bem aventurança?
