Dizeres para um Amigo que Partiu

Cerca de 14662 frases e pensamentos: Dizeres para um Amigo que Partiu

Quem partiu para o plano espiritual não pode retornar para viver entre nós, mas um dia nós também iremos para lá e nos encontraremos.

Príncipe,


Hoje faz 18 anos que você partiu, o tempo passou e me ensinou a lidar com sua ausência. Não posso dizer que foi sem aviso, sem despedida, porque você se despediu sim… nós é que não queríamos ver. Como o vento quente de verão, pesado e intenso, você seguiu o caminho das estrelas e repousou na Lua.
A dor que antes me acompanhava foi se transformando, suavizando com os dias. Hoje não carrego mais o peso da perda, mas guardo os momentos, as lembranças que se tornaram eternas. Cada gesto, cada palavra, cada silêncio seu vive em mim como um tesouro.
E quando olho para o céu, encontro você nas estrelas, na Lua, no infinito. É ali que sinto sua presença, não como ausência, mas como luz que continua a me guiar. Você sempre falava do céu, das estrelas, da Lua… e hoje eu entendo. Era ali que estava sua ligação mais profunda, seu refúgio, sua poesia. Por isso eu prefiro acreditar que você está lá, sentado na Lua, olhando para mim, assistindo tudo do alto.
Nossa história teve fases doces e também turbulentas, mas todas foram únicas. Na minha infância, você foi meu príncipe sem defeitos. Na adolescência, não tão perfeito, mas ainda assim meu príncipe. E hoje, mesmo com o tempo, você continua sendo meu guia, meu espelho, meu príncipe eterno.
Você teve atitudes que me mostraram o que é bom e também o que não é tão bom. Com seus exemplos — nos acertos e nos erros — eu aprendi a distinguir caminhos, a valorizar o que importa, a me tornar quem sou.
Hoje, não carrego mais a dor da sua partida. Ela foi se transformando, foi indo embora aos poucos… e o que restou foram as lembranças. Guardo cada momento, cada gesto, cada palavra, como tesouros que me acompanham e me fortalecem.
Pai, eu falo com você todos os dias, mesmo sem resposta. Falo com o céu, com as estrelas, com a Lua… porque sei que de alguma forma você me escuta. E eu sigo aqui, com amor eterno, com gratidão infinita, com a certeza de que você nunca deixou de ser parte de mim.

A janela...


Foi exatamente dessa janela
que fiquei olhando quando ela partiu.
Minhas lágrimas misturavam se
com a chuva fina que na tarde fria molhava a vidraça.
Ao mesmo tempo
em que a janela embaçava,
me esvaziava por dentro.
Quando na curva ela sumiu,
um buraco em meu peito se fez.
Hoje nada tenho,
me resta apenas uma cicatriz.

⁠A vida me fez derramar muitas lágrimas, mas não conseguiu cancelar o meu sorriso.

A vida partiu meu coração, mas ela não conseguiu sugar a minha alma.

A vida me roubou muita esperança, mas não conseguiu roubar meus sonhos.

A vida, ao longo dos anos, pode me fazer aparecer rugas no rosto, mas não conseguirá fazer com que meu coração envelheça.

Partiu...


Vamos nessa!!
Ser feliz, tá dentro...

No vazio, me dissolvo em meio aos meus próprios cacos. Renasço no sorriso de quem partiu, e na tragédia me estagno. Através da arte, grito o som mudo do peito que não sabe onde é o seu lar. Mergulho na escuridão, me tornando cinzas acesas. O passado me lembra de quando a esperança ainda vivia em mim. Me perco em meio ao caos da percepção do tempo que voa sem dar meia volta ou encontrar bifurcação. Quantos passos ainda estou disposta a dar a caminho do desconhecido que mais temo?
- Marcela Lobato

Quando ela partiu, minha vida mudou.


O brilho dos meus dias aos poucos se apagou.
Se eu pudesse voltar no tempo só por um momento,
ouvir sua voz em ligação e acalmar meu sofrimento.


Se eu pudesse te dizer, mãe, tudo que guardo no coração,
talvez a saudade doesse menos na escuridão.
Porque a vida já não é a mesma desde a sua partida,
uma parte de mim também perdeu a vida.


Quando me olho no espelho, vejo quem eu queria ser,
mas perdida em mim mesma, ainda tento sobreviver.
Parece que meus sonhos perderam o sentido,
desde que você partiu, meu coração ficou ferido.


A verdade é que nada voltou ao lugar,
minha alma aprendeu silenciosamente a chorar.
E eu queria somente o silêncio, sem precisar explicar,
porque existem dores que ninguém consegue enxergar.


A dor diária me corrói por dentro lentamente,
como se meus ossos gritassem silenciosamente.
Meu coração aperta, a vontade de chorar é intensa,
mas sigo de pé, mesmo vivendo essa sentença.


Por muito tempo precisei apenas continuar,
mesmo sem forças para sentir ou desabar.
Talvez por isso minha dor ainda fale tão forte,
como uma saudade que nunca encontra o fim nem a sorte.


Porque eu preciso viver, mesmo sem direção,
mesmo carregando saudade em cada respiração.
Talvez agora eu tenha a liberdade que sempre quis alcançar,
mas de que vale a liberdade se você não está para compartilhar?


Espero um dia conseguir mostrar minha verdade,
as dores e os silêncios que escondi por necessidade.
Eu vivo o meu luto todos os dias sem cessar,
e talvez por isso as pessoas não consigam me entender ou escutar.


Porque essa dor não sara, ela aprende a permanecer,
e todos os dias eu escolho não me perder.
Você pode escolher vencer ou desistir,
pode escolher sonhar, acordar e seguir.


E mesmo cansada, mesmo sem forças para entender,
eu continuo aqui… tentando vencer.

"Escrevo como quem toca uma ferida antiga que jamais cicatrizou. O amor não partiu. Ele permaneceu distante. E a distância é mais cruel que a ausência."

A eternidade é o amanhã de quem crê.
E quem partiu com Jesus não está longe... está em casa.

Não traí, não iludi.
Foi apenas amor à primeira vista;
na segunda, partiu.

Não choro mais pelo que o vento levou,
Nem peço licença para conquistar.
A menina partiu, o destino mudou,
e o mundo ela conquistou.⁠

A casa que partiu


Há uma dor que só a família entende,
uma dor silenciosa
que se reparte entre olhares e lembranças.
É a saudade que chega devagar,
mas pesa como o tempo
quando percebemos
que alguém levou consigo
um pedaço de nós.
É a ausência
de quem era o centro da mesa,
de quem unia os caminhos,
de quem fazia da simples presença
um lar inteiro.
Nós voávamos pela vida,
netos, filhos, cada um em sua estrada,
mas sempre havia um caminho de volta.
Voltávamos nos aniversários,
nos Natais iluminados,
ou quando a saudade apertava o peito
e o coração pedia abrigo.
Porque sabíamos
que ali estava nossa casa.
Hoje ainda queremos voltar…
mas o silêncio tomou o lugar da voz,
e o tempo levou embora
quem era o nosso porto seguro.
Agora entendemos:
não era apenas um lugar
que nos fazia voltar.
Era você
que transformava tudo
em lar.

⁠O ato de escrever deixa-me vulnerável. Sou invadida pela sensação de que a inteireza se partiu em pedaços, onde partes de quem sou se tornam visíveis. Cada poesia, crônica, conto e prosa poética que escrevo, sangro no papel e pedaços de mim se espalham por aí, ganham vida própria e multiplicam minha existência no mundo.

Saudade imensa do meu pai.
Partiu numa véspera do Dia de São Francisco.
Sentimento de tempo não aproveitado, amor insuficientemente demonstrado, abraços e beijos guardados para um tempo que não chegou a acontecer.
Que bom seria se fosse proibido aos pais partirem antes da aposentadoria dos filhos...

"" Só uma última coisa
Foi você quem partiu
Eu apenas te deixei ir...""

A JAULA


Ele inerte seguiu no canto. O cadeado enferrujou, o carcereiro partiu e ele já não lembrava como caminhar sem bater nos muros. A grade caiu.


Lu Lena / 2026

Dizem que o tempo cura tudo, mas acho que o meu relógio parou no dia em que você partiu.

Eu perdi o amor da minha vida e, depois de você, nada mais é igual. Você partiu e me deixou aqui, tentando aprender a respirar em um mundo que se tornou vazio sem a tua presença.
Enfrentamos tantas coisas juntos... Dificuldades que pareciam grandes demais para nós, momentos em que quase caímos, mas sempre vencíamos com amor, carinho e cuidado. Éramos nós dois contra tudo e contra todos, e isso me dava a força e a esperança de que eu precisava para seguir.
Hoje, a sua ausência dói em cada detalhe. Dói no silêncio ensurdecedor da casa, dói nas músicas que agora são apenas ecos de você e dói, principalmente, nos planos que ficaram pelo caminho, interrompidos na metade. Dizem que o tempo cura, mas não consigo superar a sua perda. Talvez não exista essa história de "superar"; talvez eu apenas aprenda a carregar esse fardo.
Eu daria absolutamente tudo o que tenho e o que sou para estar ao seu lado mais uma vez. A vida perdeu a cor e o meu coração perdeu o ritmo. Sinto falta de você.

Desde que você partiu, percebi que o mundo continua girando, mas eu parei no tempo. Sabe aquela sensação de estar "completamente sem amor"? É exatamente onde me encontro agora.
Passei muito tempo tentando provar que estava certo, mas a verdade é que eu estava redondamente enganado. Você estava certa ao acreditar na gente quando eu mesmo duvidei, e hoje entendo que o seu sorriso era o que mantinha o meu amanhã iluminado. Sem ele, os dias são apenas horas pesadas que sou obrigado a carregar.
O que sinto hoje:
Arrependimento: Por cada palavra não dita e por cada vez que deixei o meu ego falar mais alto que o meu coração.
Saudade: Das noites em que não me sentia sozinho e da certeza de que eu tinha um lugar para chamar de "casa" — e esse lugar sempre foi você.
Esperança: De que ainda não seja tarde demais para dizer que eu estava errado e que não sei quem sou sem você ao meu lado.
Se eu te ligasse agora, o que você diria? Eu não quero mais esperar, porque cada dia longe de você parece uma eternidade. Não estou apenas pedindo para você voltar; estou pedindo uma chance de ser o homem que você sempre acreditou que eu pudesse ser.
Me ensina a te amar de novo? Me tira dessas noites longas e solitárias?

O mundo ficou sem cor desde que você partiu. Eu daria minha própria existência em troca de um último 'oi' que durasse para sempre.