Divisão Social do Trabalho
O trabalho é uma ato social. Existe para viabilizar e facilitar a vida de todos. É a mola que impulsiona o mundo.
O trabalho é o elemento central da Previdência Social na medida em que vincula o segurado, na condição de obrigatório, ao regime previdenciário.
O FUTURO DO TRABALHO, EMPREGO E DA LEGISLAÇÃO SOCIAL
Para analisar o futuro é necessário compreender o passado. É preciso entender a história para não termos um ataque histérico com a realidade.
Podemos assim dizer que, etimologicamente, o trabalho vem do latim tripalium. Um instrumento de tortura com três paus que pesava sobre os animais ou escravos forçando-os trabalhar.
Em poucas palavras, a organização do trabalho se divide em três aspectos; o trabalho escravo que o trabalhador é considerado como um “objeto” passível de ser negociado, ou até mesmo morto. Surge, logo após, a servidão onde o prestador de serviço já era reconhecido como pessoa, desde que seja submisso ao seu senhor feudal. Logo advém a corporação de ofícios, compostas pelos mestres, detentor do conhecimento do ofício, pelos companheiros, auxiliares do mestre e pelos aprendizes que eram jovens com intuito de aprender o oficio. Assim são os primórdios do trabalho assalariado.
Os trabalhadores eram submetidos as mais bárbaras condições de trabalho. Um serviço desumano de se notar e vergonhoso de se examinar, eram considerados “instrumentos” de lucros, estimulado na proporção de seus esforços.
De um lado temos os empregadores que detém o capital e a oportunidade de ofício, de outro lado temos os empregados capazes de satisfazer as necessidades dos empregadores com o trabalho.
A forma de trabalho foi evoluindo de tal maneira que, havia muitas injustiças e abusos dos empregadores perante os empregados. Entretanto depois de séculos de lutas insaciáveis contra injustiças, hoje temos outra realidade, onde o Estado tomou para si a resolução desses conflitos tentando amenizar cada vez mais a violenta desproporção entre o capital e o trabalho. Pena que, alguns tenham atitudes que retroagem tal evolução do trabalho. Havendo hoje em dia é uma grande inversão de valores no que tange a força do capital perante o oprimido trabalho.
Para poucos empregadores, medíocres e burocratas, o que interessa é o lucro. Advindo de arrochos salariais, explorações de empregados, assediando-os de tal forma que usufrui todas as maneiras possíveis, esgotando-os propriamente ditos. Esquecem que a empresa é na realidade grande instituição social.
É claro que, de uma certa forma, tem que haver rigidez, ou seriedade necessária, pois senão os empregados deturpam essa liberdade de ser conduzidos e surgem consequentemente determinadas incertezas.
Se todos empresários “empregadores” pensassem no real propósito da importância social que detém, a relação de emprego estaria melhor. Antes de tudo, os empregadores têm que olhar nas almas de seus empregados e trata-lo como colaboradores, sua linha de frente da empresa. Em vez de considerar como apenas funcionários subordinados. Logo os lucros virão por consequência. E sua lucratividade terá de ser sustentável perante a decorrência da não exploração do “mais-valia” de seus empregados.
É adequado ver a realidade de cada empregado, preponderando às condições financeiras, culturais, religiosas (sem interferir nas suas opções), o envolvimento com a família e, muito mais.
Assim nossa legislação tem que acompanhar tal desenvolvimento, uma vez que leis sem bem estar significa problemas sociais. As Leis Trabalhistas, numa metáfora, trata-se de uma árvore gigantesca cheia de galhos e frutos caindo pelo chão sendo desperdiçados. Ao passo que a REAL REFORMA TRABALHISTA, é o corte desses galhos danificados com o tempo e o recolhimento desses frutos podres para não contaminar os sadios. Levando em consideração que deixe o tronco e os galhos mais resistente para que a árvore cresça forte e sadia, aonde consideramos o Emprego, os Direitos e Garantias Fundamentais conquistados através de muitas lutas.
É imprescindível fazer uma lapidação nas letras mortas da lei, deixando inerte a lei que tange os Direitos Sociais adquiridos sustentado o Emprego. Nem que para isso a Sociedade seja consultada.
Parlamentar que usa rede social para ficar batendo boca deve estar sem trabalho ou não quer trabalhar, bem que deveria ser suspenso e ficar sem receber o salário ou que tenha a honradez de renunciar e deixar a vaga para o suplente.
A vida exige que entremos em alguns campeonatos, desde o trabalho em equipe até à disputa social; porém, quem deseja o sucesso profissional ou sua formação acadêmica, o conhecimento, o treino, a prática, a perseverança e a coragem ajudam a vencer difíceis obstáculos e desafios para conquistar a respectiva vitória tão desejada.
Amizade é a soma de momentos.
A subtração das incertezas.
A divisão das circunstâncias.
A multiplicação da cumplicidade.
E o resultado de SER amigo.
As fronteiras, religiões, Partidos e outros modos de divisão são apenas simbologias do ego humano, que são justificáveis se olharmos dentro do contexto de evolução social histórica de quando foram criadas. Não defendo o fim de tais símbolos pela importância da diversidade e de seus valores cultural, porém usar deles para romper o elo de amor e compreensão que deveria unir cada forma de vida é um erro incompreensíve
A DIVISÃO DA TURMA
Quando a turma começou
dava gosto até de ver
Era aluno pra todo lado
só faltava ão caber
Mas conversa era tanta
não dava pra se entender
O tumulto era tão grande
era muito até demais
o prof pedia silêncio
aí que "zuava" mais
o jeito foi dividir
pra poder estudar em paz
Na lista da chamada
era quase cinquenta alunos
os estudiosos sentavam na frente
e os bagunceiros iam pro fundo
teve que dividir a turma
e separar todo mundo
Apesar de tudo isso
nossa turma é legal
animados no cordel
nos sentimos genial
mas se falar em escrever,
não queremos nem saber!
O verdadeiro "Comunismo" não é a extinção das classes e divisão igualitária das riquezas, mas, sim, o aumento da mobilidade social.
A Eternidade...
Eternidade é um momento Único, multiplicado pela Fé, somada ao Amor sem divisão e sem Subtração!!
Estrada
Com seus faróis e suas placas
a divisão lineada por retas
Doi lados,destinos contrários
luzes,carvão,clarão e setas
Atenção em alta velocidade
motor rugindo,nova constância
vento forte sublime no rosto
reflete o espelho:AMBULANCIA
Luzes vermelhas,indo e voltando
o som da sirene se ecoa
motores à comando,entra em repouso
lado negro,lado branco:uma pessoa
Gritos mímicos,tristeza em face
o que sera?queda,doença ou ferida?
de repente vejo em lugar da ambulância
um retrato melancólico da vida!
(Diego Ferreira)
Amar é não saber dividir, é querer entender a divisão infinita, nos seus vários contextos sem textos, sem fim...
Ali, entre um intervalo e outro, na pausa dos sentimentos, na divisão dos momentos, conseguia identificar fragmentos de amor verdadeiro. Àquele que é a essência íntima de todas as coisas; que resiste a imensidão do tempo; que espanta o medo das incertezas; que nos convoca à generosidade da entrega e faz a vida valer a pena. Esse amor realmente existia!
•O processo é único embora veja divisão entre o que é certo ou errado a balança é o coração ...
•Se o importante é julgar o comportamento de alguém é porque nessa história você ainda é o refém ...
•Capacidade voltada para punição, julgar ou provar algo para alguém ainda assim é competição...
•Ao invés de instalar o mal como um zoom, resgate a simples idéia,a parte boa de cada um...
•Boa escolha a balança irá pesar, a língua é uma arma para abençoar , julgar ou matar...
•Se alguém tem luz e disso faz a transformação ,caso se incomode é porque não conheceu sua capacitação...
•Se pensa que é bom ou mau é porque não entende que os dois sem um é fatal...
•O espelho reflete a beleza a vaidade, a vergonha e o poder mas também foi remédio da rima de quem várias vezes soube sobreviver.
Elisabeth Red Moon
Amigos respeita o momento e o tempo do outro,desde que também ele possa compartilhar a divisão desse tempo.
Ser amigo é saber "estar"saber "amar" saber "esperar"saber "sentir os gritos de socorro no silêncio"
Seu KIT DE SOBREVIVÊNCIA durante a Sócio-Pandemia de ismo e divisão.
- Elimine o ismo de seus pontos de vista e opiniões. Observe se suas crenças têm o caráter de dogma religioso fanático.
- Diferenciar entre conhecimento e opinião. Todos nós temos algumas crenças para as quais não há evidências convincentes. Encontre-os, afrouxe seu controle sobre eles. Além disso, nem toda opinião formada a partir do conhecimento é competente. Muitas vezes, uma 'opinião' é um julgamento fraco de conhecimento.
Quem sabe pouco pensa que descobriu. Quem sabe o suficiente, sabe que nada sabe.
Relaxe suas sobrancelhas.
- Encontre sua sabedoria: vá buscar tua meta.
Conhecimento é saber que horas são.
Crença é achar que o tempo deveria ser diferente.
Dogma é dizer às pessoas que horas devem ser.
A sabedoria observa o comportamento humano em relação ao tempo, procura o que está além dele e desenvolve uma concepção abrangente para o bem intrínseco e extrínseco de todos, de cuidado, mais do que de controle.
- Observe seu dedo e sua tendência de apontar para fora. Uma vez que endurecemos em uma posição fixa, tendemos a apontar o dedo para o outro lado e, em casos extremos, demonizar o adversário. Redirecione o dedo para você e pergunte a si mesmo: como estou participando como uma força de coerência no mundo? Como posso refletir melhor sobre a vida como uma totalidade?
- Você se juntou a um culto sem nunca perceber? Reconheça se você aceitou alguns pontos de vista por objetividade fundamentada ou por mera lealdade ao lado/partido que você está seguindo. Você possui seus próprios pensamentos ou se tornou um eco das vozes dos outros? Você caiu na heteronomia?
- Esteja disposto a revisar seus pontos de vista e possivelmente mudar de ideia adequadamente. O pensamento crítico começa com o ceticismo em relação aos próprios preconceitos e não para por aí.
- Continue examinando as consequências, significado, sensibilidade e praticidade de suas crenças ou a falta delas. As opiniões derivam seu significado final do testemunho da experiência mais ampla vivida pelo coletivo.
- Aceite que você pode não ter uma resposta. Apaixone-se pela pergunta, aprenda a ficar com ela o tempo suficiente para abrir espaço para a revelação.
- Reenquadrar o desafio como uma oportunidade de auto-inovação. Às vezes é preciso uma crise para restaurar o significado. Você tem isso.
Se você leu este post, como se fosse dirigido ao 'outro' e não a você, você não entendeu.
Leia de novo.
Eu acredito em nós.
- Considere que a certeza é uma criatura evasiva, impossível de definir pela faculdade da mente. A mente organiza a experiência; classifica as coisas de acordo com seus vieses e preconceitos, a fim de trazer o mundo à resolução e dar algum sentido a ele. A totalidade é virtualmente quebrada em partes na imaginação da mente, o que confunde a realidade com os pensamentos. Fique de castigo. A realidade é saudável, sempre em evolução, infinitamente complexa, infinitamente inter-relacionada e certamente incerta. Se você decidir habitar no lugar da incerteza, da profunda perplexidade, se você ousar mergulhar nas profundezas do inefável, você se abrirá para "a experiência metacognitiva".
- Encontre a verdade nas palavras dos outros, não a culpa, há verdade em tudo o que é dito. Ouça com empatia, encontre e responda a partir daí.
- Familiarize-se com o seu medo, seja de um vírus, de uma vacina ou de uma entidade/governo/instituição maléfica que está atrás de você. Sem a projeção externa, esse pavor existencial mora no ventre de cada um de nós. Sente-se com ele, deixe-o percorrer seu corpo. Quando sondado profundamente, começa a desaparecer e logo deixa de colorir sua experiência perceptiva do mundo. Reconheça que além da máscara de crenças, o medo é uma experiência compartilhada. Alguns o expressam de forma reativa (apatia, arrogância, hostilidade) e outros de forma repressiva (complacência, preguiça). Compartilhe a beleza de tal terror com os outros.
- Priorize sua humanidade. Não perca o contato com a imagem mais ampla. A única causa de toda ruptura é a divisão, a fragmentação e a separação. Mantenha seu olhar fixo nos caminhos conectivos. A unificação não significa apenas reconciliar dois opostos, mas tornar sua oposição harmoniosa.
- Mantenha por perto o amigo com quem você não concorda (ao invés de buscar aqueles que concordam e aplaudem). Permita que esse amigo desafie sua zona de conforto cognitiva, isso o manterá inteligente. Exercite sua tolerância, desenvolva compaixão. Experimente seus sapatos com frequência.
- Cuidado com o solipsismo _ é quando você se considera a única fonte de tudo o que vive. Saiba que se não está acontecendo com você, não significa que não esteja acontecendo.
- Qualquer coisa dogmática é pelo livro. Perca o livro mesmo que pense que desta vez é o autor (provavelmente não é).
- Considere que o outro pode ter pesquisado tanto quanto você, mas chegou a um resultado diferente. Considere que a hipótese e os preconceitos deles diferem dos seus e, portanto, a disposição deles em relação ao mundo parece tão válida para eles quanto a sua para você.
- Abster-se de usar palavras com um tom inflamatório. Pensar que aqueles que não compartilham de suas opiniões estão profundamente adormecidos é a marca registrada do fanatismo. Reflete uma falta de consciência interpessoal e uma percepção narcisista/egocêntrica da vida, em vez de holística/humanitária. Você faz parte de uma mente coletiva.
- Se uma teoria da conspiração estiver certa, isso não significa que o resto esteja certo. Se uma teoria da conspiração foi provada errada, isso não nega a existência de uma verdadeira "teoria da conspiração".
- Investigue se você definiu sua própria autoimagem com sua inclinação política. Você adotou um senso de identidade a partir de suas crenças, um senso de pertencimento? Dê um passo para trás. Investigue a natureza do eu. Faça a pergunta quem sou eu? Inescapavelmente, a vida acabará por empurrá-lo para algum tipo de reflexão existencial.
- Cuidado com o direito de manter os outros em um princípio moral que eles próprios não endossariam. A última vez que verifiquei a soberania individual e a autonomia corporal é onde a linha é traçada. Se a última afirmação não reflete mais o consenso das pessoas ao seu redor, mantenha-se aberto para uma conversa construtiva enquanto for possível. Fique em sua liberdade. Tome a ação soberana necessária quando se trata disso.
Paulo H Salah Din
Não dar atenção,
ao que não interessa:
a discordância;
a discórdia;
a inimizade;
a divisão;
a gritaria;
a confusão;
o ódio;
a raiva.
É melhor, dar atenção;
ao que interessa:
paz;
pacificar;
pacificadores;
o silêncio;
ao bom conselho;
a boa música.
Jesus acalma, a tempestade.
Não gastar a energia
que Deus te deu,
com o que não tem valor.
Sempre fazer, o possível.
Se a confusão te convidar,
não aceite o convite dela.
É uma armadilha.
A confusão diz:
Eu sou melhor, do que você.
Você é pior, do que eu.
Temos que admitir que existe uma divisão irremediável entre o bem e o mal, e não um entrosamento como inúmeros místicos e pensadores desejaram estabelecer - o que significa que onde esta um, não pode haver outro - mesmo que estejamos obrigados a lidar o tempo todo com as vicissitudes causadas pelos males.
A família dividida.
Um desconforto sem conta,
no mundo em ebulição;
com a divisão das pessoas,
por razão de opinião;
jovens sem respeito aos pais,
numa prática contumaz,
só gera desunião.
Opinião divergente,
é bastante salutar;
mas, se parte com insultos,
enterramos o verbo amar;
por não sabermos ouvir,
muito menos discutir,
no ambiente do lar.
A sabedoria nos mostra,
o caminho a seguir;
evitando a todo custo,
o que pode dividir;
por sermos todos irmãos,
e na condição de cristãos,
precisamos nos unir.
A vida já não é fácil,
nos dias que atravessamos;
guerras, fome e miséria,
com o que já acostumamos;
a família separada,
não pode esperar por nada,
a não ser os desenganos.
Para quem tem referência,
sobre a vida em harmonia;
é bem mais fácil que outros,
que não ver no dia a dia;
ambiente de união,
muita paz no coração,
pensamento em sintonia.
Peçamos por todos esses
presos, na escuridão;
suplicando ao Pai Eterno,
que lhes dê sua bênção;
de amor paz e bondade,
vida em fraternidade,
e um Sagrado Coração.
Natal, 18/09/2025
valano
O mundo divide-se em pessoas boas e pessoas más. As pessoas boas não se importam com essa divisão. As pessoas más inventam a divisão.
- Relacionados
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- 52 frases de segurança do trabalho para colocar a cautela em 1.º lugar
- Frases de valorização profissional para reconhecer um bom trabalho
- 57 mensagens de despedida para colega de trabalho com carinho
- 58 mensagens de reflexão sobre trabalho em equipe
- 47 frases de elogio profissional para reconhecer o excelente trabalho
- 73 frases de trabalho que vão te inspirar a alcançar o sucesso
