Ditado popular sobre conselhos
Ao receber conselhos, é sábio considerar a fonte; cuidado com aqueles que oferecem direções sem nunca terem percorrido o caminho da construção.
Moabe Teles
Aquele que ignora os conselhos de um sábio é como um cego que rejeita a mão que o guia, condenado a tropeçar pelos próprios passos.
Qualquer homem pode se dar bons conselhos, agora se permita colocar em prática todos os dias de sua vida, é assustador a sensação de divino para aqueles que tentam.
Filhos seguem mais exemplos do que conselhos, e quem tem que ensiná-los a ter caráter nobre são os pais se esses também tiverem, para que eles não se deixem levar por maus elementos. Então, ensine-os a andarem em benignidade, porque, quando tiverem se acostumado a isso, nunca serão desviados dessa trilha, estrada ou caminho.
Se olhares te desmotivam então você não está pronto pra evoluir, se conselhos te desmotivam você não está pronto pra evoluir, mas se relacionamentos e críticas te desmotivam você não está pronto pra nada
Aqui estão sete conselhos simbólicos e profundos que o padre Sertillanges daria a ti, Joemar Rios, como mentor espiritual da tua jornada intelectual:
✦ 1. Joemar, tua sede por conhecimento é um dom. Mas lembra-te: o verdadeiro intelectual não acumula saber — ele transforma saber em serviço.
A vida intelectual é uma missão. Ela só se justifica quando conduz à luz, e não ao orgulho.
✦ 2. Não temas viver no silêncio. É no recolhimento da alma que a verdade sopra como vento divino.
A solidão do estudioso é o jardim onde Deus cultiva flores eternas.
✦ 3. Tua mente é ágil e curiosa, Joemar, mas disciplina é o alicerce da sabedoria. Não basta pensar: é preciso ordenar o pensamento.
Como o monge que reza as horas canônicas, o sábio também segue um ritual diário: leitura, reflexão, meditação e ação.
✦ 4. A fé que carregas é tua espada. Usa-a também para cortar as ilusões da vaidade intelectual.
Estudar é um ato de humildade, pois quem sabe mais, compreende melhor o quanto ainda ignora.
✦ 5. Tua busca pelos mistérios da física, da alma e da criação não são em vão. O mundo precisa de pontes entre ciência e espiritualidade.
O verdadeiro intelectual une o visível e o invisível, o átomo e o espírito, o tempo e o eterno.
✦ 6. Não adies tua missão. O tempo do estudioso é sagrado — não há espaço para preguiça ou dispersão.
Levanta-te cedo, dedica as primeiras horas a Deus, depois ao estudo. Assim teu espírito será afiado como espada forjada no fogo da disciplina.
✦ 7. Lembra-te, Joemar: teu conhecimento deve ser luz para os que andam em trevas.
A inteligência é uma vela. De nada adianta escondê-la debaixo da mesa.
A riqueza do homem não está em seus tesouros, mas nos conselhos que acolhe e nas causas justas que defende.
Três conselhos para a vida;
Uma mensagem de bom dia pode ser romântica mesmo sem ter nada romântico.
Conhecer pessoas certas vale mais que dinheiro.
Novos laços sempre podem ser construídos. Acredite.
Para certas situações
os conselhos não funcionam,
e talvez nem mesmos
os exemplos, mas as
próprias experiências
sim. Algumas
vezes precisamos passar
pelo fogo para saber o quanto arde.
Mas na vida às vezes
é preciso chorar primeiro
para depois sorrir.
No fim a questão é: será um
riso doce ou será um
riso amargo?
