Dignidade de um Homem
"Algum dos mais relevantes últimos traços da sua divina dignidade quando me coloco em oração e as vezes também pela estrada, enquanto estou dando aula na escola, enquanto estou falando com alguma pessoa, imediatamente me sinto investida de um espírito que me envolve, me compenetra, me absorve toda."
A vontade de viver se vai quando: a esperança o tempo nos tira, a dignidade perdemos e apenas nos resta a memória. Quando esta última desaparece, a morte parece ser o mais natural a acontecer.
Tenha dignidade. Mantenha seu caráter ao nível elevado, proeminente e não deixe cair a qualidade e a importância de sua consciência.
Não viva mendigando por
afetos, porque a sua
dignidade não pode
ficar se alimentando
das miudezas do
descaso alheio.
Não aceite migalhas de ninguém; você tem a dignidade em possuir algo grandioso e sólido. Para poder ver se concretizar todos os seus sonhos e objetivos; de uma forma e maneira que vivencie cada um já realizado.
Ricardo Baeta.
Um povo saudável é o retrato da educação, da consciência limpa, da dignidade. O dia em que no Brasil a saúde passa a ser menos importante que a educação e a segurança, é o dia em que olhar para as próprias botas sujas é mais importante que erguer os olhos e ver toda uma nação mergulhada no crime organizado, no aparelhamento e na corrupção desmedida. E por fim dizer: Ele nunca Ele não, como se isso lhe enchesse a boca de algum valor moral.
Os valores da vida que são universais e essenciais para a dignidade humana:
O amor: é a força que nos une, que nos faz sentir, que nos inspira, que nos motiva, que nos cura, que nos transforma. É a base de toda a ética e de toda a espiritualidade, é o valor supremo da vida.
A liberdade: é o direito de escolher o nosso próprio caminho, de expressar a nossa própria voz, de realizar os nossos próprios sonhos, de ser quem somos. É a condição para o desenvolvimento humano. É o valor da autonomia da vida.
A justiça: é a busca da igualdade, da equidade, da solidariedade, da fraternidade, da cooperação, da paz. É o reconhecimento da dignidade de cada ser humano. É o valor da harmonia da vida.
A verdade: é a correspondência entre o que pensamos, o que dizemos e o que fazemos. É a coerência, a sinceridade, a honestidade, a integridade, a fidelidade. A verdade é o valor da confiança da vida.
A beleza: é a manifestação do bem, do bom, do belo, do sublime, do sagrado. É a expressão da arte, da criatividade, da sensibilidade, da inspiração, da transcendência. A beleza é o valor da estética da vida.
Embora saiba que a verdadeira beleza não é vista! Ela é sentida nas atitudes cultivadas e praticadas diariamente que nos ajudam a viver melhor, a ser melhores, a fazer o bem. Dão a vida, o sentido, o propósito e a felicidade.
O mal das pessoas é inventar desculpas
Pra esconderem seus erros,
Ao invés de ter dignidade de assumi-los
