Coleção pessoal de ToniRosa

1 - 20 do total de 225 pensamentos na coleção de ToniRosa

Nao podemos forçar ninguém a nos amar, a nos honrar.. mas podemos conquistar isso com uma postura de firmeza e gentileza; firmeza e liberdade; paciencia e um amor sincero e abnegado.

Viva de forma que, ao falarem em sinceridade, bons valores, postura, respeito, elegância, generosidade, gentileza, bondade, caráter, integridade... As pessoas simplesmente lembrem de você!

A mulher interessante não é propriamente bonita, mas tem personalidade, tem postura, tem um enigma no fundo dos olhos e uma malícia que inquieta a todos quando sorri. As pessoas se questionam: o que é que essa mulher tem?! Ela tem algo! Pronome indefinido: algo. Ficar bonitinha, muitas conseguem, mas ter algo é para poucas.

Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota.

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a compreender o respeito e a reverência que a experiência humana merece. A me dar conta de delícias que passaram despercebidas durante um sono inteiro. E a lembrar do que estou fazendo aqui. Ainda que eu não faça. Ainda que os vícios que o sono deixou costumem me atrapalhar. Ainda que, de vez em quando, finja continuar dormindo. Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem.

DESPERTAR DA VIDA

É importante perceber que o despertar da vida depende de você. Libere seu coração e deixe que ele construa seu destino. A felicidade é uma experiência ligada à sabedoria. Sua vida muda quando você muda. Deixe as pessoas do passado no passado, a melhor cura do baixo-astral é abrir os olhos para o mundo. Enquanto você acreditar, o medo não vai se instalar. Para viver intensamente é necessário conviver com os riscos. Por isso acredite sempre, por pior que seja a situação. Não deixe a dúvida tomar conta de você. Nosso maior adversário está dentro de nós. É preciso entrar pra valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar. Poder é ser dono de sua atenção. Alguém já disse que visão é a arte de ver o invisível. Nós é que transformamos a semente em árvore para poder colher os frutos. A primeira ponte é a do sentido da vida. A segunda ponte é a do silêncio. A terceira ponte é a da simplicidade. A quarta ponte é a do sentimento. Você é a pessoa que escolhe ser. Um dos segredos da felicidade é saber criar condições para que a vida dependa de nós. Viver é a arte de realizar sonhos. Viver é ser o artista da auto-criação. As mudanças ficam mais fáceis quando o que se passa dentro de você é explicado. O grande néctar da vida é a possibilidade de realizar o divino que existe dentro de cada um de nós.

Não há despertar de consciência sem dor.

As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma.

Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.

É importante perceber que o despertar da vida depende de você. Libere seu coração e deixe que ele construa seu destino. A felicidade é uma experiência ligada à sabedoria. Sua vida muda quando você muda. Deixe as pessoas do passado no passado, a melhor cura do baixo-astral é abrir os olhos para o mundo.

OS DEGRAUS

Não desças os degraus do sonho
Para não despertar os monstros.
Não subas aos sótãos - onde
Os deuses, por trás das suas máscaras,
Ocultam o próprio enigma.
Não desças, não subas, fica.
O mistério está é na tua vida!
E é um sonho louco este nosso mundo...

⁠Os valores da vida que são universais e essenciais para a dignidade humana:

O amor: é a força que nos une, que nos faz sentir, que nos inspira, que nos motiva, que nos cura, que nos transforma. É a base de toda a ética e de toda a espiritualidade, é o valor supremo da vida.

A liberdade: é o direito de escolher o nosso próprio caminho, de expressar a nossa própria voz, de realizar os nossos próprios sonhos, de ser quem somos. É a condição para o desenvolvimento humano. É o valor da autonomia da vida.

A justiça: é a busca da igualdade, da equidade, da solidariedade, da fraternidade, da cooperação, da paz. É o reconhecimento da dignidade de cada ser humano. É o valor da harmonia da vida.

A verdade: é a correspondência entre o que pensamos, o que dizemos e o que fazemos. É a coerência, a sinceridade, a honestidade, a integridade, a fidelidade. A verdade é o valor da confiança da vida.

A beleza: é a manifestação do bem, do bom, do belo, do sublime, do sagrado. É a expressão da arte, da criatividade, da sensibilidade, da inspiração, da transcendência. A beleza é o valor da estética da vida.

Embora saiba que a verdadeira beleza não é vista! Ela é sentida nas atitudes cultivadas e praticadas diariamente que nos ajudam a viver melhor, a ser melhores, a fazer o bem. Dão a vida, o sentido, o propósito e a felicidade.

Dialética

É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz

Mas acontece que eu sou triste...

Carta a Fevereiro (O Pierrot - A Colombina Distraída - E o Arlequim de mil Colombinas)

Que comece o carnaval... Em meio aos passistas.

As mulatas belas, que rebolam ao som dos tãn tãns...

Já fui folião. Já fui Pierrot.

Já encantei-me com as bailarinas sedutoras...

As poetisas zangadas...As ninfetas assanhadas...

As puritanas reservadas...E as profanas assumidas...

Mas, meu coração, pertencia à Colombina distraída...

De Pierrot virei Poeta... Escrevi mil cartas de amor para a Colombina. Mas, desisti de tentar.

Hoje... Passeio pelo passeio a passear... Com os meus olhos baixos, e sem brilho. Triste, deixei de sonhar...

Passo despercebido diante da Colombina distraída.

Desisti de ser Pierrot... Lutei e lutei para não me deixar embrutecer. Mas, foi a minha única derrota... A derrota do meu pobre coração sonhador.

Hoje, sou Pierrot sem Colombina. E um poeta sem rima.

E a Colombina distraída... Sem o Pierrot...

Encantasse com o Arlequim... O Arlequim de mil colombinas...

Um governo patriota mais um povo guerreiro e bravo. Transforma um país pobre e pequeno. Em uma gigante e poderosa nação. Um governo corrupto e um povo fraco e débil. Transforma um país grande e rico. Em uma fraca e gigante nação.

⁠”Existem lembranças que habitam o submundo dos meus pensamentos.
Posso relevar, mas não sofro de amnésia”

A alegria e a tristeza são as principais emoções, a alegria conserva e a tristeza deprecia o ser. O amor e o ódio ocorrem quando a alegria e a tristeza se ligam a algo externo ao sujeito.

O máximo de liberdade que o ser humano pode aspirar é escolher a prisão no qual quer viver!
A liberdade é uma abstração!
Diga-me qual é a sua tribo e eu direi qual é a sua clausura!
Só há liberdade se sua vida for produzida por você mesmo.

O fato de que muitos políticos de sucesso são mentirosos não é exclusivamente reflexo da classe política, é também um reflexo do eleitorado. Quando as pessoas querem o impossível, somente os mentirosos podem satisfazê-las.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face. Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Hoje é tempo de ser feliz!

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!".

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!

Infelicidade, talvez seja o contrário.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, sementes de hoje, frutos de amanhã!

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.

Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...

Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...

Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.

Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...

A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem...".

Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu para duvidar...

O preço de uma grande dedicação
pode vir a ser uma grande decepção.
Mas entregue-se sempre, de toda alma e coração,
a uma causa, a um trabalho, ou a um alguém.
Não permita que a dor de um momento
amargue toda a sua vida. Viva!!