Diálogo de Amor
Ocaráter e aconquista
'Antes do poeta vem o homem,
antes da poesia o caráter',
antes da conquista vem o objetivo,
antes da palavra o pensamento,
antes da emoção vem o sentimento,
antes do amor o desejo de amar,
antes do prazer vem o compromisso,
antes do relacionamento o respeito,
antes da indiferença vem o diálogo,
antes da separação a reconciliação,
antes do abandono bastava a amizade.
"Se discorda de mim, meu irmão, se é outra sua posição, vamos a um bom meio, vamos travar então uma boa luta de ideias, vamos manter ou mudar de opinião. Vem, vamos, de modo carinhoso e respeitoso, leal e escrupuloso, vamos saber juntos, com ardor, o que nos separa e o que nos reúne, tudo em nome do Amor."
O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
Criança não é só pensar em brinquedos, diversão e passatempo. Criança é também pensar em amor, cuidado, e atenção. Substituir o afeto, o diálogo, e os “ouvidos” por uma chupêta, um brinquedo, aparelhos tecnológicos, e até um(a) babá, não faz necessariamente com que uma criança se sinta acolhida e valorizada.
É comum que as crianças muitas vezes queiram imitar os adultos, principalmente os seus responsáveis, a princípio eles são as principais referências para elas. Então, que exemplo você tem sido para os seus pequenos? E até que ponto você tem permitido que eles reproduzam comportamentos como os seus? Quando as crianças começam a fazer coisas que são de caráter adulto, sem ainda ter uma preparação cognitiva/física para tal, isso pode ser perigoso. É importante que não sejam puladas as etapas da fase infantil para não correr o risco de prejudicar o seu desenvolvimento humano. Exemplo desse perigo, é quando crianças que veem seus responsáveis/familiares/outras referências, bebendo ou fumando, (ou exercendo qualquer atividade nesse nível de distância entre o que seria e o que não seria mais apropriado para elas) e passam a copiar condutas como estas. Elas não reproduzem ações como essas pelo simples fato de sua inocência em não entender a gravidade dessa ultrapassagem de sua fase infantil, mas também porque elas querem ser vistas, ouvidas, amadas e respeitadas. Se elas não são valorizadas nesse sentido, e percebem que apenas as pessoas mais velhas e adultas detém do privilégio e “poder” de receber esse olhar, então cria-se uma angustiante sensação provocada pela associação de: SER VALORIZADO = SER ADULTO = TER PODER; Então, pensam (inconscientemente): “Como ter poder?” “Ter poder é ser adulto, e para ser adulto eu preciso me comportar como tal.”. Daí surge uma forte tendência de querer buscar esse “poder” através da reprodução de condutas adultas.
Sendo assim, é interessante que os adultos como um todo, reflitam sobre a possibilidade de estar mais atento para perceber a criança, ouvi-la, respeitá-la, e orientá-la sem se impor na posição de um ditador hierárquico, que tudo sabe e tudo pode. As crianças também têm muito a nos ensinar...pense quantas vezes elas já vos encheram de perguntas que você não sabia ao certo como responder, e pense quantas vezes você foi paciente e se disponibilizou para ouvi-las com atenção e buscar tais respostas. Essa também é uma oportunidade para aprender algo novo! Os adultos tantas vezes se esquecem que foram crianças um dia, crescem e deixam morrer sua criança interior deixando isso refletir sobre aquelas que estão ao seu redor, de modo que também as matam aos poucos, ignoram e reprimem a sua sensibilidade. Se você faz parte desse ciclo vicioso, reflita e reavalie a sua forma de pensar e agir com as crianças (e com a sua criança interior), pois elas são o futuro do nosso planeta.
(01/10/2016)
A arte é sempre mais uma forma de expressão que se encontra para dialogar com o mundo do que uma mera profissão inventiva que objetiva fáceis ganhos financeiros.
Seria mais saudável com certeza se desses a mesma ou até mais importância aos teus acertos do que aquela que dás as tuas falhas, valorizando os vários momentos que acendeste o teu sorriso, mostrando a tua força quando querias derramar algumas lágrimas porque estavas com o coração bastante aflito.
Transitando por uma jornada que não foi fácil, muitas vezes solitária, minada por imaturidade, muitas decepções, necessidades materiais, psicológicas e emocionais, fazendo de cada dia que foi passando, uma vitória graças a bondade do Senhor, portanto, sejas grato a Ele e também reconhece o teu valor.
Não quero que esqueças de Deus, das pessoas que foram importantes e das que ainda são para que chegaste até aqui, mas precisas manter vivo o teu amor próprio, perceber que a tua existência não é em vão e sim um propósito divino que independe da tua perfeição, a qual nem existe, assim, tenhas compreensão, não te martirizes.
Estes versos fazem parte do que tenho disso isso a mim mesmo num diálogo recorrente, considerando que não mantenho com facilidade, percebo, porém, constantemente esqueço, trato-me com frieza, enxergando apenas os meus erros, como se Deus não estivesse comigo, o que não é verdade, uma danosa perceção que podes ignorá-la ou encontrar alguma identificação.
Nas teias do tempo e do medo, perdidos,
Corações anseiam, segredos escondidos.
Em busca da alegria, às vezes nos retraímos,
Pensando que não merecemos, esquecemos que existimos.
Encontramos almas que brilham, verdadeiras estrelas,
Desejando compartilhar histórias tão belas.
Mas nossas cicatrizes do passado nos assombram,
E o receio de machucar nos silencia, nos domam.
O futuro é incerto, não podemos controlar,
Mas podemos escolher amar, podemos ousar.
Comunicar nossos sentimentos e medos, ser sincero,
É o caminho para construir um laço verdadeiro.
Nada ganhamos sem tentar, sem arriscar,
A vida é um conto de amor que devemos criar.
Nossos relacionamentos podem florescer, crescer,
Quando juntos decidimos, nosso coração conhecer.
Então, quebrar as correntes do receio é fundamental,
Para construir relações sólidas, de forma natural.
Na dança do amor, na canção do tempo a passar,
Com diálogo e carinho, nossa felicidade iremos encontrar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp