Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)

"A escola ensina como reconhecer um burro, pela aparência, habitat e hábitos."

"Você não vai aprender a ser diferente onde ensinam a mesma coisa para todos."

*ENSINA O CAMINHO QUE A CRIANÇA DEVE ANDAR*


Provérbios 22:6 - "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele."


*O MAIOR ENSINO É O EXEMPLO, NÃO COBRE DO SEU FILHO O QUE VOCÊ NÃO ENSINOU COMO PAI.*


Seu filho não vai seguir o que você fala, ele vai seguir o que você vive.


*PALAVRAS ENSINAM, MAS O EXEMPLO ARRASTA.*

Os homens queriam poderes de Jesus, mas, Jesus ensinou que os poderes que o Pai quer dos homens é que creiam e sigam o Filho.

⁠No final de uma escuridão, encontrei a luz de um ser que me ensinou a viver. Mãe, obrigado por seus conselhos.

👑🪖🌊A vida me ensinou cedo o que muitos demoram uma vida para entender. Nem todos estão prontos para o peso da minha verdade

O tombo ensinou o que o sucesso não mostrava.
Eu não voltei apenas de pé
— voltei inabalável⁠
🙏💚🌾

Gratidão a vida por me ensinado a ser resiliência

UMA ESCOLA PODE ENSINAR TUDO E NÃO ENSINAR NINGUÉM A PENSAR.

Memorizar respostas não significa compreender perguntas. Repetir explicações não significa construir conhecimento. E tirar boas notas não comprova autonomia intelectual.

Uma educação que recompensa apenas a resposta correta pode formar pessoas incapazes de reconhecer quando estão erradas.

A educação não tem segredo, mas o segredo está na educação.

Minha pesquisa sobre a Pedagogia do Discernimento parte dessa contradição: ensinar não pode se limitar à transmissão de conteúdos quando o estudante ainda não aprendeu a examinar as razões pelas quais acredita no que aprendeu.

O conhecimento que não admite perguntas corre o risco de se tornar apenas obediência bem-informada.

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse

Carlos Eduardo Balcarse

Psicanalista, Escritor e Pesquisador

19 de outubro de 2026

A ausência também educa. Ensina ao filho o espaço que ele ocupa nas prioridades do pai.

O tempo passa, não pede licença,
leva algumas certezas, nos dá consciência.
Ensina que a vida não segue o roteiro,
e que o mais valioso não tem paradeiro.

Já fui tantas versões de mim pelo caminho,
já mudei de destino, de rumo e de ninho.
Aprendi que nem tudo precisa durar,
mas há sentimentos que sabem ficar.

Não busco aplausos, nem quero provar,
que tenho mil motivos para me orgulhar.
Prefiro a verdade, mesmo imperfeita,
à falsa aparência de uma vida perfeita.

Carrego no rosto as marcas da estrada,
histórias vividas, lições guardadas.
E cada cabelo prateado que vem
me lembra que o tempo também faz o bem.

Não quero ser cópia, nem representação,
quero ser inteiro, de corpo e coração.
Ter paz nas escolhas, firmeza no olhar,
e a doce coragem de recomeçar.

Pois ser feliz não é jamais ter sofrido,
nem ter todos os sonhos já realizados.
É olhar para a vida, sentir-se agradecido,
e seguir de cabeça erguida, apesar dos passados.

E se alguém me perguntar o que aprendi,
direi que a maior conquista está aqui:
ser dono de mim, sem precisar convencer,
pois a beleza da vida é poder ser.

Sandro Paschoal Nogueira

DESCARTES ENSINOU A DUVIDAR. KANT, A EXAMINAR A RAZÃO. FREIRE, A QUESTIONAR A OPRESSÃO. MAS QUEM EXAMINA A AUTORIDADE QUE CONCEDEMOS AOS NOSSOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS?

A história da filosofia e da educação é atravessada por uma inquietação permanente: como distinguir conhecimento de opinião, liberdade de submissão e consciência de ilusão?

Sócrates fez do questionamento um caminho para reconhecer os limites do próprio saber. Sua contribuição permanece fundamental: não basta possuir respostas quando desconhecemos a fragilidade das perguntas que as sustentam.

René Descartes sistematizou a dúvida metódica, submetendo crenças à investigação antes de aceitá-las como conhecimento seguro.

Immanuel Kant examinou as condições e os limites do conhecimento humano, além de defender a autonomia da razão diante da tutela intelectual.

Paulo Freire compreendeu a educação como prática de liberdade, vinculando consciência crítica, diálogo e transformação das relações de opressão.

John Dewey aproximou pensamento reflexivo, experiência e investigação, demonstrando a importância de examinar problemas e consequências na construção do conhecimento.

Daniel Kahneman, em suas pesquisas sobre julgamento e tomada de decisão, evidenciou como processos intuitivos e vieses cognitivos podem comprometer nossas avaliações, mesmo quando acreditamos estar raciocinando corretamente.

Essas contribuições não são equivalentes, tampouco constituem etapas de uma mesma teoria. Mas permitem reconhecer um problema que atravessa diferentes épocas: a capacidade de pensar não assegura a qualidade daquilo que pensamos.

É nesse campo de investigação que situo minhas propostas científicas.

No METADISCERN, examino o discernimento como uma operação de segunda ordem, voltada à avaliação dos critérios pelos quais pensamentos, interpretações e crenças recebem autoridade funcional.

Na Pedagogia do Discernimento, investigo uma formação educacional que não se limite à aquisição de conteúdos, mas desenvolva a capacidade de examinar, justificar e revisar as razões pelas quais determinados conhecimentos são aceitos.

Na Alfabetização do Discernimento Consciente (EADC), proponho uma abordagem formativa para reconhecer informações enganosas, avaliar evidências, identificar influências e desenvolver maior autonomia diante da desinformação.

Na pesquisa sobre evocação e desautorização, examino um problema frequentemente negligenciado na aprendizagem cotidiana: recuperar uma informação da memória não significa que ela permaneça válida ou mereça orientar novas conclusões.

No estudo sobre discernimento na regulação da relação entre emoção e ação, abordo a necessidade de distinguir intensidade emocional de autoridade decisória. Sentir algo intensamente não comprova que a interpretação associada ao sentimento esteja correta.

No Método PROTAGONISTA, desenvolvo uma proposta centrada na consciência, na responsabilidade pelas escolhas e na autoria da própria trajetória.

Não reivindico que esses problemas tenham sido ignorados pelos grandes pensadores. A metacognição, a epistemologia, a psicologia cognitiva e as teorias educacionais já oferecem contribuições fundamentais para compreendê-los.

A especificidade que proponho está na articulação entre discernimento, autorização funcional, calibração de critérios e possibilidade de desautorização de conteúdos anteriormente aceitos.

A dúvida cartesiana não é o mesmo que a calibração discernitiva. A autonomia kantiana não se confunde com a autoria proposta no Método PROTAGONISTA. A conscientização freireana não é idêntica à Alfabetização do Discernimento Consciente. E o estudo dos vieses cognitivos não esgota a investigação sobre os critérios pelos quais uma interpretação recebe autoridade para orientar uma ação.

Há aproximações, diferenças e possibilidades de complementaridade que precisam ser examinadas, não presumidas.

“O senso comum comumente mente.”

Uma pessoa pode conhecer filosofia e permanecer intelectualmente dependente. Pode defender a liberdade e obedecer cegamente às próprias convicções. Pode reconhecer os erros dos outros e continuar incapaz de identificar os seus.

O problema não é apenas aprender a pensar. É aprender a reconhecer quando aquilo que pensamos perdeu o direito de continuar governando nossas decisões.

“A mente mente e o discernimento desmente.”

“Se penso, resisto; se resisto, existo.”

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse

Carlos Eduardo Balcarse

Psicanalista, Escritor e Pesquisador

19 de outubro de 2026

PAULO FREIRE ENSINOU A LER O MUNDO. MAS COMO SABER SE ESTAMOS LENDO O MUNDO CORRETAMENTE?

A alfabetização libertadora, desenvolvida por Paulo Freire e fundamentada em sua Pedagogia do Oprimido, ultrapassa a aprendizagem mecânica da leitura e da escrita. Sua proposta compreende a educação como prática de liberdade, na qual o sujeito desenvolve consciência crítica sobre a realidade, reconhece relações de opressão e participa de sua transformação.

Freire não pretendia formar indivíduos que apenas reproduzissem palavras, mas sujeitos capazes de compreender, questionar e transformar o mundo.

Entretanto, uma questão permanece decisiva: como distinguir uma consciência verdadeiramente crítica de uma consciência que apenas acredita ser crítica?

É precisamente nessa questão que situo uma contribuição específica de minhas pesquisas sobre a Pedagogia do Discernimento e a Alfabetização do Discernimento Consciente (EADC).

Enquanto a pedagogia freireana enfatiza a conscientização, o diálogo e a superação das relações de opressão, minhas pesquisas concentram-se nos critérios pelos quais o indivíduo avalia, valida, revisa ou desautoriza aquilo que pensa, aprende e acredita.

Não se trata de substituir a conscientização pelo discernimento, nem de afirmar que Freire tenha desconsiderado a reflexão crítica. Trata-se de aprofundar uma dimensão específica do problema educacional: a consciência de uma realidade não garante, por si só, a validade das interpretações construídas sobre ela.

Uma pessoa pode reconhecer uma injustiça e interpretar equivocadamente suas causas. Pode denunciar a manipulação e, simultaneamente, reproduzir desinformação. Pode defender a liberdade enquanto permanece subordinada a convicções que nunca submeteu ao próprio questionamento.

“O senso comum comumente mente.”

Na Pedagogia do Discernimento, proponho deslocar parte da atenção educacional da resposta para os critérios que sustentam sua aceitação.

Na Alfabetização do Discernimento Consciente, a questão ganha uma dimensão formativa: desenvolver a capacidade de distinguir fatos, interpretações, evidências, crenças e influências antes de lhes conceder autoridade.

E, no METADISCERN, essa discussão alcança uma operação de segunda ordem: examinar não somente aquilo que pensamos, mas os critérios pelos quais autorizamos nossos pensamentos a orientar conclusões e decisões.

A diferença fundamental está no foco investigativo.

A pedagogia libertadora pergunta como a educação pode contribuir para que o sujeito compreenda e transforme sua realidade. A alfabetização do discernimento acrescenta uma pergunta: quais critérios permitem ao sujeito reconhecer quando sua própria compreensão da realidade precisa ser corrigida?

Essas perspectivas não são necessariamente concorrentes. Podem ser complementares.

A libertação exige consciência crítica das condições que nos cercam. O discernimento exige também vigilância sobre os mecanismos pelos quais interpretamos essas condições.

Afinal, não basta libertar o pensamento das imposições externas se continuarmos submetidos, sem questionamento, às nossas próprias certezas.

Paulo Freire nos ajuda a compreender por que é necessário ler criticamente o mundo. Minha investigação acrescenta uma exigência: aprender a discernir quando a leitura que fazemos do mundo não merece continuar sendo autorizada.

Porque a educação que liberta precisa também ensinar a reconhecer quando a própria consciência pode estar equivocada.

“A mente mente e o discernimento desmente.”

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse

Carlos Eduardo Balcarse

Psicanalista, Escritor e Pesquisador

19 de outubro de 2026

A vida me ensinou a andar com o meu demônio na coleira... Você não entenderia. E, se entendesse, você lamentaria.

Te ensinaram errado: o verdadeiro amor da sua vida não é AQUELE que faz o seu coração perder o rumo, e sim QUEM faz a sua mente encontrar a paz.

o Professor disse para duvidarmos de tudo,
mas eu não duvido do que ele disse..

Por vezes, tendo consciência não precisa ensinar e sem consciência não adianta falar, aí sim é bem-vindo rezar.

⁠Eles me ensinaram que nenhum homem poderia se tornar seu líder, a não ser que comesse a mesma comida, vestisse as mesmas roupas, vivesse da mesma forma que eles e, ainda assim, parecesse ser melhor.

T. E. Lawrence
Os sete pilares da sabedoria (1926).

Você nunca encontra a mesma pessoa duas vezes.As alegrias curam, as dores ensinam, o sofrimento rasga, as feridas sicratizam. Em cada instante somos transformados pela vida.

A vida tem maneiras curiosas de nos ensinar. Algumas lições chegam pelo amor; outras, pela decepção. Algumas pessoas nos inspiram a ser melhores; outras nos mostram, através das próprias atitudes, quem jamais devemos nos tornar.
Com os faladores, aprendi que nem toda palavra merece resposta. Com os intolerantes, descobri o valor de respeitar as diferenças. Com os maldosos, compreendi que a dor que nos causam não precisa se transformar na dor que causaremos aos outros.
Aprendi que amadurecer é deixar de reproduzir aquilo que nos feriu. É não permitir que a falta de bondade alheia roube a nossa, nem que a ignorância dos outros nos faça abandonar a sabedoria.
Hoje, agradeço até mesmo às experiências difíceis, não porque tenham sido justas, mas porque me ensinaram a enxergar a vida com mais consciência.
A maior lição que alguém pode nos deixar, mesmo sem perceber, é nos mostrar tudo aquilo que não queremos nos tornar. Afinal, a verdadeira vitória não é aprender a tratar os outros como eles nos trataram, mas continuar sendo quem escolhemos ser, apesar de tudo o que fizeram conosco.