DESCARTES ENSINOU A DUVIDAR. KANT, A... Carloseduardobalcarse

DESCARTES ENSINOU A DUVIDAR. KANT, A EXAMINAR A RAZÃO. FREIRE, A QUESTIONAR A OPRESSÃO. MAS QUEM EXAMINA A AUTORIDADE QUE CONCEDEMOS AOS NOSSOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS?

A história da filosofia e da educação é atravessada por uma inquietação permanente: como distinguir conhecimento de opinião, liberdade de submissão e consciência de ilusão?

Sócrates fez do questionamento um caminho para reconhecer os limites do próprio saber. Sua contribuição permanece fundamental: não basta possuir respostas quando desconhecemos a fragilidade das perguntas que as sustentam.

René Descartes sistematizou a dúvida metódica, submetendo crenças à investigação antes de aceitá-las como conhecimento seguro.

Immanuel Kant examinou as condições e os limites do conhecimento humano, além de defender a autonomia da razão diante da tutela intelectual.

Paulo Freire compreendeu a educação como prática de liberdade, vinculando consciência crítica, diálogo e transformação das relações de opressão.

John Dewey aproximou pensamento reflexivo, experiência e investigação, demonstrando a importância de examinar problemas e consequências na construção do conhecimento.

Daniel Kahneman, em suas pesquisas sobre julgamento e tomada de decisão, evidenciou como processos intuitivos e vieses cognitivos podem comprometer nossas avaliações, mesmo quando acreditamos estar raciocinando corretamente.

Essas contribuições não são equivalentes, tampouco constituem etapas de uma mesma teoria. Mas permitem reconhecer um problema que atravessa diferentes épocas: a capacidade de pensar não assegura a qualidade daquilo que pensamos.

É nesse campo de investigação que situo minhas propostas científicas.

No METADISCERN, examino o discernimento como uma operação de segunda ordem, voltada à avaliação dos critérios pelos quais pensamentos, interpretações e crenças recebem autoridade funcional.

Na Pedagogia do Discernimento, investigo uma formação educacional que não se limite à aquisição de conteúdos, mas desenvolva a capacidade de examinar, justificar e revisar as razões pelas quais determinados conhecimentos são aceitos.

Na Alfabetização do Discernimento Consciente (EADC), proponho uma abordagem formativa para reconhecer informações enganosas, avaliar evidências, identificar influências e desenvolver maior autonomia diante da desinformação.

Na pesquisa sobre evocação e desautorização, examino um problema frequentemente negligenciado na aprendizagem cotidiana: recuperar uma informação da memória não significa que ela permaneça válida ou mereça orientar novas conclusões.

No estudo sobre discernimento na regulação da relação entre emoção e ação, abordo a necessidade de distinguir intensidade emocional de autoridade decisória. Sentir algo intensamente não comprova que a interpretação associada ao sentimento esteja correta.

No Método PROTAGONISTA, desenvolvo uma proposta centrada na consciência, na responsabilidade pelas escolhas e na autoria da própria trajetória.

Não reivindico que esses problemas tenham sido ignorados pelos grandes pensadores. A metacognição, a epistemologia, a psicologia cognitiva e as teorias educacionais já oferecem contribuições fundamentais para compreendê-los.

A especificidade que proponho está na articulação entre discernimento, autorização funcional, calibração de critérios e possibilidade de desautorização de conteúdos anteriormente aceitos.

A dúvida cartesiana não é o mesmo que a calibração discernitiva. A autonomia kantiana não se confunde com a autoria proposta no Método PROTAGONISTA. A conscientização freireana não é idêntica à Alfabetização do Discernimento Consciente. E o estudo dos vieses cognitivos não esgota a investigação sobre os critérios pelos quais uma interpretação recebe autoridade para orientar uma ação.

Há aproximações, diferenças e possibilidades de complementaridade que precisam ser examinadas, não presumidas.

“O senso comum comumente mente.”

Uma pessoa pode conhecer filosofia e permanecer intelectualmente dependente. Pode defender a liberdade e obedecer cegamente às próprias convicções. Pode reconhecer os erros dos outros e continuar incapaz de identificar os seus.

O problema não é apenas aprender a pensar. É aprender a reconhecer quando aquilo que pensamos perdeu o direito de continuar governando nossas decisões.

“A mente mente e o discernimento desmente.”

“Se penso, resisto; se resisto, existo.”

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse

Carlos Eduardo Balcarse

Psicanalista, Escritor e Pesquisador

19 de outubro de 2026