Desilusão

Cerca de 2910 frases e pensamentos: Desilusão

Num dia, éramos lindos amigos, sonhando alto . Pena que você sumiu de repente e me deixou sonhando sozinho.

Inserida por felipe_mendes_alves

⁠Sempre é tempo de recomeçar , do jeito certo , pelos motivos certos e com ou sem a pessoa certa.

Inserida por Michellp86

⁠Nem toda verdade deve ser dita. E nem toda mentira é maldita. Há verdade que trás desespero,caos e destruição. Enquanto há mentira que apazigua e conforta um aflito coração. Há quem prefere a mentira cheia de fantasia do que a verdade que trás a dura desilusão. Qual é a tua verdade?...

Inserida por WendelBonatti

⁠Os muitos sorrisos das pessoas ficam eternizados nas fotografias, mas são os gritos que ecoam na memória...

Inserida por jucaalvesdelima

⁠Era tudo sobre ela, eu era apenas uma penetra em uma história de amor que não me pertencia.

Inserida por ALMAPULSANTE

⁠Tudo passa... ou não.

Eu leio a Bíblia... e você me diz `Sinto muito, eu não leio... é muito complicada`. E eu digo: `Ao menos tente, experimente... quem sabe!!'

E você acena afirmativamente com a cabeça.

E eu espero, torcendo pra que aconteça.

E o tempo passa, você por mim mil vezes passa... mas pelo seu olhar, acho que nem passa pela sua cabeça sobre a Bíblia conversar.

E eu fico a esperar... e com Deus a conversar... e o tempo a passar.

Um dia uma decepção, noutro uma desilusão, noutro uma perda inestimável, noutro um doença quase incurável...

E eu a esperar... e o tempo a passar.

E eu com Deus a conversar... torcendo pra você O encontrar... ou Ele te (sei, tô misturando as pessoas verbais, beleza, o texto é meu e eu escrevo do jeito que quero) resgatar...

E o tempo a passar.

E você cada vez mais fugindo do meu olhar... e eu a esperar.

Esse dia nunca vai chegar?
...
E o tempo passa... e um dia você por mim passa e diz que passou a ler a Bíblia, mas continua tudo igual, tudo nebuloso, nada passou do negro pro branco... que eu havia insistido tanto... pra você tudo negro continuou... o mundo um lugar muito perigoso.... é o que passei a ver em seu olhar.

"Nós dois lemos a Bíblia dia e noite, / mas tu lês negro onde eu leio branco" (William Blake).

Será que é mesmo assim?

Inserida por RosangelaCalza

Enganados crescemos, mas sem esquecer quem somos de verdade.

Inserida por blmttfc

►Sofrendo a sós

Dizem que é muito difícil dizer adeus
Então não me diga, apenas se vire e vá embora
Leve consigo seus sentimentos, junto aos meus
Sentimos que tínhamos poucas horas
Só não imaginei que pediria a Deus para que você ficasse
Não pensei que iria doer tanto, meu peito chora
Quero me esconder, para que não vejas minhas lágrimas
Por quê? Te machuquei tanto assim? Que mágica
De repente me tornei ausente, como? Fiz de tudo para evitar sua partida.
.
O que tinha no bolso eu gastava, sem resistir
Tudo o que fiz foi para te ver sorrir
Tudo o que seus olhos cobiçavam, em brilho, eu comprava
Errei? Fiz tudo o que me pediu, me fez até desistir,
Do meu futuro, dos meus sonhos
Por que agora me maltrata?
Não te chamei de "anjo" o suficiente? Quer mais o que de mim?
.
Pensei até em me desfazer do que tenho,
Para te dar aquele vestido caro, e chique
Ou aquele tênis, que acabou custando mais de quinhentos
Tudo para saciar sua avareza e soberba, que ainda existem
Perdoe-me se não estive presente em alguns momentos
Eu estava me esforçando para satisfazer seus caprichos, foi por isso
E, mesmo que eu já tivesse sido alertado pelos amigos
Estou morrendo por dentro em te ver abrindo a porta
Burrice? Talvez, mas, não escolhi por quem eu iria me apaixonar
Agora choro, por não querer ficar sozinho, na copa.
.
Como faço agora?
Começo apagando as nossas fotos?
Como que eu faço agora?
Ver se restou algo aqui que seja nosso?
Nunca fiz isso
Como que faço para não ficar chorando?
O meu rosto está bastante molhado
Como faço? Como paro de ficar soluçando?
.
O que faço com os textos que escrevi para você?
Devo queimá-los em sinal de como me sinto ao te ver partir?
Sinceramente, não sei como vou dormir, se conseguirei adormecer
Eu lutava tanto por um mundo ideal para ti
Por que não me compreendeu? Tinha tanta raiva assim do meu ser?
.
Acho que sei porque machuca tanto
Nunca amei e beijei alguém antes de te conhecer
Já te falei isso uma vez, não construí bem os meus planos
Acho que foi isso, mas, está doendo, muito mesmo, para valer
Sinto que não serei digno de mais ninguém, e agora, o que fazer?
Já não sei mais escrever "te amo", sem me sentir só aqui
Quero aquele abraço de novo, daquele carinho raso que me dava
Mas, agora que você se foi, ficarei infeliz, escrevendo nada de bom
Faça com que passe logo, Deus, por favor, não aguento muito mais
Não quero existir, mas também não quero mentir dizendo que estou bem,
Em alto e bom som, por que só estarei disfarçando minha dor
Jamais pensei que me sentiria assim, enquanto meus sonhos foram sepultados
Mate-me, carrasco, corte essa cabeça que tanto dói, antes que eu faça algo pior.

Inserida por AteopPensador

⁠Em determinado momento se constata a solidão e o silêncio como ótimas companhias para quem se desiludiu das companhias humanas.

Inserida por userpensador

⁠O que guardastes?


Por simples curiosidade
O que guardastes de mim?
O tom enérgico?
A amizade? A ternura?
A solidão? A desilusão?
Que pena!
Por que não guardastes o meu amor?
Se foi por ter-me ferido a alma;
se foi por ter-me ouvido sem me escutar;
se foi por ter-me usado, me esnobado,
esqueça, para sempre, esqueça.
Para mim, o que realmente importa,
e encontrar-me muito além
deste mundo vil,
é saber que já não me podes alcançar.
E mesmo que desejasses,
os meus mortais silêncios
não conseguirias ouvir.
São surdos os ouvidos
e mudas as línguas
das paixões vencidas.

Umbelina Marçal Gadelha

⁠Só eu (e Deus)

Só eu,
só eu,
só eu,
só eu cuido de mim mesmo.

Só eu posso aprender,
só eu posso amar,
só eu posso viver,
só eu posso caminhar.

Só Deus,
Só Deus,
Só Deus,
Só Deus pode me governar,

Só Deus pode criar,
Só Deus pode apagar,
Só Deus me faz viver,
Só Deus eu devo amar.

Inserida por yagmelo

Por tamanha paz e zona de conforto
que possa viver o homem,⁠
que graça teria a vida sem as experiências de suas desilusões e aventuras?

Inserida por AnnaClaraCCJ

Amar é difícil, e deixar ir ainda é mais
Nunca fui prioridade
Mas sim uma opção
Que infelizmente não havia reprocidade
E foi assim que saíste do meu coração
⁠Julgas e apontas o dedo
Para os meus erros do passado
Sem lembrares daquilo que passo
Para que fizesse dar certo mas
Que no fim deu errado.
Tudo tão perfeito no inicio
Tudo tão arrastado no passado,
No fim acabou por terminar
Mesmo que quisesse que estivesses ao meu lado.
Amar deu errado, mas no passado
Era certo, o nosso futuro sonhado
Que hoje nem sequer é relembrado.
Muitas vezes sentimos-nos
Culpados, ansiosos e amargurados
Por culpa das nossas atitudes,
Mas não há nada melhor que
Reconhece-las e mudar para melhor.
Não quero namorar, não preciso de beijar
Para ficar bem, quero continuar
A lutar para ser alguém
Melhor nesta vida e nesta batalha
Silenciosa e cautelosa,
Que esconde as amarguras e feridas
Das sofrências já vividas.

Inserida por smabolok

Amor, sobretudo entre homem e mulher, é quando é concedido participar um pouco mais. Poucos querem o amor verdadeiro, porque o amor é a grande desilusão de tudo o mais. E poucos suportam perder todas as outras ilusões. Há os que se voluntariam para o amor, pensando que o amor enriquecerá a vida pessoal. É o contrário: amor é finalmente a pobreza. Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor. E não é prêmio, por isso não envaidece.

Clarice Lispector
A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nota: Trecho da crônica Atualidade do ovo e da galinha (II).

...Mais
Inserida por pensador

⁠Já dizia Aerosmith...

Queria não me sentir tão frágil e perdida em minhas decisões.
Por mais que ache que você me tira do eixo, tenho certeza que é a única pessoa capaz de me nortear, que contraditório não?
Estou condenada a viver nessa onda de pensamentos paradoxais, que vida miserável!
Que sentimento miserável é o amor,
nos afunda no mais profundo abismo,
tirando tudo o que há em nós,
nos sugando por completo até que nos deixe em situação de total amargura.
Para no final imploramos por mais, porque é doce, é viciante.
Ah meu querido,
seu amor é uma doce miséria, e eu estou sentenciada a sofrer e ansiar por ele.

Inserida por KarineCampos

No caminho da traição:
No caminho da traição, até os sonhos e pensamentos, corroem a alma dos mais fortes dos homens, a dor de ouvir o seu bem mais querido dizer que, ama outro alguém é como uma flecha embebida com absinto que embriaga amente de quem ouve e deixa atordoado a alma de quem a escuta. Assim vou vivendo nesse mundo de coisas incertas, de caminhos incertos, navegando sobre ondas temerosas, com o meu barco a deriva. Soldado solitário em um campo de batalha, ferido pela arma da desolação, cansado de lutar e ser vencido pela dor da desilusão.
Parafraseado por Pastor Jose Nildo Lima 03/01/2023 8:30

Inserida por bispojosenildolima

⁠A janela

"Je laisse la vie, comme les fleurs laissent la mort!
Les fleurs laissent la mort jolie,
La décoration des fleurs est unique,
Qui fait la mort jolie? sinon les fleurs?
Les fleurs embellissent, ensorcellent!
Elles sont la beauté de l'enterrement.”

Ao som das estações, fabricam-se ossos e costumes,
Estátuas e revestimentos culturais.

Há dias tenho tido lembranças de outras lembranças,

Tenho conjurado sonhos irreais em pesadelos,
E tenho tido pesadelos conjurando sonhos.

Possuo dois cérebros: Passíveis,
Conjurados um contrário ao outro.
Pela plenitude fictícia de nunca estar certo,
Tendo por prazer real, nunca se saber quando é que se está louco.

Com alguns retratos, eu escondo partes de uma parede despojada,
Expondo pequenos espaços a serem preenchidos pela imaginação.
Ah, esse pequeno mundo que arquiteto debruçado na janela.
Eu vivo em paredes que só existem dentro de mim.

Observo distante, esses quadros anacarados a vela,
Passo as horas tal qual um relógio velho; atirado-me ao chão.
Sob a escuridão de mim, oculto-me neste escárnio quarto,
Fico imutável na depravação imaginária dos pensamentos.

Escrevo sobre tudo, sem ter nunca conhecido nada.
Aqui redijo! – Como quem compõe e nada espera,
Como quem acende um charuto e não o traga,
Apenas saboreia-o por mera desocupação.

Escrevo, porque ao escrever: – Eu não me explico!
Como quem escreve, não para si, não para os outros,
Escreve; porque tem que escrever.

Transcrevo em definições um antinomismo de mim mesmo,
Depois, faço algaravias conscientes da imperícia consciência.
Nada é mais fétido do que a minha ignorância erudita.

Há três horas; – Sinto diferentes sensações,
Vivo a par disto e daquilo; – E sempre a par de nada,
Estou repleto de preocupações que não me preocupam.

Calmamente, inclino-me para o mundo de fronte à janela,
Observo que por pouco observar, eu tenho a visão da praça,
Diante dela, tenho também a visão de um pedinte violinista.

Inclino-me para dentro de mim e tenho a visão de um homem,
Que hora é homem e hora são as minhas sensações,
De que tenho sido um homem.

O meu mundo é o que posso criar da janela do meu quarto,
Esse coveiro desempregado da minha senil consciência,
Um túmulo escavado por falsas descobertas arqueológicas,

A terra anciã é o amparo às minhas espáduas sonhadoras,
Preceitos juvenis? – Todos mortos! E hoje são somente terra,
Mas estou cansado; acendo outro charuto e me afasto da janela.

O silêncio dos meus passos conforta o meu coração,
A fumaça traz lembranças que me fazem sentir,
Ainda que eu não saiba exatamente o quê.

Sou indiferente aos lugares que frequento,
Tenho sido visto por muitos, mas tenho visto tão poucos.
Ah, ninguém me define melhor do que eu mesmo.

Caminho de fronte ao espelho: A tentar definir-me,
Certeiro de que ao derradeiro fim, não terei definição alguma.
Exceto, a falsa definição de que me fizeram os tolos.

De volta à janela,
Vejo a esperança exposta em uma caneca e um violino.
As mãos que sustentam a caneca, cansam antes das cordas.
Os homens passam e rejeitam ajudar com um mísero centavo.

Ah, cordas que valem menos do que o som que proporcionam,
Ouço-o e por ouvi-lo, eu observo os espíritos desprezíveis,
O meu cansaço distorce as melodias que essa alma compôs.

Diferencio-me e jogo-lhe alguns centavos:
Ah, uma esperança surge nos ombros cansados.
O violinista volta a executar melodias nas cordas senis,
A pobre rabeca se torna um estradivário valioso.

Eu sou um escritor, mas, não sou ninguém.
Agora esse violinista; talvez seja alguém.
Talvez escreva melodias que muitos ouvirão,
Ou que ninguém, talvez!

Dentro de um raciocínio lógico eu o defino ao definir-me.
Ele é a esfera do infortúnio. – Eu sou a pirâmide do êxtase.
Intercalamos entre o que está por vir e o que está presente.

Reacendo o charuto, fecho os olhos e ouço a melodia,
Desta janela vivo sendo outro, para evitar ser eu mesmo.

Eu poderia sentar a praça e observar, de perto, o violinista;
Tudo que vejo da janela me deixa com os olhos em lágrimas.
Aqui de cima o mundo é admirável, mas não consigo explicar-me.

Que faço eu? – Que faço eu ainda aqui, debruçado na janela?

Inserida por AugustoGalia

⁠É bom viver sem o peso das ilusões. Hoje só acredito vendo, o resto é conversinha.

Inserida por LeilaAntonelli

👣⁠Às vezes, precisamos tomar decisões das quais jamais tenhamos imaginado, mas dada as circunstâncias tornam-se inevitavelmente a única saída. 👣

Inserida por edergilian

⁠A decepção amorosa é como uma fase de luto. Sofremos com a angústia da perda da nossa própria pessoa que entregamos para a outra.

Inserida por josue_js15