Desenvolvimento Organizacional
POLÍTICA NAS EMPRESAS
Segundo a literatura, no contexto organizacional política é habilidade especial ao relacionar-se com outras pessoas, com o intuito de obter certos resultados anteriormente planejados, então a resposta é SIM, há muita política nas organizações. Isto não é necessariamente ruim, quando a política é usada para obter a convergência em assuntos estratégicos que irão fazer a diferença no futuro da empresa. Desta forma a política é um meio para se alcançar algo positivo. Os problemas começam quando a política deixa de ser um MEIO para se tornar o principal objetivo das pessoas dentro de uma companhia. Quando isto acontece deixamos de adotar abordagens mais assertivas para resolver os problemas simplesmente porque estas abordagens podem prejudicar a POLÍTICA... Daí surgem comportamentos nocivos como a permissividade e cumplicidade negativa. Nas empresas a política deveria ser mais uma forma de se atingir os resultados que garantissem a sustentabilidade do negócio, precisamos ficar atentos porque existem situações em que outras abordagens precisam ser utilizadas para assegurar que todos estejam engajados no alcance das metas.
"A não contribuição organizacional resulta em frustração, por isso o contrario é máxima das motivações organizacionais."
Acabei de fazer um trabalho de Reflexão sobre possíveis soluções para o caos organizacional para a revolução industrial. Com 140 caracteres, necessito parar de twittar
"Planejamento Estratégico tem a ver com o todo organizacional e deve guiá-la no caminho em que precisa seguir, com base no conhecimento interno e externo, leitura de cenários, levantamento de tendências e alcance de objetivos estratégicos por intermédio de projetos."
Se quiser mudar uma cultura organizacional, dê o exemplo e pratique incansavelmente a nova cultura dando o exemplo sobre o que você quer que mude!
A cultura organizacional são os valores, regras e hábitos que quando compartilhados, governam os aspectos cognitivos e afetivos de um grupo através da organização dos meios e símbolos pelos quais eles são moldados, expressos e evoluem.
"Uma administração que preza pela eficácia organizacional deve acompanhar todas as tendências inovadoras de gestão, compreendendo que criatividade e inovação no processo de gerenciamento faz de uma organização uma referência de crescimento e prosperidade"
Adm. Marcos Antônio Lenes de Araújo
"É na missão organizacional que se pode reconhecer a essência das potencialidades humanas, bem como visualizar, valorizar e agradecer cada conquista realizada, cada habilidade desenvolvida e cada experiência compartilhada. Nesse sentido, a missão pode orientar os melhores caminhos a seguir, construindo com assertividade, as referências de motivação e superação dentro de um mundo repleto de desafios, mas que reconhece nos valores e princípios organizacionais, a base que necessita para lutar com sabedoria, dinamismo e serenidade"
ADM. MARCOS ANTÔNIO LENES DE ARAÚJO
“É no Planejamento Organizacional que você define sua estratégia competitiva de liderança mercadológica, a saber, Custo, Diferenciação ou Foco”.
"A Comunicação Positiva é uma abordagem prática adaptada ao ambiente organizacional, inspirada na Comunicação não Violenta."
"A qualidade da comunicação interna está muito atrelada à cultura organizacional e a cultura nada mais é do que a soma de comportamentos das pessoas."
Inovação organizacional, mudança de mindset cultural não é imposição, é participação de todo time da organização!
@elidajeronimo
Clima organizacional é o adudo para a terra florescer - se bem adubado as sementes florescem, se mal adubado nada floresce, apenas inços ou matos.
“A sistematização do conhecimento na área organizacional, que teve seu berço no final do Século XIX e início do Século XX, apresenta, atualmente, mudanças estruturais, motivadas por uma nova concepção do ser humano, pela evolução do conceito de globalização econômica e da dinâmica das novas tecnologias, criando possibilidade para um novo modelo de sociedade. Com conhecimento, liberdade, coragem e ética.”
“Alguns ainda acham que grandes estruturas significam status ou imagem organizacional. Mas, hoje o paradigma é outro: é fazer mais com menos, com menos insumo, menos pessoas, menos estrutura.”
“O mundo caminha para uma nova realidade organizacional, onde o fator diferenciador das organizações de sucesso será cada vez mais a adequada capacitação de seus recursos humanos, em particular de seu corpo gerencial, e a utilização do saber organizacional em toda a sua plenitude.”