Descoberta de Si Mesmo
Para cada nova etapa: um novo passo!
Para cada novo desafio: uma nova descoberta!
E, ao vencer os desafios e cumprir cada etapa, a vitória será conquistada.
Existe muita gente que condena as práticas carnavalescas, mas na sua vida pessoal, não descoberta pelo manto de uma suposta decência, esconde aberrações de diversas ordens, que deixariam ruborizados os mais agitados pierrôs.
A vida é uma eterna descoberta.
Plagio essa frase com a certeza da verdade nela contida. Mas é minha, somente minha, a experiência vivida.
E como é bom descobrir a cada novo instante, novas coisas, novas perspectivas e atrelado a tudo isso a permanente vontade de descobri mais e mais.
Eu ainda sou criança que aprende a partir do nada
As vezes me deslumbro como adolescente e vejo delícia e
malícia em tudo.
Já passei por muitas fazes da vida, e algumas foram "game over".
O bom é que sempre podemos reiniciar o jogo e tentar de novo, cada vez mais experientes e determinados, sabendo onde devemos e não devemos pisar.
O hilário é que distraidamente ou por teimosia mesmo, você volta a pisar no mesmo terreno, faz tudo errado, e leva caldo, de novo e de novo.
Mas nesse jogo da vida, ganhar é tão desafiador que você continua jogando e pagando pra ver.
E quando passamos de um nível pro outro, dá uma sensação de ter aprendido a lição, uma vontade de ver e viver o que nos reserva a nova fase.
Agora o objetivo é sobreviver e ir subindo de fase, até alcançar o objetivo final. Até lá, sabemos que ainda apanharemos muito, e levaremos muitos tombos, mas o play foi dado e o resultado da partida depende somente de nós.
E mesmo que tenhamos que começar e recomeçar tudo de novo, jamais entregaremos os pontos. Afinal, esse é o jogo da vida, onde mesmo perdendo, aprendemos sempre!
O solitário,
pasmo da descoberta
conduziu-se de poeta
e, tentou salvar
a sua solidão.
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
10/06/2019
Cerrado goiano
Paráfrase Sérgio Santal
Toda descoberta científica se inicia no campo das idéias, no ato filosófico primário do pensamento; doxa.
Duas sensações que todos experimentaremos um dia: a morte e a descoberta de que o mundo não é tão bom assim.
Sobre dar a volta por cima.
"O movimento de descida e descoberta começa no momento em que você conscientemente fica insatisfeito com a vida. Ao contrário da opinião mais profissional, essa insatisfação com a vida não é um sinal de "doença mental", nem uma indicação de um ajuste social pobre, nem de um distúrbio de caráter. Pois, ocultado dentro dessa infelicidade básica com a vida e a existência, está o embrião de uma inteligência crescente, uma inteligência especial geralmente enterrada sob o imenso peso dos shams sociais. Uma pessoa que está começando a sentir o sofrimento da vida está, ao mesmo tempo, começando a despertar para realidades mais profundas, realidades mais verdadeiras. Para sofrimento quebra em pedaços a complacência da realidade ordinária Sobre nossas ficções, e nos obriga a tornar-se vivo em um especial sentido-para ver com cuidado, para sentir-se profundamente, para nós mesmos e nossos mundos em formas que têm até agora evitado tocar. Foi dito, e verdadeiramente penso, que o sofrimento é a primeira graça. Em um sentido especial, o sofrimento é quase um momento de regozijo, pois marca o nascimento do insight criativo.
Mas apenas em um sentido especial. Algumas pessoas se apegam ao seu sofrimento como mãe de seu filho, carregando-o como um fardo que não serão depositadas. Eles não enfrentam o sofrimento com consciência, mas se agarram ao sofrimento, secretamente paralisados com os espasmos do martírio. O sofrimento não deve ser negado à consciência, evitado, desprezado, não glorificado, apegado, dramatizado. O surgimento do sofrimento não é tão bom quanto é um bom sinal, uma indicação de que alguém está começando a perceber que a vida vivida fora da consciência da unidade é, em última análise, dolorosa, angustiante e dolorosa. A vida das fronteiras é uma vida de batalhas - de medo, ansiedade, dor e finalmente morte. É somente através da maneira de compensar entorpecentes, distrações e encantamentos que concordamos em não questionar nossos limites ilusórios, a raiz da infindável roda de agonia. Mas, mais cedo ou mais tarde, se não nos tornarmos totalmente insensíveis, nossas compensações defensivas começam a falhar em seu propósito calmante e dissimulado. Como conseqüência, começamos a sofrer de uma forma ou outra, porque nossa consciência é finalmente direcionada para a natureza conflituosa de nossos falsos limites e para a vida fragmentada que eles sustentam ”.
- Ken Wilber, No Boundary: Abordagens Orientais e Ocidentais para o Crescimento
Livro de cabeceira: As Cartas do Caminho Sagrado - A descoberta do ser através dos ensinamentos dos índios norte-americanos. Autor: Jamie Sams
A distância não favorece a descoberta nem a abertura ao amor, assim como a proximidade não favorece o esquecimento da paixão que passou.
Se quiser descobrir se é amor, mantenha-se próximo, mas se quiser esquecer o que já amou, mantenha-se distante.
Me diz você,Sobre a sua essência,Descoberta da nossa sobrevivência,Está no seu coração,Me passa a visão ou repasse a previsão,Irá chover em SP,Tudo irá escurecer,Podemos nos aquecer,Ou apenas esquecer de tudo,E viver e aparecer,A vida te faz crescer,Aí vive decide se quer aparecer ou me esquecer.
A fórmula poderosa do crescimento, não é uma mágica, também não é a descoberta da pólvora, mas sim o que se faz com ela, é uma lógica.
Se cometemos erros, significa que estamos agindo, paralisando nossas ações, estacionaremos na contramão da evolução.
A emoção da descoberta
Quão doces são as tuas palavras para o meu gosto! -
Salmo 119: 103
Escritura de hoje : Salmo 119: 97-104
Quando eu era pequeno, simplesmente não estava interessado no beisebol da liga principal. Então, um dia, fui ao estádio e vi um jogo para mim. Isso mudou tudo! Comecei a ler sobre os vários clubes e investi a fortuna de um garoto em livros e revistas sobre os jogadores e o jogo. Eu mantive um arquivo na lista de cada time e comecei uma página de recados no New York Giants. Eu conhecia a formação de todos os times de beisebol da Liga Nacional e toda semana eu podia citar a média de rebatidas de cada jogador. Fui capturado pela emoção de uma grande descoberta.
Uma coisa semelhante acontece quando nos comprometemos com Deus e o ouvimos falar conosco através da Bíblia. Sua voz é tão convincente que queremos ouvi-la mais do que qualquer outra voz que fale com nossa alma. Quando começamos a descobrir os tesouros da Bíblia, queremos descobrir tudo o que podemos sobre as bênçãos que Deus nos deu em Seu Filho Jesus Cristo. Embora algumas passagens permaneçam difíceis de entender, por causa de nossa nova motivação, elas se tornam desafios deliciosos, em vez de obstáculos.
Não há nada como abrir seu coração para Jesus, a Palavra viva, para fazer a Bíblia, a Palavra escrita, reviver. Isso irá mudar sua vida.
Refletir e orar
Quão ricas são as verdades da Palavra de Deus -
Que gemas além se comparam!
Pela fé podemos descobri-los
Quando o estudo se junta à oração. -D. De Haan
Quando você abre seu coração para o Salvador, Ele abre sua mente para a Palavra. Haddon W. Robinson
Uma descoberta surpreendente
Ele conta o número de estrelas; Ele os chama todos pelo nome. -
Salmos 147: 4
Escritura de hoje : Salmo 147
Os astrônomos descobriram o que chamam de “a maior estrutura do universo observável”. Ela ocupa uma área no céu noturno cerca de 40 vezes a da lua cheia, vista da Terra. Este superaglomerado inclui pelo menos 11 galáxias e 18 quasares contendo centenas de bilhões de estrelas. É uma descoberta incrível tornada ainda mais maravilhosa quando lemos que Deus “conta o número de estrelas; Ele chama todos eles pelo nome ”(Salmo 147: 4).
Mas ainda mais surpreendente é a afirmação da Bíblia de que o Deus todo-poderoso e infinito se importa com você e comigo. "Ele cura os de coração partido e cuida de suas feridas" (v.3).
Ele é o mesmo Deus que Jesus descreveu como Seu Pai, que detém o poder sobre a morte e o inferno, mas que vê o menor pássaro cair no chão e numerar os cabelos em nossas cabeças (Mateus 10: 28-31).
Ele é o Deus de todos os nossos dias e noites, o Senhor de todos os nossos altos e baixos. Ele é nosso Senhor e Rei (1 Timóteo 6:15).
Quando nos maravilhamos com o esplendor do céu noturno, louvamos Aquele que o criou. Quando lamentamos a perda da vida ou do amor, nos apegamos àquele que cura nossos corações partidos.
Que maravilha descobrir que o Deus do grande e do pequeno, por meio de Seu Filho, mostrou Seu amor por todos! - DCM
Refletir e orar
O Deus que fez o firmamento,
Quem fez o mar mais profundo,
O Deus que colocou as estrelas no lugar
É o Deus que cuida de mim. - Berg
Aquele que mantém as estrelas no espaço não abandonará Suas promessas para nós. David C. McCasland
Ter pensamentos, abraçar a descoberta de outras pessoas
É um eterno copiar e colar na nossa mente
Ctrl + c
Ctrl + v
A Descoberta
Apenas uma palavras: POSITIVO!
E a minha vida mudaria para sempre...
Eu ainda não podia sentir, mas já sabia que você existia dentro de mim. E a cada segundo, de cada minuto, cada hora, cada dia, de cada mês , eu imaginava você.
Primeiro, frágil como uma gota de orvalho; depois, eu te senti, se fortalecendo dentro de mim, e você se tornou tão forte que foi capaz de suportar coisas tão boas, quanto tão ruins, pois, éramos um só sentimento e por tudo que eu passei, você também passou. Eu procurei te transmitir o máximo de coisas positivas e boas, mas sei que em alguns momentos, assim como eu, você chegou à sentir por um instante que a vida não valia a pena...
Eu te dei o máximo de mim e tive tudo de você, a alegria da tua existência, quando te sentia revirar toda dentro de mim, me causando, por certas vezes até um incomodo...Por certas vezes também, uma pontinha de tristeza, ao pensar que eu não poderia lhe dar tudo que você merecesse. Mas, acima de tudo muita força que com certeza me faria lutar por dias melhores...E assim foram se os nove meses, até que eu pudesse, hoje, finalmente te olhar no fundos dos olhinhos e renascer pra vida. Estou te conhecendo agra, mas eu já te conhecia.
