Depressão
Sou apenas a sombra do que fui um dia, não sou mais montanha, nem planície, sou depressão... do mar que fui restou apenas o sal, sem vida... sou história esquecida. sou o ponto final de uma frase... sou tudo que você vê, nada além, nem menos e nem mais, tão pouco fui, muito menos sou... sei que tudo e nada são partes de um todo, e que estar confuso é normal, da confusão vem a certeza, dá certeza vem a coragem...
DESOPILE
(Bartolomeu Assis Souza)
Desopile o seu fígado da depressão
coloque riso e alegria no seu interior,
no seu coração.
A alegria e o riso são os melhores antídotos,
remédios contra enfermidades.
////////////////////////////////////////////////////////////
Uma carta a depressão: Se volta quando menos espero, desanda meu andar. Fugir ou encarar? Pensar nisso se torna sublime, mas desprezível.
" O Sobrevivente da Depressão nunca mais sera o mesmo, mesmo que tente. Ele Muda se torna frio, calmo, para de sentir as coisas começa a duvidar de si próprio e com o tempo, ele comete o pior dos erros, ele volta para depressão. Não há cura para depressão não se engane, quem entra fica em um circulo sem fim, mesmo que escape a alavanca que te derrubou ainda estará lá!."
-A praia é que nem a depressao, e o castelo de areia, é que nem a sua vida. a Onda, estragará esse castelo podre e feia.
“Entenda sua depressão ou sua falta de ânimo passageira, como apenas uma pausa para sua volta triunfante, lá na frente, pois ninguém consegue ser forte o tempo todo, e todos merecem um descanso para meditação”.
(Teorilang)
Freud errou ao dizer que a potência mais forte na natureza humana é a erótica. A depressão anula o Eros.
Depressão
Ola a todos eu chamo-me Joana tenho 23 e muito recentemente foi me diagnosticado está "doença"
Eu quero falar sobre isto porque muitas pessoas interpretam mal essa doença
Tudo começou no verão passado quando de um momento para o outro comecei a ter muitos problemas com os quais tinha de lidar, comecei a chorar por tudo e por nada,queria me isolar de tudo e todos,na minha cabeça todos no mundo me odiava,no trabalho as coisas também não estavam melhor e várias despesas apareceram, eu não consegui aguentar e quebrei,comecei a não dormir,ter pesadelos,comer mal,ataques de pânico e ansiedade e constantemente estava triste e mal humorada .
Comecei a ver e os que me rodeavam também que aquilo não era normal,então em conjunto com os meus familiares procurei ajuda médica .
Mas o mais engraçado eram as perguntas das pessoas: -Tas mal porque?
-o que te aconteceu?
-isso e tudo da tua cabeça
-tu queres e fazer te de vitima
- Não queres e trabalhar
Eram coisas deste gênero que eu ouvia todos os dias e doia muito mesmo porque vinha de quem era próximo
O tratamento não está a ser fácil mas aos bocados estou a conseguir voltar ao que era.
Porque a depressão como e uma alteração do nosso sistema nervoso se não for tratado cedo pode vir a ter consequências graves para o resto da nossa vida.
Sem querer me botar a baixo e as pessoas que sofrem do mesmo, isto não e nada comparado com aquelas pessoas que têm doenças oncológicas por exemplo que tem muitos mais problemas do que eu por exemplo.
Nós temos de pensar para nós próprios que nos estamos bem,não somos nenhum problema, temos pessoas que nos amam e que estão sempre ao nosso lado,não estamos sozinhos,temos de falar sempre que algo não está correto porque o problema e não desabafar também.
Por isso quem tiver esse problema olhe para o espelho e veja a pessoa maravilhosa e o futuro incrível que tem a sua frente, pensamentos positivos atraem coisas positivas .
Vivam a vida e o momento tudo volta a correr pelo melhor
Desejo a todas as pessoas que sejam imensamente felizes
Juntos sempre
Joana
O Surf é bom para curar, estresse, depressão, problemas emocionais, doenças pulmonares, e muitas outras coisas no decorrer das nossas vidas...
Alde vieira Surf coach
eu vos digo não estamos no século da depressão/ansiedade, estamos no século da carência, onde as pessoas são egoístas entre elas e no fim acabam em um mar de carência, e por conta de seu egoísmo e orgulho dão falsas justificativas.
Depois de ouvir o relato de uma pessoa com depressão, escrevi este poema.
"ESPERANÇA
Minha alma está vazia,
Sem um pingo de poesia.
Sob o império da razão,
Fica triste, sem ilusão.
Queria ver o calor das cores,
Dos cheiros, de novos amores.
Mas o tempo está tão escuro!
Só vejo o presente, sem futuro.
O que antes era prazer,
Agora virou tarefa, dever.
A alegria que senti outrora
Despediu-se, foi embora.
Recordo-me, com pura saudade,
Daquele tempo em que a felicidade
Estava ali, sempre parceira.
Mas ela partiu, virou poeira.
Virou cinza o que era azul,
Não tenho norte, leste, oeste ou sul.
Estou só, aqui neste ponto.
Nem pra um passo estou pronto.
Meu sorriso é caricatura.
Porque rir é uma tortura
Para uma alma que somente chora,
Que anseia pela alegria, até implora.
Mas morreu aquela alegria,
Foi partindo, dia a dia,
Até pra sempre se despedir
Deixou-me assim, também querendo partir.
O que me faz permanecer na luta,
Mesmo com esta dor absoluta,
O que busco na minha lembrança...
Seu nome é ESPERANÇA."
O psicólogo para qualquer depressão ou qualquer cidadão chama-se BÍBLIA, as pessoas na sua maioria preferem acreditar nos homens.
DEPRESSÃO
"O ator norte-americano, famoso por papéis em filmes como "Patch Adams - O Amor é Contagioso" e "Sociedade dos Poetas Mortos", morreu nesta segunda-feira (11), aos 63 anos. De acordo as autoridades locais, o corpo dele foi encontrado em sua casa, em Tiburon, na Califórnia, sem sinais vitais. A suspeita é de que a morte tenha sido causada por asfixia..."
E ouvindo as notícias ele afirmou:
- Mãe, foi aquele ator que fez UMA BABÁ QUASE PERFEITA?
- Sim filho, Robin Williams.
Mais uma vida interrompida pela depressão, por uma doença que não compreendemos ainda sua gravidade, por uma doença que pode matar. E que precisa ser tratada o quanto antes. Silenciosa e disfarçada a depressão muitas vezes nos engana. Nenhum suicídio não deve ser condenado por ninguém. Não temos o direito de julgar ninguém. E quem ironiza tal assunto creio que desconheça a definição mais próxima deste estado. Uma vida foi interrompida pela tristeza profunda, por um sentimento que creio ser a todo custo uma luta constante pelo fim de uma dor na alma, tão forte e dilacerante quanto um câncer. Um sentimento que apenas quem está doente pode explicar. Mas porque tirar a própria vida? Porque tão rotineiramente têm acontecido casos assim? Perguntamos, pensamos, rezamos. Famoso, rico, bonito, não importa nada disso. Somos humanos! Imperfeitos humanos. Somos apenas como qualquer um, humanos! Você conheceu a vida de Robin Williams? Você conhece a minha vida? Pouco sabemos sobre a vida e pouco mais ainda sobre a vida do outro, do vizinho, de um famoso. Tudo que fazemos desde que nascemos é tatear nesta estrada, se equilibrar num ponto, abrir caminhos, buscar uma luz, quebrar barreiras e correntes que nos impeçam de seguir, de subir, de vencer, de ser... A todo instante precisamos um dos outros, do seu afeto, da sua atenção, do seu amor, da sua generosidade. Mesmo tendo ou não fortuna, mesmo sendo ou não famoso. Somos carentes, sensíveis e humanos. Desejamos ser amados, mesmo sem amar direito, procuramos uma forma positiva de viver, mesmo sendo negativos. Queremos o melhor para nosso filho, mesmo deixando algumas vezes nosso melhor para depois. E toda decisão, todo caminho, toda relação de amor e afeto ao longo de nossas vidas que possa nos fazer bem, também pode nos escravizar, nos deformar e nos deixar de conquistar, de ser tudo que somos, tudo que poderíamos ainda ser. Contudo, nunca iremos saber os particulares e verdadeiros motivos que levaram alguém ao suicídio, nunca iremos conhecer suas razões. Mas acredito que podemos de alguma forma tentar evitar essa doença, sendo mais atentos no amor, mais generosos e respeitosos com todos a nossa volta. É isso. Que Robin Williams conheça a verdadeira e feliz alegria lá no céu. Andrelina Oliveira (Delina)
*No Brasil, uma pessoa morre vítima do suicídio a cada 45 minutos. No mundo, é uma a cada 45 segundos. Fonte : Gazeta do POVO.
UMA HISTÓRIA TOCANTE SOBRE DEPRESSÃO
Eu estava na sala de espera para fazer um exame de ultrassom - Rotina - quando chegam duas senhoras com certa intimidade. Uma aparentando ser muito mais jovem que a outra. A mais jovem que parecia mais velha, caminhava em quase total imobilidade nos seus 50 anos; e a mais velha que parecia mais jovem, ainda disposta e firme apesar de seus quase 70 anos era sua mãe. E essa mãe cuidava com toda suavidade que um bebê precisa de sua filha. Mas pela razão da vida não teria a filha que cuidar da mãe? Neste caso não. O que teria acontecido com aquela tão jovem mulher? Fiquei observando. Pensando... Meu Deus, quanta tristeza havia no seu olhar, no seu andar e quem sabe no seu coração.
Quando imediatamente foram chamadas – SIBELE de... – Era seu nome. Por destino, nos encontramos numa outra sala para troca de roupas... A mãe, uma senhora muito bem vestida, fina e educada, tornava visível sua aflição e se explica como se já nos conhecêssemos, enquanto levava sua filha ao banheiro.
- O carro, tive que deixar a algumas quadras daqui, não encontramos estacionamento livre... E continuou: Tudo isso é depressão. Já fazem 6 anos que ela está assim. Os remédios já destruíram parte de seus órgãos e muitos outros remédios precisa tomar para tratar seus efeitos. Ela fuma 50 cigarros por dia... E me olhava quase em lágrimas. Ela toma 3 litros de coca cola diariamente. O que acelera ainda mais todos seus problemas. Ela se bate e bate nas paredes de seu apartamento. Suas filhas não moram mais com ela. Uma depressão profunda que afetou toda sua família e principalmente a ela, e não sabemos mais o que fazer. Desde que assumiu a gerencia de ... E abandonou o trabalho.
Tem dias que ela não quer se levantar da cama, não vai mais ao salão cuidar do cabelo ou fazer uma unha. Dia a dia, ela fica assim, de cabaça para baixo, em silêncio, numa tristeza profunda. Quando a convencemos de fazer algo ou realizar um passeio, ela pede para cancelar depois que aceita. Agora, depois de seis anos mudamos todos seus médicos e incluímos uma nova terapia. Sou católica carismática, mas já estive em todos os lugares de oração. Na busca de uma melhora para minha filha. E ela falou, falou como se precisasse explicar sua vida, sua história... Para mim.
DEPRESSÃO Quem não vive essa realidade em sua vida? Pensei. E lembrei quando meu marido teve assim que nos casamos. Uma doença aparentemente inofensiva na primeira, segunda ou terceira caixa medicada. Uma doença que diante da geração mais medicada e viciada em drogas do mundo, não parece incomodar. Pois como disse outro dia: É remédio para animar, para acalmar, para transar, para sofrer menos, para não sofrer. É remédio para não pensar, para dormir, para não se deprimir, para não sentir. É remédio para emagrecer, para esquecer, para não sentir fome; para olhar o mundo e não enxergar a si, o outro. Deixando assim morrer todo nosso instinto de sobrevivência, todo nosso desejo de ser, como um analgésico viciante e mortal, quebrando toda nossa energia armazenada. Só não existe remédio para amar, para ser feliz. Para respeitar o outro e a si mesmo. Para sorrir verdadeiramente, para ser verdadeiro e expressar o que sentimos de fato.
Essa Senhora apenas me pediu algo simples e profundo. Algo que todos nós estamos necessitados - a oração - Ela me pediu aquilo com tanta necessidade que nunca vi algo igual e fiquei feliz por isso não sei por quê . Interseção. Vou orar sim, por SIBELE. Falei para aquela senhora enquanto seus braços me procuravam para um abraço de despedida. Uma cena que não vou esquecer tão cedo e me ensinou muito.
Você que leu tudo isso por curiosidade, por sempre ler, faça um minuto de silencio e interceda por essa senhora de nome SIBELE, por sua mãe e família e tantos outros na mesma situação que ela. Eu ainda não a esqueci. E se você está deprimida (o), não se deixe fraquejar diante deste diagnostico. Deus nos criou para sermos vencedores como ele! VENCEDORES! Lembra-se de sua morte e ressurreição? Ele os quer vencedores como ele. Vencedores de todo sofrimento e dor. De toda escravidão.
A depressão é um grande desafio da medicina e psicologia neste século e somente com Deus no nosso coração poderemos vencê-la.
*Vivido e escrito por mim Andrelina Oliveira
SENHOR, TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO – PELA SUA DOLOROSA PAIXÃO.AMÉM
outubro de 2017
