Depressão

Cerca de 4315 frases e pensamentos: Depressão

⁠Quanto maior o silêncio, maior será o barulho dos meus pensamentos.

Inserida por Donny_VS

⁠A ironia é esperar honestidade do mundo enquanto mente para si mesmo.⁠

Inserida por Donny_VS

Óh Alma Humana⁠!
Cada uma das tuas ações em desarmonia com a tua Consciência constitui a causa primordial da tua Depressão!

Inserida por Amanciorego

Minha cara/meu caro, a última coisa que eu pensei que faria era estar aqui dando um relato sobre tudo que está acontecendo comigo, é quando a gente se abre que a gente descobre que a gente não foi a última, nem a primeira pessoa a passar por isso. vamo lá.

Meu nome é Brunna, fui diagnosticada com depressão pelo Dr. Figueroa, em 2024.
eu mesmo vim fazer relato por mim.
vou contar oque rolou.
depois de exatas 2hrs mais ou menos de conversas profundas, ele me disse “Brunna, você está com depressão, em estágio avançado, você precisar urgente de começar a psicoterapia.” foi aí que tudo veio à tona. eu não disse nada a ele, e pensei: “doutor, isso é o mesmo que o senhor está me dando um atestado de óbito como ser humano.”
vendo que a primeira ficha da história tinha caído, sem saber o'que fazer, como ficar, e sem saber oque dizer, eu só sabia ficar em silêncio e piscar os olhos, olhando para aquele laudo médico, e aquelas receitas, com antidepressivos, foi como se fossem o contestado da certidão de óbito em minhas mãos, sem saber segurar minha própria respiração.

foi aí que minha mãe que estava junto comigo disse, “você precisa tomar esses remédios” e eu negando para mim mesma o'que eu tinha acabado de escutar, sem nem uma palavra saindo da minha boca, a respiração ofegante e falhando. eu, suando frio, e em silêncio profundo.

Depois de deixar por um momento o orgulho tomar conta de mim, voltei para minha casa, quase segurando meu pulso e meu coração pelas mãos, tentando destravar aquele êmbolo, no meu peito e na minha garganta que não estava deixando eu respirar, e nem falar. eu sempre em silêncio.

Desde então, comecei o tratamento, e todo dia pensando e repensando oque eu havia dito na minha primeira consulta.
“meu Deus do céu, se alguém me dissesse que tem depressão a última coisa que eu diria a essa pessoa é que ela falhou como ser humano, e que o mundo acabou pra ela. eu tentaria ajudar, por mas que não conseguisse, eu tentaria. por que que comigo é diferente? céus, onde foi que eu errei comigo mesma? Desta vez não sei, foi tudo tão rápido…”

mas ainda não foi a segunda ficha que caiu.
e não foi nem a metade da verdade.
Apesar de me sentir fraca, insegura, e não acreditar que estava passando por aquilo mesmo, a segunda ficha só caiu, foi quando eu percebi que a melancolia e a tristeza sempre tomaram conta de mim, e fizeram um par, que sempre andaram e andarão ao meu lado.

eu sempre encobrida de elogios, notas altas, perfeccionismo, acreditando estar fazendo aquilo na contrução de mim mesma, do meu legado. acreditando que dar orgulho para todos ao meu redor, iria construir o meu nome, sempre me doando mais, e mais, até o'que eu não estava podendo, me deixando de lado, acabou fazendo eu me tornar impaciente e imparável. como se não bastasse, e eu sempre deixando de lado aquela tristeza profunda e melancolia. por medo de enfrentar, e por medo de não conseguir. pensando que seria o menor dos problemas, e que seria algo que iria durar pouco e não iria, e jurando que eu não deixaria isso me destruir, mas isso também não foi nem a metade da verdade. que me custou um preço muito alto.

disso ter acontecido, eu pensando comigo mesma, sendo obrigada a encarar e lutar pela minha vida, contra a depressão, vendo eu mesma me auto destruindo por dentro, por medo de morrer e medo de não morrer, obrigada a ficar, sem cessar eu disse.
“meu Deus do céu eu não posso ser tão desinteressante assim”
e me perguntei, pela milésima vez:
“onde foi que eu errei?”

e percebi que a coisa mais difícil a se fazer, e dizer “me ajuda”.
Eu estava acumulando, alimentando aquilo em mim por medo de enfrentar, e percebendo que eu não tinha coragem e condições de dar um basta, eu já estava entornando, e só me afundando mais naquele dilúvio e naquela bagunça, aquele caos que se tornou o meu mundo nebuloso, aquela chuva que não acalmava. lendo vários poemas, porque eu sempre tive uma paixonite no mundo das letras e dos versos, achei uma poesia que me marcou muito.

“Gastei uma hora, pensando num verso que a Pena não quer escrever.
no entanto ele está cá dentro,
inquieto vivo
ele está cá dentro, e não quer sair.
mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira.”

Lendo isso, como eu disse no começo deste relato, é quando a gente se abre que a gente descobre que não foi a última, e nem a primeira pessoa a passar por isso.

Desde então eu estou percebendo que a tristeza estava me vencendo, a melancolia me acompanhando, e que eu já estava morrendo, eu já estava me isolando de tudo, de todos, sem nem forças pra comer, para me levantar da cama, para andar.
Sem forças para fazer as minhas atividades, minhas obrigações.
minha mente já não conseguia pensar em mais nada, eu só sabia perceber e pensar “Deus, eu estou morrendo e não sei oque fazer.”, me sentia escura por dentro. eu não estava conseguindo olhar para mim e imaginar mais que isto estava acontecendo, estava me sentindo funda, rasa, não estava conseguindo raciocinar, deixar o racional tomar conta, nessa guerra que eu sinto culpa de ter causado, mesmo escutando dezenas de vezes em que isso me mostrou, que é depressão mas mesmo assim, senti que causei a guerra, contra mim mesma.

estava percebendo que eu estava numa luta comigo mesma, mas é possível? infelizmente, é possível sim. a solidão se fez presente em mim, junto com, a tristeza profunda, e a melancolia. eu estava correndo delas, mas quando chegou a hora eu não estava mais tendo lugar para fugir. eu tive que enfrentá-los, o'que ocorreu, foi que eu sinto a dor das feridas em meu corpo. que eu sei que não vão se tampar, nunca.
sempre vai estar com um rombo, que se entrar alguma poeira, vai infeccionar, e vai abrir mais, novamente.

Há uns dias atrás eu percebi uma coisa, daí que a terceira ficha caiu.
eu estava machucada, minha pele estava machucada, aquela alergia emocional tomou conta do meu corpo, e começaram a brotar machucados, em meu corpo.
me sentia suja, me olhava no espelho e me sentia desprezível, me sentia das más coisas, as piores.
aquelas feridas dói, dói muito. dói quase o mesmo que eu sinto dor, e senti ao descobrir a verdade verdadeira sobre oque eu estava passando, e digo que isso foi a pior coisa que aconteceu da minha vida, um dos meus piores traumas.


Aí que eu comecei a tomar cuidado com tudo.
até com o'que eu havia dito antes e ia dizer depois. com o'que eu havia feito, e iria fazer.
mas…
antes de você saber, você desconfia
e quando você sabe, você nega.
quando você nega, você fica pior.
e quando você fica pior, você não consegue enfrentar,
quando você não consegue enfrentar, você morre.
então, diga “me ajuda”
peça ajuda.


Inserida por brunnakeilasv

⁠A morte se torna reconfortante quando a solidão é sua companhia

Inserida por Sara_Sarinha

⁠Que horizonte ligeiro seja lento e eterno como o conhecimento e a verdade

Inserida por Allankhyskhapwman

⁠Oi, eu disse a um velho amigo no reflexo do espelho.

Inserida por MatheusKaue

Vontade de partir.

⁠Eu envelheci mais dez anos nesses últimos quatro dias e a semana ainda não acabou o sol mudou o Ton da mina pele meu rosto parece com aqueles sertanejos do agreste
Estou cansado
Vejo meu sangue e não tenho orgulho do que vejo no espelho
Me perdi pra vida e já não acho escapatória
A cada noite que passamos perco o vínculo que tenho com as pessoas estou só e dentro de mim não a nada além de poeira o amor e uma lembrança que machuca viver virou trabalho mais amargo que a rotina o sangue e o suor são os mesmo escorre da mesma forma
Mês sonhos ficaram no travesseiro eu deito no chão frio assim posso sentir meu corpo camas não me suportam não me confortam estou morrendo por fora refletindo o que está a muito tem morto por dentro me sobraram as palavras que meus dedos cansados ainda podem escrever o poeta está partindo sem caminhos sem coração e sem lar.

PauloRockCesar

Inserida por PauloRockCesar

⁠eu posso morrer agora, que essa vida me dá esse direito estou cansado e ficaria muito feliz em partir já que meu corpo cansou de reagir assim como minha alma sem vida e coração

PauloRockCesar

Inserida por PauloRockCesar

Estou em pedaços e não vai dar, perdido em desespero se quer ir embora vá.⁠

Inserida por ThallyssonMF

00:36 ela veio me visitar. Basta eu me deitar e ela vem me atormentar: sozinha no escuro, não apenas do meu quarto, mas do meu coração. Mas eu tenho você, Vazio. Sempre esteve comigo.

Inserida por Anaestesiada

⁠Me desculpa ser um ser tão insensível, meu coração está em pedaços, estou me sentindo tão vazio, parece que tem um buraco cheio de angústias, me perdi em meio as dores e não consigo me encontrar, cheguei ao meu limite pois nem chorar eu consigo mais.

Inserida por ThallyssonMF

⁠A gota e a lágrima


Que lágrima é essa que se mistura

As gotas dessa ducha

De tão mais quente que a gota

Sei exatamente qual é

A que limpa e a que arde

Mas quando chegam ao ralo

Parecem iguais:

A lágrima e a gota

Mas só eu sei que

Uma lava

Uma é lava

Inserida por ViCianci

⁠No nosso caminho tinham pedras.
Tinham pedras no nosso caminho.
Que possamos fazer delas a base de nossa existência.
Que elas sejam motivo de orgulho de nossa caminhada.
Que as colecionemos e façamos delas as cores e formas do quadro de nossa vida.

Inserida por duilioamoraes

⁠Em tempos difíceis, lembre-se:

"tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de prantear e tempo de dançar,"
Eclesiastes 3:4

E então seu coração se acalmará porque saberá que tudo em breve passará.

Inserida por daniela_dantas

⁠Toda reação depressiva tem como base a perda do amor da mãe.

Alexander Lowen
O corpo em depressão. São Paulo: Summus, 1983.
Inserida por MarcioAAC

⁠O caráter triunfante da mania surge da liberação da energia confinada no conflito depressivo à procura de uma descarga.

Otto Fenichel
The Psychoanalytic Theory of Neurosis (1945).
Inserida por MarcioAAC

⁠Na vida, sempre há duas opções, a opção fácil e a difícil

Difícil: é suportar tudo e continuar são, imaginando que pular é a opção mais fácil

Fácil: é pensar em pular pra evitar o caminho difícil, mesmo que pular seja o mais difícil...

Inserida por miguel_gomes_2

⁠"Aproveite a SEGUNDA! Pois quem deixou o ontem passar, sem ser PRESENTE, tem hoje a sua 2º oportunidade! Não perca esse hoje que é PRESENTE! A HISTORIA Só se escreve no hoje!”

Inserida por carloshenriqueH-CH2

⁠ninguém é igual.
Uma coisa nós todos sabemos(ou ao menos uma boa parte). Ninguém é igual.
Só de olhar a forma de que vivemos, o semblante de cada um. Se olharmos um para o outro, nós saberemos que não temos muito em comum.
O fato de existir pessoas pessoas até hoje no mundo que não se contenta de que existe SIM, e muita diferença entre ela e as pessoas, é surreal.
É uma coisa que pra mim não tem coerência. A gente não pode “chutar” saber que a pessoa é simplesmente comum em tudo com você.
Mesmo se tiver realmente muita coisa em comum, a aparência não é comum.
Ninguém é igual.
Cada um tem sua essência. É a mesma coisa de chegar em uma pessoa depressiva e em uma alegre e falar que a pessoa alegre é melhor que a depressiva porque é feliz. Não faz sentido.
Só porque a pessoa é feliz, eu vou desprezar a depressiva? Eu vou estar ajudando a pessoa depressiva? Eu vou estar curando ela? Não, não vou.
Temos que se por um no lugar do outro. Hoje em dia existe mais de 5,0% da população morrendo, por depressão, por não aguentar mais toda essa pressão psicológica.
Isso acontece por coisas da cabeça da vítima, e por falas incoerentes e sem fundo das pessoas que vivem ao redor dessa pessoa, e da sociedade.
Antis socialismo, é SIM uma doença.
uma pessoa que se isola de tudo e de todos, tem sim algum problema.
Muitas pessoas se devem desculpas, não esperemos que peçam, que não precisamos que peçam. Se não pediram na hora certa, é porque não sentiu. Mas tarde também já não vale a pena.
Sabe aquelas pessoas que passam a vida inteira sem falar com alguém, mas depois vão ao funeral? Aí também não faz sentido. A pessoa tem que conhecer, E não ter dificuldade de pedir desculpas. Eu não tenho dificuldade em pedir desculpas.
Ai é que entra todo o artigo de opinião.
Entendeu a diferença?
Você julgar uma pessoa pelo que ela é, ou se tornou, não vai te fazer melhor. Só vai subir seu ego, e pode voltar pior.

Inserida por brunnakeilasv

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp