Depoimentos para meu Amigo Chato
As baldeações de Magé
Dizem que o saudosismo é algo triste, chato ou “coisa de gente velha”, porém nem sempre as coisas são como pensam. Digo isto, pois, muitos consideram estes sintomas derivados do tal saudosismo e talvez isso soe mais como uma nostalgia – o que não é exatamente igual, ambos podem se encontrar, contudo, não seguem sempre a mesma “linha”. Talvez a cidade de Magé possua uma conexão entre ambas as palavras e muitos já devem ter ouvido histórias sobre este local, no entanto, existe um aglomerado de pessoas neste município que não conhecem as grandezas dos distritos e caso conheça provavelmente ouviram dos familiares ou foram obrigados a estudar para um concurso público. (risos)
Pois bem, Magé já foi muito importante no Brasil e isto vem com muito pioneirismo da primeira estrada de ferro carinhosamente batizada de “A baronesa” cujo qual está conservada em Petrópolis – o que acho um absurdo, pois pertence à Magé, mas dizer o quê quando não se têm os mesmos recursos ou, infelizmente, governantes reais para fazê-lo. Havia a produção de cana de açúcar, mandioca, milho, café, pólvora, tecidos e rendas – a maioria teve seu valor tanto no país quanto na América do Sul! -, mas como pode-se ver, Magé já não é uma grande referência industrial e muito menos cidade turística. (Percebe a conexão entre saudosismo e nostalgia?) (risos)
Bom, sabe aquelas conversas entre família no final de semana que remetem ao passado? Já ouvi tantas que fui atrás da veracidade dos contos e Magé é tão turística quanto Petrópolis ou outra cidade da região. Houve um tempo não muito distante onde o Carnaval era tão popular que tinha desfile entre escolas de samba da região e estimava-se mais ou menos vinte mil pessoas por noite misturados entre expectadores e foliões! Isso sem contar os outros festivais, eventos e exposições que paravam ruas, no entanto, é inegável que Magé sempre teve seus altos e baixos – mesmo tendo fé, santos e o “anjo das pernas tortas” – porém, não vem fazendo um bom proveito das riquezas desse município e está mais em baixa do que em alta.
Embora ao falarmos sobre Magé, automaticamente, cria-se uma “baldeação” entre saudosismo e nostalgia, o município tem salvação e potêncial, consequentemente, não há a necessidade de se manter na nostalgia, pois, há tantos meios de reerguer a cidade... como: recuperação dos pontos históricos, construção de museus sobre a cidade e o Garrincha – por favor, há dê-se exaltá-lo, né? – e claro sem esquecer do básico!
Por vezes penso em como seria Magé a todo vapor, sabe? Uma cidade turística e industrial... Talvez, um dia, possamos ampliar essa “estrada” que chamamos de Magé e enfim sair das estações do saudosismo e nostalgia – especialmente a da nostalgia - fazendo a baldeação para uma nova estação que a torne uma cidade melhor.
Parabéns e viva Magé!!
#Magé453anos
06/06/2018.
"Perder o interesse é tão chato
Sinto muito ter que ser assim mas já estou farto
O mundo não para da porta pra fora do quarto
Sinto que já fui embora, agora aqui só restou meus pedaços
Perder o interesse é tão chato
Nunca estive nessa posição
Não quero parecer ingrato
Juntei as palavras que o meu coração achou melhor dizer
Depois desse beat, amor, eu parto"
O que é a vida?
Chato essa pergunta 100 respostas mil.
Uma verdadeira tragédia é a vida,
Pois nela eu sofro mais do que sorrio.
Aliás, não sei o que é sorrir,
Só mesmo quando estou com minha vida.
NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
o deserto é difícil, Chato e doloroso.
Porém, só quem sobreviver ão deserto estará habilitado para viver no próximo nível
Angustiados Brinquedos Velhos Quebrados
A angústia é como um parente chato que de vez em quando aparece de surpresa na sua casa e, sem perguntar nada, entra e fica umas semanas em sua vida. Depois vai embora.
A angústia vem e vai, quando vier, olhe pra ela, troque umas idéias, trate-a como um anfitrião educado e, depois, se despeça. Quando ela estiver mais distante, aproveite pra ter paz, até a próxima visita. Normal.
É chato não te ver, é chato não te dar boa noite, é chato ter que aturar seu jeito chato de ser chata, é chato não perder meu sono pensando em formas de te agradar, é chato pensar se devo ou não te ligar, é chato saber q sou chato... aponto de ter medo de me perder nos meus pensamentos, pensando em uma forma de dizer que não estou apaixonado... isso é chato... Bem chato...
O amor é chato, aborrecido, lamechas. Chega a ser triste. Sofrem uns quantos a sua conta. Viciante, doentio, puro veneno para pessoas sensíveis. E um jogo para quem pensa ter controlo total sobre ele. É um sentimento transparente, mas não invisível. Impossível de ser negado. Enumeres pecados e milagres podem ser praticados em favor dele. Muda pessoas, gerações, cidades, países. Tem escala mundial, mas vive dentro de nós. São escritos livros em honra e gloria, tristeza e miséria. Felizmente, é o amor que te põe vivo, e te deu ao mundo, te faz viver, e te faz acreditar, e por mais que fujas dele, tarde ou cedo serás embebida por esta magia que não só engana os olhos, como o pensar. Acredita, vais amar, amar...
É chato quando as pessoas não percebem o quanto você se preocupa ou se importa com
elas. Dá uma vontade de gritar e dizer: “O idiota eu me preocupo e te quero bem
O importante é ganhar(no sentindo de adquirir), sempre!
Acordar cedo é chato, mas vamos pensar de um forma positiva.
Se for para malhar, ganharemos saúde!
Se for para ir viajar, ganharemos alegrias, bons momentos!
Se for para ir ao médico, ganharemos alternativas!
Se for para ir estudar, ganharemos possibilidades!
Se for para trabalhar, ganharemos reconhecimento!
Se for para ajudar, ganharemos o dia!
Chato
Acordei meio chato ontem,
não, talvez eu seja chato também hoje.
Mas, amanhã retomo minha face normal
que normalmente sou durante a semana.
Não que eu escolha bem cedo ser ou não
chato ou extravagantemente normal.
Uma boa noite de sono me abastece.
O chato é acordar cedo e enfrentar o frio
enquanto me vejo atrasado às 6:30 da manhã.
e eu não sou um chato previsível
e ainda teno muitos medos
medo de ter conhecido a pessoa certa e ter perdido
medo de achar a pessoa certa e não ter bons frutos,
medo de ter filhos e não saber cuidar,
medo de morar só e não conseguir me manter,
se eu pudesse usar o amor para isso, e alugar a paixão,
talvez seria uma forma de me sentir melhor
e perder o medo dessa vida.
Muitos falam que sou chato,a igreja fala que sou jovem rebelde, que sou politico, sonhador, que levo a coisa muito a sério, o que vocês buscam? qual é o perfil de jovem querem? Eu sei que busco e meu papel, sei que estou incomodando os acomodados, que ainda não sabem que causa querem estar. Como diz ai o Pe Costa Leite "incomodar os acomodados".
- Relacionados
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
- Frase Carinhosa para Amigo
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Depoimentos para Namorada
- Mensagens para amigo distante que expressam a sua saudade
