Depoimento para uma Garota que eu Amo
"Quando a vida te der um limão, faça uma limonada. Depois pergunte-se porque a vida não deu a porcaria do açúcar para você beber aquela joça"
" Uma pergunta interessante: Se você pudesse comer suas próprias palavras, a sua alma seria nutrida ou seria envenenada?"
O SERTANEJO.
Salve o povo do sertão
gente de simplicidade
onde um aperto de mão
representa uma amizade
cada amigo é um irmão
e pode até faltar o pão
mas não falta honestidade.
Sou como tempestade,
que vem do nada,
faz uma bagunça danada e quando menos se espera, acaba.
E aí vem outra vez,
num outro dia, talvez,
na mesma semana ou num outro mês.
Indomada e imprevisível.
É uma vontade de gritar e fazer explodir a alma.
É um enjoar de tudo.
E não se contentar com pouco.
E é até por isso que escrevo.
Pra desabafar de novo.
Ter a certeza de um novo nascer do sol.
Um novo começo sem nenhum final.
Mais uma folha em branco, mais um céu azul.
Mais um ano novo, mais um carnaval...
Somente uma pessoa que está totalmente consumida e dominada pelo ódio, a ganância e as más paixões, consegue morrer em vida ao abortar a sua própria alma.
A filosofia é uma meditação, uma análise crítica sobre o conjunto dos seus conhecimentos e de sua experiência, inclusive a religiosa. Nesse sentido, a filosofia se torna obrigatória para qualquer pessoa capaz de exercê-la. Se você consegue se colocar problemas de nível filosófico, então você tem a obrigação de desenvolver uma capacidade filosófica para poder raciocinar responsavelmente sobre os assuntos que lhe interessam. Não se trata de, como dizem, 'aprender a pensar'. A filosofia não é 'aprender a pensar', de maneira alguma. Todo mundo sabe pensar: é uma coisa espontânea, até um macaco ou um gato sabem pensar. [...] O objetivo de todo pensamento, como já demonstrou Aristóteles nos Tópicos, é provocar a intuição. O que é intuição? É conhecimento direto, percepção direta. Aristóteles diz que, na dialética, o confronto de várias idéias e hipóteses cria uma espécie de massa crítica, até que chega uma hora que, por intuição, você percebe as coisas como elas são. Este é o objetivo: aprender a saber, não a pensar.
Uma experiência expressada inadequadamente produzirá um milhão de opiniões erradas, porque se você vive uma experiência, mas a nomeia erroneamente, acontece um pequeno problema: nós não podemos pensar sobre coisas, mas apenas sobre idéias. Não podemos pensar a experiência diretamente: primeiro nós temos de convertê-la em uma expressão verbal — um conceito —, e então nós pensamos sobre o conceito. Na memória, por outro lado, é a experiência verdadeira
que você conserva, de modo que você tem, de um lado, a experiência tal como você a teve e, do outro, o conceito inadequado tal como você o formulou. Ao raciocinar sobre esse conceito, em pouco tempo você acaba apagando a experiência, e aí as suas conclusões já não valem absolutamente nada.
Se deixar...
Será o medo da incerteza ou a incerteza do duvidoso que nos cega de uma dúvida certa do medo?
A pior de todas as armas é a falta de Deus no coração. Pois uma arma comum mata o corpo, já a falta de Deus, mata o espírito...
Ninguém é uma negação para o trabalho: simplesmente não encontrou uma atividade onde possa desenvolver suas habilidades.
Para assessorar com competência é necessário ter uma cumplicidade forte, honesta e solidária com o seu superior
''Pergunto-me uma pergunta muito antiga. Como posso prosseguir quando o Estado exige um ato inaceitável de mim e quando a sociedade espera que eu assuma as ações que minha consciência rejeita? Minha resposta é clara. Sou totalmente dependente da sociedade em que vivo. Por conseguinte, terei de apresentar as suas prescrições. E nunca sou responsável por atos que eu executo sob uma imposição irreprimível.''
