Depoimento para meu Filho de 18 anos

Cerca de 227955 frases e pensamentos: Depoimento para meu Filho de 18 anos

Envelheci vinte anos para te mostrar o melhor de mim, e mesmo assim você não passou dos 6.É por isso que resolvi aproveitar minha juventude e esquecer a sua falta de maturidade.

Inserida por emilyn

VINTE E TANTOS ANOS

Andando pelas ruas,
deparo com um homem,
me chama a atenção, seus passos lentos,
demonstrando tamanho desalento.
Aparência sofrida...Parecendo descrente da vida.
Andar cabisbaixo... Semblante sombrio... esguio.
Aparentando muito sofrimento... Puro abatimento!
Parecendo não ter forças,nem sonhos, nem esperanças,
Penso até que de si já desistiu.
Afinal! Já é um homem velho...
Tem lá, seus vinte e tantos anos!

Inserida por pinheiro51

Nhá Bába


A querida Nhá Bába, era uma senhora magra e alta, negra e beirando uns 100 anos.


Era minha vizinha no Parque Edu Chaves, uma das vilas do folclórico bairro do Jaçanã, bem na divisa de Guarulhos, aqui em São Paulo.


Quando criança, o bairro era uma fazenda que vinha se apovoando. Tinha gado, mato, riachos, muitas árvores e um crescente número de pessoas novas que vinham na oportunidade de adquirir seus terrenos e construir suas casas.


Era o início dos anos 60, pois o Presidente Kennedy ainda não havia sido assassinado.


A Avenida principal, onde eu nasci, era a única que recebera por aqueles dias um calçamento de paralelepípedos.


Eu morava em uma casa em uma das esquinas da Avenida principal, a qual ainda é nossa, da família.


Nhá Bába.


Vejam bem: em 62 eu tinha 6 anos e a Nhá Bába quase 100.


Voltando a ela, era muito bonita considerando a idade que tinha.


Magra e alta, perto de 1,80m, vestia-se sempre com vestidos longos, alvos e soltos.


Jamais a ví sem um turbante.


No bairro, os terrenos eram todos grandes, quase todos com no mínimo 50 mts de fundo e com a testada não inferior a 10 mts.


A casa da Nhá Bába era de madeira, como aquelas que vemos ainda em Curitiba ou nas cidades do Mato Grosso do Sul; bonitas e bucólicas.


Nhá Bába sentava-se sempre no terreiro, debaixo de uma Palmeira centenária e de bom papo, conversava todas e todas as tardes com a vizinhança.


Falava dos seus pais, das suas lembranças em Minas, da fazenda onde nasceu e cresceu, dos irmãos sumidos, dos filhos mortos. Falava da imensa alegria por estar morando em São Paulo.


Era uma figura impar.


Fumava um cachimbo de barro e benzia a criançada com tosse comprida, íngua e quebranto.


Muito plácida, parecia ser a conselheira das jovens mães, pois na época minha mãe não tinha mais que trinta anos, considerando-se os oitenta e um que ela tem hoje.


Naquele terreiro da casa da Nhá Bába, tinha galinha, muito passarinho e um aconchego de casa de vozinha.


Nem cerca tinha a casa da Nhá Bába.


Sei que morar lá e perto da casa da Nhá Bába marcou muito a vida das pessoas.


Eram anos dourados. Quando chovia tinhamos no ar aquele cheirinho de mato molhado; escutávamos nos riachos que eram límpidos o canto da saracura.


Não havia maldade. Todos, desde os mais idosos, como os mais novos tinha espírito de criança.


As tardes eram mais coloridas e as familias mais unidas.


Os vizinhos, como a Nhá Bába, eram parte das nossas familias. Todos se cotizavam por alguém doente, por ajudar um amigo.


Fazia-se bolo e mandava-se sempre um pedaço à casa do vizinho.


Foi da casa da Nha Bába que tive o primeiro contato com a Festa de Reis. Muitos de seus parentes, outros velhos negros do bairro, cultivavam o folclore já praticamente desaparecido da cidade.


Rezava-se a novena em um santuário na Casa da Nhá Bába, com praticamente todas as mães do bairro.


Nhá Bába transmitia tanta dignidade que jamais poderei esquecer daquela figura maravilhosa, uma rainha negra que tive a oportunidade de conhecer.

Inserida por ROBERTOVAZ

Sempre existirá saída...

Um dia, um menino de 3 anos estava na oficina do pai, vendo-o fazer arreios e selas. Quando crescesse, queria ser igual ao pai. Tentando imita-lo, tomou um instrumento pontudo e começou a bater numa tira de couro. O instrumento escapou da pequena mão, atingindo-lhe o olho esquerdo.

Logo mais, uma infecção atingiu o olho direito e o menino ficou totalmente cego. Mesmo assim aprendeu a ajudar o pai na oficina, trazendo ferramentas e peças de couro. Ia para a escola e todos se admiravam da sua memória. De verdade, ele não estava feliz com seus estudos. Queria ler livros.

Escrever cartas, como os seus colegas. Passava noites acordado, pensando em como resolver o problema. Ouviu falar de um capitão do exército que tinha desenvolvido um método para ler mensagens no escuro. A escrita noturna consistia em conjuntos de pontos e traços em relevo no papel. Os soldados podiam, correndo os dedos sobre os códigos, ler sem precisar de luz.

Ora, se os soldados podiam, os cegos também podiam, pensou o garoto. Procurou o capitão Barbier que lhe mostrou como funcionava o método. Fez uma série de furinhos numa folha de papel, com um furador muito semelhante ao que cegara o pequeno. Noite após noite e dia após dia, Louis trabalhou no sistema de Barbier, fazendo adaptações e aperfeiçoando-o.

Com persistência, Louis Braille foi mostrando seu método. Os meninos do instituto para cegos onde estava morando agora se interessavam. À noite, às escondidas, iam ao seu quarto, para aprender. Finalmente, aos 20 anos de idade, Louis chegou a um alfabeto legível com combinações variadas de um a seis pontos.

O método Braille estava pronto. O sistema permitia também ler e escrever música. A idéia acabou por encontrar aceitação. Semanas antes de morrer, no leito do hospital, Louis disse a um amigo: "Tenho certeza de que minha missão na Terra terminou." Dois dias depois de completar 43 anos, Louis Braille faleceu. Nos anos seguintes à sua morte, o método se espalhou por vários países.

Finalmente, foi aceito como o método oficial de leitura e escrita para aqueles que não enxergam. Assim, os livros puderam fazer parte da vida dos cegos. Tudo graças a um menino imerso em trevas, que dedicou sua vida a fazer luz para enriquecer a sua e a vida de todos os que se encontram privados da visão física.

Há quem use suas limitações como desculpa para não agir nem produzir. No entanto, como tudo deve nos trazer aprendizado, a sabedoria está, justamente, em superar as piores condições e realizar o melhor para si e para os outros.

"Quem você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo".

Inserida por Calypso

Espero que por muitos anos eu tenha força para lutar contra o preconceito, a hipocrisia e a droga...Que minhas palavras estimulem ações que provoquem mudanças para a conscientização de pessoas, que meus "gritos" escritos se propaguem nos ouvidos de pessoas dispostas a resgatar vidas,que muitos entrem nessa luta em favor da vida ...contra a exploração humana.

Inserida por AndresaVicentini

OCHELCIS AGUIAR LAUREANO


Foi na nossa igrejinha de tantas histórias...Meados dos anos 80.

Lembro-me que era uma noite bem curitibana. Quarta-feira , chuva fina e fria. Pouquíssimas pessoas a ouvir minha mensagem pastoral.

Ao final do culto, quando os abraços da despedida sacramentavam a beleza da amizade, pedi ao único visitante para ficar em pé e se apresentar.

Um senhor de cabelos prateados, extremamente simpático, levanta-se do último banco, caminha até o pequeno púlpito, me abraça e diz:

- “Seu pastor, que bom ouvir o senhor! A gente quanto mais velho mais vai aprendendo coisas”.

Os fiéis, atentos àquele irmão estradeiro, passa então a ouvir algumas saudações carinhosas que culminam com sua auto apresentação em tom de "barítono-alegro-com-brio":

- “Sou um estudioso do folclore brasileiro. Digamos...um poeta sertanejo! Fui aluno e amigo de Villa-Lobos. Mas o que eu gosto mesmo é de gente alegre!”

E continuou serenamente:

- “Talvez pelo meu nome os senhores não me conheçam. Mas tenho certeza que já cantaram minha música! É uma das canções mais conhecidas no Brasil! Posso dizer que abaixo de nosso Senhor, que me deu inspiração, vivo dela! Eu sou Ochelcis Aguiar”!

Nossos fiéis ficaram na mesma! Ouvi o forte silêncio do suspense que só foi quebrado depois que ele completou !

- "Sou Ochelcis Aguiar, mais conhecido como Laureano, e mais conhecido ainda, como o autor da música “Marvada Pinga”.

Depois dos risos e muitas palmas , eu e meus fiéis, até então preparados para ir embora, pegamos pelo braço esse gigante da nossa cultura e o levamos para o salão social da Igreja.

Ninguém quis lhe dar sermão pela controvertida e imortalizada letra. Ao contrário! Uma improvisada noite lítero-musical foi até mais tarde, com os fiéis sobriamente-embriagados.

E assim saudamos a cultura do nosso chão preto, chão menino, chão do coração...E assim saudamos o compadre Laureano.

Quem quiser saber mais sobre o saudoso Laureano, há muita coisa por aí...

Sobre essa história que vivenciei... só aqui!

A ele, portanto, um brinde com sabor de sassafraz...!

Carlos Alberto

Inserida por CARLOSALVES17

O casal é como um bom vinho, com os anos vai madurando e melhorando.

Inserida por nathyalves

"Sempre não tive a idéia fixa de que a velhice me traria muito? Em meus jovens anos escrevi em algum lugar: primeiro nós vivemos nossa juventude, em seguida nossa juventude vive em nós. Não sei bem, ainda hoje, o que eu queria dizer com isso outrora. Mas eu tinha realmente medo de não atingir a idade de viver esta experiência; eu o sabia profundamente, uma longa vida, com todas as suas dores, vale ser vivida,. Claro, o valor da vida pode nos ficar escondido pelos desgastes sofridos pela nossa carne, nosso espírito (...) do mesmo modo que a juventude mais empreendedora pode se ver entravada em sua felicidade e em seu sucesso, por um fatal concurso de circunstâncias; mas, por além das perdas, a velhice adquire muito mais que a famosa aptidão à serenidade e à lucidez: ela permite que se chegue a uma plenitude mais acabada."

Inserida por bethghimel

“Aproveite seus dias”

Devagar se passam os anos e veloz vai-se o tempo.

Os dias de outrora insuficientes, dão agora lugar a apenas dias.

Corre-corre corriqueiro, pega-pega sem parar, já hoje meus passos são pequenos.

Um pedaço de bolo caseiro, a teimosia a enfrentar, são lembranças de lá atrás.

O riacho que brincava e os frutos das árvores que achei; hoje acho que esta herança não deixei.

A fogueira abre a noite, a bebida a esquentar, as estórias sem ofensas, uma noite que não pode terminar.

Desprovido de malícias, sem orgulho e sem rodeios, apenas crianças felizes recitando suas alegrias.

O respeito nutre a alma, a escola da vida também pode ensinar; tudo é fácil aprender, quando não se quer brigar.

Os dias vieram e virão, cabe a cada um aproveitá-lo como quiser, não sendo maior, ou sendo incapaz de entender um desejo; apenas deixe o dia te encantar, o resto é fácil de encarar.

Inserida por MARQUESBUENO

Queremos um lugar na historia, mas conforme os anos passam reparamos que pouco ao nada fazemos para merecê-lo. Desse modo as nossas vidas tornam-se monótonas.

Inserida por israelwest

O maior presente q eu poderia ganhar Deus me deu há dois anos, mais por vc ser tão esplêndido eu tive medo, e acabei fugindo, várias vezes, e Deus sempre acabava te jogando na minha vida novamente. Nos momentos tristes de nossas vidas, estávamos sempre juntos nos consolando, quantas e quantas vezes já choramos juntos... Mas sempre tivemos medo de assumir um relacionamento por medo de sofrer, e ñ víamos o quanto um era importante para o outro, o quanto nos completávamos. Daí neste natal Deus resolveu tentar de novo, e nos juntou novamente... só q desta vez eu perdi o medo, pq eu descobri q vc é tudo q eu quero, e sempre quis, pq quando eu estou sem vc eu ñ sou ninguém, eu ñ vivo sem o seu corpo, seu colo, seus mimos, e seus vários tipos de sorrisos... rsrsrs
Não sei ao certo o quanto isso vai durar, ou mesmo se isso vai acabar um dia, só sei q o que estou vivendo é maravilhoso, e se depender de mim nunca vou deixar acabar, pois ñ foi por acaso q Deus nos uniu tantas vezes. Te amo Fabio potela!

Inserida por deborasatt

SOBRE DARWIN E OS FUNDAMENTALISTAS


No dia em que Darwin faria 200 anos:

Os fundamentalistas continuam perdendo a oportunidade de se conscientizar que toda a verdade vem de Deus, independende de quem a pronuncia. A eles o princípio sempre evolutivo do Evangelho “ Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

No dia em que Darwin faria 200 anos:
Os fundamentalistas continuam perdendo a oportunidade de acreditar na Bíblia como um livro vivo-inacabado-e-sempre-aberto-para-a-vida, para fazer dela o papa-de-papel. Para eles a canção que canta a evolução e revolução da história:

“A História é um carro alegre
cheio de um povo contente
que atropela indiferente todo aquele que a negue
É um trem riscando trilhos abrindo novos espaços
Acenando muitos braços balançando nossos filhos”

No dia em que Darwin faria 200 anos:

Os fundamentalistas continuam perdendo a a oportunidade de estabelecer um diálogo profícuo entre fé e ciência. A eles o pensamento evolucionista do cientista Pasteur "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."

No dia em que Darwin faria 200 anos:

Os fundamentalistas continuam acreditando na literalidade do relato de Adão e Eva, e portanto, continuam perdendo a oportunidade de entender que este texto sagrado tem por finalidade formar e não informar o ser humano. A eles a essência da beleza presente no Gênesis, que sempre deve evoluir no ser humano:

Homem,
cuida-te muito em não fazer chorar uma mulher,
pois Deus conta-lhes suas lágrimas.
A mulher foi feita do lado do homem,
não dos pés para ser pisoteada,
nem da cabeça para ser superior
mas, sim, do lado para ser igual....
debaixo do braço para ser protegida
e do lado do coração para ser amada".

A todos que sabem que fé e ciência podem e devem andar de mãos dadas, meu profundo respeito e a certeza de que Fernando Pessoa está correto quando escreve:

"Sou contra os tres maiores inimigos da humanidade: a ignorância, a pobreza e a intolerância".

Inserida por CARLOSALVES17

Deus quis , que todos os seres
tivessem dor e ventura
mas , por anos de amargura
deu minutos de prazeres.

Inserida por promoart

Eu hoje tenho 14 anos de idade mais tenho a mente de um homem sem duvida"

Inserida por Rauzinho

Indo diretamente ao assunto caros amigos.
Bom,daqui a alguns anos eu estarei terminando a minha faculdade de cinema ou dança ai eu vou me casar com uma modelo internacional,ainda não decidi o nome dela ,então depois de cinco anos de casados a distancia devido ao seu trabalho, eu mandarei uma carta ao invez de email, uma forma bem primitiva e vou dizer: 'minha querida, eu não lhe quero mal, mais não lhe quero mais, mais fique tranquila, amores serão sempre amados', e então devido a um filme eu vou viajar para Austrália, onde conhecerei a Joss uma fotografa famosa naquela metrópole, seu perfume será forte e quando sentir pensarei em ameixas, e vou casar com ela, e com adotar 3 crianças, um africano com pele escura como um pássaro Graúna, um asiático com olhos puxados como os que nascem no Japão, um europeu com olhos como esmeraldas, vou ama-los muito.Dai então eles montaram um grupo pop de dança muito famoso no mundo inteiro ( principalmente nesta bosta desse país ) eu farei um filme no qual o tema nunca antes tivera sido pensado. Me envolverei com outras pessoas, mais não me casarei mais. Por fim, eu terei uma pequena relação insignificante com a atual cantora pop do mundo. Irei morar por uns tempoa em NY onde os paparazzi vivem , farei algumas merdas para sair no jornal sendo que tudo que eu fizer será com uma dose extravagante de antipatia e arrogância.E vocês colegas de qualquer parte que for irão dizer “ nossa o Raphael é maluco ’’ .No fim de tudo ,o presidente dos EUA irá mandar fazer uma estatua em minha homenagem ,pelo artista mas complexo e intrigante da hiistória.Sendo assim minha família e eu voltaremos a ser unidos e humildes ajudando o próximo e sendo religiosos ( não decidi a religião ainda ).Talves me comunicarei com vocês por e-mail ou cartas ,se eu estiver afim ou lembrar de alguns de vocês. :)

Inserida por raphaelventura

Quando se pensa horas ........ quando se passa dias , anos e aquela pessoa tao esperada ñ sai de ti !!!!
é o amor!!!!!!!

Inserida por thatazynha

O nascer de uma amizade pode levar anos e o marrer pode levar segundos.

Inserida por GuilhermeZiviani

Ja perdeu.
tempo,horas, dias,semanas,meses e anos.
Indo em capelas, mesquitas e demais lugares sagrados.
Nao seria melhor, meditar sobre seu desempenho na sociedade?

Inserida por padre

"Aquilo que você levou anos para construir, pode ser destruído de um dia para o outro. Construa, mesmo assim."

Inserida por zacum

Prefiro morrer com 40 anos do que com 100, sabe por que?
Porque gosto de viver, sei o que é felicidade, quem vive aos 100, aff ¬¬' esse não viveu o que devia, eu tenho orgulho de dizer, sou louco, mas feliz!

Inserida por gabriielacosta