D Dinis
"As violetas sempre nascem"
Muitas vezes, desanimados pelas dificuldades do caminho acabamos por desistir dos nossos projetos e sonhos pessoais.
Concordo que quando tudo começa a dar errado tendemos a esmorecer. Também sou humano e conheço na pele este sentimento.
Porém, apesar do desanimo e das dificuldades percebi uma coisa muito interessante que fez uma grande diferença em minha vida e certamente fará na sua também.
Percebi; parece até bobagem, que mesmo com todas as dificuldades que eu tinha na vida, sempre tinha mais um dia pela frente.
Logo que acordava me deparava com o brilho do sol que parecia me convidar para mais um dia de vida. Mal dava meus primeiros passos pelas ruas via aquele imenso exército de trabalhadores que iam e viam pelas alamedas do progresso.
Diante daquele convite irrecusável comecei a olhar meus problemas não mais como desafios intransponíveis. Mas, sim, como desafios que apenas estimulavam o meu melhor.
Me senti mais forte e até mesmo mais feliz. Deixei minhas lamentações de lado e me juntei aquele exército de pessoas que, embora tivessem seus desafios particulares, não esmoreciam e tão pouco perdiam a esperança em dias melhores.
Se você está ai desanimado e perdeu a confiança em Deus e também em si mesmo, vá agora mesmo para a rua e veja o sol, que apesar das descrenças humanas permanece firme a aquecer os nossos corações. Veja o movimento incessante de pessoas que talvez estejam passando por dificuldades piores que as suas, mas que não desanimam e ainda lutam por sua felicidade.
Não importa o que você passou ontem ou o que esteja passando agora. Mas, sim, que amanhã a vida continua e que você terá mais uma chance de recomeçar.
Por mais que o inverno tenha sido rigoroso as violetas sempre nascem!
"Os caminhos do Amor"
Muito mais importante do que amar e ser amado é conhecer os caminhos do amor.
Muitas vezes, as pessoas até conseguem arrumar alguém; porém não sabem manter a relação e num piscar de olhos o encanto se dissolve.
Pois que para viver com uma pessoa é fundamental ter compreensão de como os dois funcionam melhor.
Aliás. compreender um ao outro é o que mais falta nas uniões amorosas.
Ocorre, porém, que nenhum relacionamento é feito com uma só pessoa.
É preciso se levar em consideração que são dois mundos que se unem e que inevitavelmente as diferenças hão de aparecer.
Quem consegue compreender o contexto do outro e respeitá-lo em suas singularidades consegue criar vínculos afetivos indestrutíveis. No entanto, quem levanta barreiras de entendimento e ainda age feito um doutrinador compulsivo somente afasta toda possibilidade de um amor feliz e duradouro.
O fato é que não basta estar juntos é preciso criar caminhos para o amor. É necessário ver além de si para compreender o mundo do outro. Pois que a compreensão é a ponte que une os corações e que cria os laços da intimidade.
Ser íntimo: eis a palavra chave do bom relacionamento afetivo.
Mas como se pode ser íntimo criticando um ao outro? Como se pode ser íntimo exigindo comportamentos impecáveis? Como se pode ser íntimo sem respeito? Como se pode ser íntimo sem compreensão?
Definitivamente, uma relação afetiva só pode dar certo quando se conhece os caminhos do amor!
Exórdio de um sonho
Quando tudo começou, eu era uma simples criança que desejava flutuar nas praias
de tinta de caneta, nos barcos feitos de papel A4, no meio uma mesa de madeira,
escrevendo minhas emoções em sistemas linguísticos, conversando sobre meus
sonhos com os peixes que eu pescava com o anzol de ideias, matando a minha fome
na fonte da beleza dos olhos do mar, saboreando cada letra que se fazia à minha
boca.
Quando isto começou, eu não sabia ler nem escrever, era tudo um sonho, eu
desejava retirar do mar, mariscos de palavras, para refogar os meus poemas, da
terra o arroz de pontos, vírgulas e acentos para cozer o meu vocabulário, fazer das
minhas ideias um lindo livro escrito por mim a tinta preta, no papel branco
aformoseado de imagens e textos apetitosos para que de longe sintas o cheiro dos
lindos versos, estrofes, histórias, poesias com sabor a literatura, fazer das minhas
frases uma receita com um conteúdo repleto de episódios forjados pelas minhas
loucuras.
Quando me dispús a fazer, comecei a escrever frazes lindas, com o cheiro da
natureza, cor do céu e tamanho de um grande sonho que já o via à vista dos que se
deliciavam dos meus pequenos textos gostosos de se ler, apetitosos de se ouvir, fruto
de uma inspiração de vontade de ser um poeta.
"Solidão"
Solidão é quando ficamos distantes do nosso centro interior, é quando nos afastamos da nossa alma para vivermos em função dos outros.
Em outras palavras: solidão é o auto abandono.
Equivocadamente, achamos que solidão é a falta de alguém em nossa vida. Por essa razão, saímos feito loucos a caça de uma pessoa que preencha esse vazio dentro da gente.
Só que nada e nem ninguém pode acabar ...com essa sensação horrível de vazio interior que nos consome por dentro.
Tem gente que vive rodeada de pessoas e mesmo assim se sente só.
A solidão só acaba quando começamos a nos amar de verdade, quando assumimos nossa identidade.
O amor dos outros pode ser bom, mas o nosso próprio é fundamental.
Sem os outros você vive relativamente bem, mas sem o seu amor você morre!
Despertar as vezes não é bom,bom é poder sonhar aqueles sonhos que tornam infinito aquilo que tem fim, não ser acordado no meio dos seus finitos que revigoram o não despertar e propagam lucidez as nossas mentes, aquilo que talvez não somos , todavia queremos ser, aquilo que não inspiramos ao sonho , portanto ao conhecer, conhecer de si onde vaga a mais lunática esperança.
Quando acordo penso, 'mais uma
batalha a ser destravada' será que volto
a dormi ou sigo em disparada?Mesmo
sem forças me permito sair de casa e
vou ao acaso que me é tão
anormal ,por onde as ruas que ando
encontro-me na real, na realidade que
é viver, vivi ontem e já nem lembro
mais, vivo hoje e se passa o que vivi,
me perco, me acho, coloco os pingos
nos 'is'. Carrego poucas esperanças ,
mais o importante é carrega-las e gerar
a fé o bem de todos os bens - acreditar
nas coisas firmes que não pode se ver.
"Meu mundo que ninguém vê"
Com meus dedos busco transmitir o que minha garganta não consegue dizer. Pois existe um mundo dentro de mim que não se pode ver com os olhos de carne. Apenas posso revelar uma pálida imagem do que nele existe.
Muitas vezes uma angústia toma conta de mim quando tento falar desse mundo que inunda meu ser e que faz de mim uma luz imensa e infinita.
Quando mergulho nesse mundo me sinto forte e capaz de amar a todos e a tudo. É um mundo lindo onde não existe fronteiras e nem preconceitos. Um mundo que é feito de puro amor.
A forma deixa de ter tanta importância e os problemas ficam tão pequenos que até a felicidade fica mais palpável.
Sinto uma forte vontade de gritar, correr sem direção e abraçar a todas as pessoas. As flores ganham mais perfume e o céu fica mais azul. Todos os sonhos parecem se tornar real e todo amor, por mais estranho que pareça, é possível e permitido.
Quando me sinto assim, me pergunto quem sou eu: este ser sem forma e sem nome por onde uma torrente de sentimentos transborda ininterruptamente ou este personagem preso as obrigações da vida comum. No fundo, sei que sou tudo isso e até mesmo por isso posso dizer sem medo que eu amo a vida em todos os sentidos.
No fundo sei que sou puro amor a se manifestar nessa pessoa linda e maravilhosa que caminha nesse mundo em busca de si mesmo.
Diante de tudo isso só me resta dizer: eu me amo!
"O caçador de emoções e a jovem mãe"
Ela estava ali sentada amamentando seu filho.
Meus olhos viram duas necessidades: a necessidade de ser amparado e a necessidade de se doar. Um encontro bonito e perfeito que de longe eu fitava admirado.
Absorto naquela realidade que discretamente eu contemplava; refletia sobre a mágica do amor que transcendia a rotina do cotidiano.
Meus olhos pararam para olhar aquele quadro vivo pintado sobre a tela da vida.
Em silêncio eu assistia o fluxo natural e ininterrupto do amor entre mãe e filho. Aquele sentimento maternal deixava a jovem mãe mais bela e radiante enquanto a criança transmitia a sensação de se estar segura e feliz no colo da mãe.
Que sentimentos eram aqueles que naturalmente transbordavam do semblante daquela mulher?
Poderia existir no mundo sentimento mais nobre e verdadeiro?
Minha alma permanecia em silêncio e meus olhos acompanhavam os gestos delicados daquela jovem mulher que embalava em seu colo seu filho tão amado.
Após alguns minutos ela levantou-se e partiu para sua vida comum sem se dar conta de que eu, absorto em minha contemplação, a levaria comigo para todo o sempre na memória do meu coração.
Pois como um caçador de emoções estava eu ali diante do maior mistério da vida: o sublime e inexplicável Amor de mãe!
"Nas entrelinhas da vida,encontro-me no entender do desentendimento,expondo ao pôr-do-sol,leve brisa numa tarde nublada,o barulho dos pensamentos.Sou carta escrita com tinta branca,leia-me,decifre-me,mas não verás meus profundos sentimentos,sou apenas um botãozinho da rosa azul que vc não percebeu brotar,não busque me entender,pois ainda que não exista,a compreensão me basta.Deixe-me seguir disciplinada pelo amanhecer...Não há necessidade de me trazer á vida,pois eu não morri e com os obstáculos aprendo o suficiente,vou crescendo,conquistando um pouco mais,desenvolvendo uma estrutura mais sólida para amanhã ensinar e não deixar ao vento as marcas de um simples ser.
Muitas vezes nos encontramos em situações que nos moldam o caráter...Sonhos se tornam contos de fadas,o que era amargo fica doce,pequenas histórias se tornam grandes livros,a saudade torna-se desespero,morte se torna vida,carinho torna-se afeto e lembranças são canções levadas pelo vento...inspiração que sempre estará aqui.Bem viva dentro de mim!!!
Eu sinto seu olhar ainda fixado em mim,mesmo sabendo que vc não está aqui e se tivesse,talvez eu fosse água,vento,leve sopro diante da sua breve inocência inexistente.E agora?Quando me desatarei da saudade?Como me atrairei a outrem?Se em meus pensamentos o temor e a realidade se tornam unha e carne...suspirando pelo novo,sufocando a amizade,restando apenas cicatrizes...e o amor torna-se a fenix renascendo das cinzas,deixando aqui as lições do meu amor por ti,o que separa meus limites das minhas atitudes intervendo o querer,eventuado pela falta e presença de você que infelizmente não mais me vê.
Os segredos da vida estão no olhar mais puro e sincero de quem realmente se importa em ajudar o próximo...Viva o hoje,esqueça o amanhã e faça alguém sorrir...Ame,perdoe,descubra um novo universo para sí,abraçando a causa do outro...Empreste seu ombro para alguém chorar,marque sua história,saia da rotina,não faça da sua vida uma estrada cheia de pedras,não permita em seu coração os buracos da lua,renove,inove,valorize a vida e curta as verdadeiras amizades...A maior riqueza que temos nas mãos.
