Cultura
A vida me ensinou que a falta de civilização, de cultura, de educação e conhecimento é uma tragédia.
A pessoa inculta, incivilizada, mal educada destrói relacionamentos, não sabe se comunicar, não sabe quando o próprio ego está gritando, não tem tato, não consegue admirar o próximo, interpreta tudo errado, é grosseiro, rude quando não deveria e não tem empatia.
Por isso mesmo a Palavra diz:
"O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento." (Oséias 4:6)
Se não é possível ter educação, cultura e arte no Brasil de hoje. Pelo menos poderíamos ficar com a arte via governo federal pois podem cobrar ingressos.
O Brasil é o lugar dos esquecimentos principalmente nas artes e na cultura. Duas verdades sobre joalheria brasileira devem ser ditas, o conceito da Joia Arte Assinada no Brasil foi concebido primeiramente pelo joalheiro brasileiro Caio Mourão em Ipanema no Rio de Janeiro. Caio foi meu grande amigo, parceiro em criações, sobretudo no uso das gemas brasileiras lapidadas pois tenho formação e atuação em lapidação. Eu fui marchand de suas obras visuais pinturas e esculturas em aço e por muitos anos encontrávamos semanalmente proliferando novas ideias para o meio. Já o conceito de artista plástico e visual joalheiro, no Brasil foi concebido por mim na mesma época que tentávamos organizar o primeiro encontro de Arte Joia no Brasil. Caio prematuramente falece mas por meio e uma personalidade artística própria e muito forte, o Atelier Mourão e a Arte Joia continua cada vez mais forte no Brasil agora pelas mãos de sua filha, a joalheira Paula Mourão, que no mesmo sentido de promover o aprendizado sobre a arte joalheira brasileira e no mesmo momento já começa a fazer historia, com suas criações joalheiras exuberantes minimalistas entre o belo e o pratico, fugindo da tradicional e distorcida visão de mais um adorno estético e captando a personalidade de vida e do movimento de quem as usa, de quem sonha ou vai passar a usar. .
A arte e a cultura mais que só avança perante ao novo. Ela em si por tempos retrocede ao velho, resinificando o que já existe e foi feito por futurismo no passado, mas que começa a fazer mais sentido perante o hoje, diante da contemporaneidade.
A cultura de um povo é como vício. Um vício não se abandona de uma hora para outra. Quem sofre do vício não acha que ele é mau. Só se dá conta quando fica doente. Com paciência e técnica adequada pode-se ajudar ao viciado a se livrar do mal que lhe tira a liberdade e a vida. Da mesma forma é o combate a uma cultura nociva a um povo.
A arte, a cultura e o patrimônio no Brasil ainda é um vasto oceano bravio por causa de teóricos vaidosos chancelados navegantes distantes da realidade.
Cultura se herda sim. Cultura é como vício. Passa de pai para filho. De geração para geração. Por isso é tão difícil implantar ideias que não são familiares à sociedade.
Confundir a cultura filosófica com o exercício da filosofia é como confundir a cultura musical com a música. É uma atitude tão idiota que basta, por si, para excluir o sujeito tanto da música quanto da cultura musical.
TODO o ensino de filosofia no Brasil é baseado nessa confusão digna de um orangotango.
Entendem por que os verdadeiros filósofos -- Mário Ferreira dos Santos, Vilem Flusser, Vicente Ferreira da Silva, eu -- fomos sempre rejeitados no ambiente universitário brasileiro, enquanto nulidades como José Arthur Gianotti, Marilena Chaui e Renato Janine Ribeiro eram ali celebradas como grandes filósofos?
Não me adiantaria evoluir financeiramente, na beleza corporal, na cultura, no conhecimento em geral... Se não evoluisse espiritualmente.
A natureza deve sobressair sobre a tecnologia, a cultura deverá molda-la e a informação, por sua vez valerá tempo; assim como x no momento.
A cultura de nosso país é uma escória, essa maneira fatídica de pensar e conduzir esse curral que aborrece os anseios prudentes, pois eu vejo pessoas capazes e armadas para efetuar uma direção honesta e sensata em nossa prefeitura e certamente em outros lugares ai de surgir muitos corações fortes e nobres, mas a esquisita resposta da camada cega e profundamente habitada no terceiro mundo extingue o próprio benefício, uma vez que os olhos arregalados da ganância e as mentes usurpadoras, os vaqueiros de ternos que manobra os currais fedorentos e nojentos calculados de imprudência e ignorância, oh céus vivifica a esperança e a luz sobre a mente de nosso povo, já dizia as escrituras, o povo padece por falta de conhecimento.
Giovane Silva Santos
"O valor de uma cultura não é medido por suas conquistas, mas sim, por como essas conquistas perduram e são lembradas pelo povo."
Thiago Oliveira (1986 a)
A única evolução psicológica que existe é a de perceber o condicionamento mental advindo da cultura, religião, educação, etc, e, através de tal percepção, promover a sua desidentificação.
Ao reconhecer-se como a presença que percebe os padrões mentais - até então inconscientes - é que se liberta de seus ciclos viciosos. Este é o início da consciência.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp